Pesquisa econômica da Facape e Univasf gera boletim que pode auxiliar MPEs locais

Empreendedores e empresários precisam estar atentos aos altos e baixos do mercado para saber quando, como e onde investir. Pensando nesse público, o Núcleo de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos do Semiárido (Nupes) surgiu com a expectativa de construir um banco de dados para auxiliar empreendedores públicos e privados do cenário local. O grupo de pesquisa é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é formado por acadêmicos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

A partir de um levantamento de dados por questionários estruturados, a pesquisa é feita para avaliar a confiança dos empresários e expectativa do consumidor na economia do país, do Estado de Pernambuco e do município de Petrolina, gerando dois índices: de confiança dos empresários (ICE) e de expectativa do consumidor (IEC). A cada três meses, o boletim econômico de Petrolina é gerado com a evolução do ICE e do IEC e o resultado do estudo é divulgado pela Facape.

​A pesquisa estuda os fatores que influenciam o desenvolvimento socioeconômico do semiárido nordestino, o grau de confiança dos agentes econômicos e suas expectativas. Essa avaliação tem a finalidade de capturar os sentimentos dos consumidores e dos empresários em relação à economia, a partir de suas opiniões, sendo frequentemente utilizado para antecipar as tendências de gastos e de consumos das famílias. A pesquisa utiliza como metodologia de referência a mesma desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, a economista Liliane Ferreira, os estudos são importantes para conhecer a realidade socioeconômica da região. “Esses instrumentos podem auxiliar a tomada de decisão de micro e pequenas empresários. Além disso, abre-se espaço para discussão de dados econômicos do Vale do São Francisco. Para o Nupes, o desenvolvimento socieconômico pode ser resultado do capital social ou rede de atores que fazem a diferença em nível de desenvolvimento local”, reforça a economista.

Confira o boletim lançado no mês de julho de 2017. O próximo estudo deve ser divulgado em novembro, com dados referentes aos meses de julho, agosto, setembro e outubro.

Estudantes da Fundação Getúlio Vargas pesquisam Sistema de Educação de Petrolina

Os alunos da FGV também estão conhecendo projetos desenvolvidos pela prefeitura. (Foto: ASCOM)

A capital do São Francisco, Petrolina, está recebendo estudantes do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Os visitantes estão realizando um estudo sobre a educação do município e suas transversalidades.

Petrolina foi uma das cinco cidades selecionadas nos país, em quatro estados brasileiros: Piauí, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná, para receber os estudantes. A escolha partiu por conta de uma parceria da FGV com o Instituto Communitas.  Segundo a estudante Victória Durello, o objetivo da visita é realizar um diagnóstico para saber como a Secretaria de Educação trabalha com a Educação Pública. O resultado da pesquisa será apresentado em São Paulo, na própria FGV no dia 07 de novembro, como resultado final da disciplina.

Como parte da agenda dos estudantes, eles acompanharam, nesta terça-feira(24), a realização do projeto Prefeitos do Amanhã na escola Moisés Barreto, na Agrovila Massangano. Na oportunidade, o prefeito Miguel Coelho, agradeceu a visita dos futuros administradores e destacou a importância do intercambio de saberes.

“É uma troca de experiências importante é que mostra Petrolina como um exemplo na educação pública. A FGV é referência nacional em conhecimento e ensino, portanto, ser alvo de estudo desta instituição nos dá orgulho e motivação para buscar aperfeiçoar ainda mais o trabalho na rede municipal”.

Os alunos da FGV também estão conhecendo projetos desenvolvidos pela prefeitura e terão reuniões com gerentes, técnicos e com a secretária de Educação, Maéve Melo, além de visitar unidades, a exemplo da José Esmerindo Ribeiro, a maior da Rede Municipal. A comitiva fica na cidade até o próximo sábado.

Especialista faz alerta para a preservação de lagoas em Juazeiro

A lagoa do Calú foi a que apresentou menos impactos ambientais. (Foto: Divulgação/Giúllian Rodrigues)

Pesquisa divulgada pelo projeto Conviverde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) alerta para a importância da preservação das lagoas de Juazeiro, para o ecossistema do semiárido. A pesquisa que aconteceu em parceria com a pesquisadora do IBGE do Rio de Janeiro, Rosângela Botelho, elaborou um diagnóstico que avalia situação de três lagoas de Juazeiro: a lagoa do Calú, a lagoa Dom José Rodrigues e lagoa Antônio Guilhermino.

Entre as lagoas analisadas, a do Calú foi a que apresentou menos impactos ambientais, alcançando média de 2,96 pontos numa escala que vai de 0 a 5. Já as lagoas Dom José Rodrigues e Antônio Guilhermino, apresentaram condições ambientais ruins, com uma média de 1,7 e 1,3 pontos, respectivamente. Para a pesquisadora Rosângela Botelho, esses impactos são negativos para a população, já que essas lagoas acabam concentrando uma grande quantidade de vetores transmissores de doenças, como mosquitos e ratos.

Já as outras duas lagoas, que estão localizadas em áreas afastadas do centro encontram-se deterioradas, com esgotos despejados sem tratamento e sem nenhum projeto de regeneração.

As lagoas Dom José Rodrigues e Antônio Guilhermino acabam se transformando em espaços de uso restrito a uma parcela pequena de pessoas. O estudo apontou ainda que essas lagoas são negligenciadas por conta da falta de preservação e que, caso seja realizado um projeto de recuperação, podem ser transformadas em áreas verdes livres de lazer, trazendo melhorias para qualidade ambiental e para a vida da população.

“Com aperfeiçoamento do paisagismo já existente e fazendo tratamento para deixar a tonalidade da água mais clara, é possível fazer um criatório de peixes, por exemplo. Isso seria interessante principalmente para as crianças”, comenta a pesquisadora Rosângela Botelho sobre a lagoa do Calú.

Sobre as outras duas lagoas, Rosângela ressalta a necessidade da construção de barreiras ao redor que protejam do escoamento das chuvas e do esgoto que sai das casas.

 Com informações da Agência MultiCiência

Estudantes LGBT se sentem inseguros nas escolas, aponta pesquisa

A maioria dos estudantes latino-americanos que se identificam como gays, lésbicas ou transexuais se sentem inseguros nas escolas. Esse é o resumo de uma pesquisa realizada em sete países da América Latina entre dezembro de 2015 e março de 2016. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (18), em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

A pesquisa foi feita com estudantes do ensino básico, com idade acima de 13 anos e que se identificavam como LGBT. No Brasil, 1.016 adolescentes responderam ao questionário, feito pela internet, de forma anônima. E o cenário é o seguinte: 73% desses estudantes sofrem bullying homofóbico; 60% se sentem inseguros nas escolas; e 37% já sofreram violência física.

LEIA MAIS

ICM revela boas condições em 67% das Rodovias Federais

(Foto: Ilustração)

Através do monitoramento criado pelo o governo federal, o Indicador de Qualidade das Rodovias Federais (ICM), avaliou que 67% da malha estão em boas condições. Do restante, 20% está em situação regular, 7% em situação ruim e 5% em estado péssimo. O resultado é relativo ao quadro geral das rodovias no primeiro semestre de 2017.

Essa foi a primeira edição da pesquisa, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A segunda está prevista para o início de 2018. A expectativa é que, a partir do ano que vem, as edições passem a ser produzidas trimestralmente.

O levantamento foi elaborado por uma equipe de 80 engenheiros, divididos em 35 equipes. Foram analisados os 52 mil quilômetros que compõem a malha viária federal. Não estão incluídas as estradas estaduais e as rodovias federais concedidas a outros entes públicos ou privados para exploração.

Com informação do EBC

Queda de Dória em pesquisa, cresce o foco do DEM em Luciano Huck

A avaliação de um integrante da cúpula do DEM é que se João Doria iniciar uma tendência de queda irreversível nas pesquisas “nem ele será candidato se tiver juízo”. (Foto: Reprodução)

Desde que a última pesquisa Datafolha mostrou estagnação de João Doria na corrida presidencial, o discurso do DEM sobre eventual candidatura do prefeito mudou. Demistas dizem que não vão entrar num “projeto kamicaze” de comprar briga com o PSDB e com Geraldo Alckmin para lançar o prefeito ao Planalto. O foco do DEM se voltou para Luciano Huck, com quem a sigla mantém encontros frequentes.

O partido, contudo pode também não lançar candidato e apoiar Alckmin, sobretudo se o secretário Rodrigo Garcia for escolhido pelo tucano para ser candidato ao governo de São Paulo.

Antes do último levantamento Datafolha, o DEM se reuniu diversas vezes com Doria e sinalizou portas abertas. Hoje, o entendimento é que, se continuar derretendo nas pesquisas, o próprio prefeito desistirá da campanha. Apesar da desconfiança, a avaliação geral entre os demistas é que não se deve negar abrigo ao prefeito da maior cidade do país, embora a candidatura não seja certa.

Com informações do Estadão

Eleições 2018: 14% dos eleitores venderiam seus votos, diz pesquisa

(Foto: Ilustração)

Uma pesquisa O Eleitor e suas Visões de Mundo, do Instituto de Pesquisas Uninassau, apontou 14% dos 624 entrevistados, trocariam seus votos por um emprego ou por dinheiro.

O levantamento, apontou ainda que 74% dos pesquisados não venderiam seus votos por nada, no entanto, 63% dos participantes disseram que conhecem pessoas trocam seus votos no dia da eleição.

“Esses números mostram que há uma parcela dos entrevistados que comercializam seus votos, mas não querem admitir, e que também há aqueles que realmente conhecem pessoas que fazem isso”, avaliou o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do estudo.

Com informações do JC

Estudo revela que brasileiros apoiam posições autoritárias por medo

(Foto: Ilustrativa)

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6) revelou que o medo da violência faz com que o brasileiro tenda a apoiar posições autoritárias, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estudo parte das respostas da população a 17 enunciados colhidas pelo instituto Datafolha para criar o “índice de propensão ao apoio a posições autoritárias”. Numa escala de 0 a 10, o índice chega a 8,1 no Brasil.

A pesquisa mostra que o índice de propensão ao apoio a posições autoritárias varia de acordo com a escolaridade, a faixa etária, a cor/raça, a classe econômica, o porte do município e a região do país.

Com informações do G1

Pesquisa revela que grávidas deveriam fazer testes do vírus da zika várias vezes durante a gestação

(Foto: Ilustração)

Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), as gestantes devem realizar mais de uma vez o teste do vírus da zika. O estudo sugere que o resultado negativo obtido em um único exame pode não ser suficiente para tranquilizar familiares e médicos.

A pesquisa incluiu 13 mulheres em diferentes estágios da gestação, atendidas no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. O estudo será publicado em novembro na revista Emerging Infectious Diseases.

De acordo com o professor, em cinco gestantes o resultado voltou a dar positivo para a presença do vírus mesmo após a carga ter zerado em exames anteriores. Em todos os casos, o causador da doença desapareceu do organismo logo após o parto.

“O que a pesquisa sugere é que um exame pode não ser suficiente, então seria importante repetir mais vezes. Agora a periodicidade dos exames não podemos dar com exatidão porque precisaríamos de um número maior de gestantes na pesquisa”, afirma.

Nogueira aponta que o ideal seria repetir o exame pelo menos mais duas vezes nas gestantes, mesmo nos casos em que o resultado do teste molecular dá negativo. “Costumamos fazer esse tipo de exame com amostras de urina por ser mais fácil de obter e também porque no sangue a carga viral é ainda mais baixa e desaparece mais rapidamente”, diz.

Com informações do G1

Maioria no país quer Lula preso e Temer processado

Os fatos já revelados pela Lava Jato são suficientes para que Lula seja preso, na opinião de 54% da população, segundo o Datafolha. O apoio à prisão do ex-presidente, condenado a 9 anos e 6 meses por corrupção e lavagem de dinheiro, cresce nos grupos dos mais ricos (76%) e instruídos (69%). Prevalece entre todos, porém, a ideia de que ele não será preso (66%). O petista recorre em liberdade. Pelo entendimento do STF, só começará a cumprir apena se a segunda instância ratificar a decisão. A pesquisa revela também que 89% defendem a continuidade das investigações contra Michel Temer (PMDB), acusado pela PGR de obstruir a Justiça e integrar organização criminosa. A abertura do processo depende de autorização pela Câmara dos Deputados. A gestão Temer (PMDB), avaliada como ruim ou péssima por 73%, atingiu a maior reprovação já registrada pelo instituto desde o fim da ditadura. Contraditoriamente, o grupo que pede sua saída caiu de 65%, em junho, para 59%.

CNI/Ibope: Avaliação positiva de Temer cai para 3%

O índice dos que consideram o governo como bom ou ótimo oscilou de 5% para 3%, dentro da margem de erro (Foto: Internet)

O governo Michel Temer atingiu os seus piores índices de avaliação, aprovação e confiança entre brasileiros, aponta pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira (28).

No levantamento, realizado neste mês, o percentual de entrevistados que avaliam a gestão como ruim ou péssima cresceu de 70% para 77% em relação à pesquisa anterior, feita em julho. O índice dos que consideram o governo como bom ou ótimo oscilou de 5% para 3%, dentro da margem de erro. Outros 16% classificam o governo como regular e 3% não souberam ou não quiseram responder.

LEIA MAIS

Preço médio da gasolina sobe e atinge recorde de R$ 3,85; Em Petrolina a média é de R$ 4,39

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 9 deste mês. (Foto: Ilustração)

Segundo dados do Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis (LPMCC) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina para o consumidor brasileiro atingiu na semana passada o valor recorde no ano de R$ 3,850 por litro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 9 deste mês e divulgada hoje (12). De acordo com o estudo, que analisou 3.160 postos, o menor preço encontrado de venda da gasolina foi de R$ 3,149 e o máximo de R$ 4,950. Para as distribuidoras, o preço médio da gasolina por litro alcançou R$ 3,410.

Petrolina

Ainda segundo a pesquisa, em Petrolina, no Sertão Pernambucano, a média dos valores da gasolina é de R$ 4,39. Dos postos pesquisados, o menor preço encontrado foi de R$ 4,299 e o maior R$ 4,399.

Segundo Lula, Bolsonaro é resultado do analfabetismo político no Brasil

Bolsonaro tinha 8% em dezembro de 2016, passou a 14% em abril e subiu para 16% em junho. O cenário para o deputado é de mais crescimento nas pesquisas. (Foto: Internet)

O crescimento do deputado Jair Messias Bolsonaro (PSC) nas pesquisas eleitorais para presidente do Brasil têm chamado a atenção do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Contudo, para Lula, o bom desempenho do deputado é resultado do analfabetismo político no Brasil.

“Essa figura [Bolsonaro], no fundo, é resultado do analfabetismo político no Brasil. Você passa a compreender que, fora da política, você vai encontrar um cara que é diferente e que pode resolver, ou um político grotesco, como é essa figura, agressivo, que ofende as mulheres, que ofende negros. É um cidadão que não tem o mínimo de respeito com as pessoas. O Brasil tem que negar isso”, disse o ex-presidente.

Durante entrevista para TVE da Bahia, nesse domingo (27), Lula foi questionado sobre a motivação do crescimento de Bolsonaro nas intenções dos eleitores do Brasil e afirmou que não citaria o nome do deputado, pois havia aprendido que “em política, a gente não cita nome dos adversários”, reconhecendo a força de Bolsonaro.

Na última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial de 2018, divulgada em junho, Lula aparece estável na liderança, com 29% a 30% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal, que registrou uma tendência de alta. Bolsonaro tinha 8% em dezembro de 2016, passou a 14% em abril e subiu para 16% em junho, ao lado de Marina Silva, da Rede.

Pesquisa da Facape aponta queda no valor da cesta básica em julho

(Foto: ASCOM)

A pesquisa realizada pelo Colegiado de Economia da Facape, na comparação dos meses de junho e julho, apresenta deflação no Índice de Cesta Básica (ICB), em Petrolina e Juazeiro. Na cidade pernambucana, a queda no valor da cesta básica foi de 1,13%, enquanto no município baiano a redução chegou a 2,57%.

A soma dos produtos básicos totaliza um valor de R$ 314,60 em Juazeiro e de R$ 329,83 em Petrolina, que chama atenção, no acumulado dos últimos doze meses, com uma deflação de 1,80%. Já de janeiro a julho, os cálculos da cidade indicam inflação de 3,40%.

Dentre os produtos da cesta básica, carne, tomate, pão francês e banana representam percentualmente o maior valor no total do custo. Desses, apenas a carne teve aumento no seu preço médio no mês. 

LEIA MAIS

Pesquisa revela que oito em cada dez eleitores desejam a abertura de processo contra Temer

79% das pessoas consultadas concordaram com a avaliação de que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice, isso mesmo, “cúmplice, da corrupção”. (Foto: Internet)

A pesquisa do Ibope, encomendada pela Avaaz, consultou 1mil eleitores para saber o que eles esperam dos deputados na sessão marcada para esta quarta-feira. 81% disseram que o processo deve ser aberto.

A pesquisa foi feita por telefone, com leitores com idade a partir de 16 anos, entre os mais jovens, que tem de 16 a 24 anos, a vontade de tocar a investigação para frente é de quase 90% dos entrevistados e 70% dos que tem 55 anos ou mais também pensam assim.

A pesquisa reflete a forte expectativa da população sobre o que a Câmara vai decidir. Para 73% dos eleitores consultados, o deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018.

Ou seja, assumir que é contra ou a favor de Temer vai ter impacto direto no resultado das eleições no ano que vem. O levantamento consiste em várias afirmações e as pessoas responderam se concordam, discordam, não sabem ou não querem responder.

A maioria disse que vai respeitar a decisão da Câmara, mas sem esconder que vai ficar indignada se os deputados derrubarem a denúncia. E mais, 79% das pessoas consultadas concordaram com a avaliação de que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice, isso mesmo, “cúmplice, da corrupção”.

Com informações da CBN