Geraldo da Acerola perde reeleição mas PT mantém dois vereadores em Petrolina

oie_4124047camoolwa

Vereadora Cristina Costa foi reeleita e professor Gilmar Santos assume cadeira na Casa Plínio Amorim.

A Câmara Municipal de Petrolina terá a partir de 2017, vinte e três vereadores, destes, dois serão do Partido dos Trabalhadores (PT). A vereadora Cristina Costa foi reeleita para mais um mandato com 1.856 votos. A segunda cadeira será ocupada pelo Professor Gilmar Santos. O vereador Geraldo da Acerola não conseguiu se eleger, ele obteve apenas 670 votos que o tirou da legislatura.

A novidade do partido é o professor Gilmar Santos que em 2012 havia se candidato e não se elegeu, mesmo tendo obtido 1.661.

Educador, ligado aos Movimentos Sociais, com um projeto de mandato coletivo construído ouvindo a população e partilhando nas redes sociais, o professor Gilmar conseguiu se eleger com 1.622 votos.

Em discurso após a divulgação do resultado, a vereadora Cristina Costa, bastante emocionada pela sua reeleição, agradeceu a militância e desabafou: “Nós enfrentamos uma das campanhas mais difíceis principalmente pela ausência de Isabel Cristina, principalmente para mim, e por termos de enfrentar as máquinas poderosas dos nossos adversários. Mas a minha alegria reinou ao perceber que nós mantivemos as duas vagas que o PT tinha na Câmara de Vereadores e vamos continuar a luta defendendo os trabalhadores e as trabalhadoras”.

Na manhã de ontem (03), em entrevista à Rádio Jornal  o professor Gilmar agradeceu os votos recebidos. Lembrou que não é apenas um voto, mas a participação na construção do mandato.  “A gente apresentou um projeto de mandato coletivo em nossa campanha e fica muito feliz porque em 2012 a gente entrou nessa luta, nessa batalha eleitoral e pode perceber a expressão de carinho, de consideração, a energia bonita dos eleitores que se envolveram em nossa campanha. Uma campanha pequenininha em relação a estrutura, enfrentando na verdade uma estrutura econômica baseada numa cultura da compra de votos que aqui em nossa cidade, infelizmente ainda é muito forte. E lamentamos que essa prática ainda aconteça. De forma limpa e honesta, sem poluir o ambiente conversando com as pessoas, apresentando as nossas propostas de uma política diferente para que o povo volte a acreditar na participação popular”, disse.

Com informações do Ponto Crítico.

Declínio do PT: partido perde poder em 374 cidades

PT

A contagem dos votos no primeiro turno das eleições municipais de 2016 deixou ainda muitas questões a serem respondidas: das 92 cidades com mais de 200 mil eleitores, em 55 haverá segundo turno. Uma certeza, porém, já foi dada pelas urnas: o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu sua maior derrota desde que assumiu o comando do país, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.

O resultado de domingo mostra que o PT é, até agora, apenas o décimo partido em quantidade de prefeituras, com 256, subtraindo seu poder em 374 cidades. Há quatro anos, o partido terminou a disputa municipal em terceiro, com 630. O desempenho foi ainda pior nas grandes cidades do país. Mesmo disputando as eleições em 54 municípios com mais de 200 mil eleitores, a legenda venceu em apenas um — Rio Branco, no Acre, com Marcus Alexandre — e levou sete candidatos ao 2º turno.

Os resultados deste ano deixam o PT com 241 mil eleitores governados nos municípios mais populosos, podendo chegar a 3,3 milhões caso seja bem sucedido em todas as disputas que terá no fim do mês. Em 2012, na primeira eleição após a chegada de Lula ao poder, o eleitorado sob sua influência ultrapassava 15 milhões de pessoas.

O espólio do PT foi dividido entre sete partidos. PSDB, PSD, PP, PDT, PR, DEM e PTB ampliaram as prefeituras que vão administrar nos próximos quatro anos. O PSDB teve a maior ascensão: venceu as eleições em 791 municípios, 105 a mais que em 2012.

LEIA MAIS

Planilha da propina indica R$ 30,2 mi em dinheiro vivo para Palocci

(Foto: Internet)

alocci foi preso na Operação Omertà, 35º desdobramento da Lava Jato. (Foto: Internet)

Ao extenso pedido de prisão preventiva de Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) – acatado pelo juiz Sérgio Moro -, a Polícia Federal apontou para o `risco de fuga’ do ex-ministro e anexou cópia de uma planilha que indica 26 repasses de propinas que somaram R$ 30,2 milhões para um personagem identificado por “Italiano”. Segundo a PF, “Italiano” é Palocci.

Os pagamentos para o “beneficiário italiano”, segundo os lançamentos da planilha, foram realizados em apenas seis meses, entre 30 de junho de 2010 e 14 de janeiro de 2011, tendo como destinatários personagens identificados por senhas folclóricas – tomate, orégano, massa, mortadela, peperone, bolonhesa, pene, “inhoc”, carpaccio, calzone e outros.

A tabela foi decifrada pela ex-secretária da Odebrecht, Maria Lúcia Tavares, que colabora com a Operação Lava Jato. Ela esclareceu que “todas as senhas utilizadas para as entregas de recursos em espécie vinculados ao codinome ‘Italiano’ tinham relação com a culinária da Itália e sua cultura gastronômica”.

LEIA MAIS

Gleisi Hoffmann divulga nota sobre decisão do STF

(Foto: Internet)

Gleisi Hoffmann divulga nota sobre decisão do STF. (Foto: Internet)

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) divulgou nota, nesta terça-feira (27), sobre a decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de acolher denúncia contra ela e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo. Veja a íntegra da nota:

Embora nutra respeito pela Justiça de nosso País, é com profunda tristeza que recebo a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar a denúncia formulada contra mim e meu marido pela Procuradoria Geral da República.

Em seu voto, o ministro relator Teori Zavascki concluiu dizendo que não dá para ter certeza de que os fatos ocorreram, mas que nesse momento basta uma dúvida razoável para aceitar a denúncia. Agora, pelo menos terei, no julgamento do STF, o benefício da dúvida. Estou ciente de que o Supremo Tribunal Federal, ao analisar com profundidade o que foi apresentado nos autos, saberá julgar com serenidade, imparcialidade e isenção esse processo. Tais requisitos faltaram em outras instâncias. Por isso, vejo a decisão desta terça-feira como uma nova oportunidade de provar, sem sombra de dúvidas, a nossa inocência.

LEIA MAIS

Odacy Amorim: confira a entrevista do candidato ao blog Waldiney Passos

O candidato Odacy Amorim concorre pelo Partido dos Trabalhadores./ Foto: Giomara Damasceno

O candidato Odacy Amorim concorre pelo Partido dos Trabalhadores./ Foto: Giomara Damasceno

Odacy Amorim de Souza (PT) é formado em Economia pela Facape (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina). Foi prefeito de Petrolina entre os anos de 2007 e 2008. Ainda foi secretário especial do governo estadual em 2010 como coordenador por Pernambuco, das obras da Transposição do rio São Francisco.

O candidato foi vereador por três mandatos, vice-prefeito do atual senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), prefeito por dois anos e agora está em seu segundo mandato como deputado estadual. Disputa a Prefeitura de Petrolina pela segunda vez. Em 2012, Odacy concorreu ao pleito municipal tendo obtido cerca de 30 mil votos.

O deputado Odacy Amorim integrou no seu primeiro mandato como deputado estadual,  as comissões de Negócios Municipais, sendo presidente desse colegiado; de Administração Pública e foi suplente na de Agricultura. Na atual legislatura, Odacy é vice-presidente da Comissão de Saúde, membro titular das comissões de Negócios Municipais e de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

Confira a entrevista com o candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim:

*** áudio disponível no final da matéria

1. Por que o senhor acha que deve ser eleito pelo povo de Petrolina?

– Eu e a experiência que acumulei especialmente nos dois anos de governo me estimula a vontade de ter um mandado completo. A gente teve um resultado de 41000 votos em Petrolina. Isso demonstra claramente uma convocação do povo de Petrolina para que a gente venha a disputar essa eleição. Nós queremos voltar para retomar um trabalho que começamos, seja na saúde, seja na segurança, seja na geração de empregos e renda, na questão do saneamento básico de Petrolina, que não evoluiu tanto depois que eu sai da prefeitura.

LEIA MAIS

Surpreso com prisão de Mantega, PT avalia que cerco vai se intensificar

(Foto: Eliaria Andrade/Estadão)

O temor da cúpula do partido é de que Eike Batista também tenha concedido outros depoimentos. (Foto: Eliaria Andrade/Estadão)

Surpresos com a prisão temporária do ex-ministro Guido Mantega, os integrantes do PT avaliam que o episódio coloca a Lava Jato num novo patamar.

A constatação é que se fecha o cerco aos governos Lula e Dilma Rousseff. Isso porque Guido Mantega foi um homem de confiança dos dois ex-presidentes, tendo sido o ministro da Fazenda mais longevo desde a redemocratização.

Na fase “Arquivo X”, a Lava Jato se utiliza do depoimento do empresário Eike Batista, que diz ter pago US$ 2,35 milhões ao PT a pedido do próprio Mantega em troca de negócios em duas plataformas de petróleo da Petrobras.

O temor da cúpula do partido é de que Eike Batista também tenha concedido outros depoimentos envolvendo novas linhas de investigação da Lava Jato.

LEIA MAIS

Em reunião do diretório, PT decide fazer calendário de mobilizações pró-Lula

 o partido ainda não trabalha com as eleições de 2018, e que não trabalha com outra possibilidade de candidatura para a presidência da República neste momento que não seja Lula. (Foto: Internet)

O  partido ainda não trabalha com as eleições de 2018, e que não trabalha com outra possibilidade de candidatura para a presidência da República neste momento que não seja Lula. (Foto: Internet)

O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou hoje (16) em um hotel paulista que o partido tomou três decisões durante reunião de seu diretório nacional, ocorrida ontem, em São Paulo. Uma delas será a de elaborar um calendário de mobilizações em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, os atos ocorrerão ao longo deste mês.

Uma outra decisão é a de encaminhar uma nota padrão, em solidariedade ao ex-presidente Lula, para todos os candidatos do partido. A ideia é recomendar que eles leiam a nota nos programas políticos ou campanhas. “Vamos recomendar a todos nossos candidatos, das capitais e das cidades que tenham segundo turno, que, em transmissão de rádio e TV, leiam uma nota de solidariedade ao Lula e de denúncia do golpe continuado”, afirmou, em entrevista coletiva.

LEIA MAIS

João Paulo é agredido em restaurante na Zona Sul do Recife

oie_91140567htctfmw

O candidato a prefeito do Recife João Paulo (PT) se envolveu numa confusão na tarde desta quinta-feira (8) num restaurante na Zona Sul da cidade. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, o petista aparece batendo boca com o que parece ser um opositor.No minuto seguinte, o homem parte para cima de uma mulher que estaria filmando a confusão e em seguida para o candidato que é segurado pelos assessores. O economista que supostamente agrediu o petista disse ter sido agredido primeiro.

Segundo o assessor de campanha do petista, Dilson Peixoto, a comitiva estava sentada próximo ao corredor que dá acesso ao banheiro quando um homem esticou a mão para cumprimentar o candidato que “prontamente atendeu”, mas em seguida o homem puxou a mão e afirmou não falar com petista. Ao voltar do banheiro, o homem começou a xingar o candidato e o partido de ladrão e teria avisado que entraria no restaurante para agredir o petista.

Petrolina: confira a agenda do candidato a prefeito Odacy Amorim

Convenção Odacy

O candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PT), não tem agenda de Campanha durante o dia em respeito a religião que segue./ Foto: arquivo

Até às 18h do sábado (03), o candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PT), não tem agenda de Campanha em respeito a religião que segue. Hoje o candidato realiza caminhada em Rajada, às 18h e às 23h Vigília no ginásio da Escola Joaquim André, no bairro José e Maria.

 

PT rejeita plebiscito sobre novas eleições, proposto por Dilma

(Foto: Internet)

Na reunião, prevaleceu a avaliação do presidente do PT, Rui Falcão. (Foto: Internet)

A cúpula do PT rejeitou, por 14 votos a 2, a proposta apresentada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, pela convocação de plebiscito sobre antecipação de eleições no Brasil. Reunida nesta terça-feira (23), a Executiva Nacional do partido votou contra a publicação de um documento que endossaria a sugestão de Dilma.

Foi a primeira vez que o comando do PT se manifestou formalmente sobre a proposta. A emenda –apresentada pelo secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe– reproduzia um trecho da carta de compromissos divulgada por Dilma na tentativa de reverter a tendência pelo impeachment no Senado.

“O PT apoia a afirmação da presidenta Dilma na sua carta histórica ao povo: ‘Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral'”, dizia o texto que foi rejeitado.

LEIA MAIS

Gilmar Mendes pede cassação de registro do PT

Para o ministro, "não faz nenhum sentido" um presidente da Câmara revogar a decisão tomada pelo plenário da Casa/Imagem internet

De acordo com o ministro, existem indícios de que o PT foi indiretamente financiado pela Petrobras. (Foto: Internet)

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu pela abertura de processo pedindo a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o ministro, existem indícios de que o PT foi indiretamente financiado pela Petrobras, que é uma sociedade de economia mista, o que é proibido pela legislação eleitoral.

O ministro anotou que, na Lava-Jato, foi apurado que empreiteiras corrompiam agentes públicos para firmar contratos com a Petrobras, mediante fraude à licitação e formação de cartel. Parte da propina voltaria ao PT em forma de doações à legenda e às campanhas eleitorais. Outra parte seria entregue em dinheiro ao tesoureiro do partido.

LEIA MAIS

Segundo Dilma o PT precisa passar por uma “transformação” e reconhecer erros

(Foto: Arquivo)

“Nós vamos resgatar o legado”, disse Dilma.(Foto: Arquivo)

A presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou que seu partido, o PT, precisa passar por uma “grande transformação” e reconhecer erros cometidos do ponto de vista ético e “do uso de verbas públicas”. “Eu acredito que o PT precisa passar por uma grande transformação. Primeiro, uma grande transformação em que se reconheça todos os erros que cometeu do ponto de vista da questão ética e da condução de todos os processos de uso de verbas públicas”, disse Dilma em entrevista à revista “Fórum” nesta terça (2), no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A petista afirmou que a atitude é necessária para manter o legado do partido, segundo ela, formado por uma “corrente imensa de experiências políticas que deram sua contribuição para esse país”. Ela ressaltou que as falhas foram cometidas por algumas pessoas, e não por toda a entidade.

LEIA MAIS