Ministro do Desenvolvimento Regional visita Petrolina nessa segunda-feira

Novo pacote prevê pavimentação na sede e interior (Foto: ASCOM)

Logo mais às 9h30 o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, estará cumprindo agenda em Petrolina. Ele assinará convênios e ordens de serviço ao lado do prefeito Miguel Coelho (MDB), para obras de pavimentação na cidade.

A solenidade acontecerá na Fundação Nilo Coelho, no Centro e contará com a presença do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, do senador Fernando Bezerra e dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Nesse pacote serão investidos R$ 60 milhões em pavimentação.

Serão contemplados tanto sede como interior de Petrolina. “O ministro também terá a oportunidade de ver a obra da nova superintendência regional [da Codevasf]”, destacou o senador e líder do Governo, Fernando Bezerra em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Prefeitura de Petrolina realiza ação educativa para fortalecer combate ao Aedes aegypti

Ação aconteceu no Centro da cidade (Foto: Ascom/PMP)

O combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser feito durante o ano inteiro e a Prefeitura de Petrolina sabe disso. Tanto que nessa semana tem intensificado as ações nos bairros e com os agentes comunitários de Combate às Endemias da cidade.

No sábado (7) esses profissionais de saúde participaram de uma mobilização na Praça do Bambuzinho, Centro, para orientar as pessoas que passavam pelo local, distribuindo panfletos e promovendo diálogos sobre a prevenção, que é o melhor caminho para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo a secretaria de Saúde, a ação tem como objetivo “mobilizar a comunidade para a importância da prevenção”.

Residencial Vivendas é contemplado com ação social neste sábado

Ação é resultado de parceria com Caixa Econômica Federal (Foto: Ascom/PMP)

Os moradores do Residencial Vivendas, em Petrolina, terão acesso a diversos serviços de cidadania neste sábado (7). Equipes da Prefeitura estarão na comunidade a partir das 8h, levando o Programa de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), do “Minha Casa, Minha Vida”.

O atendimento é gratuito, na Escola Marechal Mascarenhas. Além da parte social – emissão de documentos – também serão disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e medição de peso.

Quem tiver interesse em participar deve levar documento de identificação e cartão do SUS. O PDST é resultado de uma parceria entre o Poder Executivo com a Caixa Econômica e Ministério das Cidades. Aqui em Petrolina, além do Vivendas, o Park São Gonçalo também é contemplado com as ações.

“Bronca” por Plano Diretor une bancadas na Câmara de Petrolina

Membros do Legislativo cobram projeto (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em meio as demandas dos vereadores, um tema ganhou notoriedade na Câmara de Petrolina na quinta-feira (5): o Plano Diretor Municipal. Praticamente todos os edis presentes no debate de ontem cobraram o envio do projeto de Lei, cuja autoria é do Poder Executivo, para ser apreciado no Plenário.

Ex-líder do governo na Câmara, Ruy Wanderley (PSC) denunciou que outras pessoas – arquitetos e engenheiros – já estão com o Plano em mãos,  enquanto o Legislativo não analisou a matéria até o momento. E cobrou do assessor especial da Prefeitura, Orlando Tolentino agilidade no envio.

“Isso demonstra a falta de respeito que alguns membros do Poder Executivo tem com essa Casa. O Plano Diretor foi feito, já foi encaminhado uma cópia para profissionais de engenharia, arquitetura e empresários, mas estão esquecendo que para ser aprovado tem que passar por essa Casa”, disse.

LEIA MAIS

Eleições 2020: Humberto Costa coloca Odacy como candidato do PT em Petrolina

Para senador, Odacy deve ser candidato do PT em Petrolina (Foto: Ascom)

Se depender do líder do PT no Senado, Humberto Costa, Odacy Amorim será o candidato do partido em Petrolina. Nessa sexta-feira (6), Humberto participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal e deixou claro: a sigla vai trabalhar em torno de Odacy.

LEIA TAMBÉM:

Humberto Costa visita Petrolina nessa sexta-feira

“Hoje a direção municipal do PT em Recife tem uma posição favorável a manter a aliança [com o PSB], aqui em Petrolina a ideia é tentar unir todos os partidos da Frente Popular em torno de uma candidatura, no nosso caso é do nosso companheiro Odacy Amorim“, destaca.

Segundo turno em 2020?

O senador está cumprindo agenda em Petrolina hoje e na sua pauta está o fortalecimento da esquerda como oposição a Jair Bolsonaro. Para ele, a Oposição deve se unir e lançar no mínimo, duas candidaturas na tentativa de forçar um segundo turno em 2020.

LEIA MAIS

“Se a coisa foi transparente não tem nada a esconder”, destaca Cristina Costa sobre Requerimento do transporte público

Para edil não há motivo para esconder informações (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão de quinta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Petrolina, Cristina Costa (PT) solicitou a cópia do contrato e do processo licitatório vencido pela empresa Atlântico Transporte Ltda, aprovado por unanimidade com apoio dos governistas. Para a edil, se o trâmite foi correto, não há motivos para negar as informações.

LEIA TAMBÉM:

“Vamos discutir para ver se está tudo ok”, justifica Cristina Costa ao pedir cópia de contrato da empresa Atlântico

Vereadores de Petrolina apresentam pedidos voltados a nova empresa de transporte coletivo

“Se a coisa foi transparente não tem nada a esconder. E vamos levar as respostas ao povo de Petrolina. Um exemplo prático, quando entrou a Viva Petrolina na gestão do ex-prefeito Julio Lóssio, fomos pra cima e solicitamos as informações. Conhecemos o proprietário, que morava em Petrolina”, destaca.

LEIA MAIS

“Vamos discutir para ver se está tudo ok”, justifica Cristina Costa ao pedir cópia de contrato da empresa Atlântico

Costa justificou cobrança a Atlântico

Cristina Costa (PT) já está de olho na nova empresa responsável pelo transporte público de Petrolina. Na sessão dessa quinta-feira (5) a vereadora apresentou o Requerimento n° 404/2019, no qual solicita à Prefeitura cópias do processo licitatório vencido pela Atlântico Transporte Ltda e do contrato assinado.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores de Petrolina apresentam pedidos voltados a nova empresa de transporte coletivo

Para a vereadora, o trâmite é normal e preza pela transparência, tanto que o pedido foi aprovado por 16×0. “A [antiga] licitação já havia sido vencida e exigia que o município fizesse uma nova licitação. Muitas empresas passaram por aqui, contratam os funcionários e vão embora. A maioria das empresas que vinha não tinha fluxo de caixa e não tinha crédito para pagar os funcionários”, lembra.

LEIA MAIS

Audiência pública discutirá PPP da iluminação pública de Petrolina

Debate acontecerá na Facape, no dia 19/12 (Foto: Ascom)

No próximo dia 19 de dezembro a Prefeitura de Petrolina realizará, às 9h, no auditório da Facape, uma audiência pública cujo tema é a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública da cidade. O encontro busca, entre outros pontos, discutir a modernização, expansão, operação e manutenção da rede.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial de quarta-feira (4), a PPP é destinada à “celebração de concessão administrativa, pelo prazo de 20 anos, para prestação dos serviços de iluminação pública”. A audiência é aberta ao público, mas para participar o interessado deve manifestar-se até a véspera, preenchendo um formulário.

Aos interessados em assumir a PPP, a documentação do processo ficará disponível entre 5 de dezembro a 10 de janeiro. A concessão tem valor estimado de R$ 300 milhões.

Igeprev antecipa 13º salário a aposentados e pensionistas de Petrolina

13º começa a ser pago hoje (Foto: ASCOM)

Uma boa notícia aos aposentados e pensionistas de Petrolina. O Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev) antecipou o 13º salário a esse grupo, que começou a receber o benefício nessa quarta-feira (4).

Dessa forma as compras de final de ano já podem ser antecipadas. De acordo com o Igeprev, mais de R$ 2 milhões deverão ser injetados na economia do município. No balanço do instituto, 1.109 aposentados e 282 pensionistas serão contemplados com a antecipação.

A primeira parcela do 13º foi paga em junho. “Essa antecipação é fruto de uma boa gestão, mas acima de tudo um gesto de respeito e reconhecimento à categoria“, comemora o diretor-presidente do Igeprev, Willames Barbosa.

Show em plena luz do dia deixa trânsito congestionado no Centro de Petrolina e gera críticas de leitor

Palco foi montado na via pública para show, em pleno Centro de Petrolina (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O trânsito na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina nessa manhã de quarta-feira (4) está lento e congestionado em decorrência de um evento promovido por uma loja. Conforme a imagem registrada por um leitor, há um palco montado na via pública e sinalização de bloqueio da pista.

A foto foi tirada por volta de 10h30 e no vídeo gravado pelo mesmo leitor, é possível ver o congestionamento de veículos. “Tem um artista tocando agora, depois tem outro. Imagine o trânsito de 11 horas em diante, eu custei a acreditar quando vi um palanque montado na avenida”, afirmou.

“Qual o critério para autorizar um negócio desse?”, questiona o leitor. O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina para saber se o evento tem autorização das secretarias competentes, mas até o encerramento da matéria não havíamos recebido uma resposta.

Câmara aprova orçamento de 2020, mas rejeita emenda de Cristina Costa

Orçamento de 2020 será de quase R$ 1 bilhão (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

R$ 948.053.290,00, esse será o orçamento de 2020 para Petrolina. O projeto da Lei Orçamentária Anual  (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) foram aprovados na sessão de terça-feira (3), por 22 votos a zero. Sem muitas polêmicas, o debate se concentrou nas emendas parlamentares.

Nesse ano foram apresentadas 378 emendas de todos os edis. Duas modificativas – uma de Cristina Costa e outra de Gilmar Santos, ambos do PT – foram rejeitadas ainda na Comissão de Finanças. Gilmar ainda teve nove emendas refutadas, enquanto Costa, mais uma.

O maior debate foi em relação às emendas modificativas, já que tratava do limite de 40% à abertura de créditos adicionais. Costa e Gilmar solicitaram a limitação de 20%, como acontecia no governo de Julio Lóssio. Em sua justificativa, a vereadora ironizou Alvorlande Cruz (PSL), ex-aliado de Lóssio.

LEIA MAIS

Presidente de Sindicato celebra emenda que destina recursos para gratificar técnicos administrativos de Petrolina

Presidente do Sindicato celebra emenda para categoria (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma das emendas apresentadas e aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 destina R$ 3,5 milhões para a gratificação de servidores municipais de Petrolina. E os contemplados serão nada menos que trabalhadores renegados no passado: os auxiliares técnicos administrativos.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores de Petrolina começam a discutir orçamento de 2020

Presidente da Associação dos Técnicos da Administração do Município de Petrolina, Rosicleide Soares estava na sessão acompanhando a votação da LOA e não escondeu a felicidade ao tomar conhecimento da emenda. “Esse vai ser o maior presente para nós servidores, nós somos os cartões postais da Prefeitura. Tem categoria que tem mais de 20 anos de luta”, disse.

LEIA MAIS

Usuários de centros de ressocialização de Petrolina receberão certificado de cursos profissionalizantes

125 pessoas buscam novo começo (Foto: Ascom/PMP)

Um novo começo. É isso que as pessoas atendidas no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS) conseguirão na quinta-feira (5). Às 9h eles receberão certificados de cursos de qualificação profissional, além de kits de higiene pessoal.

A ação faz parte do projeto Vidas Coletivas, lançado pela Prefeitura de Petrolina em 2018. Cerca de 125 pessoas atendidas não só no CRELPS participaram de cursos de Eletricista, Encanador, Cabeleireiro/barbeiro, Manicure, Cozinheiro e Frentista/abastecimento.

“É um momento de grande alegria e dever cumprido, pois, desde o ano passado, quando o prefeito Miguel Coelho lançou esse projeto, procuramos conceder ainda mais dignidade a essas pessoas que passam por uma situação tão difícil, com o uso de álcool e drogas. O Vidas Coletivas vem  resgatar essas pessoas e demonstrar que há oportunidades para os mesmos“, ressalta o  secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

Outras associações que participaram da ação foram a Ágape, Comunidade Boa Nova, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Ad), Centro Pop e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), através de um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD).

Vereadores de Petrolina começam a discutir orçamento de 2020

Membros da Comissão apresentaram parecer da LOA (Foto: Blog Waldiney Passos)

Principal projeto do ano legislativo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) está sendo discutida na Câmara de Petrolina nessa terça-feira (3). O projeto prevê um orçamento de pouco mais de R$ 948 milhões para 2020. Nesse momento os edis discutem as emendas parlamentares.

Os membros da Comissão de Finanças apresentaram os pareceres da LOA. Presidente da Comissão, Ronaldo Silva (PSDB) ressaltou que “mais uma vez Petrolina sai na frente”, obtendo o recorde de emendas. Para Zé Batista da Gama (PSB), os pedidos individuais fortalecem o Poder Legislativo.

O Poder Executivo não faz nada sem autorização do Legislativo“, lembrou Zé, relator da LOA. Entre as emendas estão pedidos de saneamento, pavimentação, mais equipamentos públicos de lazer e investimentos na infraestrutura dos bairros.

Leitor reclama da ausência de agentes da AMMPLA no Distrito Industrial

Trânsito sem agentes fica complicado no local, afirma leitor (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A obra de duplicação da Avenida Clementino Coelho deixou o trânsito no Posto Distrito mais lento e com alguns congestionamentos. Para tentar controlar a situação, a Prefeitura de Petrolina deslocou agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), mas segundo leitores do Blog, os agentes não estão diariamente no local.

Na última quarta-feira (27) um leitor já havia se queixado da ausência dos servidores no horário de pico, entre 7h30 e 8h. “A ausência da AMMPLA deixa um caos onde está acontecendo a obra, no horário de pico é um caos”, afirmou à nossa produção.

Hoje (3) a nossa equipe percebeu a ausência dos agentes entre 7h30 e 7h40, provocando longas filas para quem vinha do Distrito e seguia ao Centro. Em resposta ao Blog, a AMMPLA afirmou que “os profissionais são deslocados à área sempre que necessário” e que a presença dos agentes é apenas para “reforçar a segurança viária”.

Confira a nota da AMMPLA:

LEIA MAIS