Estudantes da zona rural de Petrolina serão contemplados com projeto voltado a saúde bucal

Crianças da zona rural serão contempladas com ação (Foto: Ascom/PMP)

Para encerrar o ano de 2019, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará o projeto “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, voltado a saúde bucal dos estudantes da rede municipal. Nesta terça-feira (3) a comunidade da Tapera recebe equipes da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e da empresa Colgate.

O público alvo são crianças de 6 a 13 anos. Na quinta-feira (5) é a vez do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 11 receber o projeto, enquanto o Distrito de Pau Ferro será visitado na próxima semana, dia 12. As crianças vão receber kits de higienização bucal com escova, creme dental e material informativo voltado para o publico infantil.

Além disso, dentistas estarão nas localidades prestando serviços aos estudantes. “Na ação, buscaremos informar a população e mostrar a maneira correta de tomar esses cuidados. As instruções e serviços são feitos nas escolas, mas devem continuar no dia a dia deles“, destaca a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Petrolina, Roberta Teixeira.

Último dia de campanha contra sarampo é marcado por tranquilidade em Petrolina

Movimentação foi tranquila nos postos de Petrolina (Foto: Ascom/PMP)

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi encerrada em todo país no último sábado (30). Em Petrolina foram imunizados jovens entre 20 e 29 anos, que não estavam com a caderneta de vacinação em dia.

A tríplice viral, além de proteger contra o sarampo, previne a caxumba e rubéola. O último dia de vacinação foi considerado tranquilo e quem ainda não se protegeu, pode procurar um posto de saúde, já que as vacinas continuam disponíveis.

“Manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças. Apesar de sábado ter sido o último dia da campanha, a vacina está disponível durante o ano todo nas unidades de saúde do município. Caso não tenha sido imunizado, procure a unidade mais próxima e atualize seu cartão de vacina”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Prefeitura prorroga validade do Cartão BIP até 08/12

BIP poderá ser utilizado até dia 08/12 (Foto: Ascom/PMP)

Depois de muita fila e reclamações dos usuários do antigo Cartão BIP, a Prefeitura de Petrolina anunciou hoje (29) a prorrogação do prazo de validade do BIP: 08/12, segunda domingo de dezembro. A nova empresa de transporte coletivo começará a atuar no dia 1°, com o Cartão SIM.

LEIA TAMBÉM:

Usuária reclama do atendimento para emissão do SIM Petrolina

Contudo, devido aos transtornos enfrentados pelos usuários, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) prorrogou em mais uma semana a validade do BIP. Já a partir do dia 9, os petrolinenses deverão estar com o SIM em mãos.

O novo cartão pode ser solicitado de forma gratuita no site (pré-cadastro) ou presencialmente no Expresso Cidadão ou no Expresso Cidadão de segunda à sexta das 8h às 20h ou aos sábados das 8h às 14h. Outro ponto de atendimento é o Centro de Convenções, de domingo a domingo das 6h às 22h.

Petrolina Legal: 700 moradores do Terras do Sul recebem título de posse

700 famílias receberam documento (Foto: Ascom/PMP)

700 famílias do bairro Terras do Sul receberam os títulos de posse de suas residências. A ação de quarta-feira (27) faz parte do programa Petrolina Legal, iniciado em 2017. Agora com o documento os moradores têm assegurado o direito aos imóveis, sonho antigo da comunidade.

Essa etapa conclui um trabalho de meses realizado pela Prefeitura de Petrolina. Com o título de posse o proprietário podem vender ou alugar a residência e acima de tudo, não correm risco de despejo. Ao todo já foram entregues 5.700 títulos de posse na atual gestão e o prefeito celebra essa marca.

Essa comunidade não acreditava mais na prefeitura porque, no passado, foi prometida a entrega das escrituras e as pessoas foram enganadas. Hoje, essas famílias estão recebendo a documentação e voltando a acreditar no poder público. Do mesmo jeito que o Terras do Sul, diversas outras regiões voltarão a ter esperança e dignidade porque agora existe uma gestão séria e comprometida com a população“, disse Miguel Coelho.

Famílias dos bairros João de Deus, Pedra Linda, Cosme e Damião, São Gonçalo, Pedro Raimundo, Fernando Idalino, Henrique Leite, Alto do Cocar, entre outras localidades já foram contemplados e a meta da gestão é encerrar 2020 com 10 mil títulos entregues.

Usuária reclama do atendimento para emissão do SIM Petrolina

Longas filas se formaram nessa quinta-feira (Foto: Reprodução/WhatsApp)

No próximo dia 1º os novos ônibus do transporte coletivo vão começar a rodar em Petrolina e os usuários precisam fazer a troca do Cartão BIP para o Cartão SIM Petrolina. Contudo, uma leitora do Blog Waldiney Passos entrou em para mostrar o caos vivido pela população no Centro de Convenções da cidade nessa quinta-feira (28).

As pessoas, inclusive idosos, estão na fila desde cedo e há apenas três funcionários atendendo a população. Com pouco efetivo disponível, os usuários do transporte coletivo estão revoltados com a demora para emissão do SIM.

“Só tem três pessoas para atender. Pelo menos esses dias, pra fazer essa troca de cartões, era pra ter mais pessoas atendendo. Os ônibus nem estão circulando ainda e já estamos tendo transtornos. Isso era pra ser feito pelo menos 30 dias antes da nova empresa chegar”, comentou a leitora.

LEIA MAIS

Leitora pede limpeza de terreno no Rio Jordão, em Petrolina

Comunidade dá péssimo exemplo no bairro (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma moradora do Loteamento Rio Jordão, em Petrolina entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar uma situação que vem tirando a paz dos moradores da Rua 5. Um terreno está servindo como depósito de lixo e há inclusive, animais mortos no local.

“Isso é um terreno baldio que tem na Rua 5 do Loteamento Rio Jordão, tem animal morto que estão jogando, lixo de toda espécie. A vizinhança sofre com esse lixo acumulado e o dono não aparece pra limpar“, desabafou a leitora que preferiu não se identificar.

Outro problema, segundo a moradora, é que o proprietário do terreno nunca apareceu no bairro. “Não sabemos de quem é esse terreno, só tinha uma placa pra não colocar lixo. Não adiantou de nada, porque ele não fechou o terreno”, disse.

Nossa Produção procurou a Prefeitura de Petrolina para saber quais medidas podem ser adotadas contra o proprietário desse terreno. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que enviará uma “equipe de fiscalização irá ao endereço, na Rua 5 do Rio Jordão, a fim de identificar o dono do imóvel e notificá-lo com o prazo de 15 dias para limpeza e 60 para construção do muro nós limites do terreno. No caso de descumprimento, a multa pode variar de R$ 600 a R$ 2400”.

Público aprova Festival Gastronômico de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A primeira edição do Festival Gastronômico de Petrolina reuniu pessoas de várias idades, que foram à Praça 21 de Setembro para conhecer a culinária da região. De sexta até sábado, o público pôde não apenas experimentar os pratos típicos, mas também aprender a fazê-los.

A jornalista Fernanda Marins foi até a Praça e elogiou a proposta do evento. “Sentia muita falta de uma programação como essa aqui na cidade, com música, diversas opções de comida e bebida, em um ambiente agradável como é o da praça. Tudo que provei estava delicioso”, disse.

Artistas locais se apresentaram, animando o público. As crianças também puderam brincar no espaço kids. O evento foi realizado com apoio da Prefeitura de Petrolina e Sebrae.

Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio ganha iluminação de LED

(Foto: Ascom/PMP)

A Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio é a mais nova via de Petrolina a ganhar iluminação de LED. Equipes de iluminação pública estiveram na avenida na semana passando, fazendo a troca das lâmpadas que são mais econômicas e sustentáveis.

De acordo com a Prefeitura de Petrolina, essa troca já foi feita em pelo menos seis vias consideradas principais na cidade. O secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira comentou a ação.

“Até o final do ano, boa parte de Petrolina estará de cara nova e oferecendo mais segurança para a população através das novas lâmpadas em LED. Nenhuma outra cidade investe mais em iluminação pública em Pernambuco quanto a nossa”, disse.

Prefeitura de Petrolina convoca profissionais aprovados em seleção da SEDESDH

A Prefeitura de Petrolina divulgou no Diário Oficial de quinta-feira (21) mais um edital de convocação para preenchimento das vagas de coordenador, educador social, educador social plantonista, cozinheiro e motorista que atuarão na pasta.

Os convocados devem se apresentar na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), entre segunda e quarta-feira (25 a 27/11), das 8h às 13h, munidos de toda a documentação exigida no edital. A pasta está localizada na Rua Castro Alves, Centro de Petrolina.

A Prefeitura alerta que, o candidato aprovado perderá a vaga caso não compareça no prazo determinado. Confira a lista dos convocados (página 7 a 10).

Manoel da Acosap cita impaciência de moradores e cobra regularização fundiária em Rajada

Vereador quer mais ação do Poder Público municipal (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Manoel da Acosap (PTB) fez uma cobrança aos órgãos públicos de Petrolina no que diz respeito à habitação. Na sessão de quinta-feira (21) o edil reivindicou que seja feita a fiscalização no Distrito de Rajada e se faça cumprir o programa de habitação que se planeja no local.

“Esse projeto começou em 2002 e os prefeitos que passaram tinham obrigação de trazer esse projeto para a Casa. Tem a questão da regulamentação do terreno que está desapropriado desde 2002. O município tem que ir fazer o cadastro, tem que saber quem já tem casa e terreno. Há 17 anos as pessoas esperam“, disse o edil.

Manoel lembrou que o terreno utilizado como pátio de exposição foi comprado na gestão do hoje senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), mas nenhum dos gestores deu continuidade ao processo. “Fizemos uma audiência pública em Rajada e até hoje não saiu, o povo está impaciente. Tem 80 terrenos grilados, na hora que o prefeito doar a área, quem tem terreno grilado não vai conseguir vender“, destacou.

Por fim, o vereador cobrou a participação dos vereadores para criarem um projeto de regularização fundiária e a fiscalização do processo.

Petrolina: Festival Gastronômico busca valorizar culinária do Sertão

Nesta sexta-feira e sábado (22 e 23 de novembro), Petrolina realizará a primeira edição do Festival Gastronômico. O local escolhido foi a Praça 21 de Setembro, ponto de encontro no Carnaval da cidade e que a partir das 17h de amanhã, dará espaço aos sabores do Sertão.

10 chefes de cozinha da região vão se reunir para servir pratos requintados a preços mais acessíveis, variando entre R$ 15 e R$ 25. Durante os dois dias uma programação gratuita animará os presentes, com shows e um aulão do chefe Raphael Vasconcellos, campeão do concurso Master Scotch Chivas Extra 2017 e finalista no ENCHEFS 2016.

No primeiro dia do festival o chefe ensinará como se faz a Paella, tradicional prato da culinária da Espanha. E no sábado será a vez de conhecer a Carbonara de frutos do mar. Além de Raphael estão confirmados os chefes Rafael Yamaguti, Juci Melo, Felipe Zoby, Oscar Serafim, Christian Benites, Leandro Nascimento, Maria Augusta, Sandrine Scherer e Guimarães.

O Festival Gastronômico tem apoio da Prefeitura de Petrolina e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leitor chama atenção para vala aberta na Avenida Principal do São Joaquim, em Petrolina

Morador chama atenção para buraco na avenida (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma vala aberta na Avenida Principal do bairro São Joaquim, em Petrolina, tem chamado a atenção da comunidade. O buraco tem uma largura considerável e percorre boa extensão da via. Os pedestres que precisam passar no local improvisaram madeiras para poder atravessar.

De acordo com um morador, que preferiu não ser identificado, essa vala está aberta há vários meses e nenhum órgão tomou providências. “Não sei se foi a Compesa, se foi a Prefeitura ou os próprios moradores que fizeram isso. É arriscado alguém cair, muitas crianças passam pelo local e se você não prestar atenção, cai“, relatou à nossa Produção.

LEIA MAIS

Perto de ser completamente revitalizada, rotatória do Viaduto dos Barranqueiros ganha mais verde

Obra será concluída ainda em 2019 (Foto: Ascom/PMP)

A Rotatória do Viaduto dos Barranqueiros é um dos principais cartões postais de Petrolina, até mesmo pela sua localização no Centro da cidade. E agora, revitalizado pela Prefeitura, o espaço ganhou novas cores. O que antes era um cercado cinza, hoje é repleto de verde.

No espaço as equipes se dedicaram ao paisagismo, com a missão de proporcionar mais bem-estar através da implantação de grandes canteiros ornamentais, com enfoque na vegetação do local: agave dragão, mini ixora, coração roxo, árvores “pata de vaca” e outras.

Um sistema de irrigação foi implantado no local e as carrancas “guardiãs” do local também foram revitalizadas. Quem passa pelo local já nota a diferença e até o final desse ano o serviço será concluído. “Esse projeto é uma oportunidade de introduzir espécies ornamentais coloridas para compor a arborização urbana e dar uma nova cara ao nosso município”, destacou o diretor presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Geraldo Miranda.

Gabriel Menezes pede mais segurança na obra da Estrada da Banana

Vereador pediu uma ponte com condições de segurança aos pedestres (Foto: Ascom)

O vereador Gabriel Menezes (PSL) endossou o pedido da comunidade do Antônio Cassimiro e bairros vizinhos. Na sessão dessa terça-feira (19) o edil pediu mais atenção da Prefeitura e da empresa que realiza a obra de duplicação na Estrada da Banana para que facilite o acesso dos pedestres.

“Peço que seja instalada uma passarela temporária naquela ponte da Estrada da Banana. Populares improvisaram, botaram uma tábua sobre o canal onde a ponte está sendo construída”, justificou o edil.

Segundo Gabriel, no local, há um risco muito grande para os pedestres e isso pode ser solucionado com um simples serviço da construtora. “O risco que as pessoas estão correndo para atravessar. A obra é importante, mas não custa nada para a construtora colocar pelo menos uma passarela com corrimão”.

Por fim, o edil também reforçou a cobrança para recuperação no desvio, que nós mostramos hoje. “Ainda foi indicado um desvio e a buraqueira está parecendo as estradas do interior. É preciso que se faça um aterro”, finalizou.

Leitor chama atenção para desvio na Estrada da Banana; SEINFRA trabalha para solucionar problema

Leitor cobrou resposta para situação no bairro (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os buracos que apareceram no desvio feito pela equipe que trabalha na duplicação da Estrada da Banana, em Petrolina, estão testando a paciência dos motoristas e motociclistas que precisam transitar pela via. Um leitor do Blog Waldiney Passos fez um apelo para que alguma melhoria seja feita com urgência.

Ao Blog o leitor, que mora na região e passa pelo desvio diariamente, a via está intransitável. “Cobrem da Prefeitura o conserto deste desvio que ficar aqui entre a Estrada da Banana e o Antônio Casimiro próximo esta ponte que estão construindo”, afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Petrolina respondeu que “já fez o levantamento dos serviços necessários para melhorar o desvio da obra da ‘Estrada da Banana’ e enfatiza que problema está sendo agravado pelos estouramentos de esgotos que acabam danificando o pavimento”, destaca a nota.

 Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) ainda destacou que “até o final do mês, o trecho existente da ponte será liberado, diminuindo os transtornos aos motoristas”.