Ministros do STF criticam paralisação dos caminhoneiros

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Celso de Mello criticaram a paralisação dos caminhoneiros em todo país. A dupla não percebeu que seus microfones estavam ligados, durante a sessão dessa quinta-feira (24), no STF e o diálogo vazou.

A Corte se reuniu para votar a recondução da ministra Rosa Weber ao cargo de ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto os demais representantes do STF votavam, Gilmar iniciou um diálogo com Celso de Mello. “Que crise, hein! Guiomar [mulher de Gilmar] está na rua agora, está impossível“, disse.

Em seguida, Celso respondeu:” Um absurdo, faz-nos reféns. Tudo bem que eles até possam ter razão aqui, mas isto é um absurdo. Minha filha está vindo de São Paulo...”, a partir desse trecho o áudio foi cortado na transmissão ao vivo.

A manifestação teve início na segunda-feira (21) e fechou rodovias federais em todo Brasil. Hoje pela manhã, a população aderiu em peso ao manifesto em peso em Petrolina e Juazeiro. A reivindicação no país é a redução dos impostos incidentes nos combustíveis.

Prefeitura de Juazeiro afirma que paralisação nas rodovias afeta TFD em Salvador e abastecimento de oxigênio na rede municipal 

(Foto: Ascom/PMJ)

A paralisação dos caminhoneiros que já dura três apresentou consequências no transporte coletivo de Petrolina e também afetou os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Juazeiro. De acordo com o município baiano, com a manifestação nas estradas não foi possível realizar o abastecimento alimentício da casa do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em Salvador.

Outro segmento da saúde afetado foi o abastecimento de oxigênio na rede de Juazeiro. O caminhão responsável pelo serviço não conseguiu chegar ao município, já que está preso nos bloqueios e o atendimento está garantido somente até a sexta-feira (25), com o estoque disponível na cidade.

Os caminhoneiros em todo país se mobilizaram contra o aumento no preço dos combustíveis e tanto na Bahia quanto em Pernambuco as rodovias foram bloqueadas desde a segunda-feira (21). A Ponte Presidente Dutra chegou a ser interditada em protesto, no início da semana.

Protesto de caminhoneiros chega a ponte presidente Dutra

O movimento iniciado no início da manhã desta segunda-feira (21), em rodovias de todo o país, contra o aumento no preço dos combustíveis, chegou a ponte presidente Dutra, que liga Juazeiro (BA) a Petrolina (PE). Segundo informações, os caminhoneiros fecharam as vias de acesso a ponte por volta do meio-dia.

Policiais Rodoviários foram ao local e tentam, através de negociação, a liberaram da pista. Em vários estados do Brasil, caminhoneiros bloquearam rodovias para pedir redução no preço do óleo diesel e outros combustíveis.

Protesto na BR-428 faz Dom Malan e UPAE cancelaram entrevistas de processo seletivo

(Foto: WhatsApp)

A manifestação na BR-428 no início da manhã dessa terça-feira (15) fez o Hospital Dom Malan e  a Unidade de Pronto Atendimento (UPAE) cancelaram a segunda etapa do Processo Seletivo Simplificado, que aconteceria hoje.

O cancelamento, segundo uma nota enviada pelas unidades geridas pelo IMIP, se fez necessária porque a equipe de seleção e as provas ficaram presas no engarrafamento.

LEIA TAMBÉM:

Protesto na BR-428 próximo a cidade de Lagoa Grande causa fila quilométrica de veículos na rodovia

A nota garante ainda que o cronograma de seleção foi mantido na quarta-feira (16) e as entrevistas agendadas para hoje serão remarcadas. O novo dia será enviado aos candidatos via email cadastrado no processo seletivo. A rodovia federal foi interditada por moradores do Assentamento Mansueto de Lavor, os quais cobram melhorias na sinalização.

Confira a nota enviada pelo Dom Malan e a UPAE:

LEIA MAIS

Petrolinenses convocam manifestação contra preço alto dos combustíveis

Manifestação deve acontecer na próxima semana. (Foto: Arquivo)

Está sendo divulgado em grupos de WhatsApp uma convocação contra o alto preço dos combustíveis em Petrolina (PE). Após o aumento com valores que se aproximam dos R$ 5 o litro da gasolina, parte da população decidiu chamar a população para uma manifestação na próxima quarta-feira (16).

De acordo com o texto, que está sendo amplamente compartilhado, os motoristas devem deixar de abastecer na quarta-feira em forma de protesto. Dessa forma, a população conseguiria chamar a atenção dos donos de postos na cidade.

Secretaria Estadual de Saúde emite nota e afirma que “Dom Malan não nega atendimento a nenhuma usuária do SUS”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A manhã dessa quinta-feira (10) foi marcada por protestos em Petrolina, contra os óbitos registrados no Hospital Dom Malan. O grupo “Eu Sou Mãe! Eu Tenho Medo” percorreu ruas do Centro e se deslocou até o hospital, onde cobrou atitudes do Governo de Pernambuco em relação aos casos recentes de grávidas e bebês mortos.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco se manifestou através de uma nota, sem mencionar a manifestação de hoje. No texto a pasta informa que o Dom Malan é uma unidade de referência obstétrica na região e atende a pacientes de 52 municípios, dos quais 25 compõem as três regiões de saúde do estado.

LEIA TAMBÉM:

Grupo de mães vai a Câmara de Vereadores de Petrolina em protesto às mortes ocorridas no Hospital Dom Malan

Mães de Petrolina protestam nesta manhã contra mortes ocorridas no hospital Dom Malan

Os outros 27 são da Bahia, constituindo a chamada Rede PEBA, além de pacientes do Ceará. Ainda de acordo com a Secretaria Estadual, a unidade é a primeira colocada na realização de partos em Pernambuco. Mesmo com a alta demanda, a nota afirma que “o Dom Malan não nega atendimento a nenhuma usuária do SUS e acolhe também as gestantes de risco habitual, que representam cerca de 50% de partos da unidade e que deveriam receber a devida assistência em seus municípios de origem”.

Por fim, a pasta alega que o Governo de Pernambuco tem dialogado com os municípios a fim de amenizar os problemas e melhorar os serviços de saúde na região.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Grupo de mães vai a Câmara de Vereadores de Petrolina em protesto às mortes ocorridas no Hospital Dom Malan

O grupo de mães que compõe o Movimento ‘Eu Sou Mãe, Tenho Medo!’ foi a Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), pedir aos vereadores que busquem uma solução para melhorar o atendimento no Hospital Dom Malan/IMIP. Segundo o Movimento, as mortes de pacientes que tem acontecido no hospital, são causadas por falta de atendimento adequado.

“O propósito maior é nós acabarmos com tanta negligência no Hospital Dom Malan, porque a gente não suporta mais. Segundo relatórios da direção, tem uma porcentagem de óbitos que é admissível pela quantidade de partos que são realizados e a gente quer acabar com essa porcentagem de óbitos. Não existe eles nos dizerem que tem uma quantidade de pessoas que eles podem deixar morrer. Isso é inadmissível”, disse a coordenadora do Movimento Luciana Santos.

Luciana disse que o movimento quer, de imediato, a substituição da direção do IMIP Petrolina. Durante a manifestação em frente ao Hospital, os manifestantes tentaram falar com o diretor da unidade, mas segundo Luciana ele não recebeu a comissão para conversar. O grupo de mães quer mudança também na rede PEBA, que atualmente é composta por mais de 50 municípios, que enviam pacientes para serem atendidos no Hospital Dom Malan.

“O que não pode mais é mais de 50 municípios mandarem seus pacientes de baixo risco ocupando leitos, ocupando vagas e deixando mulheres morrendo amíngua sentadas quatro a cinco dias em uma cadeira até morrer”, afirmou Luciana.

Do Dom Malan, os manifestantes seguiram para o Ministério Público onde foram recebidos por um representante da promotoria, que ficou de agendar uma reunião com representantes do grupo de mães. Na Câmara de vereadores pediram o empenho dos vereadores para tentar melhorar as condições do Hospital. Na oportunidade o vereador Ronaldo Cancão (PTB), anunciou a criação de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar as denúncias de negligência no Hospital.

Grupo de mães realiza ato para denunciar óbitos ocorridos no Hospital Dom Malan

Na manhã desta quinta-feira (10), um grupo de mães vai as ruas de Petrolina, para denunciar os óbitos registrados no Hospital Dom Malan/IMIP. Somente na semana passada dois casos praticamente em sequência ligaram o sinal de alerta no atendimento da unidade.

A manifestação intitulada “Eu sou mãe! Eu tenho medo” terá concentração na Praça 21 de Setembro, por trás da Prefeitura de Petrolina. O grupo seguirá pela Avenida Joaquim Nabuco, até chegar ao Dom Malan. Segundo Luciana Santos, uma das organizadoras do ato, está prevista uma reunião com a direção do hospital.

LEIA TAMBÉM:

Membros do Conselho Municipal de Saúde visitam Hospital Dom Malan

Hospital Dom Malan afirma que grávida deu entrada já com suspeita de feto morto

Hospital Dom Malan afirma que grávida morreu em consequência de um choque séptico

“Nós solicitamos a eles que nos recebam. O Hospital Dom Malan é a maior maternidade do estado de Pernambuco, supera Recife em número de partos”, disse no programa Revista da Tarde, na Rádio Jornal.  Após visitar o hospital, a caminhada seguirá ao Ministério Público de Pernambuco e se encerra na Câmara de Vereadores.

O grupo questionou a Rede PEBA, que está superlotando o hospital. Entre as reivindicações dos manifestantes está a construção do Hospital Maternidade no município. Durante a semana a organização custeou com recursos próprios a confecção de camisetas e o juntamente com as mães, estão confirmadas a presença de representantes de associações, lideranças de bairros, ciclistas e motociclistas.

Trabalhadores Rurais Sem-Terra interditam trecho da BR 316, próximo a cidade de Ouricuri (PE)

(Foto: Internet)

Um grupo de trabalhadores rurais sem-terra (MST) bloqueou no início da manhã desta quarta-feira (2), um trecho da BR 116, próximo a cidade de Ouricuri (PE). Eles protestam contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra a reforma da previdência.

Durante o protesto um homem teria tentando furar o bloqueio com um carro de passeio, mas foi impedido pelos manifestantes. O motorista sacou uma arma e ameaçou atirar. O grupo que protestava reagiu e acabou quebrando o vidro do veículo. Houve tumulto, mas as informações que o blog colheu é que ninguém ficou ferido.

O 7º Batalhão da Polícia Militar de Ouricuri informou que está com policiais no local da manifestação negociando a liberação da rodovia.

CUT-PE prepara ato político em defesa do ex-presidente Lula neste primeiro de maio em Recife

(foto: Nelson Almeida/AFP)

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), está preparando um ato político em defesa do ex-presidente Lula, a ser realizado nesta terça-feira (1), Dia do Trabalhador.

A manifestação é em defesa da liberdade de Lula, contra a reforma da Previdência e pela revogação da Reforma Trabalhista. A concentração será às 08h30, na Praça da Democracia/Derby, no Recife.

Para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, será um 1º de Maio que ficará na história política do Brasil. “Compartilhamos com a classe trabalhadora, os nossos sindicatos filiados, bem como dos movimentos sociais e populares o sentimento de que Lula é o maior símbolo da luta da classe trabalhadora por direitos e democracia”, enfatizou.

Segundo Veras, o movimento sindical cutista e as entidades representativas sociais ressaltam ainda que as bandeiras de lutas do 1º de maio são de interesse da classe trabalhadora, como por exemplo:  uma política econômica de geração de empregos e renda, seguridade e previdência social, o fim da lei do congelamento de gastos, a continuidade do financiamento sindical e, também, a revogação da reforma Trabalhista.

Partidos políticos e movimentos civis, de Petrolina, realizam manifestação para lembrar um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco

Está marcada para às 9h deste sábado (14), na praça do Bambuzinho, no centro de Petrolina (PE), mais uma manifestação para cobrar respostas sobre o assassinato da vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

Movimentos Sociais e partidos de esquerda como o PSOL, PCB e PT, participam do evento que marca um mês da morte da parlamentar, que segue sem solução desde 14 de março, quando a mesma foi executada ao sair de um evento político.

Segundo os organizadores, o ato chamado de Amanhecer por Marielle e Anderson, será por justiça em relação a este crime violento e todos os crimes que permanecem impunes no país.

“Pedimos o fim de qualquer forma de violência e denunciarmos principalmente a violência contra as mulheres, populações das periferias e favelas, extermínio de negros e população LGBT em nosso país”, afirmou Ivan Morais, um dos organizadores, em e-mail enviado ao blog.

Militantes do PT realizam manifestação, em Juazeiro, no início da noite desta sexta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um grupo de aproximadamente cinquenta pessoas filiadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) ou simpatizantes da sigla, realizaram uma manifestação no início da noite desta sexta-feira (6), a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os manifestantes se concentraram na praça Antonílio da França Cardoso, no centro de Juazeiro (BA), por volta das 16h30. Com cartazes e um carro de som eles pediam que o ex-presidente não seja preso.

Já era noite quando o grupo saiu em caminhada pelas ruas da cidade e foi em direção a TV São Francisco, emissora afiliada à Rede Globo, que tem sede no bairro Santo Antônio. Durante alguns minutos, os manifestantes gritaram palavras de ordem em frente à TV, mas o ato foi pacífico. Logo o grupo se dispersou e o movimento acabou.

A APLB, sindicato que representa os professores na Bahia chegou a emitir um comunicado orientando que as escolas aderissem à manifestação, mas as mesmas não atenderam a solicitação.

Em ato pela defesa de Lula, PT de Petrolina pede participação da classe trabalhadora na resistência democrática

“Eu quero ver Lula livre, é muito injusto o que estão fazendo com ele, foi o único presidente que olhou pelo pobre”. Foi assim que uma das participantes do ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na Praça do Bambuzinho, em Petrolina expressou sua revolta contra a ordem de prisão contra o petista.

A manifestação foi organizada pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina e da Frente Brasil Popular. O ato dessa tarde reinou políticos e ex políticos da cidade, seguidores do ex-presidente e contou também com a participação de membros do Partido Comunista Brasileiro, Marcha das Mulheres e da comunidade civil.

Vereador eleito pelo PT, Gilmar Santos chamou a população para a participação da resistência. “Hoje prender o presidente Lula da forma como eles fazem, acabando com qualquer garantia constitucional é uma prova concreta de que eles não querem apenas prender e inviabilizar o presidente Lula, eles querem prender e inviabilizar a democracia, o direito de crianças e jovens na periferia. Se tiram de nós a democracia, tiram de nós o mínimo de dignidade que temos. Hoje nós convocamos e não mais convidamos a classe trabalhadora“.

LEIA MAIS

Manifestantes estão prontos para ato público que será realizada a favor de Lula nesta sexta-feira (06), em Petrolina

Militantes do Partido dos Trabalhadores e da Frente Brasil Popular passaram a manhã desta sexta-feira (06), confeccionando faixas e cartazes para a o ato público marcado para a tarde de hoje. Depois que o juiz Sérgio Moro decretou a prisão do ex-presidente no fim da tarde desta quinta-feira (5), o PT e a Frente Brasil Popular está mobilizando movimentos sociais, centrais sindicais e militantes para os atos públicos, em todo o país.

Em Petrolina, a concentração acontece às 16h na Praça do Bambuzinho. Mobilização semelhante está marcada para a tarde desta sexta-feira também em Juazeiro.

A manifestação é em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aguarda decisão da justiça, do pedido do segundo Habeas Corpus nesta sexta.

A defesa de Lula entrou com o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o argumento de que ainda há recursos a serem apresentados junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que, portanto, a pena ainda não pode começar a ser cumprida até que sejam analisados esses recursos.

Manifestantes bloqueiam BR 235 na altura da cidade de Casa Nova (BA)

(Foto: Whatsapp)

Um grupo de pessoas, a favor do ex-presidente Lula, colocou galhos de árvores no meio da pista, em um trecho que fica próximo à cidade de Casa Nova (BA) e ateou fogo, impedindo a passagem de veículos desde as primeiras horas desta quarta-feira (4).

A BR 235 é a principal via de acesso entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) as cidades Casa Nova e Remanso, ambas na Bahia.

LEIA TAMBÉM

STF retoma nesta quarta-feira julgamento do habeas corpus de Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (4), se aceita o habeas corpus impetrado pelos advogado dos ex-presidente, pedindo que ele não seja preso enquanto não forem esgotadas todas as possibilidades de defesa.