Por recomendação do MPPE, Compesa não deve se envolver no saneamento do Dom Avelar

Prefeitura resolveu sanear bairro após impasse com Compesa (Foto: Jonas Santos)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não deve se envolver na obra de saneamento do bairro Dom Avelar, em Petrolina. A orientação veio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na última sexta-feira (11). O MPPE recomendou à Companhia não concluir a licitação n° 193/2019, já que o serviço está em execução por parte da Prefeitura.

Segundo a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Petrolina, Rosane Cavalcanti, o MPPE identificou que tanto o projeto do município quanto o da Compesa preveem a recuperação da rede de esgotamento sanitário já existente no Dom Avelar. A única diferença no projeto da Compesa é a ampliação da rede.

“O Ministério Público, tendo conhecimento de que existem dois projetos para a mesma área, tem o dever de buscar uma solução mais eficiente para o emprego dos recursos públicos. O município já iniciou os serviços no Dom Avelar. Como a Compesa tem um objeto mais amplo para o Dom Avelar é razoável que ela direcione os recursos para a parte do projeto que não será coberta pelas obras do município”, argumentou a promotora.

Cavalcanti disse ainda que a situação do Dom Avelar já é alvo de um inquérito civil instaurado pelo MPPE e conforme apuração do órgão, os problemas operacionais do equipamento estão gerando danos ambientais, incluindo o despejo de esgoto sem tratamento no Rio São Francisco.

Obras na Estrada da Banana seguem em ritmo acelerado

Obra segue em ritmo acelerado (Foto: Ascom/PMP)

A obra de duplicação da Estrada da Banana chegou a 65%. Quando pronta, as duas novas pistas de tráfego vão desafogar o fluxo de veículos nos bairros Antônio Cassimiro, Vale Dourado, Pedra Linda e residenciais próximos à Avenida Marechal Hermes da Fonseca.

No local as equipes da Prefeitura também vão implantar uma rotatória em frente ao Residencial Vinhedos. O projeto atualmente está na fase de prolongamento do pontilhão que há no local, da ciclovia, assentamento de meio-fio e ajuste da rotatória que dá acesso ao Pedra Linda.

“A população pode contar os dias para a entrega da duplicação da Estrada da Banana. Petrolina cresce cada dia mais e, esta obra, está à frente das necessidades da região, planejando e atendendo demandas futuras da comunidade”, disse o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

Miguel Coelho cobra empresa responsável por construção de viadutos na Sete de Setembro: “Que ela cumpra a licitação”

DNIT estuda rescindir contrato com empresa responsável por construir viadutos (Foto: ASCOM)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho quer que a empresa responsável pela construção dos viadutos na Avenida Sete de Setembro cumpra os prazos impostos na licitação. De acordo com o gestor, o prazo de apresentação do projeto executivo venceu e ela ainda não se manifestou, resultando na aplicação de uma multa por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“O prazo da empresa para apresentar o projeto executivo foi o último dia 30 de setembro, não apresentou. O DNIT já emitiu mais uma notificação, agora com multa, para que a empresa cumpra os prazos. O DNIT já admite rescindir o contrato, a gente entende ser a última das últimas opções porque vai demorar ainda mais para fazer licitação. Resta a gente fazer um apelo à empresa para que ela cumpra a licitação“, afirmou em coletiva de imprensa realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira (10).

Enquanto espera um posicionamento da empresa, Miguel celebra o andamento de obras importantes no melhoramento da infraestrutura da cidade. “Estamos fazendo a requalificação da orla, agora no mês de outubro devemos estar iniciando a duplicação da Avenida Clementino Coelho, a Estrada da Banana está em ritmo avançado e o próprio Dom Avelar que tanto pleiteou o saneamento e agora a gente vê as obras tornando isso tornando realidade”, finalizou.

Evento em alusão ao Dia do Fisioterapeuta levará serviços de saúde a moradores de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O sábado (12) é feriado nacional, mas em Petrolina será dia de cuidar da saúde. A Prefeitura de Petrolina levará às ruas a segunda edição do programa #EUMECUIDO, em alusão ao Dia do Fisioterapeuta. O evento é gratuito e acontecerá das 8h às 12h, na Praça da Catedral.

Entre as atividades ofertadas estão auriculoterapia; ventosaterapia; kinesioterapia; cinesioterapia; reike; pilates e aferição e pressão arterial. A ação é desenvolvida pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

“As nossas equipes atuam com o foco na educação em saúde, levando a informação para mais perto da comunidade, aumentando a resposta de resolutividade nas unidades, através da oferta nas ações de prevenção, na discussão de casos e atendimento nas diversas especialidades”, explicou a gerente do NASF- AB, Iara Catarine Souza.

Presidente do PSL em Pernambuco reafirma que Gabriel Menezes tem apoio do partido na candidatura a prefeito de Petrolina

Gabriel tem apoio do PSL para eleições em 2020, afirma Amaral (Foto: Reprodução/Facebook)

Se depender do presidente do PSL em Pernambuco, Marcos Amaral, Gabriel Menezes não sairá do partido e deve ser o candidato da sigla à Prefeitura de Petrolina em 2020. Amaral reafirmou apoio ao vereador nessa quinta-feira (10), durante uma entrevista na Rádio Jornal, no programa Super Manhã com Waldiney Passos

“Quem tem que decidir a permanência no PSL ou não é o Gabriel. Até 4 de abril ele é vereador do PSL. Não vejo a menor razão para ficar conversando isso, Gabriel é o nosso candidato prioritariamente. O PSL, por determinação do presidente Luciano Bivar, terá candidaturas nas principais cidades do Brasil, entre elas Petrolina”, destacou.

Cenário político em Petrolina

Ainda segundo Amaral, é normal Gabriel ser cortejado por outros partidos, contudo, o edil tem total apoio de Bivar e “será o nosso candidato a prefeito em Petrolina”. Dessa forma, uma aproximação do PSL com o grupo Coelho não afetaria na nomeação de Menezes.

“O próprio Luciano insiste que o Gabriel será o candidato dele. Tem quase um ano que essas especulações correm soltas em Petrolina. O Gabriel Menezes sabe que eu concordo com o nosso presidente e é praticamente impossível mudar de posição“, concluiu Amaral.

Paulo Valgueiro solicita mutirão de exames da mama no Outubro Rosa

Vereador quer mutirão de exames gratuitos à população (Foto: ASCOM)

Entre as Indicações apresentadas na sessão da última terça-feira (8), o vereador Paulo Valgueiro (MDB) reivindicou à Prefeitura de Petrolina uma ação especial no Outubro Rosa, mês destinado à conscientização sobre o câncer de mama.

O líder da Oposição quer um mutirão de exames nesse mês, para que as mulheres petrolinenses possam checar sua saúde. “No mês de outubro dedicado à prevenção do câncer de mama, solicitamos ao chefe do Poder Executivo para que ele possa promover um mutirão da saúde da mulher dentro da programação do Outubro Rosa e que sejam ofertados exames gratuitos de mamografia por livre demanda, sem a necessidade de marcação prévia”, afirmou.

Para o edil, o município deve adotar medidas efetivas na campanha. “A gente já viu os prédios da Prefeitura e alguns locais como o Monumento da Integração iluminados de rosa, mas a gente precisa que seja feita uma ação concreta através da prevenção e da orientação e da disponibilização dos exames de mamografia“, finalizou.

Inscrições para curso de LIBRAS da Prefeitura podem ser feitas até amanhã, em Petrolina

Estão abertas vagas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ofertado pela Prefeitura de Petrolina. As inscrições seguem até amanhã (2) e devem ser feitas no Centro Auditivo que fica localizado na Rua Tobias Barreto, Nº 240 – Centro.

A inscrição é gratuita e basta levar xerox do RG e uma foto 3×4. São disponibilizadas 90 vagas distribuídas em três turmas, divididas entre manhã e tarde.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, com duas horas. Pela manhã as aulas serão das 8h às 10h (segunda e quarta) ou 10h às 12h (segunda e quarta); à tarde, das 14h às 16h (terça e quinta).

Izacolândia recebe mutirão de saúde neste sábado

(Foto: ASCOM)

O Distrito de Izacolândia, em Petrolina receberá neste sábado (28) uma programação especial. A comunidade será contemplada com serviços de saúde, que serão ofertados na Unidade Saúde da Família (USF), das 8h às 12h.

Serão realizadas consultas com o psiquiatra, exame preventivo de colo do útero; consultas médicas para avaliação e troca de receitas, além de uma roda de conversa em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, campanha de prevenção ao suicídio.

“Essa foi uma iniciativa da equipe da unidade para otimizar nossos serviços e também de garantir o atendimento de saúde para toda população. Muitos pacientes trabalham durante a semana e, por isso, ofertamos esses eventos nos sábados. Para os serviços que precisavam de agendamentos, a exemplo dos exames e consultas com o psiquiatra, nós já avisamos nossos pacientes e pedimos para que não faltem”, explicou a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.

Caravana da Cidadania estará no bairro Cosme e Damião neste sábado

Atendimento começará às 8h (Foto: ASCOM)

Neste sábado (28) a Caravana da Cidadania estará no Cosme e Damião, para comemorar o aniversário do bairro. Essa será a 20ª edição do programa de prestação de serviços promovido pela Prefeitura de Petrolina e acontecerá na Associação de Moradores, na Rua 13, nº 60 a partir das 8h.

Os moradores terão acesso a diversos serviços, como cortes de cabelo feminino e masculino, escova e prancha; aferição de pressão arterial, testes rápidos para sífilis, HIV e glicemia; atendimento médico; auriculoterapia, ventosaterapia; emissão de ID Jovem e Carteira do Idoso; orientações previdenciárias (INSS); orientações e atendimentos do CREAS; aulas de zumba, capoeira e funcional, dentre outros.

“Convidamos toda a comunidade do Cosme e Damião para essa comemoração em dose dupla: o aniversário do bairro e o alcance de 20 edições da Caravana da Cidadania, um projeto que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e que contabiliza diversos atendimentos à população petrolinense”, disse o secretário Jorge Assunção.

Feincartes 2019 acontecerá entre 8 e 17 de novembro, em Petrolina

Edição de 2019 é a 7ª do evento (Foto: Divulgação)

Entre os dias 8 e 17 de novembro Petrolina sediará a 7ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes). O evento que é realizado a cada dois anos acontecerá no Centro de Convenções, com o apoio da Prefeitura de Petrolina.

Artesãos locais, nacionais e internacionais participarão da Feira e os detalhes do evento já estão sendo discutidos. O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito e o diretor de Turismo, Ênio Alelaf, se reuniram (dia) com a Maria Mathias, diretora da Feincartes, para alinhar os detalhes do evento deste ano.

E se a edição de 2019 ainda acontecerá, os detalhes da próxima Feincartes já estão em pauta. A programação completa da Feira será divulgada nas próximas semanas.

Petrolina: Oposição apresentará novo Requerimento que deve gerar polêmica na sessão dessa quinta-feira

Sessão deve ser marcada por polêmicas (Foto: Blog Waldiney Passos)

A quinta-feira (26) na Casa Plínio Amorim promete ser novamente de clima quente. Assim como na terça-feira (24), os vereadores da Oposição vão apresentar um Requerimento pedindo informações à Prefeitura de Petrolina acerca da investigação da Operação Lava-Jato contra o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

O Requerimento n° 300/2019 tem como autores Gabriel Menezes (PSL), Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (MDB) e “esclarecimentos acerca das graves denúncias amplamente divulgadas” onde cita-se uma “possível contratação dessas empresas pela Prefeitura de Petrolina na gestão do atual Prefeito para pagamento de empréstimos ilegais”.

Esse mesmo pedido, mas com nome do vereador Elismar Gonçalves (MDB) foi derrubado por 16×4 na sessão da última terça, depois de um longo e acalorado debate. Na pauta também constam três projetos de Lei do Legislativo para votação. Eles propõem a entrega de Medalhas e Título de Cidadão Petrolinense.

Prefeitura entrega 165 aparelhos auditivos a moradores de Petrolina

Prefeito Miguel Coelho esteve na entrega dos aparelhos (Foto: Ascom/PMP)

165 aparelhos auditivos foram entregues a pessoas com deficiência que moram em Petrolina na terça-feira (24). O prefeito Miguel Coelho esteve na ação, que vai proporcionar uma nova vida a crianças, adolescentes, adultos e idosos da cidade.

“É sempre emocionante ver esses pacientes receberem os aparelhos. É uma verdadeira transformação de vida para quem não ouvia ou perdeu uma parte desse sentido. Um benefício como esse, de oferecer algo tão essencial, vale todo o investimento feito no tratamento oferecido pela prefeitura”, disse o prefeito.

A entrega dos aparelhos aconteceu no Centro Auditivo Ari Brasil. A unidade atende, em média, 8 mil pacientes. A estrutura funciona em parceria da Prefeitura de Petrolina e o Governo Federal.

Petrolina ganha novo Centro Pop, localizado no Jd. São Paulo

(Foto: Ascom/PMP)

O Novo Centro POP de Petrolina foi entregue a população na noite de ontem (23). A unidade, localizada no bairro Jardim São Paulo tem capacidade de acolher 180 pessoas em situação de rua e custou R$ 35 mil para ser construído.

A unidade tem 290 m² e conta com salas de atendimento psicológico, assistência social, ambiente com TV, refeitório onde serão ofertadas três refeições, além dos vestiários para banho diário. O Centro POP do Jardim São Paulo ainda disponibilizará a pessoas em situação de rua alguns cursos de artesanato e serviços de apoio como retirada de documentos e cadastro no Bolsa Família.

“Quando pegamos essa obra em 2017, estava abandonada e até com as fundações em risco. Tivemos que refazer e colocar mais recursos da prefeitura. Portanto, deu muito trabalho, mas priorizamos porque sabemos do valor social do Centro POP. E agora, entregando um equipamento tão estruturado como esse, demonstramos a grande preocupação da prefeitura com os que menos tem ou nada tem“, disse Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.

Leitora flagra cena de maus-tratos a animal e cobra fiscalização em Petrolina

Cena causou revolta a protetores da região (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma imagem circulou nas redes sociais no final de semana: um jumento levando uma motocicleta que estava em cima de uma carroça, em Petrolina. O flagrante gerou revolta entre protetores de animais, os quais cobraram mais fiscalização do Poder Público.

“Essa imagem foi tirada por uma protetora, ela ligou para a polícia que não foi até o local. É um descaso que está tendo de maus-tratos aos animais, é crime e as pessoas não têm respeito pelos nossos animais. O animal tem seu limite, assim como nós seres humanos também temos“, disse uma leitora que enviou a foto à nossa Produção.

Crime previsto em lei

É importante lembrar que maus tratos a animais é crime previsto em lei e nesse ano o Senado Federal elevou a pena de 1 a 4 anos de detenção, com a possibilidade de multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, ainda que por negligência.

Nossa Produção entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina para saber quais ações o município vem adotando no sentido de fiscalizar esse crime e a punição ao agressor. Até o momento não tivemos resposta.

Miguel assina ordem de serviço do Centro de Parto Normal, que deve ser entregue em março de 2020

Prefeito assinou ordem de serviço no aniversário de Petrolina (Foto: Ascom)

O tão esperado Centro de Parto de Petrolina vai sair do papel. O prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para construção da unidade no aniversário da cidade (21), que terá capacidade para realizar 150 partos por mês, desafogando o Hospital Dom Malan/IMIP.

O Centro de Parto será construído em frente ao Hospital Universitário, no prédio onde deveria funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quando construída, cinco leitos ficarão disponíveis à população e funcionará todos os dias, 24h.

A previsão do prefeito é que o Centro de Parto Normal seja inaugurado em março de 2020, como forma de celebrar o mês da mulher. “As mães de Petrolina tem passado momentos de muita apreensão e medo por conta da superlotação no atendimento. Essa realidade não poderia mais esperar pelo Governo do Estado, por isso, decidimos construir uma casa de partos com recursos próprios. Dessa forma, estamos valorizando a vida das mães petrolinense a preservando o futuro de nossa cidade“, destacou.