Prefeitura de Petrolina reforça campanha digital pelo uso de máscara de proteção contra a Covid-19

(Foto: ASCOM/PMP)

A Prefeitura de Petrolina continua reforçando diversas campanhas em suas redes sociais (@prefeiturapetrolina) com foco no combate à Covid-19. Uma delas incentiva o uso de máscara e fortalece junto à sociedade a importância da medida como forma de proteção ao novo coronavírus.

As postagens alertam que o cuidado é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

LEIA MAIS

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta terça-feira (07)

Descrição de pacientes de Juazeiro internados por Covid-19:

UPA – Juazeiro: 8 leitos com respiradores, 4 pacientes internados, com 50% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, 3 estão com pacientes,  com 25% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 1 paciente na UTI e 4 pacientes em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 4 pacientes de Juazeiro na UTI e 1 paciente de Juazeiro em leito intermediário.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI..

Hospital Neurocardio – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS,  2  em leitos de UTI privados.

Hospital Memorial – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS.

Hospital PROMATRE – Juazeiro: 1 paciente internado em leito intermediário SUS

Covid-19: Juazeiro registrou mais 63 novos casos, 31 curas clínicas e uma morte

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (07), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h, 63 pessoas testaram positivo para a COVID 19, sendo 41 do sexo feminino e 22 do sexo masculino e, o município chega a 1.038 confirmações da doença. A SESAU registra ainda 31 recuperações da COVID 19 e agora o número de pessoas clinicamente curadas em Juazeiro chega a 317.

Dos resultados confirmados da COVID 19, 58 foram obtidos por teste rápido e 05 por exame laboratorial.  Entre as pessoas que testaram positivo estão oito profissionais de saúde. Os pacientes têm idades entre 01 e 84 anos, estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.

Sobre o óbito registrado neste boletim, o paciente estava internado no Hospital Regional de Juazeiro e faleceu terça-feira (07) na unidade hospitalar. O mesmo era do sexo masculino, tinha 50 anos, como comorbidade possuía paralisia infantil. Com este registro, Juazeiro contabiliza 34 óbitos ocasionados pela COVID 19.

Com a ampliação dos testes rápidos através do ponto de coleta, mapeamento do status imunológico, Vigilância COVID nas comunidades, exames pelo LACEN do município e pelo LACEN de Salvador, Juazeiro registra hoje, 8.495 testes realizados, sendo 8.090 exames pelo teste rápido e 405 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Do total de exames realizados, 7.457 já foram descartados por testarem negativo para o novo coronavírus.

Dos 1.038 casos confirmados, 582 são do sexo feminino, 456 do sexo masculino e deste quantitativo, 101 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 664 pessoas em isolamento domiciliar, 23 pacientes confirmados com a COVDI 19 internados, sendo 14 em leitos de UTI e 09 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

Vigilância Sanitária de Petrolina aperta cerco contra estabelecimentos durante pandemia

População pode ajudar no trabalho da equipe (Foto: Ascom PMP)

Enquanto algumas pessoas ainda teimam em descumprir o isolamento social, equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, da Guarda Municipal, Departamento de Postura e Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) seguem com as fiscalizações na cidade.

A retomada das atividades econômicas está permitida, mas deve-se seguir as orientações sanitárias do Governo do Estado. Diariamente as equipes estão nas ruas, atuando nas feiras livres, fiscalizando bares e demais estabelecimentos que não seguem as normas.

“Com o apoio das forças de segurança, as visitas são feitas em supermercados, bancos, lotéricas e em outros estabelecimentos comerciais, a fim de comunicar e orientar proprietários e funcionários sobre as determinações que especificam quais obrigações esses estabelecimentos devem cumprir para que possam mantê-los abertos ao público“, explica a Prefeitura.

A população pode contribuir com os trabalhos, denunciando os infratores para a Ouvidoria do Município no número 156. A Polícia Militar de Pernambuco também é parceira no enfrentamento e pode ser acionada no 190.

Após testar positivo para covid-19, Bolsonaro cancela agenda na Bahia

A visita de Jair Bolsonaro (sem partido) a Bahia foi adiada após o presidente da República testar positivo para covid-19. Na agenda estava uma passagem por Campo Alegre de Lourdes, onde inauguraria uma adutora, nesta sexta-feira (10). Enquanto se recupera Bolsonaro despachará as demandas diárias de forma virtual.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

Jair Bolsonaro cumprirá agenda em Petrolina e na Bahia em julho

“Vou ficar despachando por videoconferência, cancelei minha ida na sexta-feira para a Bahia, juntamente com o Rogério Marinho, onde nós inauguraríamos algumas obras“, afirmou em coletiva de imprensa nessa terça-feira (7).

A visita a Bahia foi anunciada na live da quinta-feira passada, pelo próprio Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Bolsonaro testou positivo para covid-19 após sentir sintomas gripais na segunda-feira (6). A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes manteve a data da inauguração, mesmo sem a presença do presidente.

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou há pouco que testou positivo para covid-19. Ele concede entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Ele havia apresentado sintomas gripais na segunda-feira (6) e por precaução foi aconselhado a cancelar sua agenda de compromissos.

O resultado do exame saiu há uma hora. “Ele acabou de dar positivo. Como que isso tudo aconteceu? Começou domingo, com uma certa indisposição e se agravou ao longo do dia da de segunda-feira. Cansaço, febre e dor muscular. Resolvei então, com esses sintomas, o médico da presidência apontando para contaminação da covid-19 fomos fazer uma tomografia“, disse.

Medicação

Aos jornalistas ele afirmou ter tomado duas doses de hidroxicloroquina: a primeira na segunda-feira e outra hoje (7), conforme indicado pelo seu médico. Apesar da contaminação, Bolsonaro voltou a afirmar que a pandemia está sendo “superdimensionada” e que fatalidades aconteceriam. “No meu entender houve um superdimensionamento [da pandemia], sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm uma certa idade“, afirmou.

Pernambuco registra mais 509 casos de covid-19 e 71 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa terça-feira (7), mais 509 casos de covid-19 e 71 mortes. Com os números de hoje, o estado soma 66.151 pacientes infectados pelo novo coronavírus e 5.234 óbitos.

Dados de hoje

Dos novos casos, 381 (75%) são casos leves e 128 (25%) foram classificados como graves. Já as mortes, 44 (62%) foram registradas entre 25 de abril e 3 de julho. Outras 27 (38%) são dos três últimos dias. As curas somente serão informadas ao final do dia, no boletim completo da SES.

Trindade registra mais oito curas da covid-19 e soma 135 recuperados

(Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade (PE) confirmou mais oito curas clínicas de covid-19 no boletim de segunda-feira (6). Agora são 135 recuperadas do novo coronavírus, desde o início da pandemia.

LEIA TAMBÉM

Comércio de Trindade funcionará das 7h às 14h por conta da pandemia, anuncia prefeito

O número é positivo, já que o município somava 169 pacientes infectados (oito a mais do que no domingo, 5 de julho). Os dados de ontem também informam 19 pessoas em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais. Nove pacientes já morreram por conta da covid-19.

Juazeiro: Prefeitura pede colaboração de líderes religiosos no enfrentamento a covid-19

Diante do crescimento dos casos de covid-19 em Juazeiro (BA), o prefeito Paulo Bomfim (PT), a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro e lideranças religiosas se reuniram de forma virtual na tarde de segunda-feira (6) para discutir o enfrentamento ao novo coronavírus.

“As igrejas fazem parte do cuidado das pessoas, pois orientam, educam, salvam. E também são exemplo e podem ajudar as pessoas a se prevenirem. Não podemos tomar como parâmetros os que descumprem as regras, mas buscar conscientizá-los para atingirmos um nível maior de isolamento social e reduzir o numero de pessoas contaminadas. O que também vai reduzir o número de pessoas que poderão precisar de leitos de UTI e intermediário“, disse o prefeito aos 60 líderes das mais variadas religiões.

LEIA TAMBÉM

Secretária de Saúde de Juazeiro descarta uso da hidroxicloroquina em tratamento inicial de pacientes com covid-19

Paulo Bomfim anuncia mais 30 leitos para UPA de Juazeiro e reafirma que momento é de pensar nas vidas

Ao passo que o município pediu a cooperação das entidades no combate a covid-19, o grupo pediu a flexibilização da proibição dos cultos. Bomfim, no entanto, afirmou que a decisão somente será tomada após reuniões com o comitê de enfrentamento a doença.

O Conselho Municipal de Saúde é presidido por um líder evangélico, que reforçou o pedido da Prefeitura de Juazeiro. “Creio que precisamos conscientizar as pessoas,mostrar que o isolamento social é necessário, assim como as medidas de higiene como lavar as mãos, usar máscara. Seguindo estas orientações, os números ficarão do nosso lado e assim seguiremos a vida adaptados a este vírus que assola a humanidade, até termos uma vacina que possa nos ajudar a salvar toda a população”, afirmou o presbítero Irmão Robson.

Caixa libera saque do Auxílio Emergencial a nascidos em fevereiro

A Caixa Econômica Federal libera hoje (7) o saque do terceiro lote da parcela do Auxílio Emergencial a um novo grupo de beneficiários. Poderão retirar o dinheiro os nascidos em fevereiro, que tiveram o benefício depositado em poupança digital no último dia 16 de junho.

Por conta da demanda do benefício a Caixa elaborou dois calendários para saque. O primeiro diz respeito apenas ao valor nas contas digitais. Para saque em dinheiro os prazos são outros. Nesta quarta-feira (8) poderão sacar os aniversariantes de março.

O auxílio foi criado para ajudar desempregados, autônomos e MEIs durante a pandemia do novo coronavírus. Inicialmente o pagamento será de três meses, porém, o Governo Federal prorrogou o pagamento. Confira o calendário para saque do Auxílio Emergencial:

Sobradinho ultrapassa a marca de 200 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Edmilson Santos)

Com sete novos casos confirmados nesta segunda-feira (6), o município de Sobradinho atingiu a soma de 201 casos positivos do Coronavírus. Desse total 152 já são considerados curados clinicamente. Os pacientes positivados hoje são, três homens de 44, 46 e 48 anos, dois idosos de 63 e 64 anos e duas mulheres de 48 e 52 anos, sendo que um exame foi realizado pelo Lacen, coletado em Juazeiro, e os demais diagnosticados através de teste rápido.

Até momento o município registra um número bem maior de curados clinicamente do que pacientes na fase ativa da doença. Sobradinho também registra dez óbitos causados pela Covid-19.

A Secretaria de Saúde informa que a testagem está sendo realizada atendendo rigorosamente as recomendações médicas. Até o momento, Sobradinho atinge a marca de 1.162 testes já realizados, entre os testes rápido e os que são feitos pelo Laboratório Central (Lacen).

Qualquer dúvida ou denúncias referentes a Covid 19, a população pode ligar para: Vigilância Sanitária: (74) 98814-0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818-3736.

Petrolina começa a semana com 77 novos casos de infecção pelo coronavírus

A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Dos 487 testes realizados nesta segunda-feira (06), 53 deram positivos para o novo coronavírus. São 35 pessoas do sexo feminino com idades entre 08 meses de vida e 98 anos, e 18 do sexo masculino, entre 11 meses de vida e 54 anos.

Exames analisados laboratorialmente confirmaram mais 24 casos: 17 do sexo feminino com idades entre 27 e 94 anos, e 7 do sexo masculino, entre 26 e 39 anos.

Com esses 77 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.164 casos do novo coronavírus – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram de 497 para 526.

Petrolina contabiliza mais um óbito, totalizando 29. O paciente tinha 84 anos, faleceu no dia 20 de junho, no Hospital Universitário (HU). A Declaração de Óbito (DO) saiu como residente no município de Dormentes-PE, mas após investigação, constatou-se que o idoso residia em Petrolina.

Bolsonaro está com sintomas do novo coronavírus, diz CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com sintomas do novo coronavírus. A informação é da CNN Brasil, na noite desta segunda-feira (6). Segundo a emissora, o resultado do exame só deve sair até às 12h desta terça-feira (7).

Ainda de acordo com a reportagem, o próprio Bolsonaro indicou que apresentou 38 °C de febre, 96 de oxigenação. Após sentir estes sintomas, o chefe de Estado foi encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Segundo a matéria, embora não tenha sido diagnosticado ainda, ele já está sob tratamento com hidroxicloroquina. Por conta disto, a agenda presidencial da semana foi suspensa.

A reportagem indicou que o presidente afirmou que os pulmões estão limpos, após radiografia. Ele também teria se mostrado tranquilo.

Esta não é a primeira vez que a possibilidade de Bolsonaro estar com coronavírus vem à tona. Anteriormente, ele foi submetido a exames que, posteriormente, confirmaram que ele testou negativo. Contudo, ele não quis divulgar os resultados – só o fez após a Justiça obrigá-lo.

Durante a polêmica, ele chegou a classificar o vírus como “gripezinha” e indicou que, por ter um “histórico de atleta” não precisaria se preocupar, caso fosse diagnosticado com o vírus.

Mulher que desrespeitou agente de fiscalização em bar lotado no Rio de Janeiro é demitida

(Foto: Reprodução TV Globo)

A mulher que apareceu em uma reportagem do Fantástico do último domingo (5), ofendendo um fiscal da Prefeitura do Rio durante uma inspeção na região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, foi demitida da empresa onde trabalhava na manhã desta segunda-feira (6) por causa do episódio.

Neste fim de semana, Flávio Graça, superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação em Vigilância Sanitária, Fiscalização e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi ofendido por um casal durante uma fiscalização. “Cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”, disse uma das frequentadoras de um restaurante. Veja a reportagem.

LEIA MAIS

Justiça nega liminar que tentava impedir o toque de recolher em Juazeiro

O juiz Paulo Ney de Araújo, da 2ª Vara Criminal de Juazeiro, negou nesta segunda-feira (6), o pedido de liminar para o fim do toque de recolher decretado pela Prefeitura de Juazeiro.

A decisão do juiz evidencia que diante da pandemia da Covid-19 as medidas restritivas e de circulação de pessoas têm sido tomadas pela gestão municipal com o objetivo de evitar aglomerações para impedir a disseminação do novo coronavírus e que as mesmas não violam direitos constitucionais.

O magistrado indeferiu a liminar acrescentando que: “Não há na comarca o registro de qualquer prisão baseada em seu descumprimento desde sua publicação, afastando assim a alegação de risco de dano grave, cujo aspecto também se faz necessário para se conceder a medida cautelar. Ante o exposto, indefiro a liminar requerida”.

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que as medidas restritivas estão sendo adotadas com equilíbrio e baseadas em dados técnicos e científicos, contando com o apoio da ampla maioria da população, sendo necessárias no enfrentamento da Ccovid-19 em nosso Município.