Juazeiro registra 47 novos casos de Covid-19 e dois óbitos nas últimas 24 horas

Mais duas mortes e mais 47 novos casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no município de Juazeiro. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (20).

Com os novos infectados, já são 8.176 moradores contaminados desde o início da pandemia, dos quais 5.634 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.539. São 2. 402 casos ativos da doença.

LEIA MAIS

“A gente vai usar o planejamento para garantir a segunda dose nesse lote”, afirma Miguel Coelho

Primeiro passo foi dado na luta contra a covid (Foto: Ascom PMP)

Uma cerimônia marcou o início da vacinação contra a covid-19 em Petrolina. A primeira imunizada é uma profissional da saúde e as equipes da Secretaria de Saúde do município seguirão com os trabalhos nessa quarta-feira (20). Segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB), nesse momento inicial a prioridade é garantir as duas doses ao grupo prioritário.

“Iniciamos com os trabalhadores da saúde. Hoje vamos iniciar o grupo de idosos que estão em abrigos e asilos. A gente precisa continuar com toda cautela até atingir a imunização de rebanho”, disse o prefeito que foi entrevistado no programa Super Manhã da Rádio Jornal.

O Governo Federal repassou doses insuficientes para imunizar todos os integrantes do grupo prioritário. Porém, o gestor afirmou que não há risco de os imunizados ficarem sem a segunda dose. “A gente não pode correr o risco de fazer a aplicação da primeira e não ter a segunda dose. A gente vai usar o planejamento para garantir a segunda dose nesse lote e nos próximos que a gente for fazer [o pedido]“, destacou.

LEIA MAIS

Salgueiro confirma 59º óbito por covid-19

Mais um óbito por covid-19 foi registrado na cidade de Salgueiro (PE). Até o momento a Secretaria de Saúde não forneceu informações sobre sexo e faixa etária desse que é a 59º morte.

O boletim de terça-feira (19) também confirmou mais 21 resultados positivos da doença e Salgueiro totaliza 3.055 pacientes infectados. Também foram registradas mais 33 curas clínicas.

Salgueiro crava exatos 2.600 recuperados e tem mais 26 pacientes em investigação. Esses últimos estão aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Juazeiro registra 34 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Juazeiro registrou 34 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde dessa terça-feira (19).

O relatório mostra que 8.129 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.619 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.476 São 2. 372 casos ativos da doença.

O município contabiliza 138 óbitos causados por complicações da Covid-19. Foram realizados desde o início da pandemia 24.097 testes rápidos e 1.263 pelo Lacen em Salvador.

LEIA MAIS

Pernambuco: fotógrafo viola regras de vacinação e recebe dose contra Covid-19 em Jupi

Em uma atitude irresponsável e antipática, um fotógrafo da cidade de Jupi, interior de Pernambuco, aparece em imagens recebendo uma das doses da vacina contra Covid-19 que deveria ser aplicada somente em profissionais da saúde, que estiveram na linha de frente contra a doença durante toda pandemia. Ele não integra os grupos prioritários de imunização.

Identificado como Guilherme, o fotógrafo, em entrevista à Rádio Jornal, admitiu que havia recebido a vacina e afirmou não ter coragem de tomar a segunda dose. No entanto, posteriormente, ele negou ter recebido o imunizante e pediu que o assunto fosse esquecido. Ele e a secretária de saúde foram afastados dos seus cargos, segundo a prefeitura.

MPPE abre investigação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmou que recebeu a denúncia de que não só o cidadão em questão, mas também a secretária de Saúde de Jupi, tomaram a vacina sem fazer parte do grupo prioritário. “Estamos investigando porque ainda não temos a certeza de que  eles não fazem parte do grupo prioritário, mas provavelmente não fazem”, disse a promotora de Jupi, Adna Vasconcelos.

Fiocruz admite possível atraso na produção da vacina

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) admitiu que poderá haver atraso na produção da vacina contra a covid-19 causado pela falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Em nota divulgada nesta terça-feira (19), a Fiocruz explicou que ainda aguarda a confirmação do insumo-base para a fabricação das vacinas.

Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro“, informou a Fiocruz.

LEIA MAIS

Petrolina se aproxima dos 14 mil casos da Covid-19

O boletim epidemiológico da covid-19 desta terça-feira (19) registrou 172 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas agora é de 13.964. Os pacientes recuperados agora somam 11.318, isso representa 81,05% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 70 foram confirmados a partir de 405 testes rápidos da prefeitura, os outros 102 registros se deram através de exames laboratoriais. São 97 pessoas do sexo feminino, com idades entre um e 87 anos, e 75 do sexo masculino, entre dois e 75 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

LEIA MAIS

“Nossa meta é vacinar 100% da população petrolinense”, diz Miguel Coelho

O prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, esteve presente no evento que marcou a chegada das doses da vacina Coronavac para combater a Covid-19 no município. Além dele, a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, profissionais de saúde, vereadores e a imprensa estiveram no local.

Segundo o prefeito, a meta agora é vacinar 100% da população. No entanto, para que a cidade obtenha um resultado de combate ao coronavírus satisfatório, seria necessário imunizar 70% dos cidadãos.

Miguel apoio a vacinação e disse acreditar que o momento é de deixar a ignorância de lado e ser racional. “Está na hora de a gente dar um basta na ignorância e dar espaço para a razão. A vacina é segura, a vacina tem o que o Brasil e o mundo têm de melhor por trás, que são nossos cientistas, academia da medicina da biotecnologia e de tantas outras áreas técnicas que se dedicaram e conseguiram fazer o que o mundo nunca fez antes”, disse.

O chefe do Executivo ressaltou que assim como a cidade foi referência no combate à doença, será referência na vacinação. “Petrolina é a cidade que tem a menor taxa de mortalidade de todo Nordeste. Petrolina, assim como foi referência de combate ao coronavírus, vai ser referência na vacinação. Nossa meta é vacinar 100% da população”, afirmou.

Covid-19: Primeira vacinada em Juazeiro é enfermeira

A primeira pessoa a receber a vacina contra o Covid-19 em Juazeiro (BA) foi a enfermeira Enilde Pereira Campos. Ela estava atuando no hospital de campanha da cidade, criado para tender casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus.

Enilde, que representou todos os profissionais de saúde que serão vacinados, disse estar lisonjeada por essa vitória contra a doença. “Estamos na linha de frente e sabemos a gravidade da doença em si do vírus em si e agora temos uma arma para lotar bem de frente contra o coronavírus”, disse.

Pernambuco confirma 1.635 casos e mais 28 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (19), 1.635 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 41 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.594 (97,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 243.044 casos confirmados da doença, sendo 30.384 graves e 212.660 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: evento no Hospital de Campanha marcará início da vacinação contra a covid

Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos entre os dias 15/08/2020 e 17/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.059 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Confira os polos de vacinação contra a covid-19 em Juazeiro

Doses da CoronaVac já estão em Juazeiro (Foto: Ascom PMJ)

A primeira vacina contra a covid-19 em solo juazeirense será aplicada às 15h dessa terça-feira (19), em uma solenidade no bairro Angary. As primeiras doses do imunizante desembarcaram no município durante a madrugada e durante a manhã a Secretaria de Saúde informou os polos de vacinação. Confira:

  • UBS Alto da Aliança
  • UBS Santo Antônio
  • UBS João Paulo II
  • UBS Itaberaba
  • UBS Tabuleiro
  • UBS Centro de Saúde III – Angary
  • UBS Dom Tomaz
  • UBS Vila Jacaré
  • UBS Palmares
  • UBS João XXIII
  • UBS Caic (Piranga I e II, Argemiro e Codevasf)
  • UBS Alagadiço
  • UBS Alto da Maravilha
  • UBS Dom José Rodrigues
  • UBS Mairi
  • Drive Thru – Região central da cidade
LEIA MAIS

SES abre seleção simplificada para médicos em Pernambuco

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu as inscrições até o dia 21/01 para o processo seletivo que visa preencher 828 vagas a profissionais que atuarão na linha de frente no combate à covid-19. A seleção oferta vagas em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do estado.

A seleção tem etapa única, via análise curricular. A estimativa da SES é divulgar o resultado preliminar no dia 28/01 e o final em 03/02. O período para interpor recursos é em 29/01. Ao todo são ofertadas 258 vagas a médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio.

Os profissionais aprovados serão contratados por um período de até seis meses, podendo ser prorrogado por até dois anos.

Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina contra a covid em Dormentes

Eles são o grupo prioritário 1 da campanha (Foto: Ascom PMD)

Os profissionais de saúde serão os primeiros vacinados em Dormentes, Sertão do São Francisco. Na segunda-feira (18) a Secretaria de Saúde concluiu a primeira fase do Plano Municipal de Imunização da Covid-19 e estabeleceu como grupo prioritário 1 quem está na linha de frente no combate à doença.

“O número de doses desta primeira fase foi limitado para todo o Estado. A expectativa é de que Dormentes receba apenas 30% das doses neste primeiro momento, então vamos priorizar a imunização dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, explicou a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Os profissionais da saúde receberão duas doses, assim como os demais pacientes do grupo prioritário. Entretanto, a continuidade da imunização depende da quantidade de doses enviadas aos municíios. “A previsão é de que mais doses sejam liberadas em breve pelo Governo Federal, com isso vamos ampliando os grupos, sempre respeitando as orientações do Ministério da Saúde”, destacou a secretária.

Petrolina: evento no Hospital de Campanha marcará início da vacinação contra a covid

Hospital de Campanha no Monte Carmelo foi escolhido como palco da vacinação (Foto: Ascom PMP)

A estimativa da Prefeitura de Petrolina é iniciar a imunização contra a covid-19 no público alvo ao final da tarde dessa terça-feira (19). Um ato simbólico está agendado para 17h, no Hospital de Campanha do Monte Carmelo, no bairro Jatobá e a cerimônia será aberta apenas à imprensa.

A primeira pessoa a receber a vacina será um profissional da saúde. Após a imunização dos primeiros pacientes, o prefeito Miguel Coelho (MDB) concederá uma coletiva, respeitando todos os protocolos da pandemia.

As primeiras doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac desembarcaram em Pernambuco na noite da última segunda-feira (18). Na sequência o carregamento seguiu ao interior, entretanto ainda não foi informado o quantitativo destinado a Petrolina.

Família de paciente com covid denuncia descaso na UPA de Petrolina; unidade esclarece situação

Despreparo e negligência médica. Esse são alguns adjetivos listados por uma família de Petrolina que hoje está infectada pelo novo coronavírus. O alvo das críticas é a UPA, local no qual o chefe da família procurou atendimento após manifestar uma forte dor de garganta, no dia 30 de dezembro de 2020. Contudo, posteriormente foi liberado sem testagem ou qualquer atendimento mais amplo (exames para verificar sua saúde) na unidade.

Poucos dias após os sintomas da covid-19 se manifestaram com mais força e o resultado foi o seguinte: a esposa, o filho que é uma criança de colo e os sogros também pegaram a doença. A esposa do paciente – todos serão mantidos em sigilo para garantir a privacidade da família – relata que o problema em toda situação aconteceu na UPA.

Ela acompanhou o companheiro que estava com dor garganta no dia 30/12, mas os sintomas já estavam se manifestando desde o dia 28/12. Chegando na unidade o paciente foi submetido a triagem que constatou o nível de oxigênio em 95, enquanto a responsável médica informou que atenderia apenas quem estivesse com 94 ou menos.

“Receita” prescrita na UPA

Mesmo assim o paciente aguardou atendimento na unidade e voltou para casa com apenas a recomendação de medicamentos a tomar, casos o sintoma persistisse. Ela considera “negligência”, porque diante da não realização de qualquer teste no esposo, os sintomas se agravaram e toda família se infectou.

Para completar, a receita entregue na UPA indicando a medicação foi escrita a mão pelos profissionais de saúde, conforme mostra a imagem ao lado.

Testagem confirmou contaminação de toda família

A família então notificou o município, que providenciou a testagem da família e confirmou a contaminação de todos. Eles seguem em isolamento, no entanto os sintomas do esposo voltaram a se agravar no último sábado.

LEIA MAIS