Falta de educação de moradores do bairro Palhinhas irrita leitor do Blog

Leitor se irritou com falta de educação (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Equipes da Prefeitura de Petrolina estiveram no bairro Palhinhas para fazer a limpeza de um terreno na Rua do Progresso, por trás da Panevale. Pouco depois de os funcionários saírem da comunidade, os próprios moradores voltaram a despejar materiais no local.

O fato irritou um leitor do Blog, que criticou a falta de educação dos comunitários. “O terreno foi limpo, mas voltaram a descartar o lixo. Cortam os pés de árvores, depois colocam fogo não tem quem aguente a fumaça”, disse à nossa Produção.

Ainda segundo o leitor, as equipes apenas foram fazer a limpeza depois das queixas da comunidade e que o proprietário do terreno não toma as devidas providências. O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina, que enviou uma nota.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, “o descarte de lixo e entulho em terrenos baldios é proibido. O descumprimento é cabível da aplicação de multa que pode variar entre R$250 e R$ 1400”, afirma a nota. A população pode ajudar denunciando os infratores, na Ouvidoria do município, através do número 156.

Secretária executiva de Planejamento destaca itens mais importantes da LOA em audiência na Câmara de Petrolina

LOA deve ser votada até o final do ano (Foto: Blog Waldiney Passos)

Começou há poucos minutos a audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, na Câmara de Vereadores de Petrolina. O projeto é de autoria do Poder Executivo e determina a receita para os serviços do próximo ano e precisa ser votado até o final do ano legislativo.

“Estamos fazendo essa audiência pública agora para que vocês façam as emendas, para que possam retornar o projeto a nós até 5 de dezembro”, explica a secretária executiva de Planejamento, Lílian Costa, que representa o titular da pasta, Plínio Amorim.

O próximo passo, após a audiência é a elaboração das emendas, função dos edis. “Na nossa LOA a gente colocou um percentual de 45%, para a gente fazer ações sem ficar demandando ao Legislativo. A estimativa de receita líquida é de R$ 840 milhões, mas vamos precisar fazer uma dedução do FUNDEB de 40 milhões“, continuou a secretária.

Em pleno Outubro Rosa, cerca de 30% das pacientes faltam a mutirão da Prefeitura de Petrolina

Secretária chama atenção para alto número de faltosas (Foto: Ascom/PMP)

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e a Prefeitura de Petrolina apoiou a causa. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 500 mulheres mamografias das mil disponíveis gratuitamente desde o início do mês.

A Prefeitura alega que o mutirão surgiu com a intenção de zerar a fila de espera entre mulheres de 50 e 69 anos, como explica a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cassia Guimarães. “Fizemos o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia e o horário para fazer o exame”, disse.

Apesar do serviço gratuito, muitas mulheres estão ignorando o mutirão e faltando ao atendimento. “Nós preparamos esse momento exclusivo para as mulheres, mas infelizmente, cerca de 30% não comparece ao procedimento, mesmo após a confirmação para nossa equipe. Isso é lamentável porque está tirando a vaga de outra pessoa que está precisando“, concluiu.

LOA 2020 será discutida em audiência pública na Câmara de Petrolina nesta quinta-feira

Projeto é de autoria do Poder Executivo (Foto: Ascom/PMP)

O fim do ano se aproxima e um dos projetos mais importantes para ser votado na Câmara de Vereadores de Petrolina será a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020. Mas para isso acontecer, a Prefeitura precisa cumprir alguns trâmites antes de encaminhar o projeto à Casa.

O primeiro deles é a realização de uma audiência pública, marcada para esta quinta-feira (24), na Câmara Municipal. O encontro está marcado para 9h e é importante que a população se faça presente no Plenário para acompanhar o debate.

Para 2020 o Poder Executivo prevê arrecadação estimada de aproximadamente R$ 948 milhões. A LOA é elaborada com base no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício do ano seguinte.

São João 2020 acontecerá em terreno nas imediações do Pedra Linda

Edição 2019 foi a última no Pátio Ana das Carrancas (Foto: Jonas Santos)

O São João 2020 em Petrolina acontecerá em novo local. A nova área está localizada nas imediações do bairro Pedra Linda e de acordo com a Prefeitura, o projeto está em fase de conclusão. Esse ano foi o último no Pátio Ana das Carrancas, para cumprir determinações da Justiça.

“A princípio pretendemos construir um pátio com as mesmas dimensões do atual. Mas como o São João de Petrolina vem crescendo e se mostrando mais forte a cada ano, escolhemos um espaço que pode ser ampliado“, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior.

Facilidade de acesso, tamanho e potencial de expansão foram pontos que pesaram a favor do novo local. Antes do Pedra Linda, o festejo junino passou pela Orla, Parque Municipal Josepha Coelho e Centro de Convenções, até chegar ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

Em nota sobre pesquisa, Lucas Ramos diz que o mais importante é que haverá segundo turno

As especulações com base no resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Opinião sobre as eleições de 2020 para a cidade de Petrolina (PE), ainda permeiam as discussões que envolvem o pleito municipal, assim como os posicionamentos de políticos.

LEIA TAMBÉM

Deputado Lucas Ramos sinaliza união com Julio Lossio

65% aprovam governo de Miguel Coelho, segundo pesquisa

Em nota, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), afirma que Petrolina terá segundo turno e ressalta o empenho da oposição na construção desta possibilidade. “Será decidido em dois turnos, com todas as candidaturas de oposição desempenhando papel estratégico para provocar esse cenário”, diz o parlamentar.

LEIA MAIS

Petrolina: lojas do Centro e River Shopping estarão fechadas no Dia do Comerciário

Comércio estará fechado na segunda-feira, em Petrolina (Foto: Magda Lomeu/Globoesporte.com)

Na próxima segunda-feira (21) será celebrado o Dia do Comerciário e diferentemente de outras datas, os empresários deverão obrigatoriamente fechar as portas. A orientação é do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas). Dessa forma o comércio da cidade estará fechado.

No River Shopping o expediente será diferenciado dos outros dias. As lojas e o Big Bompreço estarão fechados, a Praça de Alimentação e Lazer abre das 12h às 22h e o cinema segue programação conforme a rede Orient disponibiliza em seu site oficial.

Nas repartições públicas, a Prefeitura informou que funcionará normalmente na segunda-feira. As agências bancárias da cidade também estarão abertas, das 10h às 15h. Quem precisar de algum serviço na Justiça Eleitoral, poderá resolvê-lo na segunda, já que as equipes vão trabalhar normalmente.

Prefeitura de Petrolina investe na iluminação pública de comunidades rurais

(Foto: Ascom/PMP)

O programa Mais Luz está contemplando comunidades da zona rural de Petrolina. Através do investimento de R$ 35 mil por parte da Prefeitura, o Sítio Aroeira e o Assentamento Josias e Samuel receberam iluminação nova, proporcionando mais segurança aos moradores dessas duas comunidades.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) instalaram 13 novas lâmpadas, 55 luminárias e mais de 1.200 metros de rede de distribuição no interior da cidade. Isso, para o secretário executivo Serviços Públicos, Alisson Oliveira, proporciona também mais qualidade de vida as moradores.

“Petrolina é a cidade que mais investe em iluminação pública em Pernambuco. Com os investimentos do Mais Luz, pudemos levar conforto para a população de Aroeira e do Assentamento Josias e Samuel. Muitos locais ali passaram anos sem a devida iluminação, e agora os moradores vão poder transitar com maior conforto e dignidade“, disse.

AGE supera linhas de investimentos em Petrolina e reforça apoio aos empreendedores

(Foto: Divulgação)

Em tempos de crise e desemprego, muitos petrolinenses recorreram ao empreendedorismo para ganhar uma renda. E somente nesse ano a Agência Municipal do Empreendedor de Petrolina (AGE) já liberou R$ 900 mil em crédito para ajudar no desenvolvimento desses negócios.

De acordo com a AGE, até setembro o valor supera o número de investimentos durante todo o ano de 2018, que foi mais de R$ 600 mil. No ano passado foram 155 novos contratos no ano anterior, enquanto até setembro de 2019, 177 contratos fechados com empreendedores de diversos segmentos.

O diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim celebrou o crescimento do aporte aos MEIs da cidade. “Esse é o resultado de um compromisso que o prefeito Miguel Coelho firmou com a população, que é fortalecer a economia do município, sobretudo dando oportunidade a quem quer empreender. E nós podemos comprovar isso com o aumento dos investimentos. Nós procuramos incentivar cada vez mais a autonomia das pessoas e o desenvolvimento dos pequenos negócios”, disse.

Além das linhas de crédito, os empreendedores individuais de Petrolina contam com consultorias para aperfeiçoar seus negócios. Quem precisar de orientação pode procurar a AGE de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua Castro Alves, N° 55, Centro, atrás do Banco do Brasil.

Praça 21 de Setembro virou espaço para consumo de drogas, denuncia leitor

Ponto turístico virou dor de cabeça no Centro de Petrolina (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Praça 21 de Setembro, localizada no Centro de Petrolina é um dos principais pontos turísticos da cidade. Local de festas como o tradicional carnaval, o espaço tem dado muita dor de cabeça aos moradores e comerciantes da região. Um leitor que preferiu não se identificar relatou ao Blog que a Praça tem sido utilizada por usuários de drogas, em plena luz do dia.

“A Praça da 21 está virando um antro de perdição com uso explícito de drogas e prostituição em pleno dia“, afirmou o leitor. O fato tem deixado a comunidade preocupada, já que, de acordo com o denunciante, não há policiamento. “Ali residem famílias estão assustadas”, continuou.

Outro lado

Nossa Produção entrou em contato com a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) e com a Prefeitura de Petrolina, para saber quais ações a PM e a Guarda Civil Municipal têm adotado para aumentar a segurança na Praça 21 de Setembro. Até o momento nenhum dos órgãos se pronunciou e deixamos o espaço aberto aos esclarecimentos.

Moradores de invasões ou áreas de risco em Petrolina devem atualizar pré-cadastro do “Minha Casa, Minha Vida”

Em caso de alguma irregularidade, cadastro deve ser atualizado

Os petrolinenses que residam em ocupações irregulares ou áreas de risco e que estão pré-cadastrados no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida têm até esta quinta-feira (17) para regularizar as pendências junto à  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh).

Segundo a Prefeitura, é necessário comparecer à secretaria portando documentos pessoais para verificar de há alguma inconsistência no cadastro e concluir a inscrição. Basta apresentar RG, CPF e o Número de Identificação Social (NIS).

Em caso de alguma irregularidade, a Prefeitura agendará um atendimento na Casa Bolsa para atualização do Cad Único e conclusão da inscrição. A Sedurbh funciona das 8h às 14h e está localizada na Avenida da Integração Geraldo Coelho, nº 498.

Zé Batista quer mais acessibilidade no Centro de Petrolina

Edil quer mais acessibilidade na cidade (Foto: Reprodução)

O vereador José Batista da Gama quer mais atenção aos deficientes de Petrolina. Na sessão da última quinta-feira (10) o edil pediu à Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos a construção de rampas e acessibilidade aos banheiros externos do Bambuzinho e logradouros públicos.

“É deprimente o que a gente vê em Petrolina, cadeirantes homens e mulheres ali no Centro da cidade quando procuram os agentes financeiros e as casas comerciais, de repente tem necessidade de ir ao banheiro e não tem acesso. O Bambuzinho é um exemplo“, afirmou Zé Batista.

Para ele, as pessoas que passam pelo Centro não têm onde fazer suas necessidades e a situação fica ainda mais complicada aos deficientes. “Os banheiros externos têm que ter acessibilidade a cadeirantes. Estou fazendo um apelo para que façam esse acesso em todos os logradouros públicos em Petrolina”, disse. A Indicação n° 1205/2019 foi aprovada e seguirá para análise do prefeito Miguel Coelho.

Em Recife, Miguel Coelho anuncia filiação ao MDB

Prefeito vai para partido do pai, o senador Fernando Bezerra Coelho

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho está em Recife nessa segunda-feira (14) e concedeu entrevista à Rádio Folha de Pernambuco. Sem partido desde sua saída do PSB, Miguel teria confirmado ao jornalista Eduardo Monteiro sua filiação ao MDB.

A escolha, segundo o prefeito, teria sido a mudança do comando regional da sigla. “Essa eleição de Baleia Rossi é uma renovação que o partido estava precisando, de uma geração que se encerra e agora começa outra. Até a posição do próprio Raul (Henry) de um afastamento, mesmo que gradativo, mas é uma sinalização”, avaliou.

LEIA MAIS

Projeto realiza mais de 600 atendimentos gratuitos à população de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Mais de 600 atendimentos foram feitos na segunda edição do projeto #EUMECUIDO, realizado pela Prefeitura de Petrolina na sexta-feira (11). Durante toda manhã a população pôde receber serviços de saúde na atividade que fazia alusão ao Dia do Fisioterapeuta.

O projeto é realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), com apoio dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município. Foram feitas atividades de auriculoterapia; ventosaterapia; kinesioterapia; cinesioterapia; reike; dry; teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

“As nossas equipes trabalham com o foco na educação em saúde, atuando dentro das unidades levando a informação para mais perto da comunidade, aumentando a resolutividade e a oferta de serviços de prevenção, através de técnicas naturais e alternativas, além do atendimento nas diversas especialidades“, explicou a gerente do núcleo, Iara Catarine Souza.

Falta de incentivo do Estado faz preço da passagem aérea em Petrolina ser mais cara, afirma Miguel Coelho

Preço das passagens aéreas não deve mudar até esse ano (Foto: Infraero)

Os petrolinenses que precisam viajar de avião já perceberam que o valor das passagens aéreas nesse ano está salgado. E a perspectiva é preço alto, pelo menos até o final de 2019. Foi o que afirmou o prefeito Miguel Coelho durante coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores de Petrolina.

“Pedimos esse voo da Azul, a gente entende que vai baratear o treco não só para Salvador, mas Centro-Oeste e Sudeste e a gente continua pleiteando com outras empresas e com a própria Azul. Eles ficaram de baixar o preço a partir do ano que vem“, afirmou Miguel.

Segundo o gestor, o Governo do Estado poderia contribuir para a redução nas passagens se estimulasse as empresas aéreas com redução de impostos na cidade. “A gente fica de mãos atadas, a Prefeitura não tem nada a fazer na questão da tarifação da passagem de avião. Quem tem o maior custo é o Governo do Estado, que poderia nos ajudar quanto a isso, se concedesse o mesmo benefício que as empresas têm abastecendo em Recife, se tivessem abastecendo aqui em Petrolina“, destacou.

Enquanto 2020 não chega e o Estado não dá incentivo, Miguel alega que o caminho é esperar a virada de ano. “Já fiz esse pleito enquanto deputado estadual, reforcei com o secretário Rodrigo Novaes para que Petrolina pudesse receber esse benefício, enquanto não sai é virar o ano para a Azul baixar o preço”, finalizou.