Prefeitura de Petrolina entrega cinco ruas pavimentadas no Roçado

Prefeito destacou ações no interior de Petrolina (Foto: Ascom/PMP)

A comunidade do Roçado, no interior de Petrolina, foi contemplada com cinco ruas pavimentadas na noite da última sexta-feira (8). O investimento na área ribeirinha foi em torno de R$ 158 mil e contempla as principais vias da localidade.

O prefeito Miguel Coelho lembrou que, desde o início do seu mandato, a Prefeitura tem olhado com atenção para a zona rural e já entregou um posto de saúde no próprio Roçado, oito anos após ficar fechado e celebrou as ações de pavimentação no interior.

“Obra no interior deixou de ser coisa apenas de época de eleição e virou um rotina. Pavimentamos a Tapera, Agrovila, Sítio São João e várias outras comunidades estão com obras. Isso é a prova que a prefeitura trabalha em todos os cantos de Petrolina”, disse o prefeito.

Compesa afirma não ter responsabilidade sobre esgoto no Serrote do Urubu

Problema segue sem solução (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na semana passada o Blog Waldiney Passos mostrou a demanda de um leitor, sobre esgotamento sanitário no Serrote do Urubu, interior de Petrolina. Nossa equipe procurou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que afirmou não ter responsabilidade sobre o problema.

LEIA TAMBÉM:

Esgoto no Serrote do Urubu, em Petrolina, incomoda comunidade

Segundo a Companhia, ela “não opera o sistema de esgotamento sanitário de Serrote do Urubu”. A Prefeitura de Petrolina também disse não ser de sua competência o reparo na localidade e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ainda não se manifestou sobre o reparo.

Enquanto isso a comunidade é obrigada a conviver com o esgoto escorrendo pela Rua Principal, próximo à uma escola municipal e à associação do Serrote.

‘De Olho no Diabetes’ leva atendimento gratuito a 400 pessoas, em Petrolina

Ação atendeu 400 pacientes (Foto: Ascom/PMP)

A 4º edição do Mutirão ‘De Olho no Diabetes’ levou atendimento gratuito a vários petrolinenses nesse final de semana. A ação, realizada pela Prefeitura de Petrolina e o Hospital de Olhos atendeu 400 pacientes no sábado (9), chamando atenção à prevenção do diabetes.

O mutirão busca conscientizar e orientar a população sobre as complicações da doença, em especial, na visão. O Hospital de Olhos trabalhou em parceria com a Associação dos Diabéticos do São Francisco (ADISF) e ainda deu orientações de psicólogos e fisioterapeuta.

“Diabetes é uma doença silenciosa e devastadora, que atinge milhões de pessoas. Todos os pacientes atendidos pelo mutirão realizaram exames fundamentais para detectar a doença, como fundo de olho, laser na retina e avaliação com endocrinologista“, lembrou a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Marcha para Jesus reúne multidão de fiéis no Centro de Petrolina

O sábado (9) foi marcado por louvor em Petrolina com a Marcha para Jesus. Diversos adoradores de Deus lotaram a Praça Presidente Kenedy e seguiram até a Concha Acústica, louvando o Senhor. O evento foi realizado por diversas igrejas evangélicas, com apoio da Prefeitura de Petrolina e da União dos Pastores de Petrolina (UPEPE).

Um mini-trio animou os presentes. Petrolina segue Juazeiro, que realiza a festa há cinco anos. Essa foi a primeira edição em solo pernambucano e para o missionário, Jó coordenador do evento “essa foi a primeira de muitas Marchas para Jesus em Petrolina. O nosso objetivo foi alcançado em propagar para toda cidade que Petrolina é do Senhor Jesus”.

A organização não soube informar uma média de quantas pessoas participaram do evento. A marcha foi encerrada com o show de William Nascimento, que encantou os presentes.

Estimativa de público da 7ª Feincartes anima expositores

(Foto: Ascom/PMP)

Até o próximo domingo (17) Petrolina realiza a 7ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes). Os visitantes locais e turistas que forem ao Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 16h às 22h, poderão conferir os produtos de 170 expositores da cidade, de outros estados e países.

A estimativa de público em 2019 anima os organizadores: 45 mil pessoas são esperadas na Feincartes. “Os expositores de fora esperam vir para cá, pois a aceitação do público é boa. Além disso, os artistas locais também têm a oportunidade de mostrar o que é desenvolvido aqui, que, muitas vezes, a própria população desconhece”, comenta a organizadora, Maria Mathias.

O evento tem apoio da Prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “A Feincartes não só impulsiona as vendas dos nossos artistas, como também possibilita que eles façam contatos para novas encomendas, movimentando a economia local”, explica o secretário Emício Júnior. Quem for visitar a Feira deve pagar R$ 6 a inteira ou R$ 3 a meia entrada.

SAMU completa 15 anos em Petrolina e serviço ganha reforço com ambulâncias

Ambulâncias novas reforçam atendimento do SAMU (Foto: Ascom/PMP)

Em novembro o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina completa 15 anos e como presente, a Prefeitura de Petrolina reestruturou o serviço na cidade. De acordo com a gestão municipal, R$ 410 mil foram investidos para aquisição de duas novas ambulâncias, compra de macas e equipamentos.

“Com muito esforço fizemos a manutenção dos veículos; compramos macas e terminamos a reforma, equipamos e inauguramos a sede, já que o órgão funcionava em um prédio alugado e improvisado. Hoje, temos seis ambulâncias rodando”, comenta a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Até outubro desse ano a pasta contabilizou aproximadamente 12 mil chamados do SAMU em Petrolina, demonstrando a alta demanda na saúde do município.

Aliado de Lóssio, Valgueiro usa Tribuna Livre para defender ex-prefeito no caso São João do Vale

Líder da Oposição falou sobre Julio Lóssio (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos principais aliados do ex-prefeito Julio Lóssio, o vereador Paulo Valgueiro (MDB) foi à Tribuna Livre na sessão de quinta-feira (7) para defender o ex-gestor contra as acusações que vieram à tona nessa semana, envolvendo o “São João do Vale”.

De acordo com Valgueiro o São João da gestão passada inseriu Petrolina na rota nacional dos grandes eventos. “Todos sabem que na sua gestão o ex-prefeito Julio Lóssio trouxe de volta a tradição do São João que estava esquecida na nossa cidade. Um grande evento que incluiu Petrolina de uma vez por toda na rota nacional do turismo junino, hoje Petrolina é destaque nacional no período junino. Gerou renda e emprego para os petrolinenses e também a pessoas de cidades vizinhas que vieram ganhar o seu pão“, lembrou o edil.

Em relação à decisão do Tribunal de Contas dos Municípios de Pernambuco (TCM), Valgueiro disse que Lóssio não foi procurado para prestar defesa prévia. “O ex-prefeito Julio Lóssio vai, através dos seus advogados, recorrer ao Tribunal de Contas. Todas as contas já analisadas, anteriormente, de 2009 a 2015 foram elas aprovadas pelo Tribunal de Contas, a única que ele não prestou foi reprovada”, afirmou.

Prefeitura destaca melhorias na iluminação e pavimentação de Petrolina

Avenidas que estão sendo duplicadas receberão nova iluminação (Foto: Ascom/PMP)

Os investimentos na iluminação e pavimentação das vias públicas de Petrolina não param. Perto de encerrar o terceiro ano da gestão, a Prefeitura de Petrolina celebra o fato de já ter iluminado seis avenidas, além de realizar a troca pelas lâmpadas de LED.

R$ 5,6 milhões já foram investidos em vias como as Avenidas Sete de Setembro, Cardoso de Sá, Guararapes, Tapuios, dos Minérios e Esperança; além do Parque Josepha Coelho e a Ponte Presidente Dutra. O Viaduto dos Barranqueiros está na lista de espera e as em duplicação, Estrada da Banana e Clementino Coelho serão as próximas.

Já na pavimentação, o município deu início ao serviço que contemplará 12 ruas da zona rural. Baixa Alegre, Bom Jardim, Caroá e Simpatia receberão melhorias. A ação faz parte do programa Petrolina Cresce e a Prefeitura investiu R$ 1 milhão.

“Tapera, Sítio São João, Caatinguinha, Roçado, Agrovila Massangano, Izacolândia já receberam obras asfálticas e agora chegou a vez de Baixa Alegre, Bom Jardim, Caroá e Simpatia. Além das pavimentações, diversas obras há muito tempo esperadas, a exemplo da reabertura de postos de saúde, implantação de creches, duplicações de avenidas”, destacou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Filiação de Miguel Coelho ao MDB será realizada na próxima segunda-feira, em Petrolina

Lideranças do MDB estarão em Petrolina para acompanhar filiação de Miguel (Foto: Blog Waldiney Passos)

Conforme o prefeito Miguel Coelho havia anunciado no programa Super Manhã com Waldiney Passos na semana passada, o ato de filiação do gestor petrolinense ao MDB acontecerá na próxima segunda-feira (11), às 18h na Fundação Nilo Coelho, Centro de Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho confirma ato de filiação ao MDB para novembro

A solenidade contará com a participação das principais lideranças estaduais e nacionais do partida, como Baleia Rossi (presidente nacional) e Raul Henry (presidente estadual), além dos senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos.

Miguel ingressa ao novo partido com a missão de fortalecer o MDB e trazer novos filiados. “Nesse ato já abriremos espaço para filiar novos componentes partidários para iniciar uma fase de reconstrução da legenda. Petrolina será decisiva nesse processo de renovação, pois é a maior cidade do interior e a presença dos presidentes Baleia Rossi, Raul Henry e de nossos senadores comprova a prioridade que será dada para o fortalecimento do MDB no Sertão“, disse o prefeito.

Mãe denuncia falta de alimentos no CMEI do Loteamento Recife; Prefeitura de Petrolina rebate

A mãe de uma criança atendida no CMEI Dona Cinobe, no bairro Loteamento Recife, em Petrolina denunciou ao Blog os problemas enfrentados pelos menores na unidade. Está faltando alimentos e o problema estaria sendo causado por problemas administrativos.

De acordo com a mãe, que preferiu não se identificar, nessa semana o café da manhã tem sido cuscuz seco. Já no almoço as crianças são servidas com arroz, feijão e ovo cozido. No lanche da tarde, apenas uma bolacha seca, sem suco.

“Isso já é antigo, é uma questão administrativa, é uma coisa que persiste e se agravou nessa semana”, relatou à nossa Produção. Além dos alimentos, produtos de higiene também estariam em falta.

LEIA MAIS

Citando tristeza, Ronaldo Cancão destaca irregularidades do Governo Lóssio no São João do Vale

Vereador lembrou caminhada para denunciar São João na PF (Foto: Jean Brito/CMP)

Sentimento de alma lavada. Foi assim que o vereador Ronaldo Cancão (PTB) ficou ao receber a notícia de que a Justiça Federal decidiu sequestrar os bens do ex-prefeito Julio Lóssio, em uma investigação que envolve o São João do Vale.

LEIA TAMBÉM: 

Tribunal de Contas do Estado recomenda rejeição das contas de Júlio Lossio de 2016

“Recebo a notícia com muita tranquilidade”, diz nota após Julio Lossio virar réu na Justiça Federal

São João do Vale: Justiça Federal acata denúncia do MPF e Julio Lossio tem bens sequestrados

Ao usar a Tribuna Livre na sessão de terça-feira (5), Cancão fez questão de destacar: Lóssio foi corrupto e mentiu para a população. “Esse não é o dia da minha maior felicidade, é o dia da minha maior tristeza. O prefeito me chamou de insano, disse que eu tinha problema mental quando eu tratava do São João. Letra, papel, o tempo não apaga e nem leva. Deus é o senhor da espera. Esse vereador aqui foi muito maltratado de 2013 a 2016“, disse.

LEIA MAIS

Cícero Dirceu assume Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina tem um novo titular. É o policial rodoviário federal Cícero Dirceu, que já integrava a equipe do governo Miguel Coelho. Em nova função, ele se reuniu com o gestor nessa quarta-feira (6) e o com o chefe do executivo municipal e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Giovanni Costa.

O tema reunião foi a linha de atuação do órgão para os próximos meses. “Hoje, o Ministério Público já aponta Petrolina como uma das cinco cidades mais pacíficas de Pernambuco, então, esse trabalho tem que ser mantido e melhorado. Por isso, temos total confiança de que Dirceu junto com o secretário Giovanni manterá esse desempenho”, comentou Miguel Coelho ao anunciar Dirceu.

Formado em Formado em Direito (UFPB), Dirceu integra o quadro da PRF desde 1994 e já ocupou diversas funções estratégicas no órgão federal. Estava ligado à pasta de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Segurança, sendo responsável por políticas de disciplinamento urbano, defesa civil e proteção patrimonial. Ele ocupará o cargo que antes era do delegado da Polícia Civil de Pernambuco, José Silvestre.

Novembro Azul será marcado por mutirão de serviços aos homens de Petrolina

Monumentos de Petrolina ganharam cor azul (Foto: Ascom/PMP)

A cor do laço mudou, mas a preocupação da Secretaria de Saúde de Petrolina continua a mesma. Em novembro a Prefeitura estará realizando um mutirão, mas voltado à saúde do homem dentro do Novembro Azul. Até o dia 30 ações de conscientização sobre o câncer de próstata serão realizadas gratuitamente na cidade.

O mutirão contará com exames de PSA total e livre, consultas com urologista e ampliação de ultrassonografia, além de atividades educativas em todas as unidades de saúde. “É importante aproximar esse público dos serviços de saúde, para que, não só em novembro, mas que esse cuidado e atenção à saúde seja contínuo“, disse a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. Há o risco de a doença se manifestar em pessoas com histórico familiar – pai, irmão, avô – e o diagnóstico precoce é imprescindível.

Cor azul na cidade

Assim como no Outubro Rosa, a Prefeitura de Petrolina está iluminando os momentos da cidade na cor azul, em alusão ao Novembro de conscientização. Monumento da Integração, a Catedral e o Cruzeiro e a Prefeitura já ganharam a nova cor.

Gabriel Menezes pede recuperação de cata-vento na zona rural e faz sugestão à Prefeitura de Petrolina

Vereador cobra serviço com urgência na zona rural (Foto: Blog Waldiney Passos)

Gabriel Menezes (PSL) solicitou à Prefeitura de Petrolina e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para recuperar, em caráter de urgência, o cata-vento do poço artesiano localizado no Sítio Santo Antônio, na margem da estrada de ligação ao Distrito de Rajada.

LEIA TAMBÉM:

Gabriel Menezes comenta situação de Lóssio e anuncia ida para Avante em 2020

“Os animais estão morrendo de sede, as pessoas precisam desse cata-vento. Sugerimos que um kit solar fosse instalado. O Governo municipal precisa ampliar a instalação desses kits solares. Tem época que o tempo está parado, agora sol nós temos abundantemente”, justificou no Plenário.

No mesmo pedido, o vereador ressaltou a importância do kit solar. “Que se fosse analisada a instalação de um kit solar. Mesmo quando não se tem vento nessa região e o cata-vento não consegue puxar água, nós temos sol em abundância. O kit solar resolveria esse problema“, disse. O pedido foi aprovado por 20×0 e segue para análise do prefeito Miguel Coelho.

F-Carranca recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Petrolina

Grupo levou troféu de campeão à Casa Plínio Amorim (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os alunos que compõem a F-Carranca estiveram na Câmara de Vereadores de Petrolina na sessão dessa terça-feira (5) para receber uma homenagem do Poder Legislativo. O grupo, que foi campeão nacional há poucos dias, recebeu uma Moção de Aplausos pela conquista e fizeram uso da Tribuna Livre para falar mais da conquista.

A equipe do F-Carranca agora se prepara para disputar o Mundial em 2020, que acontecerá nos Estados Unidos. Os estudantes da Univasf ouviram promessas de apoio dos edis, entre eles, Gaturiano Cigano. O edil cobrou uma atitude dos colegas, para que não fiquem apenas no discurso e patrocinem o time.

LEIA TAMBÉM:

Alunos do F-Carranca têm recepção especial após conquista de título

“Se cada vereador pude ajudar vocês com 200 reais, nos somos 23 vereadores. É dessa forma que essa Câmara pode ajudar vocês e não com palavras”, disse Cigano. Líder da Oposição, Paulo Valgueiro (MDB) foi além e cobrou a Univasf.

“Que também a universidade possa apoiar verdadeiramente o projeto de vocês. Tenho certeza de que se o reitor, o vice-reitor e alguém da universidade precisar viajar para São Paulo terá a viagem paga. O mesmo não se aplica a vocês, vocês têm que ralar, ir pro sol. Vamos no momento certo fazer a lista de ajuda dos vereadores, mas que a Univasf faça sua parte e que o município faça a parte deles”, destacou.