“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população”, afirma Miguel Coelho

17 de janeiro pode ser considerado como o Dia D da vacinação contra a covid-19. Hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford. Imediatamente o prefeito Miguel Coelho (MDB) afirmou que Petrolina está pronta para imunizar o grupo prioritário.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: por unanimidade Anvisa aprova uso emergencial das vacinas contra a covid-19

“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população, e tão logo as doses cheguem à nossa cidade, vamos aplicá-las seguindo as fases do plano de imunização. Com fé em Deus, isso acontecerá na próxima quarta, dia 20. Viva a ciência! Viva o SUS! Vamos vencer juntos!”, escreveu nas redes sociais.

LEIA MAIS

URGENTE: por unanimidade Anvisa aprova uso emergencial das vacinas contra a covid-19

Por unanimidade os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram, nesse domingo (17), o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca. A reunião que decidiu positivamente a favor dos imunizantes começou às 10h e se estendeu até 15h22.

Inicialmente o corpo técnico da Anvisa já havia feito um parecer sobre as duas vacinas, que no Brasil são produzidas pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e Fiocruz (Oxford). Os diretores votaram um a um e por volta de 14h50 já havia uma maioria de 3×0 a favor do uso emergencial.

Romison Mota, Cristiane Rose, Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa e Alex Machado foram os cinco diretores responsáveis pela decisão. Nas justificativas alguns destacaram a importância da ciência, criticaram a propagação de um suposto tratamento precoce e elogiaram o trabalho dos jornalistas durante a pandemia com a criação do Consórcio dos Veículos de Imprensa.

O último voto ficou por conta do diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres. “Me dirijo ao cidadão brasileiro que agora nos assiste para lembrar que a imunidade de vacinação leva um tempo para se estabelecer. Mesmo vacinado, siga o distanciamento e o uso de máscaras. Confie nas vacinas que a Anvisa certifique, se vacine“, afirmou.

Juazeiro registra 11 casos de covid nesse domingo

Juazeiro começa a semana com mais 11 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesse domingo (17), agora são 8.075 pacientes infectados, dos quais 5.566 já estão recuperados.

O número de óbitos não sofreu alteração. Ou seja, permanece em 137. Já os casos ativos atualmente soma 2. 372. O boletim de hoje também atualiza os dados sobre ocupação dos leitos de UTI.

A taxa de ocupação permanece em 76%. Isso significa dizer que há 42 pacientes internados, sendo 23 em leitos de UTI e 19 em leitos intermediários.

Área técnica da Anvisa recomenda autorização da CoronaVac e da vacina de Oxford

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

Após quase duas horas desde o início da reunião desse domingo (17), os membros da área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendaram a aprovação de uso emergencial da CoronaVac, a vacina apresentada pelo Instituto Butantan e produzida em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que a eficácia da Coronavac é de 50,39%, porcentual em linha com o anunciado pelo Instituto Butantan (50 38%).

Isso significa que, de cada cem pessoas vacinadas que tiverem contato com o vírus, 50,39% não vão manifestar a doença graças à imunidade conferida pela vacina, pelas contas da agência. O cálculo da eficácia geral leva em conta a análise de todos os casos de covid-19 registrados entre os voluntários dos testes clínicos.

Por volta de 12h40 os técnicos também deram aval para a vacina de Oxford/AstraZeneca, no Brasil produzida em parceria com a Fiocruz. Depois das recomendações do setor técnico, os cinco diretores da Anvisa vão decidir se aprovam ou não o uso emergencial dos imunizantes.

Atualizado às 12h45

Confira os bairros de Petrolina onde há casos confirmados de covid-19

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina atualizou, no boletim de sábado (16), a lista dos bairros onde há casos confirmados do novo coronavírus. O Centro está na liderança, sendo a única localidade com mais de 600 registros da doença.

LEIA TAMBÉM

Petrolina encerra a semana com mais 42 casos de covid

Em seguida aparece a Areia Branca e Cohab Massangano. Confira a lista dos bairros com mais casos confirmados desde o início da pandemia:

LEIA MAIS

Covid-19: Salgueiro confirma 58º óbito no boletim de sábado

Salgueiro concluiu a semana com mais um óbito provocado pelo novo coronavírus. No boletim de sábado (16) a Secretaria de Saúde registrou a 58ª morte.

Somente nessa semana que passou foram três novas mortes. A pasta não forneceu detalhes sobre o paciente infectado. Também foram confirmados mais dois casos positivos e a cidade soma 2.970 registros da doença.

Não houve novas curas clínicas. Portanto, o total de pacientes recuperados é de 2.485. Outras 26 pessoas estão em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Reunião da Anvisa avalia uso emergencial de vacinas contra a covid

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Domingo, 17 de janeiro de 2021. A data de hoje pode marcar um importante passo no combate a covid-19 no Brasil. Logo mais às 10h a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa os pedidos de uso emergencial de dois imunizantes: a vacina de Oxford/AstraZeneca e a CoronaVac.

A decisão está nas mãos de cinco integrantes da diretoria colegiada do órgão serão os responsáveis por tomar a decisão. Todos foram nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro. A reunião de hoje será transmitida ao vivo e pode ter duração média de cinco horas.

Os diretores vão analisar os pareceres elaborados por três áreas técnicas, que levam em conta três pontos: registro de medicamentos, certificação de boas práticas de fabricação e farmacovigilância de medicamentos (monitoramento do produto no mercado).

Romison Mota, Cristiane Rose, Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa e Alex Machado são os diretores responsáveis pela decisão. Caso haja alguma sinalização positiva, a vacinação contra a covid pode começar já nesta semana, levando em conta os grupos prioritários.

Defensoria Pública da União entra com pedido de anulação do Enem

(Foto: Dvulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não acontecer neste domingo (17). A Defensoria Pública da União entrou nesse sábado (16) com um pedido de anulação da decisão que manteve as datas do exame de 2021.

A DPU alega que o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou não ter como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários criados por eles mesmos e “ainda induziram a Justiça Federal da 3ª Região a erro.

Uma das preocupações é a superlotação das unidades onde as provas serão aplicadas. Essa não é primeira contestação do órgão. “Na maioria desses casos, a ocupação é de cerca de 80%, muito acima de um número prometido. Esperamos que a decisão seja revertida ou fundamentada de outro modo”, disse ao Estadão o defensor João Paulo Dorini.

Desde a divulgação do cronograma a Defensoria apontou problemas, como a desigualdade educacional promovida pelo distanciamento dos alunos e a falta de condições aos mais carentes, a exemplo do acesso a internet.

Petrolina encerra a semana com mais 42 casos de covid

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou mais 42 casos de covid-19 no boletim desse sábado (16). Após a atualização a cidade chega a marca de 13.600 pacientes infectados.

Desse total, 11.056 já estão recuperados, o que representa uma taxa de 81,3% de curados. A boa notícia é que hoje não foram computados óbitos e Petrolina continua com 164 mortes.

Dos novos casos registrados hoje, 41 foram confirmados através de testes rápidos e o outro através de exame laboratorial. Os pacientes são 28 pessoas do sexo feminino e os demais do masculino.

Esses infectados têm entre cinco e 71 anos. Ademais, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 58,49%. De 53 leitos disponíveis, 31 estão ocupados, sendo 21 com pacientes da cidade.

Confira o boletim completo a seguir:

LEIA MAIS

Covid: boletim desse sábado é o segundo com maior número de confirmações na Bahia

A Bahia registrou mais 5.832 casos de covid-19 nesse sábado (16). Isso representa uma alta de 1,1% em relação ao boletim de sexta-feira (15). No balanço da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), os dados de hoje se consolidam como o segundo dia com maior número de confirmações desde o início a pandemia, no mês de março de 2020.

O primeiro lugar no ranking negativo permanece em 22/07/2020, quando foram computados 6.401 casos. Segundo os dados divulgados no final desse sábado (16), mais 3.987 pacientes estão recuperados (+0,8%) e foram contabilizados mais 31 óbitos.

“Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões”, destaca a Sesab.

Cenário da Bahia

534.371 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 512.176 já são considerados recuperados e 12.589 encontram-se ativos. Em relação aos óbitos confirmados hoje, há casos de 01/08/2020 até 15/01/2021. 56,56% das mortes ocorreram no sexo masculino e 43,44% no sexo feminino.

Hospitais da Ebserh recebem pacientes de Manaus

Primeiros pacientes chegaram na sexta-feira (Foto: Divulgação)

O caos em Manaus resultou na transferência de vários pacientes com covid-19 a hospitais federais. E diversas unidades da Rede Ebserh estão dando suporte no tratamento. Entre eles, o da Universidade Federal do Piauí e da Federal do Maranhã.

Entre a tarde e noite de sexta-feira (15), 21 pacientes chegaram de Manaus. Vale lembrar que a Ebserh é a mesma administradora do HU da Univasf. Entretanto, a unidade petrolinense não chegou a receber os infectados de Manaus.

“As pessoas internadas, tanto em Manaus quanto nos outros locais, terão todo o atendimento necessário e tudo o que for possível será feito para que voltem bem para suas casas”, disse o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira.

O Ministério da Educação (MEC) já prepara outras unidades da Ebserh. São elas Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal (RN), no Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoas (PB), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG/Ebserh), no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC/Ebserh), em Fortaleza (CE), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife (PE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL/Ebserh), em Maceió (AL).

Juazeiro registra mais 19 casos de covid no boletim de hoje

Mais 19 casos de covid-19 foram registrados no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) nesse sábado (16). Os números levam em conta as últimas 24 horas.

No total a cidade contabiliza 8.064 pacientes infectados, dos quais 5.566 já estão recuperados. O número de mortes é de 137. Já os casos ativos somam 2. 361 casos.

Atualmente a taxa de ocupação de leitos na Rede PEBA é de 76%. Ou seja, 41 pacientes estão internados nas unidades, sendo 22 na UTI e outros 19 em leitos intermediários.

SES-PE confirma mais 1.450 casos de covid nesse sábado

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.450 casos de covid-19 nesse sábado (16) e outros 29 óbitos. Com a atualização desse sábado o Estado soma 240.605 pacientes infectados e 9.993 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o boletim, 83 (6%) dos casos registrados hoje são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.367 (94%) são de casos leves. Já os óbitos aconteceram entre os dias 20/07/2020 e 15/01/2021. O boletim completo será informado ao final do dia.

Governo Federal solicita doses da CoronaVac

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

Entre idas e vindas sobre as vacinas contra o novo coronavírus, o Governo Federal solicitou na sexta-feira (15) seis milhões de dose da CoronaVac ao Instituto Butantan. O órgão paulista respondeu positivamente e confirmou ao Ministério da Saúde que cederá o imunizante.

Esse é mais um capítulo na novela “vacinação no Brasil”. Vale destacar que a CoronaVac vem sendo constantemente criticada pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partida), que desdenhou dos dados apresentados pelo Butatan em relação à eficácia do imunizante.

No entanto, após falhar na aquisição de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzida na Índia, o Ministério da Saúde se viu obrigado a recorrer ao Butantan. A CoronaVac é desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e chegou a ser apelidada pelo grupo do presidente Bolsonaro de “VaChina”.

O próximo passo na novela é a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acontece neste domingo (17). A expectativa é pelo anúncio da liberação ou não das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca.

Araripina: prefeito proíbe venda de bebidas alcóolicas e anuncia novo Toque de Recolher

Prefeito falou sobre vacinação e medidas restritivas na cidade

A poucos dias do início da vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Araripina (PE) decidiu apertar o cerco contra a população que insiste em descumprir as medidas restritivas na pandemia. A partir das 12h desse sábado (16) está proibida a comercialização de bebidas alcóolicas em qualquer tipo de estabelecimento comercial.

Outra medida mais rígida da gestão foi a imposição de um toque de recolher a partir das 22h de hoje. O prefeito Raimundo Pimentel (PSL) explicou que a circulação de pessoas está proibida até 5h do dia seguinte. Ambas as imposições valerão até o dia 2 de fevereiro.

“É um esforço final que nós vamos fazer. Foi a medida mais eficaz e impactante. Infelizmente as pessoas continuam se aglomerando e fazer festa”, disse o prefeito que foi reeleito em novembro.

Pimentel também explicou o motivo de ter renovado o decreto de Calamidade Pública. “Tinha vigência desde o dia 1° de janeiro e se estende até 31 de junho, em sintonia com a decisão do Estado de Pernambuco que já havia tomado essa inciativa e fazia necessário que os municípios fizessem isso”, pontuou.