Petrolina registra 57 novos casos de infecção pelo coronavírus e mais três óbitos nesta quinta-feira

Petrolina tem mais 39 curas clínicas e confirmou mais 57 casos positivos da Covid-19. O boletim desta quinta-feira (9) mostra que já são 587 recuperados, totalizando 42,5% dos casos confirmados até esta quinta-feira (9): 1.382.

Dos 493 testes rápidos realizados nesta quinta, 43 deram positivos. O município também recebeu 14 confirmações por meio de exames laboratoriais. Dos testes, são 22 pessoas do sexo masculino com idades entre 1 ano e 3 meses a 80 anos, e 21 do sexo feminino, entre 1 ano e 10 meses e 41 anos. Dos exames laboratoriais são 10 pacientes do sexo feminino, entre 26 a 80 anos, e 4 do sexo masculino entre 11 e 67 anos.

Do total de casos positivados até o momento, 1.053 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 329 diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina registrou três óbitos: um homem de 64 anos de idade com histórico de comorbidades e mais dois homens, um de 67 e outro de 57 anos, sem doenças preexistentes. Todos estavam internados no Hospital Universitário (HU). Com isso, o número de mortes totaliza 33.

Prefeitura faz testagem rápida para Covid-19 em mais de 150 profissionais da imprensa de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

Mais de 150 profissionais que compõem a imprensa local realizaram o teste rápido para a Covid-19 nesta quinta-feira (9), no Centro de Convenções da cidade. Este é mais um dos protocolos da Prefeitura de Petrolina que fazem parte da rotina de cuidado e combate ao novo coronavírus. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Imprensa do município.

Tal demanda é reforçada pela gestão para com os profissionais que estão se expondo de alguma maneira no enfrentamento ao vírus, e nesta etapa a categoria da imprensa foi contemplada por se expor à contaminação diariamente ao garantir que sejam divulgadas notícias verdadeiras e de conscientização da população no combate à pandemia do novo coronavírus.

As testagens foram feitas por equipes da Secretaria de Saúde que realizam, desta maneira, um levantamento epidemiológico, identificando quantos testarão positivo para a Covid-19 mesmo não apresentando sintomas. Os resultados são entregues em até 15 minutos após a coleta. Sete pessoas foram positivadas, destas, apenas duas são de Petrolina e as outras cinco foram notificadas em Juazeiro (BA) e serão acompanhadas pela prefeitura baiana.

Os profissionais que testaram positivo para a doença foram orientados a seguir todas as medidas preventivas como afastamento do ambiente de trabalho, isolamento e observação dos sintomas pela Atenção Básica.

Covid-19: possível vacina é autorizada para novo teste no Brasil

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A fase três de testes clínicos para a vacina contra o novo coronavírus Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em pareria com o Instituto Butantan, foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A informação foi anunciada nesta quinta-feira (9) pelo governador de São Paulo (PSDB-SP) João Doria no Twitter.

A previsão é que a Coronavac comece a ser testada em brasileiros nas próximas semanas. Em entrevista coletiva, o governador revelou que o processo de testagem pode iniciar no dia 20 de julho em São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A fase vai custar R$ 38 milhões o governo paulista.

A possível vacina vai ser testada em 9 mil voluntários brasileiros em um estudo liderado pelo Instituto Butantan. Os participantes serão apenas profissionais de saúde. As inscrições para o voluntariado poderão ser feitas a partir do dia 13 de julho, por meio de um aplicativo, ainda não lançado.

Bahia registra 98,3 mil infectados e 2.328 mortes por Covid-19

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia se aproxima da marca dos 100 mil infectados pelo novo coronavírus. O boletim desta quinta-feira (9) da Secretaria da Saúde Estadual (Sesab) informa que nas últimas 24 horas foram registrados 2.783 casos de Covid-19, com isso a Bahia chegou aos 98.319 casos confirmados desde o início da pandemia. Quanto às mortes, o número é de 2.328, sendo 51 registradas somente nas últimas 24 horas.

No boletim do dia anterior, a quarta-feira (8), o estado somaca 95.536 casos confirmados e 2.277 mortes.

As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.419,53), Itajuípe (2.283,93), Ipiaú (1.868,20), Lauro de Freitas (1.590,41) e Itabuna (1.552,37).

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta quinta-feira (09)

Descritivo de pacientes de Juazeiro internados na UPA e em hospitais da rede PEBA:

UPA – Juazeiro: 8 leitos com respiradores. Não há nenhum paciente internado, com 0% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, e nenhum paciente internado,  com 0% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 5 pacientes de Juazeiro na UTI e 6 pacientes de Juazeiro em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 5 pacientes de Juazeiro na UTI e nenhum paciente de Juazeiro em leito intermediário.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI..

Hospital Neurocardio – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS e  2  em leitos de UTI privados.

Hospital Memorial – Petrolina: 2 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI SUS.

Hospital PROMATRE – Juazeiro: 3 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI –SUS.

Pernambuco confirma mais 1.163 casos e 86 mortes por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa quinta-feira (9), mais 1.163 novos casos e 86 mortes por covid-19. Com os números de hoje o estado soma 68.767 contaminados e 5.409 óbitos.

Dos novos casos, 1.050 (90,3%) foram classificados como leves e 113 (9,7%) são graves. Quanto aos óbitos, 61 (71%) aconteceram entre 21 de abril e 5 de julho. Outros 25 (29%) são dos três últimos dias. Os números de curados serão informados ao final do dia.

Paulo Bomfim decreta luto oficial em homenagem a professora Antonila Cardoso

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PT) decretou luto nessa quinta-feira (9), após a morte da professora Antonila França Cardoso. Ela tinha 82 anos e foi vítima da covid-19. O gestor lembrou a carreira da docente na educação e destacou que ela merece essa última homenagem.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro de luto: morre a professora Antonila Cardoso

“Em homenagem a ela e aos juazeirenses vítimas da Covid-19, estamos decretando luto oficial neste dia 9 de julho de 2020”, diz a nota. Antonila era formada em Filosofia, bacharela em Educação Religiosa e em Letras. Em vida foi uma personalidade no fortalecimento da cultura local.

“A professora Antonila também marcou a alma do nosso povo com suas crônicas e poesias, sendo membro da Academia Juazeirense de Letras. Na manhã desta quinta-feira, Juazeiro amanheceu mais triste, mas com a certeza de que carregará para sempre o legado de uma mulher que viveu à frente do seu tempo“, completa o prefeito.

Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho testa positivo para covid-19

(Foto: ASCOM)

O ex-ministro da Educação e candidato a senador por Pernambuco, Mendonça Filho testou positivo para covid-19 nessa quinta-feira (9). A confirmação foi feita por ele, em suas redes sociais. Atual pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça tem sintomas leves da doença.

“Recebi há pouco o resultado do exame PCR. Testei positivo para covid-19. Estou em casa com sintomas leves da doença, sendo tratado com acompanhamento médico e adotando os procedimentos de isolamento necessários”, escreveu Mendonça nesta quarta-feira (8).

Ele está em isolamento domiciliar e permanecerá em observação. Mendonça Filho tem 53 anos e foi ministro da Educação (MEC) no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Salgueiro supera marca de 100 pessoas curadas, mas volta a registrar novos casos positivos de covid-19

(Foto: Arquivo)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, superou a marca de 100 pacientes curados da covid-19. Mais cinco pessoas conseguiram vencer a batalha contra o coronavírus e de acordo com o boletim de quarta-feira (8), são 103 recuperados no município.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde registrou mais sete casos positivos, elevando para 187 o total de pacientes infectados. Seis são mulheres e o outro é um homem, todos submetidos a testes rápidos. Três pessoas estão internadas e as demais seguem em isolamento domiciliar.

Salgueiro ainda tem 10 óbitos e 14 pacientes em investigação, aguardando resultado das coletas. Quem tiver alguma dúvida pode procurar a Prefeitura através do “Informa Salgueiro”, pelo número: (87) 98139-1050 (WhatsApp).

Pai do deputado federal Fernando Monteiro morre aos 69 anos

Morreu na noite de quarta-feira (9) o empresário e engenheiro civil Luciano Fernandes de Albuquerque. Ele era pai do deputado federal pernambucano, Fernando Monteiro (PP). Luciano foi superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina.

Vítima da covid-19

O empresário estava internado há 76 dias, por complicações cardíacas. Durante o internamento ele se contaminou com a covid-19. O anúncio da morte foi feito pelo próprio deputado federal, em suas redes sociais. “Hoje tenho a notícia que eu nunca gostaria de dar. Meu amado pai, meu amigo, minha referência desde sempre, nos deixou agora há pouco. Foram 76 longos dias na UTI, primeiro por conta de complicações cardíacas e, em seguida, acometido pela Covid-19″, escreveu no seu Instagram.

Luciano Albuquerque tinha 69 anos e estava internado no Hospital Memorial São José, na capital Recife. Além de Fernando, ele era pai de Juliana e Felipe Monteiro de Albuquerque. Por conta da pandemia e o protocolo da covid-19, o sepultamento será restrito.

Prefeitura disponibiliza testes rápidos da Covid-19 para profissionais da imprensa de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizará, nesta quinta-feira (9), mais uma ação que segue protocolos de cuidados e prevenção contra o novo coronavírus. Dessa vez, disponibilizando testes rápidos para os profissionais da imprensa local.

A ação visa proporcionar maior segurança para esta categoria que também consta na linha de frente, atuando para conscientização da população e combate à pandemia e que acaba por se expor à contaminação diariamente ao garantir esses serviços.

A prefeitura fez levantamento junto aos meios de comunicação e instituições para listar os profissionais que demonstraram interesse na realização do teste rápido. A testagem acontecerá nesta quinta-feira (9), das 09h às 15h, no Centro de Convenções, na área central da cidade.

Brasil registra mais de 44 mil novos casos e 1.223 mortes por Covid-19 em 24h

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, até a noite desta quarta-feira (8), 1.713.160 casos confirmados da Covid-19 e um total de 67.964 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24h, baseado em dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde, a pasta contabilizou o equivalente a 44.571 novos casos e 1.223 novas mortes.

O mesmo boletim epidemiológicos apontam que 1.020.901 pessoas já foram consideradas curadas da doença. Outras 624.295 permanecem em acompanhamento e são considerados casos ativos.

Bahia repete recorde de 61 mortes registradas nas últimas 24 horas nesta quarta

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Secretaria da Saúde da Bahia registrou novos 3.582 diagnósticos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O estado chegou a 95.536 casos confirmados desde o início da pandemia nesta quarta-feira (8), dia em que o recorde de óbitos se repetiu com o registro de novos 61 mortes por causa da doença.

O mesmo número foi notificado na segunda-feira (6). Com isso, a Bahia chegou a 2.277 óbitos pelo novo coronavírus. No dia anterior, terça-feira (7), o estado tinha 91.954 casos confirmados e 2.216 mortes registradas.

O número de casos considerados recuperados da doença na Bahia é de 66.550, de acordo com o boletim da Sesab. A pasta ainda informa 26.609 pacientes seguem monitorados e são considerados casos ativos.

Geddel Vieira Lima testa positivo para Covid-19; ex-ministro está preso em Salvador

O ex-ministro Geddel Vieira Lima testou positivo para o novo coronavírus. O resultado é de um teste rápido realizado nas dependências do Complexo da Mata Escura, onde o ex-ministro está sob custódia. A informação foi confirmada pela família do parlamentar, que está sem acesso ao emedebista, por causa da pandemia, que suspendeu visitas a presos.

Os familiares, inclusive, só souberam sobre a contaminação depois que começaram a circular boatos sobre o teste. Eles tiveram que enviar um advogado ao presídio para conseguir confirmar a informação. Geddel tenta, no Supremo Tribunal Federal (STF), obter progressão para regime domiciliar.

O ex-deputado baiano foi preso após a descoberta de um bunker com R$ 51 milhões na capital baiana em setembro de 2018. Mesmo após a condenação a mais de 15 anos de prisão em outubro do ano passado, o ex-ministro cumpre pena provisória porque não houve determinação da execução da sentença até o momento.

Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Prefeitura de Juazeiro inicia distribuição gratuita de refeições nos Restaurantes Populares

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), iniciou nesta terça-feira (07), a distribuição gratuita de almoços nos Restaurantes Populares do Centro e do João Paulo II das 11h30 às 14h. Cada unidade vai distribuir 500 almoços por dia.

O objetivo da ação é amenizar os efeitos sociais da pandemia da Covid-19 para a população vulnerável socialmente. Anunciada no dia 06 de julho pelo Prefeito Paulo Bomfim, a nova medida está funcionando nas duas unidades do município, atendendo a população também aos sábados e domingos.

De acordo com o gerente de Segurança Alimentar, Carlos Santana, essa mudança tem como objetivo auxiliar a população nesse momento de pandemia. “A receptividade tem sido boa. São quentinhas servidas de maneira segura e que também atenderá a população nos finais de semana”, afirma. Antes da nova medida, as refeições eram servidas pelo valor de R$1,50. Para não haver aglomeração no local, as refeições serão entregues em marmitas e talheres descartáveis.

Mesmo com o início da pandemia, o Restaurante Popular permaneceu em funcionamento e atendeu aos cuidados e medidas de prevenção recomendadas pelas organizações de saúde e pela Prefeitura de Juazeiro. “A equipe passou a utilizar marmitas e talheres descartáveis em março para que fossem distribuídas à população e, assim, evitar aglomerações nesses locais. O quantitativo é o mesmo que já fornecíamos anteriormente, mas dessa vez de forma gratuita”, explica a superintendente de Políticas Públicas Sociais do município, Maria Gorete Castro.