
Foto: TV Globo/Reprodução

Foto: TV Globo/Reprodução

Escola voltou a ser alvo de criminosos (Foto: Google Street/Reprodução)
Moradores do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 5 (N5) estão assustados com a onda de insegurança que predomina no local. Em relato ao Blog, eles afirmam que a Escola Municipal Osório Leônidas Siqueira vem sendo invadida por criminosos há meses.
E mesmo com o registro de Boletins de Ocorrência, nada mudou. “Já foi enviado a Secretaria Municipal de Educação o caso diversas vezes e nada é resolvido. Somente esses dias de sábado até terça-feira a escola já foi arrombada e saqueada três vezes, fora nas semanas anteriores“, contou o denunciante.
Aparelhos eletrônicos, utensílios e merenda escolar são alguns dos materiais levados por criminosos, que arrombam a unidade escolar e agem como se nada os impedisse. “Essa situação já passou do limite, gostaria de saber até quando a impunidade vai continuar acontecendo? Precisamos de uma segurança na escola, não podemos deixar que isso continue acontecendo”, afirmou o morador.
Em resposta ao Blog, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, informou que está verificando os danos na unidade e que, mesmo com os assaltos constantes, a escola segue com aulas. “A SEDUCE informa ainda que possui monitoramento eletrônico de identificação de presença e que estará instalando câmeras”, diz a nota.

A família de Severina Ana da Silva, de 93 anos, está clamando pela regulação da paciente, que está internada na UPA de Petrolina (PE) desde o último dia 12, após sofrer uma parada cardíaca. Seu quadro piorou e hoje, ela está em estado gravíssimo, necessitando de assistência na UTI e de uma traqueostomia.
Segundo o neto de dona Severina, a UPA não tem suporte de UTI e também não conta com um cardiologista, profissional indicado para dar assistência médica à paciente. Atualmente, a assistência é prestada por um clínico geral, contou ao Blog Waldiney Passos. “Ela se encontra na sala vermelha, onde os médicos a cada plantão diz uma coisa… tem medico que nem sabe se ela já esta no serviço de regulação“, relata Jerfersson.
Não bastasse a angústia por ver a avó debilitada e com quadro clínico agravado, o neto ouviu de um profissional plantonista que Severina não era prioridade na regulação. “O médico falou que a prioridade nas regulações são as pessoas mais novas. Os idosos também não têm prioridade? Quer dizer que minha avó vai morrer lá a míngua por falta de prestação de serviço de saúde de Petrolina?”, questionou.

Irritado com a resposta à sua denúncia na última quarta-feira (10/08), o Vereador Luciano do Vale (PT), voltou à tribuna na sessão da manhã desta terça-feira (16/08) para reiterar as graves acusações que fez e coletar assinaturas para a convocação do Secretário de Saúde à Câmara de Vereadores:
“Senhor Secretário Fernando (Fernando Costa, Secretário de Saúde da administração Suzana Ramos), o senhor colocou esta nota na sexta-feira porque no sábado e no domingo eu não teria como responder ao senhor. Estou respondendo aqui e agora”, garantindo que a paciente Deliane “não vai ser mais uma vítima desse sistema que é a saúde de Juazeiro”.
Um aparte do Vereador Alex Tanuri colocou mais suspeitas sobre o procedimento adotado pelo Secretário para escamotear provas da desídia com a paciente: “Eles perceberam a família da menina (Deliane Feitosa), em carência, tanto emocional como financeira e pagaram em duplicidade contas de energia da COELBA”, o que no seu entender tinha como objetivo subornar e calar as reclamações e afirmou: “Nós temos de investigar isso o mais rápido possível! Uma conta foi paga pela Senhora Virna, Secretária do Secretário de Saúde e a outra foi paga por Sara, Secretária da Prefeita”, disse.
Ao encerrar o Vereador Luciano do Vale desafiou o Secretário: “Temos documentos e eu trago para dentro da Casa, onde fui colocado pelo Povo, para que ele, se realmente, tiver capacidade de provar o contrário, que venha”.
O Vereador Luciano do Vale conseguiu ainda na manhã desta terça-feira (16/08), a assinatura de 12 vereadores no requerimento convocando o Secretário de Saúde, “para comparecer na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro no dia 17 de agosto de 2022, às 9:10 da manhã para prestar esclarecimentos sobre o caso da senhora Deliane Feitosa”
Entre tantos pronunciamentos, na primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2022, na terça-feira de manhã, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, quase passa despercebida a grave denúncia do Vereador Luciano do Vale que, depois de obter documentos com provas de negligência do Secretário de Saúde, Fernando Costa, foi ao Hospital Materno Infantil de Juazeiro, para esclarecer todas as dúvidas e exercer sua função de fiscal do povo.
É com suas palavras o relato do fato gravíssimo e desrespeitoso com o Poder Legislativo de Juazeiro, executado para esconder outro fato grave, que poderia ter levado até a morte de uma mãe.
Luciano do Vale começa por cobrar a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores: “Quero aqui procurar saber cadê a Comissão de Saúde desta Casa? Será que têm conhecimento do último fato ocorrido na Maternidade? ” – indaga, tendo como resposta o silêncio dos vereadores presentes integrantes da Comissão.
E continua: “Eu estou falando com propriedade de quem documentos (provando) de que o ônus do que aconteceu ali foi negligência do Secretário de Saúde! Estou com os documentos na mão, da médica pedindo os exames que não foram dados”
Ainda sem acreditar que o Secretário foi capaz de barra-lo, para esconder um ato de negligência, quase criminoso, o Vereador se espanta e desabada: “E eu estive lá! Eu estive lá. (Pedi) para o Secretário falar comigo e na minha subida fui barrado na porta! O governo não deixa que exerça minha função! Estou vereador, sou um fiscal do Povo e não estou conseguindo exercer minha função porque o Governo não deixa!”
Ao encerrar, parece que cai na realidade que o cerca: “A cidade de Juazeiro vai abrir os olhos!”

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito para investigar as acusações de assédio moral e sexual feitas ao ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, que pediu demissão do cargo no mês passado após o surgimento das primeiras denúncias.

O caso era acompanhado pelo MPT por meio de um procedimento preliminar. Na segunda-feira (25), uma portaria assinada pelo procurador do trabalho Paulo Neto transformou a apuração em inquérito civil para aprofundamento do caso.
No comando da instituição desde janeiro de 2019, Guimarães pediu demissão após um site de notícias publicar, no dia 28 de junho, denúncias de funcionárias de carreira da Caixa que o acusavam de assédio sexual e moral.
Guimarães foi substituído no cargo pela economista Daniella Marques, que era secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, .
Procurado pela Agência Brasil, o advogado José Luis Oliveira Lima discordou do posicionamento do MPT e negou que Guimarães tenha cometido atos de abuso.
“Pedro Guimarães nega ter praticado ou estimulado qualquer ato de abuso, motivo pelo qual não concorda com a posição do MPT. Quando lhe for dada a oportunidade ainda no processo investigatório, ele vai apresentar provas da correção de seu comportamento”, declarou Lima.
Com informações da Agência Brasil

A Associação dos agricultores familiares do assentamento Nossa Senhora de Fátima, está impedida de disponibilizar serviços de saúde e assistência social promovidas pela Prefeitura de Petrolina, por não ter energia em sua sede, desde abril de 2021, quando uma enorme árvore impedia o uso da energia, por causa do risco de curto circuito. Foram feitos diversos apelos e solicitações para que a CELPE fizesse a Poda da Árvore, e pudessem voltar a usar a energia e consequentemente o espaço para os serviços públicos. Em razão de a fiação do poste de alta tensão estar dentro da copa da árvore, apenas a CELPE pode fazer essa poda, o que já havia sido requerido diversas vezes, e inclusive foi motivo de ajuizamento de ação judicial.
Ocorre que desde Junho de 2021 os comunitários do Assentamento aguardam uma decisão da justiça da 2ª Vara Cível de Petrolina, que até a presente data não se manifestou. O advogado da Associação José Bezerra Netto, destacou que a CELPE foi revel no processo, e já foram protocolados diversos pedidos de urgência, demonstrando a situação, estando o processo concluso para decisão.
O vereador Ronaldo Silva (PSDB) está denunciando a presença de supostos cambistas na comercialização dos ingressos para o camarote do São João 2022 em Petrolina. De acordo com o parlamentar, há empresas se utilizando de pessoas para aquisição das entradas no valor de R$ 120, que já estão sendo repassados na internet pelo triplo do preço.
“Nós temos que fiscalizar, tanto a Prefeitura, quanto a Câmara de Vereadores de Ministério Público“, afirmou no programa Super Manhã com Waldiney Passos nesta sexta-feira (6). Ainda segundo o edil, esses ingressos que estavam sendo vendidos presencialmente em Petrolina já estão circulando na internet.

Prefeito Wilker Torres.
Após o Tribunal de Justiça (TJ-BA) aceitar uma denúncia contra o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB), a prefeitura do município afirmou que há uma perseguição política por parte de oposicionistas, que estariam “requentando” informações contra a gestão municipal.
Para a prefeitura de Casa Nova, a denúncia, aceita pelo TJ-BA, sobre prováveis irregularidades na venda de um terreno que era do município, desqualifica a Câmara de Vereadores, que teria aprovado a venda por unanimidade.
Ainda segundo a prefeitura, a oposição de Casa Nova é composta “por uma família que se celebrizou por denúncias de perseguição, fraude e opressão”, tendo sido derrotada em todas as eleições recentes em que participou.
“Nada a estranhar da parte deles. O estranho é haver alguém, de qualquer instância, que ainda se deixe levar por provas forjadas, por insinuações e ilações, tão distantes da realidade que seriam visíveis, não fossem prejudiciais à imagem e à vida de toda a comunidade”, diz a nota da prefeitura.
A administração de Casa Nova ainda afirmou que deseja a rápida apuração dos fatos, com direito a ampla defesa para os acusados na denúncia.
“Voltamos a insistir na celeridade da apuração das denúncias, que todos os interessados e todos que participaram do processo tenham assegurado o direito de defesa e tenhamos, enfim, a punição para os que fizeram da vida apenas um rosário de mentiras e fraudes”, garantiu.
O prefeito Wilker Torres também se manifestou sobre o caso, defendendo a venda do terreno em questão e dizendo que aguarda o posicionamento do Poder Judiciário sobre o caso.
“Mais que qualquer um, aguardo que a Justiça dê seu parecer sobre o ocorrido e falo isso com a tranquilidade de quem é cumpridor e defensor da lei. Criamos as condições, com o apoio de todos os vereadores da Casa, inclusive os de oposição, para que um imóvel inservível gerasse recursos à municipalidade, permitindo a execução de uma importante obra no distrito de Santana de Sobrado”, afirmou o gestor.

Um leitor procurou a redação do Blog Waldiney Passos para denunciar a situação de um terreno baldio que fica localizado na esquina da rua 5 do bairro Mandacaru em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o leitor, o terreno não é murado e está servindo como depósito de entulhos há aproximadamente cinco meses.

A Prefeitura de Petrolina informou que a denúncia pode ser formalizada na Ouvidoria Municipal, no 156 ou (87) 98844-2540 (WhatsApp). Através do sistema, é gerado um número de protocolo e com ele, você pode acompanhar o andamento do procedimento. Funcionando de segunda a sexta-feira de 7h às 13h.

Uma leitora procurou a redação do Blog nesta quinta-feira (31), para reclamar da falta de fiscalização de trânsito na Avenida Luiz de Souza ( Avenida da Coca Coca), no Distrito industrial de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Segundo ela, não há fiscalização no local e os motoristas estão trafegando na contramão. Ainda segundo a leitora, havia apena um guarda de trânsito no local, o que ela julgou insuficiente para a realização da orientação aos motoristas.
Um binário de trânsito foi instalado recentemente com isso a Avenida Luiz de Souza (Distrito da Coca-Cola) passou a ter sentido único dos bairros ao centro, já a via paralela, a Avenida José de Santana (Rua da Termotécnica) também passa a ser mão única no sentido oposto (do centro aos bairros).
A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) informou ao Blog que o Distrito Industrial ganhou um binário e que as vias estão devidamente sinalizadas para evitar conversões proibidas. Ainda segundo a nota, Agentes de trânsito também estão escalados ao longo da avenida para orientar os condutores e evitar acidentes.

Um terreno abandonado vem deixando os moradores da rua Iço, no bairro Gercino Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, preocupados. Um leitor do blog, procurou a nossa redação para denunciar a situação do lugar nesta quinta-feira (31).
No terreno existia uma casa que foi demolida. Segundo o leitor, o lugar está abandonado, servindo apenas para abrigo de animais, além de pessoas que fazem necessidades fisiológicas no local. Ainda há um esgoto estourado no terreno.
O que dizem o citados no denúncia ?
Nós procuramos a assessoria de imprensa da Compesa e da Prefeitura de Petrolina, mas ainda não tivemos retorno de nenhum dos órgãos públicos.

Sem conseguir atendimento na Unidade de Saúde da Família do bairro Pedra Linda, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma leitora do Blog procurou a nossa redação para denunciar a situação. Segundo ela, é muito difícil conseguir atendimento na unidade de saúde porque são distribuídas apenas 12 fichas e o posto é responsável pelo atendimento de mais de 10 bairros.
“O posto atende o Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Verde, Vila Esperança, Vila Real, Vinhedos, Novo Tempo 1, Novo Tempo 2, Novo Tempo 5, Novo Tempo 6 e N9. E só são entregues 12 fichas”, afirmou.
Ainda segundo a leitora, os moradores chegam cedo e quando não conseguem a consulta são encaminhados para a UPA, que de acordo com ela, também não atende e encaminha os usuários de volta para o posto. ” Eles mandam a gente ir pra UPA, mas se formos para a UPA vão mandar a gente de volta para o posto. O que vamos fazer? Morrer em casa?”, desabafou.
A leitora reclamou também da falta de bebedouro na Unidade do Pedra Linda e da presença de uma coordenação na unidade que posso orientar os usuários do serviço.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que vai adotar medidas administrativas para verificar os procedimentos na unidade de saúde, uma vez que, o atendimento à população deve ser diário, sem uso de ficha e no horário de 08h as 12h e das 14h às 17h.

Um moradora dor do bairro João de Deus, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (07), para reclamar da qualidade do asfalto colocado no bairro pela prefeitura da cidade.
O pavimento asfáltico em questão é o da avenida Frei Damião, no bairro João de Deus. “É uma vergonha isso aqui”, reclamou.
O que disse a Prefeitura de Petrolina
A equipe de redação do blog entrou em contato com prefeitura de Petrolina que, por meio de nota, informou que uma equipe de engenheiros será encaminhada ao local para realizar uma análise técnica da situação, nos próximos dias.

Nesta quarta-feira (23), durante o Programa Super Manhã com Waldiney Passos, na rádio Jornal Petrolina, uma ouvinte reclamou do atendimento na Casa do Bolsa Família em Juazeiro, no Norte da Bahia.
Segundo a ouvinte, o município orienta o atendimento por telefone, mas denuncia que os próprios funcionários retiram o aparelho do gancho. “Eles dão o número de telefone para atendimento, mas tiram o telefone do gancho para não atender”, afirmou
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) disse em nota que as linhas telefônicas do Cadastro Único estão funcionando, contudo, a sobrecarga de ligações vem congestionando as linhas. No momento, a Secretaria já estuda outras maneiras de realizar o agendamento e até o final da semana informaremos à população.