Bolsonaro terá reunião com governadores do Nordeste

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Presidente eleito em outubro Jair Bolsonaro (PSL) cumprirá uma intensa agenda nessa semana. Entre os compromissos do pesselista está uma reunião com governadores do Nordeste. O encontro está marcado para quarta-feira (21).

Antes disso Bolsonaro se reunirá com a procuradora-geral da República, Raquel Dogde e visita ao Tribunal de Contas da União (TCU). Na terça (20) o presidente eleito se reúne com o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.

Bolsonaro irá a São Paulo, para uma bateria de exames no Hospital Albert Einstein, para preparar a retirada da bolsa de colostomia. O presidente eleito tomará posse às 15h do dia 1º de janeiro.

Com informações do JC Online

Seleção para preencher vaga de cubanos no Mais Médicos acontecerá ainda em novembro

(Foto: Ismael Francisco)

Com a volta dos médicos cubanos o Ministério da Saúde do Brasil informou na manhã de hoje (16) que a nova seleção para contratar profissionais brasileiros no programa Mais Médicos está prevista para acontecer ainda em novembro.

O governo cubano anunciou sua saída do programa na quarta-feira (14) e atribuiu a decisão de sair do programa após “declarações ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos profissionais será finalizada ainda hoje.

“O Ministério da Saúde realizará reunião com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital. Será finalizada a proposta de edital para selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos”, afirma em nota.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a saída de cubanos do Mais Médicos afetará 28 milhões de pessoas. “A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção”, completou o Ministério da Saúde.

Com informações do Correio Braziliense

Posse de Bolsonaro será antecipada em duas horas, confirma presidente do Senado

Bolsonaro foi eleito no segundo turno (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

A solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acontecerá duas horas antes do que sugere o protocolo. A informação foi confirmada pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), a pedido do próprio Bolsonaro.

De acordo com Eunício, a posse está marcada para 15h do dia 1º de janeiro de 2019. Serão realizadas solenidades no Congresso Nacional, dn Presidência da República e no Ministério das Relações Exteriores.

O atual presidente do Senado também relatou estar em discussão com a equipe da área econômica do novo governo para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, vendo a possibilidade de alterar a verba do ano seguinte.

Com informações do Diário de Pernambuco

Bolsonaro anuncia general da reserva como ministro da Defesa

(Foto: Alan Marques/ Folhapress)

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou na manhã dessa terça-feira (13) mais um nome para compor seu governo. O Ministério da Defesa será comandado pelo general da reserva Fernando Azevedo e Silva. Bolsonaro fez o anúncio através de sua conta no Twitter.

Com a escolha de um general, Bolsonaro mantém um oficial-general de quatro estrelas (topo da carreira) à frente do Ministério da Defesa. O atual ministro é o também general Joaquim Silva e Luna.

Azevedo e Silva foi chefe do Estado-Maior do Exército e passou para a reserva neste ano. Atualmente, o general assessora o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Ministérios

 O general é o sétimo ministro confirmado para o governo de Bolsonaro. Onyx Lorezoni (DEM) assumirá a Casa Civil, Paulo Guedes a pasta de Economia (fundida com os ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio), Sérgio Moro comandará Justiça e Segurança Pública, Tereza Crsitina (DEM) ficou com o ministério de Agricultura, Marcos Pontes com Ciência e Tecnologia, e o general Augusto Heleno, Gabinete de Segurança Institucional.

PSB confirma oposição a governo de Bolsonaro: “O partido se oporá a qualquer governo de natureza autoritária”

Principal aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2018, o PSB confirmou sua oposição ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O posicionamento foi ratificado em uma reunião da executiva nacional na noite de segunda-feira (5).

Presidente da sigla, Carlos Siqueira comentou a decisão dos membros. “Fomos colocados na oposição pelo resultado eleitoral porque não apoiamos o candidato que ganhou e, por outro lado, e até mais importante, é porque o candidato que ganhou pensa diametralmente o oposto do que pensamos”, disse ontem ao final da reunião.

No entanto, Siqueira afirmou que a oposição visará questões apresentadas pelo próximo presidente da República. De acordo com Siqueira, a sigla fará oposição de acordo com as questões que serão apresentadas pelo novo governo.

LEIA MAIS

Lorenzoni é nomeado ministro extraordinário, transição do governo Temer começa nessa semana

(Foto: Reprodução/Youtube)

Anunciado como ministro da Casa Civil, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM) foi nomeado ministro extraordinário nessa segunda-feira (5) durante o governo de Michel Temer (MDB). Lorenzoni será o coordenador da equipe de transição de Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito no pleito de 28 de outubro.

Bolsonaro desembarcará em Brasília nesta terça-feira (6) e terá encontros com Temer, para discutir a transição. Representantes do atual governo e membros do grupo de Bolsonaro vão se reunir e discutir pontos importantes, como os gastos com pessoal e metas para a nova gestão.

Além de Lorenzoni, homem de confiança do presidente eleito, já estçao confirmados no governo de Bolsonaro, o juiz Sergio Moro para a Justiça, o general da reserva Augusto Heleno para a Defesa, o economista Paulo Guedes para o superministério da Economia e o astronauta Marcos Pontes para a Ciência e Tecnologia.

Nova cirurgia de Bolsonaro é marcada para dezembro

(Foto: Internet)

A nova cirurgia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) foi marcada para dezembro desse ano. Os médicos vão fechar a colostomia no dia 12 do próximo mês, num procedimento considerado de menos risco que os anteriores já feitos pesselista.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, médico de Bolsonaro, afirmou que toda cirurgia apresenta um risco, mas que essa é considerada mais leva. “Mas são muito menores do que quando o operei em 12 de setembro, com uma peritonite grave, com grande contaminação, com fístula e obstrução intestinal. Agora, os riscos são menores, mas sempre existem riscos em qualquer tipo de cirurgia”, disse.

Na cirurgia os médicos vão abrir o abdome de Bolsonaro e religar as alças do intestino grosso para que o trânsito intestinal retorne à normalidade e o presidente não mais precise da colostomia para coletar suas fezes.

A operação faz parte da recuperação de Bolsonaro que sofreu um ataque durante sua campanha, no dia 6 de setembro na cidade de Juiz de Fora (MG). O responsável pelo atentado continua preso em um presídio de segurança máxima.

Após reunião, Moro aceita ser ministro no governo de Bolsonaro

(Foto: Folhapress/Reprodução)

O juiz federal responsável pela Operação Lava-Jato, Sérgio Moro aceitou ser ministro no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Moro e Bolsonaro se reuniram nessa manhã (1º) e o juiz confirmou que assumirá o Ministério da Justiça.

Moro chegou à casa de Bolsonaro no Rio de Janeiro (RJ) por volta de 9h. Depois do encontro, o juiz federal publicou uma nota anunciando seu ingresso no Governo Federal. “A perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão”, escreveu o juiz.

Leia a seguir a nota de Moro sobre sua decisão:

LEIA MAIS

Convite de Bolsonaro será objeto de ‘discussão e reflexão’, diz Moro

A interlocutores próximos, Moro tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com Bolsonaro para identificar “convergências importantes” e “divergências irrelevantes”

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, sinalizou nesta terça-feira (30) ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre eventual convite para chefiar o Ministério da Justiça ou para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota oficial, o magistrado declarou que “caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”.

“Sobre a menção pública pelo sr. presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”, afirmou Moro.

 A interlocutores próximos, Moro tem dito que se, de fato, for convidado para o Ministério da Justiça, vai inicialmente conversar com Bolsonaro para identificar “convergências importantes” e “divergências irrelevantes”.

O juiz da Lava Jato acredita que no Ministério da Justiça poderia adotar “boas iniciativas”. Depois, eventualmente, seguiria para o Supremo, quando surgisse uma vaga na Corte máxima.

Confira a nota de Moro:

Sobre a menção pública pelo Sr. Presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão. Curitiba, 30 de outubro de 2018.

 Sergio Fernando Moro, Juiz Federal”

Lorenzoni afirma que área econômica será prioridade de Bolsonaro no início de governo

(Foto: Reprodução/Youtube)

Deputado federal pelo DEM e um dos principais nomes de confiança de Jair Bolsonaro (PSL), Onyx Lorenzoni afirmou nessa segunda-feira (29) que a área econômica será prioridade no início do governo de Bolsonaro, eleito presidente no segundo turno.

Segundo Lorenzoni, a futura Reforma da Previdência irá separar as despesas com benefícios previdenciários e com assistência social. Ele negou que haja tratativa para utilizar a reforma da Previdência do governo Michel Temer (MDB) e destacou que Cesare Batisti será extraditado à Itália.  “Já temos homicidas demais no Brasil. Ele tem de voltar para a Itália”, disse a Rádio Eldorado.

O deputado federal também informou sobre a saúde do novo presidente. Segundo Lorenzoni, Bolsonaro fará a retirada da bolsa de colostomia nas primeiras semanas de dezembro.

Ibope: Bolsonaro tem 54% e Haddad 46%

A pesquisa do Ibope divulgada na noite desse sábado (27) coloca Jair Bolsonaro (PSL) com 54% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) tem 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos votos válidos não são levados em conta os brancos e nulos. Nos votos totais, Bolsonaro chega a 47% e Haddad vai a 41%. Brancos e nulos chegam a 10%, não sabe ou não opinou, 2%.

No levantamento anterior do Ibope, divulgado na terça-feira, Bolsonaro tinha 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad.

CNT/MDA: Bolsonaro tem 56,8%, Haddad tem 43,2%

A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesse sábado (27) aponta que Jair Bolsonaro (PSL) tem 56,8% das intenções de votos válidos contra 43,2% de Fernando Haddad (PT). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto MDA ouviu 2.002 eleitores entre dos dias 26 e 27 de outubro em 137 municípios de 25 estados. O índice de confiança é de 95%. Em comparação ao último levantamento encomendado pela CNT, Bolsonaro tinha 57% e Haddad 43%.

Véspera do segundo turno será marcada por atos pró-Bolsonaro e Haddad

(Foto: Ilustração)

O sábado (27) será dedicado à manifestações a favor dos dois candidatos à Presidência da República. Em Petrolina, a partir das 9h eleitores e simpatizantes de Fernando Haddad (PT) se reúnem na Praça do Bambuzinho em defesa da democracia e contra o fascismo, de acordo com os organizadores do evento.

Em Juazeiro (BA) eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) fazem o último ato no Vale do São Francisco em apoio ao nome do deputado federal do Rio de Janeiro. A concentração está marcada para 15h no Vaporzinho, na Orla Nova. A coordenação do ato pede aos participantes que vistam suas camisas amarelas e com o rosto de Bolsonaro, além de levar bandeiras do Brasil.

O segundo turno acontece neste domingo (28). Tanto na Bahia quanto em Pernambuco os eleitores elegeram seus governadores em primeiro turno, restando apenas a escolha para presidente da República.

Revogação do Estatuto do Desarmamento deve ser votado após eleições

(Foto: Arquivo)

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que colocará em discussão após as eleições de domingo (28) o projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento, uma das bandeiras do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

A matéria torna flexível a posse de armas, retirando a exigência de comprovação da procedência. Assim, Maia tenta se aproximar de Bolsonaro, líder nas pesquisas para a Presidência. Com isso, Maia busca se aproximar do líder nas intenções de voto à Câmara, para se manter no poder e deve esperar apenas o resultado das eleições majoritárias para encaminhar o projeto.

A proposta de Maia foi aprovada em comissão há três anos e apesar da mudança, manteve exigências de os portadores não terem antecedentes criminais, comprovarem o curso de tiro e passarem por exame psicotécnico. Mas o trâmite pode sofrer alterações durante a votação no plenário. Nos bastidores da Câmara Federal os apoiadores da matéria se articulam para aprovar o texto.

Com informações do Correio Braziliense

Defesa de Bolsonaro contesta denúncia do PT sobre disparos de notícias no Whatsapp

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A defesa de Jair Bolsonaro (PSL) disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o Partido dos Trabalhadores (PT) tentou “criar fato político inverídico” ao dar entrada na Corte com um pedido de investigação sobre o disparo de mensagens anti-PT no aplicativo WhatsApp.

LEIA TAMBÉM:

Empresas bancam disparos de mensagens contra PT e a favor de Bolsonaro

Bolsonaro alega não existir provas de que houve a campanha anti-PT nas eleições 2018 e que a denúncia dos adversários se baseia única e exclusivamente na matéria feita pelo jornal Folha de São Paulo. Na semana passada a jornalista  Patrícia Campos Mello denunciou um suposto esquema de disparos de fake news bancada por empresários ligados ao presidenciável.

LEIA MAIS