PGR denuncia Bolsonaro e outros 33 ao STF por tentativa de golpe

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou Bolsonaro, que foi indiciado pela PF. STF vai analisar se torna o ex-presidente réu

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (18/2), o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorre após uma força-tarefa da PGR analisar inquérito da Polícia Federal com mais de 884 páginas sobre as investigações que levaram ao indiciamento de 40 pessoas no total.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, considerou que o ex-presidente da República seria o líder de uma organização criminosa que atuou para planejar um golpe de Estado, que o manteria no poder mesmo após derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022.

LEIA MAIS

Ex-chefes de Governo denunciam invasão armada à embaixada Argentina na Venezuela

Ex-chefes de Estado e Governo participantes do Grupo Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA) publicaram uma carta condenando o “aumento do terrorismo” na Venezuela e denunciam a invasão armada à sede da embaixada da Argentina em Caracas, capital do país, e o assassinato de mais dois presos políticos pela ditadura de Nicolás Maduro.

Na publicação, assinada por 21 ex-chefes de Estado e Governo, eles condenam também as intervenções diplomáticas da Suíça, que “ao invés de conceder (aos asilados) os salvo-condutos necessários para saírem” do país, teria mediado a entrega de Fernando Martínez Mottola, ex-ministro dos Transportes e Comunicações da Venezuela.

Mottola é um dos seis opositores que estão asilados na embaixada desde 20 de março deste ano. Além dele estão Pedro Urruchurtu, coordenador de relações internacionais do partido Vente Venezuela; a ativista Magalli Meda; o ex-deputado Omar González; a jornalista Claudia Macero; e Humberto Villalobos.

A falta de insumos e o isolamento dos asilados, que são apoiadores de María Corina Machado, opositora de Maduro, é também citada na carta. O grupo pede ação urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA), da União Europeia e do Tribunal Penal Internacional (TPI) para proteger os direitos humanos e evitar novos abusos.

Estadão Conteúdo

Pai denuncia filho de 14 anos por participação em grupos neonazistas

Um adolescente de 14 anos foi denunciado pelo próprio pai à polícia por participação em grupos neonazistas. Bandeiras com a suástica, livros sobre nazismo e o celular do jovem foram apreendidos no começo de setembro. A família é de Vila Velha, na Grande Vitória.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil na quinta-feira (26), as investigações vão continuar para tentar descobrir se outras pessoas no Brasil estão envolvidas no mesmo esquema do jovem. Praticar, incitar ou induzir a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime pelo artigo 20 da Lei de Crimes Raciais. A pena é de reclusão de um a três anos e multa.

O adolescente está em liberdade devido ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Ministério Público deverá fazer os devidos encaminhamentos do caso.

Investigações

As investigações do caso começaram em março, após um Boletim de Ocorrência (BO) ter sido registrado pelo pai do adolescente. No BO, o homem disse ter descoberto no telefone do filho grupos que faziam referência ao nazismo e adoração a Adolf Hitler. Ele também alegou ter encontrado bandeiras com a suástica que o jovem teria comprado na internet.

O adolescente foi ouvido na delegacia. Ele afirmou que inicialmente tinha apenas interesse histórico sobre o tema, mas que começou a gostar mais dos ideais nazistas após um acontecimento na escola.

Conforme o chefe da Divisão Patrimonial (DRCCP) e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, o jovem disse que começou a nutrir um sentimento de ódio contra quem não fosse branco depois de um colega negro da escola ser “preconceituoso” com pessoas brancas.

O jovem ainda relatou ter conhecido uma pessoa em uma rede social que o encaminhou para os grupos neonazistas. A maioria dos integrantes são de outros países e as conversas são realizadas em inglês e alemão.

Correio Braziliense

Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo Pardal

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo Pardal permite aos eleitores realizarem denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais no Brasil. Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, a plataforma foi aprimorada para as Eleições Municipais de 2020 e recebeu uma nova versão durante as Eleições Gerais de 2022.

A ferramenta tem por objetivo contribuir com o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral (MP), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais. Segundo as estatísticas da plataforma, durante as Eleições de 2020 foram feitas 105.543 denúncias. Já em 2022, a ferramenta recebeu 38.747 registros.

Na época, São Paulo foi o estado com a maior quantidade de denúncias (5.748). Na sequência, vieram Pernambuco (4.348), Minas Gerais (3.907), Rio Grande do Sul (3.053), Rio de Janeiro (2.906) e Bahia (2.457). Por cargo, a maioria das ocorrências se concentrou em “Deputado Federal” (12.802) e “Deputado Estadual” (12.607), seguidas de “Presidente” (3.978), “Governador” (3.136), “Deputado Distrital” (1.258) e “Senador” (813).

Irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico), uso indevido dos meios de comunicação e crimes eleitorais são encaminhados para serem investigados pelo MP. Os registros podem ser feitos de forma anônima ou não por qualquer pessoa, desde que comprovados por fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode ou não ser utilizado durante os períodos eleitorais, a exemplo do uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Agência Brasil

Vídeo denuncia condições precárias no Hospital Materno Infantil em Juazeiro

Recentemente foram compartilhadas imagens e relatos alarmantes relacionados ao Hospital Materno Infantil, localizado na rua Raul Alves, bairro Santo Antônio em Juazeiro, Bahia.

As imagens revelam sérios problemas sanitários, incluindo a presença de ratos nas instalações, deficiências na estrutura e higiene dos banheiros, além de portas sem fechaduras. Essas condições, sem dúvida, suscitam preocupações sobre a segurança e o ambiente de cuidados oferecidos a gestantes e crianças no referido hospital.

LEIA MAIS

Retrospectiva 2023: Gatos são envenenados no bairro Alto do Cocar, em Petrolina

Nesta terça-feira (26), leitores do Blog entraram em contato para denunciar uma matança de gatos na Rua 18, do bairro Alto do Cocar, em Petrolina. Um vídeo enviado mostrava o momento que o animal indefeso agonizava, enquanto sua tutora lamentava o estado do animal.

“Morreu dentro de casa, e nem saía pra casa de ninguém”, disse a leitora no vídeo. As medidas legais necessárias já estão sendo tomadas, para a resolução desse caso lamentável.

Ainda de acordo com a denúncia cerca de quatro animais já teriam sido mortos por envenenamento na mesma região.

Crime

Segundo a Lei Federal 9605/98ª, a prática é crime. A lei prevê detenção de três meses a um ano e multa por “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Em caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Gatos são envenenados no bairro Alto do Cocar, em Petrolina

Nesta terça-feira (26), leitores do Blog entraram em contato para denunciar uma matança de gatos na Rua 18, do bairro Alto do Cocar, em Petrolina. Um vídeo enviado mostrava o momento que o animal indefeso agonizava, enquanto sua tutora lamentava o estado do animal.

“Morreu dentro de casa, e nem saía pra casa de ninguém”, disse a leitora no vídeo. As medidas legais necessárias já estão sendo tomadas, para a resolução desse caso lamentável.

Ainda de acordo com a denúncia cerca de quatro animais já teriam sido mortos por envenenamento na mesma região.

Crime

Segundo a Lei Federal 9605/98ª, a prática é crime. A lei prevê detenção de três meses a um ano e multa por “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Em caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Bahia: Locutor denuncia agressão de segurança do prefeito de Uauá

Um locutor da cidade de Uauá, denunciou o prefeito da cidade por ameaça e relatou ter sido agredido pelo segurança do gestor durante um evento agropecuário realizado na última sexta-feira (25), na cidade. O caso será apurado pela Polícia Civil e a agressão foi registrada em vídeo.

Através das imagens é possível ver quando o locutor se aproxima do prefeito, fala algo e o segurança, de imediato, dá um tapa no rosto do homem. Em outra filmagem, o prefeito afirmou que ia “quebra a cara” do locutor. O g1 tentou contato com a prefeitura, mas ainda não obteve retorno.

Também não há detalhes do que foi dito pelo locutor ao prefeito. Por meio de nota, a Polícia Civil disse que a ocorrência foi registrada via delegacia virtual, na noite de sábado (26). Os apontados na denúncia serão ouvidos para o esclarecimento das circunstâncias na delegacia de Uauá, que vai apurar a denúncia.]

G1 Bahia

Moradores relatam morte de animais envenenados em Juazeiro: “É preciso encontrar o criminoso que está fazendo essa maldade”

Cachorrinho foi um dos envenenados no bairro

Animais estão sendo mortos envenenados no bairro Maringá, em Juazeiro (BA). Nesta quinta-feira (15), dois tutores de cães foram até a Polícia Civil do Estado, registrar Boletins de Ocorrência, após seus pets serem encontrados sem vida.

Segundo moradores, os episódios ocorrem com frequência na comunidade e que por isso, é hora de procurar as autoridades. A estimativa é que pelo menos cinco cães morreram da mesma forma.

Procurei a delegacia e fiz um Boletim de ocorrência. É preciso encontrar o criminoso que está fazendo essa maldade com os animais. Muito sofrimento e muita crueldade”, relata Altamiro Neto, um dos tutores cujo animal foi encontrado morto.

Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar crimes contra cães ou gatos é de prisão de dois a cinco anos e multa. Para casos de morte, a pena pode ser ainda maior.

Mães de filhos autistas preparam protesto para cobrar presença de auxiliar na rede municipal de Juazeiro

Um grupo de mães de crianças autistas, que estão matriculadas na rede municipal de ensino de Juazeiro, está preparando um protesto para cobrar a presença de um auxiliar aos estudantes. Segundo as mães, muitos alunos estão sem ir para as aulas pela falta desse profissional.

LEIA MAIS

Pais de alunos questionam Secretaria de Educação de Petrolina sobre transporte escolar para menores de 4 anos

(Foto: Ascom)

Moradores da zona rural de Petrolina estão preocupados sobre o transporte escolar das crianças menores de quatro anos de idade. Eles afirmam que foram comunicados pelo CMEI das Pedrinhas que somente será disponibilizado veículo para os estudantes acima de quatro anos.

“Foi comunicado ao CMEI que transporte escolar só vai ser para as crianças acima de 4 anos de idade ou seja, as crianças abaixo dessa idade não terão mais direito ao transporte escolar. Como fica as mães que precisam trabalhar, que não tem o seu próprio transporte para rodar todos os dias?“, afirma uma mãe.

LEIA MAIS

Denúncia: ex-vice prefeita de Orocó está há 20 dias aguardando cirurgia no HU em Petrolina

Dona Rosa precisa de cirurgia com urgência (Foto: Arquivo Pessoal)

A família de Rosa Rodrigues Lima, de 76 anos, denuncia a demora no atendimento da paciente que está internada no Hospital Universitário de Petrolina (HU-Univasf). Dona Rosa aguarda há 20 dias por uma cirurgia, após sofrer uma fratura transtrocantérica do fêmur, em um acidente doméstico.

Dona Rosa é de Orocó. Foi eleita vereadora por quatro vezes e também foi vice-prefeita do município. Acostumada a ajudar as pessoas, hoje, quem precisa de socorro é ela. “Ela sequer tem uma previsão de quando será feita uma cirurgia no fêmur fraturado em acidente doméstico. O hospital alega que há a necessidade de uma vaga de UTI para a realização da cirurgia. Sobre esse ponto não há divergências, o problema está na forma da priorização”, afirma José Jailton Lima, filho da paciente, que reside em São Paulo.

Ele citou ao Blog de Dona Rosa ainda sofre de Alzheimer, o que torna o caso dela ainda mais prioritário. Após as cobranças na imprensa, José confirmou que uma equipe do HU chegou a procurar a paciente hoje, para iniciar os procedimentos para a cirurgia.

LEIA MAIS

Leitor flagra animal sendo açoitado em Petrolina

O flagrante registrado no vídeo acima é de um leitor do Blog. O vídeo foi feito na manhã desta quarta-feira (1°), na Rua Souza Leão, no bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina. Segundo o denunciante, um homem açoitou repetidamente um jumento que não tinha forças para ficar de pé.

A cena foi acompanhada de perto por um adulto e uma criança, possivelmente parentes do agressor do animal. “Esse pessoal aí está agredindo o jumentinho, faz é tempo que estavam ali tentando fazer o jumento levantar. Isso é ridículo“, disse o leitor.

De acordo com o denunciante, no momento do vídeo não havia nenhuma viatura da polícia ou da Guarda Civil Municipal nas proximidades, para efetuar o flagrante de crime de maus-tratos. O Blog reforça que em Pernambuco, esse tipo de denúncia também pode ser registrada na Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) pelos números 181 ou 0800 081 5001.

Funcionários denunciam empresa da coleta de lixo de Petrolina; Prefeitura afirma que notificou responsável

Funcionários da empresa de coleta de lixo de Petrolina estão denunciando uma série de problemas enfrentados por eles. A prestadora de serviço estaria sem fornecer banheiro para os trabalhadores. Além disso, há queixas sobre a falta EPI e quando as botas utilizadas por eles se desgastam ou furam, a empregadora estaria entregando itens já usados.

“Não se pode reclamar que surgem ameaças indiretas de ser botado pra fora”, conta um trabalhador que será mantido em sigilo para evitar possíveis retaliações. Ele conta ainda que recentemente alguns trabalhadores foram demitidos por comentarem os descasos da empresa.

Prefeitura já notificou empresa

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que “foi comunicada pelo sindicato da categoria sobre a situação e já tomou as providências devidas”. Sobre a empresa, a gestão municipal alega que ela foi “notificada e os ajustes já estão sendo feitos com a gestão municipal trabalhando juntamente em parceria com sindicato”.

Esclarecimento

Esse Blog informa que de forma equivocada associou fotografia de colaboradores fardados da Construtora Venâncio em denúncia sobre irregularidades do serviço de coleta. Informamos que a Construtora Venâncio não tem qualquer relação com o episódio e nos desculpamos pelo infortúnio e danos causados à imagem.

Internado no HU desde sexta-feira, paciente critica demora no atendimento

“O hospital está lotado, está um descaso total e não tem funcionário“. Esse é o relato de um paciente que está internado no Hospital Universitário (HU Univasf), em Petrolina (PE) desde a madrugada de sexta-feira (16). Ele prefetiu para não ser identificado, para evitar represálias na unidade.

O leitor passou o final de semana aguardando atendimento com ortopedista, mas até a manhã de hoje (19), nenhuma consulta foi realizada. A justificativa que alguns funcionários teriam dado é que a unidade está superlotada e consequentemente, faltam profissionais para dar conta de tantos pacientes.

Enquanto isso, o leitor flagrou vários pacientes aguardando em macas nos corredores do HU. “Está um verdadeiro caos”, destacou. O Blog procurou a assessoria do Hospital Universitário, para saber quando o paciente será atendido, mas até a conclusão da matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto aos esclarecimentos da unidade.

1234