Governo Federal autoriza pagamento do Garantia-Safra 2018/2019 a cidades do Sertão

Veja as cidades listadas pelo Governo Federal (Foto: Ascom)

Uma boa notícia aos agricultores da Bahia e Pernambuco. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Portaria n° 26/2020 (confira aqui), no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (17), autorizando o pagamento dos benefícios relativos ao Garantia-Safra 2018/2019.

Pagamento em julho

O pagamento será liberado nesse mês de julho, nas datas já estabelecidas pelo calendário de pagamentos dos benefícios da Caixa Econômica Federal. Na região, Abaré (BA), Dormentes, Granito, Ipubi, Orocó, Ouricuri, Parnamirim e Trindade (PE) constam na lista das cidades contempladas.

Em caso de bloqueios ou problemas no cadastro do programa, o Ministério orienta ao agricultor a “consultar o seu cadastro de inscrição no sistema informatizado de gerenciamento do Garantia-Safra, disponibilizado no site do MAPA na internet“.

Projetos buscam evitar que beneficiários do Minha Casa, Minha Vida percam imóvel

(Foto: Ubirajara Machado/MDS)

Enquanto o governo federal prepara o lançamento do novo programa de habitação popular que vai substituir o Minha Casa, Minha Vida, o Legislativo trabalha para manter as moradias já conquistadas nas mãos dos atuais beneficiários.

No Senado, tramitam pelo menos três projetos de lei que possibilitam, entre outras coisas, a redução no valor das parcelas do financiamento imobiliário e até mesmo a suspensão do pagamento, enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus.

LEIA MAIS

Brasil confirma mais 39 mil casos de covid-19 e 1.071 óbitos

O boletim de sábado (11), divulgado pelo Ministério da Saúde do Brasil, confirmou mais 39 mil casos positivos de covid-19 e 1.071 novos óbitos provocados pela doença. Com os números de ontem já são 1.839.850 de pacientes infectados desde o início da pandemia, no mês de março.

Em relação aos óbitos, o número total é de 71.469. Quanto aos recuperados, já são 1.100.873. Veja a seguir o número de casos por cada região, com base nos dados coletados até 19h:

Governo revisa calendário e antecipa pagamento do Auxílio Emergencial

Uma Portaria assinada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, traz atualização no calendário de pagamento do Auxílio Emergencial. As instruções são para o Lote 3. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, dessa sexta-feira (10) e antecipa o saque em dinheiro.

O calendário de saque teve início em 6 de julho e deveria seguir até o dia 18 de julho. Com a revisão, o pagamento termina em 14 desse mês. Ou seja, os nascidos entre agosto e dezembro vão poder sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos ou lotéricas antes do prazo definido anteriormente pelo Ministério da Cidadania.

O novo cronograma ficou da seguinte forma:

6 de julho: nascidos em janeiro
7 de julho: nascidos em fevereiro
8 de julho: nascidos em março
9 de julho: nascidos em abril
10 de julho: nascidos em maio
11 de julho: nascidos em junho
13 de julho: nascidos entre julho e setembro
14 de julho: nascidos entre outubro e dezembro

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou há pouco que testou positivo para covid-19. Ele concede entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Ele havia apresentado sintomas gripais na segunda-feira (6) e por precaução foi aconselhado a cancelar sua agenda de compromissos.

O resultado do exame saiu há uma hora. “Ele acabou de dar positivo. Como que isso tudo aconteceu? Começou domingo, com uma certa indisposição e se agravou ao longo do dia da de segunda-feira. Cansaço, febre e dor muscular. Resolvei então, com esses sintomas, o médico da presidência apontando para contaminação da covid-19 fomos fazer uma tomografia“, disse.

Medicação

Aos jornalistas ele afirmou ter tomado duas doses de hidroxicloroquina: a primeira na segunda-feira e outra hoje (7), conforme indicado pelo seu médico. Apesar da contaminação, Bolsonaro voltou a afirmar que a pandemia está sendo “superdimensionada” e que fatalidades aconteceriam. “No meu entender houve um superdimensionamento [da pandemia], sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm uma certa idade“, afirmou.

Caixa libera saque do Auxílio Emergencial a nascidos em fevereiro

A Caixa Econômica Federal libera hoje (7) o saque do terceiro lote da parcela do Auxílio Emergencial a um novo grupo de beneficiários. Poderão retirar o dinheiro os nascidos em fevereiro, que tiveram o benefício depositado em poupança digital no último dia 16 de junho.

Por conta da demanda do benefício a Caixa elaborou dois calendários para saque. O primeiro diz respeito apenas ao valor nas contas digitais. Para saque em dinheiro os prazos são outros. Nesta quarta-feira (8) poderão sacar os aniversariantes de março.

O auxílio foi criado para ajudar desempregados, autônomos e MEIs durante a pandemia do novo coronavírus. Inicialmente o pagamento será de três meses, porém, o Governo Federal prorrogou o pagamento. Confira o calendário para saque do Auxílio Emergencial:

Gonzaga Patriota critica Programa que substituiu o “Mais Médicos”

Deputado Gonzaga Patriota. (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destacou algumas ressalvas ao programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o Programa Mais Médicos, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o parlamentar, o novo programa não leva em consideração os “bolsões de pobreza” do país, que precisam ser considerados para “evitar perdas”.

“Segundo o Governo Federal, o Programa Médicos pelo Brasil atenderia plenamente a população brasileira. Mas essa não é a realidade. Com o fim do programa Mais Médicos, muitas regiões carentes deixaram de receber atendimento e isso, com certeza, colaborou para fragilidade do nosso sistema de saúde”, avalia Patriota.

LEIA MAIS

Após vetos de Bolsonaro, MPPE define que prevalece recomendações estaduais sobre uso de máscaras

Máscaras devem ser usadas em igrejas e mercados (Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

A sanção com vetos da lei federal que torna obrigatório o uso de máscaras no Brasil, levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a recomendar, na sexta-feira (3), que a lei estadual prevalecerá em relação a nacional. Isso porque entre os itens ignorados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), está a não obrigação do uso em mercados, por exemplo.

Uso permanece obrigatório até mesmo em igrejas

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, assina a recomendação aos membros do MPPE. O documento será encaminhado aos prefeitos, os quais deverão “realizar campanha de conscientização para o uso obrigatório de máscaras”. Pela lei estadual também há previsão de multa a quem sair de casa sem máscara.

“Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, foi assegurado o exercício da competência concorrente aos Governos Estaduais e Distrital e suplementar aos Governos Municipais (ADI n.º 6341 e ADPF n.º 672) na edição de normas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, amparando-se nos princípios da precaução e prevenção, pelos quais, havendo qualquer dúvida científica acerca da adoção da medida sanitária de distanciamento social, a questão deve ser solucionada em favor do bem saúde da população (ADPF n.º 668 e 669)”, justifica o procurador-geral.

Postura divergente

Para Dirceu, a postura do Governo Federal é divergente, portanto em Pernambuco o “uso das máscaras deverá ser exigido nos estabelecimentos públicos ou privados, inclusive comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas, sob pena de multa e delito sanitário, visto que a lei estadual não fez distinção da natureza do estabelecimento”.

Brasil registra 42.223 casos positivos e 1.290 novos óbitos por covid-19

O Ministério da Saúde atualizou os números da covid-19 na noite de sexta-feira (3). Agora são 1,5 milhão de casos confirmados desde o início da pandemia, em março. São 42.223 novos pacientes infectados nas últimas 24 horas, tendo como base dados repassados pelos estados às 19h15 de ontem.

No acumulado são exatos 1.539.081 pacientes contaminados pelo novo coronavírus, um aumento de 2,8% em relação a quinta-feira (2), quando eram contabilizados 1.496.858 casos. O boletim do Governo Federal também informa 1.290 mortes.

O Brasil totaliza 63.174 vítimas fatais da covid-19. A taxa de letalidade é de 4,1%. A boa notícia do boletim é que 868.372 pessoas já estão clinicamente curadas da doença. Os números do coronavírus no país podem ser acompanhados pelo painel mantido pelo Ministério da Saúde.

MEC deve oficializar secretário de Educação do PR como novo ministro

Renato Feder é o secretário da Educação do Paraná (Foto: Divulgação)

Renato Feder, atual secretário de Educação do Governo do Paraná, deverá ser oficializado como novo Ministro da Educação (MEC). A informação foi divulgada na manhã dessa sexta-feira (3), pela Rádio Bandeirantes e confirmada por fontes ligadas ao Governo Federal.

O nome de Feder ganhou força nos últimos dias, especialmente pelo seu perfil apaziguador. Caso confirmado, ele substituirá Carlos Decotelli, que ficou menos de cinco dias no MEC. Decotelli seria o primeiro ministro negro do Governo de Jair Bolsonaro (sem partido), mas caiu após uma sequência de polêmicas envolvendo seu currículo.

O MEC já teve três ministros desde o início da gestão Bolsonaro. O primeiro foi Ricardo Vélez Rodriguez, sucedido por Abraham Weintraub, exonerado depois de deixar o Brasil para morar nos Estados Unidos e Decotelli. Até o momento o Palácio do Planalto não se pronunciou oficialmente.

Jair Bolsonaro cumprirá agenda em Petrolina e na Bahia em julho

Presidente também comentou sobre fruticultura

Em sua tradicional live de quinta-feira (2), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) comentou sobre as obras federais no Nordeste. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, antecipou que Bolsonaro cumprirá agenda em Petrolina nos próximos dias.

Obras e recursos

O senhor brevemente vai estar em Petrolina anunciando a ampliação de área irrigada, o senhor vai anunciar a expansão de área lá, além de uma série de perímetros na região“, destacou Marinho. Outra parada será na Bahia, agendada para 10 de julho. Especula-se que a cidade escolhida é Campo Alegre de Lourdes.

Marinho esteve na região há poucas semanas, anunciando recursos ao Sertão do São Francisco e também na capital Recife. Entre os compromissos do ministro também esteve a entrega do Residencial Pomares, do “Minha Casa, Minha Vida”.

Auxílio emergencial terá novas parcelas de R$ 600, afirma Paulo Guedes

O auxílio emergencial será prorrogado por mais duas parcelas de R$ 600 cada. A informação foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao canal jornalista Igor Gadelha, da CNN Brasil nessa terça-feira (30). De acordo com Guedes, o anúncio oficial será feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro na tarde de hoje.

A cerimônia do anúncio está marcada para 16h, em Brasília. O auxílio emergencial – ou coronavoucher – é pago a brasileiros e brasileiras desempregados, autônomos e MEIs. Inicialmente eram previstas três parcelas durante a pandemia da covid-19.

A prorrogação do auxílio gerou uma nova rusga entre o Governo e a Câmara dos Deputados, que refutava a ideia de o valor ser reduzido. Estima-se que cada nova parcela terá impacto de R$ 50 bilhões nas contas públicas.

Brasil registra mais 38.693 casos e 1.109 óbitos do coronavírus

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Os números de sábado (27) divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil confirmou mais 38.683 casos positivos do novo coronavírus e 1.109 óbitos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia já são 1.313.667 pacientes infectados e 57.070 mortes.

A incidência da doença no país é de 625,1 por 100 mil habitantes, informa o Governo Federal. A taxa de letalidade é de 4,3%. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 715.905 pessoas já se curaram da covid-19. Os números são referentes aos dados repassados pelos estados até às 18h45 de ontem.

Regiões

A Região Sudeste registra o maior número de casos de infecção pela covid-19 (447.548), seguida pelo Nordeste (432.704); Norte (246.861), Centro-Oeste (82.128) e Sul (65.733). O avanço da covid-19 no Brasil pode ser acompanhada através do painel do coronavírus, no site do Ministério da Saúde. Os dados desse domingo (28) serão divulgados ao final do dia.

Caixa paga neste sábado (27) auxílio emergencial a 6,5 milhões de pessoas

Durante o dia de hoje (27) e ao longo da próxima semana, a Caixa Econômica Federal fará o crédito da terceira parcela para os beneficiários do lote 1, que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Já os beneficiários do lote 2, que tiveram o crédito da primeira parcela entre 16 e 29 de maio, receberão a segunda parcela. E os novos beneficiários do lote 4 receberão a primeira parcela.

O auxílio é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, como forma de fornecer proteção emergencial durante a crise causada pela pandemia de Covid-19. Esses lotes de pagamento são para os beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, ou seja, para aqueles que fizeram o cadastro no site ou aplicativo da Caixa ou que já estavam inscrito no Cadastro Único do governo federal.

LEIA MAIS

Governo define preço médio do combustível para julho

(Foto: Guilherme Testa)

O Diário Oficial dessa quinta-feira (25) traz o Ato de n°19/2020 no qual determina o preço médio ponderado do combustível nos estados, a partir do dia 1º de julho. A tabela foi definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Os valores servirão de orientação aos estados na comercialização nos postos de combustível. Na Bahia a gasolina comum (GAC) será de R$ 4,4020; a gasolina premium (GAP) custará R$ 5,2000; o diesel S10 em R$ 3,3930 e óleo diesel a R$ 3,3410.

Em Pernambuco os valores serão os seguintes: GAC R$ 4,6011; GAP R$ 4,6011; diesel S10 R$ 3,6001; óleo diesel R$ 3,6001. O CONFAZ é um órgão ligado ao Ministério da Economia do Governo Federal.