Petrolina: obra na Bacia do Dom Avelar deve ser concluída em 10 meses

Serviço deve ser concluído em 10 meses (Foto: Ascom/PMP)

A ordem de serviço para o saneamento da Bacia do Dom Avelar foi assinada na sexta-feira (20), véspera do aniversário de Petrolina. Serão investidos R$ 4,6 milhões pela Prefeitura de Petrolina, recurso esse destinado a construção de 97 poços de visita e 846 caixas de passagem do esgoto.

Somando a tubulação toda, serão mais de 55 km de encanamento percorrendo o subsolo do Dom Avelar e bairros vizinhos. No serviço, segundo a Prefeitura de Petrolina, também está incluída a recuperação da rede atual. O recurso foi obtido através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

O prefeito Miguel Coelho afirmou que a obra deve ser entregue em 10 meses. “Esse é um momento histórico. A comunidade do Dom Avelar aguardou muito tempo por essa obra. Estamos aqui para mostrar que o saneamento é prioridade e não apenas um jogo de empurra. Voltaremos aqui para comemorar junto com a população o saneamento tão aguardado e que outros não fizeram, mas que nós estamos construindo porque, para a gente, o que importa é serviço de qualidade e respeito à população“, disse.

Prefeitura e Codevasf firmam convênio para pavimentar 25 ruas de Petrolina

Serviço deve começar já na próxima semana (Foto: Ascom)

25 ruas de Petrolina serão pavimentadas através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro assinaram a ordem de serviço na quinta-feira (19).

Serão contemplados os bairros Vila Eduardo, Terras do Sul, São Jorge e Jardim Petrópolis e a intervenção deve começar já na próxima semana, com investimento de R$ 3 milhões. A previsão é que o serviço seja finalizado em quatro meses.

“Essa parceria com a Codevasf é muito importante para Petrolina. São mais obras em comunidades que precisavam de investimento em infraestrutura e que ficarão valorizadas quando saírem da lama e poeira“, destacou Miguel.

Confira a seguir a lista das ruas contempladas:

LEIA MAIS

“Por que nossa categoria vai ser penalizada?”, questiona mototaxista de Petrolina sobre aumento no ISS

Categoria não gostou de aumento no imposto (Foto: Blog Waldiney Passos)

Tema de uma longa discussão entre os vereadores de Petrolina na sessão de quinta-feira (19), na Casa Plínio Amorim, o projeto de Lei Complementar n° 002/2019 que institui o Novo Código Tributário de Petrolina, atualizando o de 2013 foi alvo de críticas dos mototaxistas.

Representante do grupo que esteve presente na Câmara de Vereadores ontem, Jojó Mototáxi, afirma que o aumento no Imposto Sobre Serviço (ISS) da classe teve aumento de quase 80%. “O valor vai passar de R$ 95 reais para R$ 158, é um aumento exorbitante porque quando a gente tem reajuste salarial, esse reajuste geralmente não passa de R$ 10,00. Por que nossa categoria vai ser penalizada? Estamos desde 2014 com a mesma tarifação de tabela, combustível aumenta a cada mês”, disse o mototaxista.

Crítica a Aero Cruz

Ele também rebateu a fala do líder governista, Aero Cruz (PSB) de que o ISS somente seria ajustado para quem estaria com uma maior arrecadação. “Acho que o argumento dele é falho. Nossos custos foram reajustados, o vereador é suplente, não foi eleito e está aqui para representar o povo, mas representa o Governo. É uma legislatura para defender o Governo e não o povo. A gente não aceita esse tipo de abuso contra a nossa categoria”, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho assinará ordem de serviço para iniciar recuperação da Bacia do Dom Avelar

(Foto: Ascom)

O bairro Dom Avelar ganhará nesta sexta-feira (20), véspera do aniversário de Petrolina, uma nova quadra poliesportiva. Além disso, o prefeito Miguel Coelho vai aproveitar a oportunidade para assinar a ordem de serviço da recuperação da bacia do bairro.

A quadra foi construída através do investimento de R$ 235 mil. Já o saneamento da comunidade custará R$ 4 milhões, obtidos através de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Com isso a Prefeitura de Petrolina espera solucionar uma demanda antiga.

Estima-se que 40 mil pessoas nos bairros Dom Avelar, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Padre Cícero sejam beneficiadas com a obra. A ordem será assinada às 18h.

 

Com direito a bolo e “Parabéns”, moradores da Zona Norte de Petrolina cobram saneamento

Moradores de três bairros se reuniram em protesto (Foto: Reprodução/WhatsApp)

17 anos. Por pouco os moradores dos bairro São Jorge, São Joaquim e Terras do Sul não comemoravam a maioridade do saneamento básico que deveria contemplar as comunidades, através da Bacia do Dom Avelar. Nessa segunda-feira (16) eles se organizaram para protestar de forma irônica contra as autoridades.

Festa teve direito a bolo

A ideia? Fazer uma “festa” na Avenida do Petróleo com cartazes, teve direito a bolo, “Parabéns” e “Com Quem Será?”, chamando atenção da Prefeitura de Petrolina e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a situação.

“Fizemos essa manifestação reivindicando melhorias nos bairros. A gente vê obras em outros locais como Orla e Bodódromo e aqui com essa lagoa de esgoto não tem nada. A gente pede para olhar para a Zona Norte que é esquecida“, contou Pedro Elias, morador e liderança comunitária do Terras do Sul.

LEIA MAIS

Mutirão termina com mais de 2 mil atendimentos no bairro Alto do Cocar

(Foto: Ascom/PMP)

Mais de dois mil atendimentos foram realizados na edição desse sábado (14) no bairro Alto do Cocar durante a um mutirão de serviços da Prefeitura de Petrolina, que contou com a participação de parceiros. A ação foi realizada na Escola Municipal Julia Elisa Coelho.

Durante todo sábado foram ofertados serviços nas áreas da saúde e social. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, acontece mensalmente e tem o objetivo de levar os atendimentos para dentro das comunidades. A Caravana da Cidadania também se fez presente.

Parceiros como Celpe e INSS também estiveram na ação. O Alto do Cocar foi escolhido para celebrar o aniversário da comunidade.

Transporte complementar de Petrolina é regulamentado e pretende integrar bilhete da zona urbana e rural

(Foto: Ilustração)

Cerca de 300 táxis e 200 vans serão contemplados com a regulamentação do transporte alternativo em Petrolina. Os decretos foram assinados na noite de ontem (12) pelo prefeito Miguel Coelho, em uma solenidade no Sesi. Os motoristas estiveram em peso acompanhando essa conquista.

Um dos principais pontos da regulamentação diz respeito à implantação da bilhetagem eletrônica. “O que estamos fazendo com essa possibilidade da integração do transporte rural ao urbano é garantindo um maior fluxo de passageiros porque a partir de agora o trabalhador vai poder ter uma maior economia ao circular pela cidade. Não é apenas um decreto, é uma nova fase no serviço de transporte público que culmina com a chegada de novos ônibus para trazer dignidade aos petrolinenses”, disse Miguel.

Com isso, futuramente os usuários da área rural possam integrar o serviço aos ônibus da área urbana. Os condutores de táxis e vans devem se cadastrar juntamente à Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), órgão responsável por fiscalizar e cadastrar os profissionais.

Petrolina: cena de mulher abandonada em terreno comove leitores

Leitores pedem ajuda a mulher que está abandonada próximo ao Ponto de Apoio da Gontijo (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma cena comoveu dois leitores do Blog: uma mulher deitada sozinha em um terreno baldio próximo ao Ponto de Apoio da Gontijo, em Petrolina. Ela não consegue se comunicar, está debilitada e não quis receber apoio dos cidadãos que entraram em contato com nossa Produção.

“Ela está muito fraca, chamamos a SAMU e tentamos prestar socorro. Ela não aceita, ela aparenta estar depressiva, não reage e não quis nem sair do sol”, disse uma das pessoas que tentou ajudar a mulher que ainda não teve sua identidade revelada.

Nós entramos em contato com a Prefeitura de Petrolina que acionou uma equipe do Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para tentar localizar a mulher e prestar apoio a ela. Estamos aguardando novas informações.

Paulo Valgueiro critica projeto que aumenta ISS em Petrolina; Aero afirma que vereador transmite mensagem “inverídica” sobre PL

(Foto: Jonas Santos)

Depois de aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Câmara de Vereadores de Petrolina deve analisar na sessão desta quinta-feira (12) o aumento no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Mesmo antes de a matéria entrar em discussão, os líderes Aero Cruz (PSB) e Paulo Valgueiro (MDB) já travam um batalha nos bastidores.

“Reorganização”

Para a Oposição, o aumento é um “presente de grego” no mês do aniversário de Petrolina. Segundo Valgueiro, a justificativa dada pelo Poder Executivo é a “reorganização da máquina”. “Se você quer reajustar a máquina você faz economia, demite comissionados, limita gastos. Mas não, ela vai e aumenta impostos. Tem categorias que vão ter uma mordida maior em torno de 70%: táxi e mototáxis, que já estão cambaleando”, afirmou.

O vereador afirmou ainda que o bolso também pesará na saúde, já que as clínicas médicas também estão listadas no aumento do ISS. “O município já não cumpre a sua parte em relação à saúde, nós precisamos correr atrás do médico particular e ele vem e aumenta o ISS desse médico, para que amanhã o médico vai cobrar de quem? De nós que vamos procurá-los“, destacou.

“Não leu o projeto”

Já o líder da Situação, Aero Cruz rebateu as colocações de Valgueiro. O edil garante que “0 mototaxista não é afetado, essa colocação que o vereador fez é inverídica”, pontuou. Representante do governo na Câmara, o vereador assegura que o reajuste afeta apenas os contadores e médicos.

“Acredito que o vereador não leu o conteúdo total do projeto. Em momento algum o projeto direcionada ao mototaxista, ele é microempreendedor individual. Nós temos 13 mil empresas registradas e apenas 20 serão alterado o valor: a classe médica e contadores porque essas duas classe avançaram no seu faturamento“, disse Aero.

Vereadores aprovam 117 emendas da LDO, mas rejeitam solicitação de Cristina Costa

Membros da Comissão de Finanças apresentam parecer da LDO (Foto: Jean Brito/CMP)

Principal projeto colocado em pauta na sessão da última terça-feira (10), a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada por 20×0. A matéria proposta pelo Poder Executivo determina as prioridades e metas; organiza o orçamento; e impõe metas fiscais à Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

Câmara Municipal de Petrolina aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

No documento a gestão municipal discrimina como serão executados serviços de saúde, educação, desenvolvimento social, econômico entre outros pontos. Para 2020 o orçamento da Prefeitura será de R$ 925.172.99,42. Como de praxe os vereadores apresentaram suas emendas sugerindo onde o Executivo deve priorizar investimentos.

LEIA MAIS

Petrolina: Serviço de Infectologia está funcionando em novo endereço

(Foto: ASCOM)

O Serviço de Infectologia de Petrolina (Seinpe) está funcionando em novo endereço. Antes localizado na Avenida Tancredo Neves, próximo à Compesa, a unidade foi transferida à Rua José e Maria, 130, também no Centro.

No local que busca oferecer mais conforto aos usuários, são disponibilizados diversos serviços, entre eles: ambulatórios de atendimento às pessoas com tuberculose, hanseníase, infectologia no geral, a exemplo de doença de chagas e leishmaniose, além de atendimento nas áreas de enfermagem e medicina.

O Seinpe funciona das 7h às 17h e conta com equipe conta formada por infectologista, dermatologista, médico sanitarista e técnicos de enfermagem.

“Essa mudança irá trazer mais conforto aos nossos pacientes. O novo espaço tem uma estrutura mais ampla e adequada, que permitirá que pessoas com deficiência ou com alguma limitação física não necessite usar escadas, como no antigo prédio, sem contar que na nova localização tem ponto de ônibus próximo”, destacou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Prefeitura de Petrolina retoma posse de terreno público que vinha sendo utilizado como estacionamento

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina recuperou um terreno público que anteriormente vinha sendo utilizado como estacionamento. Uma equipe de Disciplinamento Urbano, da secretaria Executiva de Segurança Pública retomou a posse do terreno ao município durante o final de semana.

Segundo o Poder Executivo, o invasor já havia sido notificado e não atendeu à ordem de desocupação. Equipes da Guarda Civil Municipal deram suporte à ação.

Quem quiser contribuir com o trabalho da pasta e denunciar irregularidades nos terrenos públicos deve ligar para o 156 e registrar uma denúncia.

‘Concertos Itinerantes’ visitará três bairros de Petrolina na próxima semana

Gercino Coelho é o primeiro bairro a receber Camerata na próxima semana (Foto: Jonas Santos)

A série de apresentações dos Concertos Itinerantes, da Prefeitura de Petrolina, contemplará três bairros na próxima semana. Gercino Coelho, José e Maria e Henrique Leite receberão a Camerata 21 de Setembro em apresentações gratuitas, às 19h.

No Gercino Coelho a apresentação acontecerá na segunda-feira (9), na praça vizinha a Escola de Referência do Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC). O projeto da secretaria-executiva de Cultura busca democratizar o acesso à arte.

Confira a seguir o cronograma das apresentações:

09/9 – Camerata 21 de Setembro , 19h – Gercino Coelho

16/9 – Camerata 21 de Setembro, 19h – José e Maria

23/9 – Camerata 21 de Setembro, 19h –  Henrique Leite

Falta de educação de moradores irrita morador, que pede limpeza no Loteamento Rafael, em Petrolina

Moradores usam local como lixão (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A Redação do Blog recebeu um apelo de moradores do Loteamento Rafael, localizado em frente ao Residencial Brasil, em Petrolina. Eles clamam à Prefeitura de Petrolina que tome providências em relação ao entulho depositado nos terrenos.

“Alguns moradores do Residencial Brasil e carroceiros têm feito descarte de móveis e lixo doméstico, o mal cheiro tem incomodado e insetos peçonhentos têm invadido minha casa. Pra completar, alguns ainda colocam fogo e a fumaça tem provocado problemas respiratórios”, desabafou um leitor que preferiu não ser identificado.

Nossa Produção entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina. Em nota, a secretaria Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh) informou que “uma equipe de fiscalização será enviada ao local para identificar e notificar o proprietário, para que ele limpe e construa um muro nos limites do terreno“, por se tratar de terreno particular.

Ainda de acordo com a Sedurbh, “após a notificação, o prazo é de 15 dias para a limpeza do imóvel e de 60 dias para cercar o espaço, sujeito à multa que pode variar de R$ 600 a R$ 1300. A Sedurbh ainda orienta a população a formalizar a denúncia junto à Ouvidoria Municipal através do número de telefone 156, ou presencialmente na sede da Secretaria, de segunda à sexta-feira, pela manhã”, concluiu.

Valgueiro destaca que mais de três mil famílias podem ser beneficiadas com implantação de escola de ensino médio próximo ao Vivendas

Líder da Oposição fez cobrança para educação de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Líder da Oposição na Casa Plínio Amorim, em Petrolina, o vereador Paulo Valgueiro apresentou a Indicação n° 938/2019 solicitando à Prefeitura de Petrolina a doação de um terreno ao Governo de Pernambuco. O anseio é que o Estado construa uma escola de ensino médio para contemplar moradores dos residenciais Vivendas I e II, além do Monsenhor Bernardino.

LEIA TAMBÉM:

Valgueiro pede doação de terreno para construção de escola estadual próximo ao Residencial Vivendas

“A gente tem recebido insistentemente essa demanda por parte dos moradores do Vivendas para interceder junto ao município e ao Governo do Estado na construção de uma escola de ensino médio naquela localidade”, disse ao Blog.

A Indicação foi aprovada na sessão de quinta-feira (29) e segue para apreciação do prefeito Miguel Coelho. Valgueiro pede sensibilidade do Executivo, já que no local residem “mais de 2 mil famílias que moram no Residencial Vivendas, se você complementar com o Residencial Monsenhor Bernardino já passam de 3 mil famílias”.