Estudantes da Univasf trancam portões do Campus Juazeiro em protesto contra mudança na rota de ônibus

Protesto acontece em vários campi da Univasf

A sexta-feira (24) começou com protesto dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Juazeiro. De acordo com o movimento, a manifestação tem dois pontos importantes: a insatisfação com a mudança na rota dos ônibus da universidade e o corte nos orçamentos.

Segundo os estudantes, os portões dos campi em Petrolina – sede e zona rural – também foram trancados nas primeiras horas de hoje. Eles permanecerão fechados até 8h30 e às 9h o grupo deve se reunir na Reitoria para discutir o andamento da manifestação.

O Blog Waldiney Passos procurou a Univasf para saber se existe a possibilidade das demandas apresentadas pelos estudantes serem atendidas, em especial a mudança na rota do transporte da própria universidade. Estamos aguardando retorno da instituição.

Vice-presidente da Associação de Taxistas chama atenção para segurança de passageiros por falta de fiscalização de clandestinos

Taxistas já haviam se manifestado na frente da Prefeitura, cobrando votação da matéria (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão de terça-feira (14) na Casa Plínio Amorim, um grupo de taxistas levou as demandas da categoria até os edis. Naquele dia eles realizaram uma manifestação no Centro de Convenções, cobrando da Prefeitura de Petrolina uma atitude firme contra os motoristas clandestinos.

LEIA TAMBÉM:

Manifestação dos taxistas vai à Casa Plínio Amorim e recebe apoio dos vereadores

O vice-presidente da Associação de Taxistas de Petrolina (Astape), José Nildo conversou com o Blog e afirmou que a categoria é contra os clandestinos e não contra motoristas de aplicativos. Segundo Nildo, a Prefeitura vê a atuação dos irregulares e nada faz.

“O órgão até agora, a única coisa que ele diz é que não pode punir. Você liga para ele, ele te atende e de repente acontece algo fora do normal. Eles sabem que são clandestinos, mas você não sabe que ele é”, destaca o vice-presidente da Astape.

LEIA MAIS

Manifestação dos taxistas vai à Casa Plínio Amorim e recebe apoio dos vereadores

Vice-presidente da Astape falou sobre manifestação (Foto: Blog Waldiney Passos)

Taxistas de Petrolina marcaram presença na sessão dessa terça-feira (14) na Câmara de Vereadores de Petrolina. Desde cedo a categoria está reunida no Centro de Convenções da cidade, cobrando da Prefeitura mais fiscalização contra os transportes clandestinos.

A manifestação foi anunciada no começo do mês o e segundo o vice-presidente da Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape), José Nildo o momento serve para mostrar a insatisfação da classe com o município. Durante a sessão vários edis demonstraram apoio à causa, entre eles o vereador Paulo Valgueiro (MDB) que apresentou o Requerimento nº 162/2018, cobrando mais fiscalização.

LEIA TAMBÉM:

Paulo Valgueiro pede maior fiscalização da AMMPLA contra transporte clandestino de passageiros

“Essa manifestação é resultado de várias cobranças das quais nós temos feito ao Poder Público em relação à fiscalização com os motoristas que dizem ser motoristas de aplicativos e eles não são. Eles trabalham distribuindo cartões, divulgando número em redes sociais, até cartazes têm colocado em alguns pontos da cidade e isso por lei é ilegal”, comentou ao Blog.

Prática ilegal

Segundo José Nildo, mesmo sabendo dessa situação a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) não tomou providências para coibir a ação dos clandestinos. Ele também desmentiu que a classe está contra os motoristas de aplicativos.

“Nós não somos contra o aplicativo, o motorista que se disponibiliza a trabalhar pelo aplicativo, ele trabalha pelo aplicativo”, destacou o vice-presidente da Astape.

Perdas financeiras

Ele afirma ainda que a Associação já ouviu relatos de que em festas os clandestinos têm entrado em atrito com os taxistas legalizados. A categoria teme que algo pior possa acontecer. Outro problema é a perda de clientes.

“Em torno de 30% de movimento, mas nossa questão é além do financeiro. É a questão da mobilidade urbana e da segurança pública, muita gente não é daqui e está fazendo isso fora do aplicativo. Nossa luta é contra os clandestinos, isso não é admissível”, finaliza.

No Dia do Basta, bancários de Petrolina denunciam retirada de direitos e cobram reajuste salarial

Presidente do Sindicato falou sobre manifestação (Foto: Blog Waldiney Passos)

A manhã dessa sexta-feira (10) é marcada pela manifestação dos bancários em Petrolina. O movimento foi aprovado em assembleia geral realizada no meio da semana e é repetido em todo o estado. Aqui na cidade, o atendimento nas agências bancárias não interrompido, mas os bancários estão mobilizados para apresentar a pauta de reivindicações.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Petrolina e Região (SEEB), Augusto Ribeiro conversou com o Blog Waldiney Passos e falou sobre o ato realizado pela categoria no dia de hoje, que não descarta uma possível greve.

LEIA TAMBÉM:

Bancários de Petrolina realizam manifestação, mas atividades não serão paralisadas

“É uma forma de representar a nossa insatisfação com o que está sendo negociado em mesa com os banqueiros, com relação aos bancos privados e públicos. Temos tido retirada de direitos, a própria reforma trabalhista produziu isso, tem nos prejudicado de sobremaneira”, disse Augusto.

LEIA MAIS

Bancários de Petrolina realizam manifestação, mas atividades não serão paralisadas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Essa sexta-feira (10) marca o Dia do Basta para os bancários de Pernambuco, que aprovaram estado de greve na última quarta-feira (8) em Assembleia Geral. Em Petrolina, o Sindicato dos Bancários de Petrolina e Região (SEEB) afirmou que não haverá paralisação das atividades.

LEIA TAMBÉM:

Bancários de Pernambuco param nesta sexta

Durante a manhã, assim que for iniciado o expediente nas agências da cidade, os funcionários participarão de uma manifestação no Banco do Brasil, para chamar atenção à pauta da categoria, que inclui não apenas o reajuste salarial.

Na próxima sexta-feira (17) um novo encontro no Recife deve se reunir, para ouvir as propostas dos bancos. Caso não haja avanço, os bancários devem iniciar uma greve no estado.

Terreiros fazem manifesto em frente ao MPPE em favor do sacrifício de animais em cultos

(Foto: Marcelo Aprígio/JC Online)

Na manhã desta quinta-feira (09), representantes das comunidades religiosas de matriz africana se concentraram em frente ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Recife. O ato era em defesa da liberdade religiosa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta tarde um recurso que pode impedir o sacrifício de animais em cultos das religiões africanas. Na oportunidade, será discutido se lei estadual poderia autorizar o sacrifício de animais em rituais de religiões de matriz africana.

“Esse estado é laico. Como pode ser retirado das matrizes africanas o direito mais sagrado que elas têm?”, indagou Mãe Elza, coordenadora do movimento Rede Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (Rede ACTP).

LEIA MAIS

Estudantes da Escola Antônio Padilha apresentam demandas a GRE de Petrolina

Um movimento organizado pelos alunos da Escola Estadual Antônio Padilha, no bairro José e Maria, em Petrolina conseguiu colocar frente a frente, estudantes e representantes da Gerência Regional de Educação (GRE), na manhã dessa quinta-feira (9).

Segundo apuração do Blog, os estudantes vinham negociando o encontro com a GRE há algumas semanas, tendo inclusive ameaçado fazer uma paralisação até que a Gerência resolvesse escutar as reivindicações dos alunos.

Na Audiência Pública os estudantes trataram de pontos como a infraestrutura da quadra de esportes, no prédio da unidade, salários atrasados de funcionários terceirizados, falta de lanche, internet e instrumentos musicais. Todas as demandas foram registradas em ata e será protocolado na sede da GRE.

O ato foi organizado pelo grêmio estudantil, União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), que enviaram seus representantes para o encontro.

Taxistas de Petrolina vão parar atividades, categoria cobra mais fiscalização contra clandestinos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nos próximos dias 14 e 15 de agosto os taxistas de Petrolina vão paralisar suas atividades em forma de protesto. O motivo da manifestação é a falta de fiscalização do poder público contra os motoristas que atuam de maneira irregular na cidade.

Segundo representantes da Associação dos Taxistas de Petrolina (Astape), a categoria quer mais efetividade dos órgãos municipais que estão deixando de fiscalizar aqueles que realizam o transporte de passageiros sem o Termo de Permissão e também não estão cadastrados nos aplicativos.

Durante os dois dias os taxistas estarão concentrados no Centro de Convenções da cidade e a intenção é cruzar os braços até que seja sinalizado algum avanço nas negociações.

Em contato com a nossa equipe, a Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) afirma ter intensificado a  fiscalização contra os transportes irregulares na cidade. São alvo dessa ação veículos escolares, táxis, mototáxis, veículos de turismo, vans e ônibus.

Manifestação na quinta-feira (2) cobrará judiciário sobre Caso Beatriz

Mais um ato pedindo justiça pelo assassinato de Beatriz Angélica Mota está marcado para esta quinta-feira (2), em Petrolina. O grupo se reunirá às 6h30 no Fórum da cidade, para cobrar atitudes do Poder Judiciário, após a recusa do mandado de prisão preventiva solicitado pelo Ministério Público e Polícia Civil do município contra Alisson Henrique.

LEIA TAMBÉM:

“Uma série de erros foram cometidos”, afirma Lucinha Mota sobre investigações do Caso Beatriz

Caso Beatriz Mota: Alisson Henrique pede direito de resposta e nega ter apagado imagens do Colégio Maria Auxiladora

Caso Beatriz: colégio nega que acusado de apagar imagens tenha sido funcionário da instituição

Ele é ex-prestador de serviço do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora e segundo as investigações, teria apagado imagens do crime, especificamente no horário e data em que Beatriz foi morta. O fato veio à tona na semana passada e causou revolta nos pais da garota, Lucinha Mota e Sandro Romilton.

A manifestação é organizada pelos pais de Beatriz, em apoio com os grupos Somos Todos Beatriz e Beatriz Clama por Justiça.

Funcionários dos Correios marcam protesto para terça-feira (17)

(Foto: Arquivo)

Funcionários dos Correios que fazem parte do Fundo de Pensão dos Funcionários dos Correios (Postalis) agenderam um protesto para terça-feira (17), em todo o Brasil. Em Pernambuco a maior paralisação deve acontecer na capital Recife, às 9h30, em frente ao edifício dos Correios.

A manifestação é contra o dinheiro desviado do fundo de pensão, que nem mesmo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) conseguiu desvendar a situação. O rombo no Postalis coloca em risco a aposentadoria dos servidores, já que os desvios somam cifras bilionárias.

Ao jornal Diário de Pernambuco, Maria Inês Capeli Fulginiti, presidente da Associação dos Profissionais dos Correios, o movimento dos trabalhadores será realizado pelos diversos núcleos regionais da associação em parceria com outras entidades representativas.

Estudantes e movimentos sociais de Petrolina realizam Ato em Defesa da Educação nesta sexta-feira

(Foto: Reprodução/ Internet)

Estudantes, professores e integrantes de movimentos sociais e políticos devem realizar na manhã de hoje (29), um ato em defesa da Educação. A concentração está marcada para às 9h na praça do Bambuzinho, no centro de Petrolina (PE).

Segundo os organizadores, a manifestação é contra os cortes nas bolsas de estudo dos estudantes indígenas e quilombolas, contra o projeto Escola Sem Partido, contra os cortes na assistência estudantil, contra a má estrutura nas escolas e contra a privatização da educação.

Devem participar estudantes e professores do IF-Sertão Petrolina, Uneb de Juazeiro, Univasf e UPE Campus Petrolina.

Agricultores familiares pedem restabelecimento de água no Projeto Pontal

(Foto: Ascom/STTR)

Um grupo de moradores do Projeto Pontal esteve no prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na tarde de hoje (14), para dialogar com a superintendência regional sobre o corte de água no local.

Os agricultores familiares são proprietários de terras no Pontal e foram atingidos pela determinação da Justiça Federal contra os assentados do Movimento Sem Terra. O Blog Waldiney Passos apurou que o grupo se reuniu com a superintendência e foi assegurado a eles que até amanhã a Codevasf emitirá um prazo para o restabelecimento do fornecimento de água.

A Codevasf ganhou na Justiça a reintegração de posse dos Acampamentos Dom Tomás e Democracia, ocupados pelos assentados que já foram expulsos do local e retornaram ainda em maio.

Greve dos caminhoneiros continua e ganha adesão de outras categorias

(Foto: reprodução/TV TEM)

A greve dos caminhoneiros chega ao oitavo dia e ganha adesão de outras categorias. Vans escolares, petroleiros e policiais rodoviários declararam apoio ao movimento e param em alguns estados. Neste momento ocorre a interdição parcial ou total de vias em 20 estados e no Distrito Federal.

Oito aeroportos estão sem combustível para operar normalmente. Mesmo com a proposta do governo em baixar R$ 0,46 no diesel por 60 dias, conceder desconto no pedágio e reservar fretes da Conab para autônomos, os protestos continuam. Em oito estados a saída de refinarias estão fechadas por manifestantes. Populares também apoiam os atos em vários estados.

Manifestações de cidadãos estão marcadas em todas as capitais. No DF e no Rio as escolas estão sem aulas ou operam com restrições. Serviços públicos e o abastecimento de combustível e alimentos seguem reduzidos em todo o país. Duas entidades de caminhoneiros informaram que aceitam o acordo com o governo, entre elas a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), que representa 600 mil profissionais. Mas elas pedem tempo para se comunicar com a categoria e dizem que o número de pontos de retenção devem reduzir até o meio dia.

Manifestantes realizam protesto em frente a prefeitura de Petrolina na manhã desta segunda-feira (28)

Um grupo de manifestantes realiza na manhã desta segunda-feira (28) um protesto na frente da prefeitura de Petrolina (PE). O ato é em apoio a greve dos caminhoneiros que acontece há 8 dias em todo o país. O grupo bloqueou a avenida Guararapes com carros e caminhões com faixas informando os motivos do manifesto.

Os coordenadores dizem que vão parar a ponte presidente Dutra.

Motoristas de caminhões guincho fazem carreata em apoio aos caminhoneiros

Dezenas de caminhões guincho estão fazendo carreata na tarde deste sábado (26), em apoio a greve dos caminhoneiros. O Movimento começou em Petrolina (PE) e por volta das 14h30, dezenas de caminhões passaram pela ponte presidente Dutra em direção a cidade de Juazeiro (BA).

Desta vez não houve paralisação na ponte, mas em fila e fazendo buzinaço os motoristas seguiram pela BR 407, já em Juazeiro e passaram por várias ruas da cidade baiana para chamar a atenção da população. Em seguida, os caminhoneiros foram para Petrolina (PE) ,onde deram continuidade à manifestação.