“Não vou morrer antes de voltar a governar o País”, diz Lula durante evento no Rio de Janeiro

O evento na Faculdade de Direito da UFRJ foi chamado de Ato pela Reconstrução do Estado Democrático e de Direito. (Foto: Wilton Jr/Estadão)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde revelou que se voltar à Presidência da República, fará a regulação legal dos órgãos de imprensa.

O ex-presidente ainda aproveitou a ocasião para fazer críticas à Operação Lava Jato, ao juiz Sérgio Moro e disse que não irá “morrer antes de voltar a governar o País”.

“Eles têm que saber que têm que trabalhar muito para não deixar que eu volte a ser candidato. Se eu for candidato, vou ganhar e fazer a regulação dos órgãos de imprensa”, disse o ex-presidente ao lado da presidente cassada Dilma Rousseff.

Com informações do Estadão

Lula deve vir a Pernambuco no fim do mês

(Foto: Reprodução)

Nessa segunda-feira (31), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu os presidentes estadual do Partido dos Trabalhadores, Bruno Ribeiro, e municipal do Recife, Osmar Ricardo, o ex-prefeito João Paulo, além da integrante do Diretório Estadual Vívian Farias. O encontro aconteceu para definição da agenda de Lula em Pernambuco.

A previsão é que o líder petista esteja nos dias 24 e 25 deste mês o estado. Contudo, o ex-presidente poderá alongar sua estadia em Pernambuco e ficar até o dia 26. Os presidentes petistas tanto dos Diretórios Estaduais quanto dos diretórios das capitais de todo o país estão em São Paulo para definir o planejamento estratégico do partido.

PT decide por candidatura própria ao Governo do Estado

Foto: arquivo

O Diretório Estadual do PT aprovou neste domingo (30) a candidatura própria ao Governo do Estado. A decisão já era uma tendência aferida a partir de depoimentos de membros do partido, mas ainda havia possibilidade de um debate sobre alianças no primeiro turno.

Uma das possibilidades ventiladas era de apoio a Armando Monteiro, mas ela perdeu força segundo os próprios petistas com o apoio do Senador à Reforma Trabalhista.

Com a decisão, a legenda agora tem a missão de escolher o nome que encabeçará o projeto. Os nomes mais cotados são da vereadora do Recife, Marília Arraes e do ex-prefeito de Recife, João Paulo

Pesou também para a decisão a necessidade da legenda de ter um palanque para a disputa presidencial no Estado. Apesar da condenação por Sérgio Moro e ainda enfrentar outras ações, a aposta da legenda é da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

O cacique petista inclusive virá a Pernambuco nos dias 24 e 25 de agosto, como parte de uma jornada que o petista realizará pelo Nordeste.

Fernando Bezerra Coelho presta solidariedade a Lula e critica o PT em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (14) o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou do seminário Pernambuco em Ação e durante seu discurso se mostrou solidário ao ex-presidente Lula. Em sua fala, FBC destacou que apesar de estar hoje em um campo político oposto ao de Lula, não poderia deixar de reconhecer os gestos do ex-presidente em relação a Pernambuco.

“Não estaria confortável se na minha terra não pudesse dar uma palavra em nome de quem viabilizou o polo automotivo de Pernambuco, a refinaria, os estaleiros, a Univasf e as Escolas Técnicas pelo interior do Estado. Força Lula. Vamos divergir, vamos nos enfrentar, mas na política”, afirmou o senador.

Apesar da defesa, ele lembrou que o partido dos trabalhadores (PT) mergulhou o Brasil na maior crise econômica de sua história. Para o senador, porém, a saída para os problemas deverá ser pela via política.

LEIA MAIS

Reginaldo Paes é empossado como presidente do diretório do PT em Petrolina

Foi empossado ontem o novo diretório do Partido dos Trabalhadores em Petrolina. A solenidade aconteceu na sede do sindicato dos trabalhadores rurais.

A Vereadora Cristina Costa em seu discurso destacou o momento político do país, e a luta dos companheiros de partido pelo direito dos trabalhadores que vem acabando neste Governo. Lembrou a eterna Deputada Isabel Cristina e falou dos desafios do PT no Brasil do pós golpe. Levou uma mensagem de perseverança e esperança diante das novas perspectivas do nosso país.

O novo presidente do partido é o servidor público da Embrapa Semiárido, biólogo Reginaldo Paes, tendo na vice Patrick Campos, bacharel em Direito ligado à Juventude PT.

Com Maia, PT quer recuperar os cargos que perdeu com impeachment de Dilma

O PT já fez chegar a Rodrigo Maia sua fatura: assim como votou nele em bloco para presidente da Câmara dos Deputados, cargo que o habilita a substituir Michel Temer, o partido de Lula quer de volta boa parte das boquinhas que perdeu com o impeachment de Dilma, inclusive ministérios, caso assuma o comando do Palácio do Planalto. Partidos como PDT e PCdoB também querem de volta seus cargos. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Deputados “rodriguistas”, que suspiram pela destituição de Temer, chamam a devolução dos cargos ao PT de “pacificação nacional”.

Além de ministérios como Educação, Trabalho, Esporte e Previdência, PT et caterva querem também “cargos-chave” no governo federal.

Para virar presidente da Câmara, Maia fez concessões como barrar a CPI para investigar maracutaias na UNE, controlada pelo PCdoB.

A devolução de fatias do governo ao PT & cia tem o objetivo de ocupar dirigentes partidários que estão ociosos desde a queda de Dilma.

PT diz que recorrerá a órgãos internacionais por candidatura de Lula

(Foto: Eliaria Andrade/Estadão)

Recém-empossada presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta quinta-feira (6) a intenção do partido de procurar órgãos internacionais caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impossibilitado de disputar as eleições de 2018. O petista é réu em processo na Justiça Federal do Paraná e, caso haja uma condenação em segunda instância, ele será declarado ficha suja.

Segundo Gleisi, uma eventual condenação pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso do ex-presidente, seria uma decisão política e, por isso, o partido não reconhecerá.

“Não vamos aceitar uma condenação sem fazer questionamento político. Vamos fazer denúncia internacional, mobilização, não vamos reconhecer. Esperamos que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) tenha com Lula o mesmo tratamento que teve com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Não há nenhuma prova que incrimine o ex-presidente Lula. A decisão do juiz Sérgio Moro é uma decisão política”, disse Gleisi em entrevista durante encontro do partido em Brasília.

Lula é réu em cinco ações, duas delas na Operação Lava Jato, sob responsabilidade de Moro. Na primeira delas, é acusado de omitir a posse de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. O imóvel, segundo sustenta o Ministério Público, foi doado como forma de propina.

LEIA MAIS

“Quem estiver errado que pague” diz vereador Ronaldo Silva sobre representação contra a vereadora Cristina Costa

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (6) o vereador Ronaldo Silva (PSDB), fez uma participação por telefone, no programa Super Manhã da Rádio Jornal e contou detalhes sobre a representação que tramita contra a vereadora Cristina Costa (PT) no Comissão de Ética da Câmara, em Petrolina.

Durante a participação o vereador afirmou que foi caluniado pela petista, quando criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A vereadora Cristina Costa me acusou, caluniou e difamou. Eu acusei o ex-presidente e ela me acusou, enquanto pessoa. Em momento nenhum eu acusei a vereadora, nunca agredi fisicamente, verbalmente em nenhum momento” afirmou. Ronaldo Silva espera que a decisão seja tomada esta semana. “Espero que a mesa diretora, de hoje até sexta-feira, tome uma posição procure o relator, faça a comissão e procure punir. Quem estiver errado que pague”.

Quanto a retirar a ação, o peemedebista foi enfático ao afirmar que deseja uma retratação pública e que as negociações, entre os dois, não estão avançando.

“A gente tem conversado, mas não tem avançado muito, sou uma pessoa pacata e nunca gostei desse tipo de confusão. Até o momento não teve entendimento e o processo vai andar normalmente. Eu creio que a pessoa tem que se redimir, eu fui acusado de uma coisa que não sou, de algo que não fiz. Eu fui julgado, nas redes sociais e nos meios de comunicação. O mínimo que deve ser feito é se retratar”, concluiu.

A vereadora Cristina Costa (PT) foi procurada pela produção do programa Super Manhã, mas preferiu não falar sobre o assunto e aguardar o desdobramento do caso.

Gleisi Hoffmann assume a presidência do PT

(Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu neste sábado (3) a senadora Gleisi Hoffmann (PR) como nova presidente da legenda, por dois anos. A eleição ocorreu durante a convenção nacional da sigla em Brasília. Hoffmann é Ré na operação Lava Jato.

Apoiada pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) a senadora Gleisi Hoffmann, substituirá Rui Falcão. É a primeira vez que o partido tem uma mulher na presidência. Gleisi foi eleita por 367 (61%) dos 593 votos. Ela disputou o cargo com o senador Lindbergh Farias (RJ), que recebeu 226 votos (38%), e o militante José de Oliveira, que não recebeu votos.

O principal desafio é de conduzir a agenda política do principal partido de oposição no país, que perdeu força após escândalos de corrupção revelados pela operação Lava Jato. A CNB também foi vitoriosa na eleição entre as chapas, pleito que ocorre separado da eleição do presidente. Com a maioria dos votos, a corrente poderá indicar mais adeptos aos demais cargos da diretoria do partido.

A nova presidente da sigla, responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Ré na Lava Jato, Gleisi é acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por pedir e receber, segundo o Ministério Público, R$ 1 milhão desviados do esquema na Petrobras.  Gleisi também foi citada por três delatores da Odebrecht. Eles relataram pagamentos feitos a pedido do marido dela, Paulo Bernardo, quando ele era ministro dos governos Dilma e Lula.

Com informações do G1

Lula chama Joesley de “canalha” e diz que PT precisa discursar para fora

(Foto: Arquivo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu em cinco ações penais, chamou de “canalha” o empresário Joesley Batista, da J&F, que, em delação premiada, disse que pagou propina no valor de US$ 150 milhões para Lula e Dilma Rousseff por meio de contas no exterior. A fala aconteceu na abertura do 6º Congresso Nacional do PT, em Brasília.

“Um canalha de um empresário diz que fez uma conta no exterior pra mim e pra Dilma, mas a conta está no nome dele e ele que mexe na grana [plateia ri]. Tá na hora de parar de palhaçada, que o país não aguenta mais viver nessa situação, nesse achincalhamento”, completou o ex-presidente.

Ele repetiu ainda que “já provou” sua inocência e agora quer que “eles provem minha culpa”. “Eu não quero que vocês se preocupem com o meu problema pessoal, esse eu quero decidir com o representante do Ministério Público da Lava Jato”.

O ex-presidente também criticou o discurso do PT, geralmente focado na própria militância, e disse que o partido deve se reconectar à esquerda, radicalizando posições, se quiser voltar a governar o país a partir de 2018.

LEIA MAIS

Congresso Nacional do PT: Lula diz que é preciso recuperar autoestima do partido

(Foto: Internet)

Na abertura do 6º Congresso Nacional do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos petistas, no final da noite ontem (1º), que é preciso recuperar a autoestima do partido e preparar o caminho para a “esquerda voltar a governar o país”. “2018 está longe para quem não tem esperança. Para nós está bem aí. Se a esquerda fizer um programa, um discurso, vamos voltar a governar este país”, disse Lula.

Ao lado de deputados e senadores que defendem a aprovação de proposta de emenda à Constituição para eleição direta em caso de vacância do presidente e do vice-presidente da República, Lula falou apenas das eleições de 2018. Para ele, o partido precisa voltar a despertar a esperança da sociedade.

“Nesse congresso vocês irão se engalfinhar em disputas de teste e críticas. Ao discursarem amanhã [hoje], não falem para vocês mesmos, mas falem para os milhões de brasileiros que não estão aqui. Menos brigas internas e mais brigas externas. Aqui são só adversários momentâneos, lá fora são inimigos que querem nos destruir”, discursou Lula.

LEIA MAIS

Pré-candidatura a deputado estadual de Pedro Caldas reforça nome de Odacy para federal

Vice-prefeito do município de Cabrobó, Pedro Caldas (PT)

“Se eu tiver que pedir votos em cima de um caixote de feira, que muitos acreditam que possa ter apenas o meu voto, serei candidato a deputado estadual”, disse Pedro Caldas.

O vice-prefeito do município de Cabrobó, Pedro Caldas (PT), confirmou a pré-candidatura a deputado estadual de Pernambuco para as eleições de 2018. A possibilidade dele sair candidato a deputado em 2018 foi ventilada após uma reunião há pouco mais de um mês com o deputado Odacy Amorim.

A partir dessa reunião foi articulado Amorim seria o nome na disputa para a Câmara Federal, por essa razão o vice-prefeito de Cabrobó Pedro Caldas, seria a aposta para garantir que o partido continue com um sertanejo na assembléia. Lembrando que Pedro Caldas é filho do ex prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas. No entanto, Pedro Caldas, reconhece que terá imensa dificuldade para contar com o apoio do pai.

Com informações do Blog Didi Galvão.

José Medeiros acusa PT de usar manifestações para tentar voltar ao poder

Senador José Medeiros (PSD-MT)

O senador José Medeiros (PSD-MT) acredita que a insistência de alguns políticos pela realização de eleições diretas no Brasil é, na verdade, para levar o ex-presidente Lula de volta ao poder. Ele afirmou que o Partido dos Trabalhadores está desesperado porque Lula pode não ter condições jurídicas de ser candidato no pleito de 2018.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), Medeiros explicou que a Constituição prevê eleições indiretas no caso de dupla vacância na Presidência da República nos dois últimos anos de mandato, e que não há tempo hábil para analisar uma Proposta de Emenda à Constituição modificando isso. Para ele, o PT usa inclusive as manifestações populares para tentar voltar ao governo.

— [Os petistas] querem voltar para a Presidência e para isso eles fazem qualquer coisa. E ontem o dia deixou isso bem claro. Mas começaram a dizer que o governo não está fazendo nada, que o governo está acabado, que o governo aumentou juros, aumentou o desemprego. Estão pegando todos os 13 anos de malfeitos e querendo jogar agora — afirmou.

PT decide tratar Dirceu, Palocci e Vaccari como presos políticos

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho

O PT de São Paulo decidiu, em congresso estadual, dar tratamento de preso político aos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, além do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Aprovada por unanimidade pelos 999 delegados estaduais do PT, uma moção propõe que o partido exija a liberdade dos três.

“É um erro e faz o jogo do juiz [Sergio] Moro punir alguns petistas ‘culpados’ por delatores manipulados por procuradores, juízes e policiais quando os presos sabidamente não têm liberdade para se defender. O PT deve exigir a liberdade para o presos políticos José Dirceu, Vaccari e Palocci”.

O texto, que foi apresentado pela chapa Unidade pela Reconstrução do PT, diz também que a “República de Curitiba” mantém dirigentes do PT presos há mais de ano, alguns sequer condenados no “regime de exceção” que se instala no país.

A moção será também submetida ao congresso nacional do PT, programado para os dias 1 e 2 de junho. Eleito presidente do PT de São Paulo horas depois da aprovação do texto, o ex-prefeito Luiz Marinho afirma que esta é uma moção “de carinho e de afeto”.

E justifica: “O que queremos mostrar é todas arbitrariedades e a perseguição que o partido está sofrendo”.

Em seu discurso de agradecimento, Marinho informou que acompanhará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amigo, em seu depoimento ao juiz Sergio Moro, marcado para quarta (10).

Na volta de Curitiba, avisou, visitará Dirceu, numa demonstração de que o PT “não esconde suas preferências”.

Ao falar sobre o caso de Vaccari, o futuro presidente estadual do PT diz ainda que os tesoureiros dos demais partidos deveriam estar também presos.

“Não estamos pedindo que sejam complacentes com o PT, mas corretos”, alega Marinho.

Em seus discurso, Marinho defendeu “revirar todos os cantos deste Estado para colocar em pé de guerra a militância para derrubar os tucanos, pé de guerra para derrotar o golpe”.

Presentes ao encontro estadual do PT, petistas criticaram Moro por exibir um vídeo recomendando que os apoiadores da Lava Jato desistam de ir a Curitiba nesta quarta-feira (10), data do julgamento de Lula. Para um dirigente do partido, Moro sabia que os militantes petistas estariam em maior número e, por isso, publicou um apelo nas redes sociais.

O ex-ministro Alexandre Padilha chamou a medida de inapropriada e ironizou: “Se ele gosta tanto de vídeos, deveria autorizar a veiculação do depoimento de Lula”.

Para o presidente estadual do PT-SP, Emídio de Souza, “Moro não tem que se comportar como chefe de torcida organizada dizendo quando tem que gritar e se calar”.

“O campo dele deve ser nos autos e só”, acrescenta.

Eleito com 643 dos 999 votos, Marinho afirma que “pode ser que finalmente esteja caindo um processo de bom senso no Moro de não ficar estimulando esta guerra, este fla-flu”.

Lula, por sua vez, tem sido orientado a ter uma atitude respeitosa com Moro durante o depoimento para que seja realçado seu papel de magistrado. Em vez de criticar o juiz, o ex-presidente deverá questionar notícias veiculados e mostrar altivez.

TSE manda partidos devolverem milhões de contas reprovadas

(Foto: Internet)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (27) punir o PT e o PMDB por irregularidades nas prestações de contas de 2011, identificadas em pareceres da área técnica do tribunal. Outros cinco partidos também receberam sanção: DEM, PSOL, PSTU, PSL e PTC.

A maior punição foi a do PT, que teve suas contas reprovadas parcialmente, sendo condenado a retornar R$ 5,6 milhões ao erário, além de deixar de receber R$ 7,8 milhões referentes à cota de um mês do Fundo Partidário deste ano.

O PMDB teve suas contas aprovadas com ressalva e foi condenado a retornar R$ 762 mil aos cofres públicos. Também com suas contas aprovadas com ressalvas, o DEM não foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos, mas terá que direcionar mais de R$ 1 milhão do Fundo Partidário deste ano para financiar ações de incentivo à participação da mulher na política. O valor exato ainda será calculado, informou a assessoria o TSE.

LEIA MAIS