Pesquisa da Facape sobre a Covid-19 ajuda a entender a evolução da pandemia e seus efeitos em Petrolina e Juazeiro

(Foto: Ascom)

Petrolina-PE e Juazeiro-BA não estão conseguindo “achatar” a curva do coronavírus. Mesmo assim, as duas cidades iniciaram um plano de flexibilização da quarentena que causa uma redução do isolamento social. Pesquisadores da Facape, estão fazendo  uma análise científica diária da evolução da Covid-19, que começou em 25 de março, buscando entender a pandemia no mundo, no Brasil, no Nordeste e, mais especificamente, em Petrolina e Juazeiro.

O estudo ajuda a compreender os efeitos, por exemplo, da reabertura do comércio. São dados importantes que podem auxiliar na tomada de decisões, na definição de ações e políticas públicas que contribuam para reduzir o número de pessoas infectadas e de mortes, assim como os efeitos econômicos e sociais derivados pela pandemia, nos dois municípios.

LEIA MAIS

Salgueiro registrou mais 3 casos do novo coronavírus e um óbito neste sábado (4)

(Foto: Internet)

Os três novos casos da Covid-19 no município de Salgueiro foram confirmados em pessoas do sexo feminino através de testes rápidos e pelo método Swab. São considerados casos leves e as pacientes encontram-se em isolamento. Até o momento Salgueiro tem 162 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Desse total, 98 já estão recuperados.

Doze casos continuam em investigação e 769 foram descartados. A notícia desagradável é que mais uma pessoa faleceu neste sábado (4) no município vítima da Covid-19. Era um paciente do sexo masculino, idoso e com histórico de doenças crônicas. Ele foi positivado no início do mês de junho e estava internado em um hospital da cidade. Agora são 10 óbitos no município.

Após uma semana sem óbitos por Covid-19, Petrolina confirmou duas mortes neste sábado

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou três novos casos positivos da Covid-19, ambos por exames analisados laboratorialmente. São duas mulheres de 27 e 69 anos, e um homem de 26 anos. Com esses novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.087 casos do novo coronavírus – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Dos testes, são 841 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 246 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas somam 497.

Após mais de uma semana sem registrar novos óbitos por Covid-19, a cidade confirmou duas mortes neste sábado.  O primeiro é de uma mulher de 69 anos, que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta sexta-feira (3). Ela havia sido notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o Laboratório Central de Pernambuco só encaminhou o exame positivo para Covid-19 neste sábado. O outro óbito ocorreu neste sábado. O paciente tinha 85 anos e estava internado no Hospital Universitário (HU).

Escolas particulares de Pernambuco solicitam volta das aulas em 21 de julho

Sistema de rodízio é sugerido pelo Sindicato (Foto: Reprodução/Internet)

As aulas na rede privada de Pernambuco podem voltar no próximo dia 21 de julho. Pelo menos é isso que solicita o Sindicato de Escolas Particulares de Pernambuco. Na sexta-feira (3) um documento do Sindicato foi entregue ao Governo do Estado, pedindo ainda um sistema de rodízio para as aulas.

Os colégios particulares estão fechados desde março e ainda não há inclusão do segmento escolar no Plano de Convivência estadual. Para viabilizar a retomada o próprio Sindicato elaborou um calendário, a ser executado por turmas.

Rodízio até agosto

Inicialmente voltam as turmas da educação infantil, 1º ano do ensino fundamental e 9º ano do ensino fundamental, além das três séries do ensino médio. A segunda etapa, prevista para 28 de julho, incluiria turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A terceira, em 4 de agosto, teria turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

Diálogo 

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco sinalizou que sentará com o segmento para dialogar e elaborar o plano. Enquanto isso, tanto a rede particular, quanto a pública seguem paralisadas. Apenas as aulas virtuais estão em vigência.

Após vetos de Bolsonaro, MPPE define que prevalece recomendações estaduais sobre uso de máscaras

Máscaras devem ser usadas em igrejas e mercados (Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

A sanção com vetos da lei federal que torna obrigatório o uso de máscaras no Brasil, levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a recomendar, na sexta-feira (3), que a lei estadual prevalecerá em relação a nacional. Isso porque entre os itens ignorados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), está a não obrigação do uso em mercados, por exemplo.

Uso permanece obrigatório até mesmo em igrejas

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, assina a recomendação aos membros do MPPE. O documento será encaminhado aos prefeitos, os quais deverão “realizar campanha de conscientização para o uso obrigatório de máscaras”. Pela lei estadual também há previsão de multa a quem sair de casa sem máscara.

“Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, foi assegurado o exercício da competência concorrente aos Governos Estaduais e Distrital e suplementar aos Governos Municipais (ADI n.º 6341 e ADPF n.º 672) na edição de normas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, amparando-se nos princípios da precaução e prevenção, pelos quais, havendo qualquer dúvida científica acerca da adoção da medida sanitária de distanciamento social, a questão deve ser solucionada em favor do bem saúde da população (ADPF n.º 668 e 669)”, justifica o procurador-geral.

Postura divergente

Para Dirceu, a postura do Governo Federal é divergente, portanto em Pernambuco o “uso das máscaras deverá ser exigido nos estabelecimentos públicos ou privados, inclusive comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas, sob pena de multa e delito sanitário, visto que a lei estadual não fez distinção da natureza do estabelecimento”.

Juazeiro confirma mais 8 casos positivos e 11 recuperados da covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) nesse sábado (4) traz uma boa notícia. São 11 recuperados, totalizando 286 pessoas clinicamente curadas da covid-19.

Profissional de saúde e bebê de dois meses testam positivo

Também foram confirmadas mais oito contaminações. Dessa forma, a cidade chega a 916 casos positivos do novo coronavírus. Os novos pacientes são seis homens e duas mulheres, sendo um deles profissional de saúde.

Os pacientes têm entre dois meses e 69 anos. A única pessoa internado é o recém-nascido, com quadro estável. Os demais estão em isolamento domiciliar.

Números totais

Juazeiro soma ainda 31 óbitos. Até o momento já foram realizados 8.086 testes da covid-19, dos quais 7.170 já foram descartados. 10 pacientes aguardam resultados dos laboratórios.

Pernambuco confirma mais 1.095 casos e 48 mortes por covid-19

Pernambuco passa de 63 mil casos confirmados (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou mais 1.095 casos positivos de covid-19 e 48 óbitos. Com os números do boletim desse sábado (4) o estado soma 63.457 pacientes infectados desde o início da pandemia e 5.116 mortes.

894 casos confirmados hoje – 82% – são considerados leves. 201 (18%) foram classificados como graves. No total, Pernambuco soma 20.109 graves e 43.348 leves. Em relação aos óbitos, 27 (56%) aconteceram entre 25 de abril e 30 de junho.

Outros 21 (44%) são do mês de julho. O boletim completo será divulgado ao final do dia, contabilizando também as recuperações.

Prefeitura de Salgueiro intensifica testagem no Presídio

De 54 testes realizados na unidade ontem, nenhum deu positivo  (Foto: Internet)

Para evitar uma contaminação como aconteceu em Petrolina, a Prefeitura de Salgueiro (PE) iniciou nessa semana a testagem dos detentos e funcionários do Presídio. Na sexta-feira (3) 54 testes foram realizados e nenhum apresentou resultado positivo.

Os testes tiveram início na segunda-feira (29). Dois servidores positivaram, mas não residem em Salgueiro, portanto não entram nas estatísticas municipais. Dias depois um detento testou positivo e foi isolado.

Ontem a Secretaria de Saúde registrou mais dois pacientes infectados: um homem e uma mulher. Eles foram submetidos a testes rápidos e têm sintomas leves. Dessa forma, Salgueiro tem 154 casos confirmados da doença, dos quais 98 estão recuperados. Há ainda nove mortes e oito pessoas em investigação.

Gestores de academias de Petrolina farão carreata nesta segunda-feira

Numa tentativa de pressionar o Governo de Pernambuco, gestores das academias de Petrolina farão uma carreata na próxima segunda-feira (6), às 10h. Além deles, profissionais de Educação Física também devem marcar presença. O grupo sairá da Orla da cidade.

Ainda não há informações sobre o percurso dos manifestantes. Os gestores alegam estar cumprindo os protocolos sanitários e que a saúde também é importante durante a pandemia do novo coronavírus. A reabertura das academias ainda não tem data definida pelo Governo do Estado.

Contudo, na última quinta-feira (2) o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo afirmou já existir um diálogo com o setor. “Temos discutido o protocolo com a Secretaria de Educação e Esportes e com o setor de ginástica. Demos um passo em relação ao reinício das atividades esportivas. Estamos caminhando nesse processo de retomada, avaliando os números, reforçando esses protocolos para em breve anunciar o retorno das atividades físicas em espaços fechados”, disse.

Bodocó confirma 4º óbito por covid-19

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus subiu para quatro em Bodocó (PE). A nova vítima é uma idosa de 70 anos, cujo óbito foi registrado na sexta-feira (3).

Ela tinha doença cardíaca e era obesa. A paciente estava internada no Hospital Santa Maria, em Araripina (PE).

O boletim de ontem também registra 40 casos confirmados, dos quais 15 já estão clinicamente curados. Outros 30 pacientes permanecem em investigação.

Nessa semana o prefeito Túlio Alves anunciou medidas mais restritivas no comércio da cidade, com a intenção de conter a disseminação do vírus.

Brasil registra 42.223 casos positivos e 1.290 novos óbitos por covid-19

O Ministério da Saúde atualizou os números da covid-19 na noite de sexta-feira (3). Agora são 1,5 milhão de casos confirmados desde o início da pandemia, em março. São 42.223 novos pacientes infectados nas últimas 24 horas, tendo como base dados repassados pelos estados às 19h15 de ontem.

No acumulado são exatos 1.539.081 pacientes contaminados pelo novo coronavírus, um aumento de 2,8% em relação a quinta-feira (2), quando eram contabilizados 1.496.858 casos. O boletim do Governo Federal também informa 1.290 mortes.

O Brasil totaliza 63.174 vítimas fatais da covid-19. A taxa de letalidade é de 4,1%. A boa notícia do boletim é que 868.372 pessoas já estão clinicamente curadas da doença. Os números do coronavírus no país podem ser acompanhados pelo painel mantido pelo Ministério da Saúde.

Lockdown adotado no Ceará, Pernambuco e Maranhão frearam curva da Covid-19

No Nordeste, a Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí exibem curvas de crescimento exponencial de casos da Covid-19 mantidas há vários dias, enquanto Ceará, Pernambuco e Maranhão exibiram uma desaceleração significativa do crescimento de infectados. A diferença de cenário foi atribuída a adoção de lockdown nos três últimos estados. A constatação é de especialistas do Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

Os pesquisadores fizeram ponderações sobre as curvas de crescimento de casos e óbitos para os estados nordestinos e suas capitais, e os resultados foram apresentados no boletim divulgado nesta sexta-feira (3).

LEIA MAIS

Petrolina completa uma semana sem novos óbitos por Covid-19

O número de infectados já chegou a 1.084, mas há exatos oito dias Petrolina não registra nenhuma morte pela Covid-19. O último registro foi dia 25 de junho, mas o resultado do exame do paciente só saiu no dia seguinte, totalizando 26 óbitos. Outra boa notícia registrada nesta sexta-feira (3) é o aumento de mais 15 curas clínicas, aumentando para 497.

Dando continuidade à intensificação dos testes rápidos pelo município, foram realizados 1.387, com 70 novos casos. Dos testes, são 32 pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 69 anos e 23 do sexo feminino, entre 20 e 52 anos. A prefeitura ainda confirmou 15 resultados positivos de exames laboratoriais: são 12 pacientes do sexo feminino, entre 25 e 50 anos, e 3 do sexo masculino entre 33 e 42 anos.

Com esses novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.084 casos da Covid-19 – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 841 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 243 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A prefeitura aguarda resultados de dois óbitos que ocorreram nesta sexta-feira e foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os pacientes – um homem de 42 anos e uma mulher, de 69 – faleceram no HU e na UPA. Os exames laboratoriais irão confirmar o tipo de síndrome respiratória.

Juazeiro: Após solicitação do Sindicato superintendência autoriza bancários trabalharem em Home Office

Após seis funcionários do Banco Nordeste testarem positivo para Covid-19 e o Sindicato dos Bancários de Juazeiro pedir o fechamento  da agência com urgência, a superintendência da instituição informou que foi autorizado os funcionários do banco trabalharem no sistema Home Office.

A gerência também informou  que foi realizada a desinfecção de toda a agência. Além disso, o quadro de funcionários será substituído para que os atendimentos continuem sendo realizados na próxima semana.

“Foi um avanço muito grande e só conseguimos depois da grande pressão que foi feita, estamos felizes e foi uma vitória em termo de preservação da vida dos trabalhadores”, comemorou o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação.

Dormentes encerra a semana com mais de 90% das pessoas infectadas com coronavírus curadas clinicamente

(Foto: Ascom/PMD)

Dados do novo perfil epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (3) pela Secretaria de Saúde de Dormentes, mostram que o município pernambucano, aumentou o número de curados e estabilizou o número de novos casos.

Dormentes contabiliza, até esta sexta: 1.736 testes realizados, 136 casos confirmados, 1 óbito e 123 pessoas curadas. “Estamos atualmente com 12 pacientes em monitoramento domiciliar, recebendo todos os cuidados e orientações. Nessas últimas semanas observamos também a desaceleração da curva de contágio, que mostra que às ações da nossa gestão, estão trazendo resultados”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

LEIA MAIS