Exame confirma segundo óbito por Covid-19 em Canudos (BA)

A Prefeitura de Canudos confirmou, na tarde desta quinta-feira (2), a segunda morte causada pelo novo coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de uma mulher de 63 anos, que estava internada há oito dias no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina.

A paciente deu entrada no hospital de Petrolina no dia 18, para tratamento de outra doença, e retornou à Canudos no dia 25. Na terça-feira (30), a paciente deu entrada no Hospital Municipal Genário Rabelo de Alcântara com falta de ar e saturação baixa, indo a óbito no mesmo dia.

Devido os sintomas, a morte foi considerada suspeita e a Secretaria de Saúde de Canudos realizou a coleta que foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Nesta quinta (02), o resultado do exame foi divulgado confirmando que a paciente morreu infectada pelo novo coronavírus.

Diante dos novos casos e segunda morte por Covid-19, a Prefeitura de Canudos informa que estenderá por mais 10 dias o fechamento do comércio considerado secundário, mantendo apenas o funcionamento dos estabelecimentos essenciais.

A Prefeitura e o Prefeito Geo lamentam essa fatalidade e prestam solidariedade aos amigos e familiares por esta irreparável perda.

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta quinta-feira (02)

Descrição de pacientes de Juazeiro internados:

UPA: 8 leitos com respiradores, 0 paciente internado, com 0% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, 8 com pacientes internados, com 66,66% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 0 pacientes na UTI e 6 pacientes em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 7 pacientes de Juazeiro na UTI e 2 em leito intermediário.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI.

Hospital Espanhol – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI.

Hospital Neurocardio – Petrolina: 2 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS. 2 paciente internado em leito intermediário privado.

Hospital Memorial – Petrolina: 2 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI SUS.

Secretaria da Saúde de Juazeiro registra mais 65 novos casos, oito curas clínicas e mais um óbito pela Covid-19 nesta quinta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quinta-feira (02/07), a Secretaria de Saúde informa que já realizou mais de 7,7 mil testes e que está intensificando as ações de testagem no município. Com isso, a secretaria ressalta que nas últimas 24h registrou mais 65 novos casos da COVID 19 em Juazeiro e, com este dado, o município chega a 839 positivos para a doença. Os pacientes têm idades entre 18 e 79 anos, sendo 36 do sexo feminino e 29 do sexo masculino, sendo cinco profissionais da saúde e três das forças de segurança. Todos os resultados foram obtidos por meio do teste rápido.

O município registra ainda nesta atualização a recuperação de mais oito pessoas e agora contabiliza 252 curas clínicas. A SESAU lamenta informar mais um óbito de paciente do sexo masculino, 86 anos, tinha como comorbidade mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro. Com mais este registro, o município chega a 30 óbitos pela COVID 19, e outras 25 pessoas estão aguardando resultado ou coleta.

Com a ampliação dos testes rápidos através do ponto de coleta, mapeamento do status imunológico, Vigilância COVID nas comunidades, exames pelo LACEN do município e pelo LACEN de Salvador há o registro de 7.741 testes realizados, sendo 7.369 exames pelo teste rápido e 372 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador.

Dos 839 casos confirmados, 464 são do sexo feminino, 375 do sexo masculino e deste quantitativo, 85 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 526 pessoas em isolamento domiciliar, 31 pacientes internados sendo 15 em leitos de UTI e 16 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

MP investiga irregularidades na compra de testes rápidos para covid-19 no DF e sete estados

Esquema tem como principal alvo o DF (Foto: Reprodução/CNN)

O Ministério Público voltou suas atenções para a compra de kits para testagem rápida da covid-19 no Distrito Federal, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A Operação Falso Negativo foi deflagrada nessa quinta-feira (2) e investiga crimes como fraude em licitação, formação de organização criminosa; e corrupção ativa e passiva.

A Operação é encabeçada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o MP do Distrito Federal. O valor das compras com dispensa de licitação supera os R$ 73 milhões, segundo o MP. Foram cumpridos 81 mandados, entre servidores públicos e empresários.

Servidores estão ligados a fraudes

O nome da operação remete à baixa qualidade dos testes, que teriam tendência a dar resultado negativo para a o novo coronavírus. Além dos servidores, laboratórios e farmácias também são alvo da operação. Os investigadores acreditam que funcionários da Secretaria de Saúde do DF se organizaram para fraudar licitações e comprar testes com preços superfaturados.

Secretaria nega

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF negou qualquer irregularidade, alegando que “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, têm o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão federal”.

Pernambuco ultrapassa 61 mil casos positivos de covid-19

Maior parte dos pacientes tem sintomas leves (Foto: Internet)

Pernambuco confirmou mais 1.414 casos positivos e 74 óbitos por covid-19 nessa quinta-feira (2). Os números da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que 1.273 (90%) são casos leves e já estavam no final do ciclo do vírus, portanto não precisaram ser internado. Outros 141 (10%) são graves.

Pernambuco soma 61.119 pacientes infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março desse ano. Em relação às mortes, 47 (63,5%) ocorreram entre 19 de abril e 28 de junho. 27 (36,5%) foram registrados nos três últimos dias. O estado totaliza 4.968 óbitos. O número de curados ainda não foi divulgado.

Governo da Bahia e Prefeitura de Juazeiro divergem sobre prorrogação do toque de recolher

Decreto do Estado e do município são divergentes (Foto: Ascom/PMP)

O Governo da Bahia e a Prefeitura de Juazeiro “bateram cabeça” em relação ao toque de recolher na cidade da região Norte. O Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (2) prorroga a proibição para circulação de pessoas à noite até 8 de julho, via Decreto 19.796/2020.

Decretos divergem sobre data

Contudo, no último dia 29 de junho, o prefeito Paulo Bomfim já havia imposto a prorrogação do mesmo toque de recolher para 12 de julho, através do Decreto n° 458/2020. Em meio a divergência de datas fica o questionamento: qual data seguir?

A única unanimidade dos decretos é o horário que proíbe a circulação de pessoas nas vias públicas: 18h às 5h. Vale ressaltar que o toque de recolher mais rigoroso foi imposto pelo governador Rui Costa (PT) no dia 24 de junho, em comum acordo com Bomfim.

Diante da divergência das informações o Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro, mas até a conclusão da matéria não obtivemos resposta.

“Amor em Máscaras” continua distribuindo kits de higiene a moradores de rua em Juazeiro

Mais uma ação contemplou moradores de ruas em Juazeiro (Foto: Cortesia)

A ação solidária “Amor em Máscaras” segue a todo vapor em Juazeiro (BA). Na noite de quarta-feira (1º) os organizadores distribuíram mais máscaras de proteção e kits de higiene a moradores de rua. O projeto é idealizado pelo Ballet Criart.

LEIA TAMBÉM

Escola de Ballet de Juazeiro distribui máscaras de proteção a moradores de rua

Na primeira ação, realizada em 15 de junho, os idealizadores perceberam a necessidade de também incluir os itens de higiene. Através da corrente do bem eles conseguiram distribuir escovas e cremes dentais, além de sabonetes e as máscaras de proteção.

Como ajudar

“Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram e também a todos que divulgaram a ação“, afirma a organização. Para ajudar com o trabalho solidário basta entrar em contato com o seguinte número: (74) 98804-1223.

Cedro prorroga lockdown até 7 de julho

Lockdown foi anunciado na última semana de junho e prorrogado nesse mês

Cedro, no Sertão de Pernambuco, ficará em lockdown até 7 de julho. A medida mais rígida deveria vigorar entre 24 e 30 de junho, contudo, diante do surgimento de novos casos de covid-19, a Prefeitura prorrogou o isolamento social mais rigoroso.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, já são 36 casos confirmados da doença. “A decisão se deu pelo aumento nos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Os números são preocupantes. Caso o município não tome medidas rígidas, poderemos mais que dobrar os números existentes nos próximos dias”, informa a Prefeitura.

População não compreendeu momento

No entendimento do Comitê de Coronavírus, a população não aderiu de forma suficiente ao isolamento mais rígido. Para tentar controlar a disseminação do vírus a Prefeitura adotará uma fiscalização mais rígida e reforçará as barreiras sanitárias nas entradas do município.

“A população precisa entender que o isolamento social, evitando circulação de pessoas e veículos, principalmente, os veículos de outros municípios, vai evitar um aumento na proliferação de infecções pelo coronavírus no município“, pontua a Prefeitura.

Covid-19: prefeitura faz testagem em idosos e colaboradores de instituições de longa permanência em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou, nesta quarta-feira, 1° de julho, testes rápidos em idosos e colaboradores das Instituições de Longa Permanência de Idosos da cidade. Ao todo, foram 224 testes realizados entre quatro instituições geriátricas. Todos testaram negativo.

Para garantir a segurança das instituições, a testagem também foi feita em inúmeros colaboradores que se expõem ao risco de contaminação diariamente para prestar serviços e garantir o cuidado desses idosos. Dos 224 testes, 84 foram realizados em funcionários dos locais, mesmo estando assintomáticos. Os testes foram realizados nas casas geriátricas, respeitando todas as medidas de prevenção necessárias.

A testagem foi uma ação articulada entre o Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) e a Secretaria de Saúde, como parte da série de políticas públicas focadas no grupo de idosos, que se intensificaram desde o começo da pandemia. Foram testadas as seguintes instituições: Casa Geriátrica de Petrolina (86 testes), Casa do Idoso Cantinho do Aconchego (84), Casa de Vó (41) e Cantinho do Abraço (13).

Sesab informa que Bahia tem 3.178 novos infectados e 49 mortes por Covid nas últimas 24h

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia chegou ao número total de 76.485 casos confirmados e 1.902 óbitos pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (1º) ao  registrar 3.178 novos infectados e 49 óbitos nas últimas 24 horas. As informações constam no boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab).

Na terça-feira o estado tinha 73.307 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.853 mortes confirmadas.

Do número total, 50.924 já são considerados recuperados da doença e 23.659 encontram-se ativos.

As confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,53%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.932,56), Gandu (1.737,49), Ipiaú (1.536,85), Uruçuca (1.369,46) e Itabuna (1.236,73).

Petrolina aumenta número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

Petrolina aumentou, nesta terça, a quantidade de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, ampliando de 30 para 40. Os novos 10 leitos foram abertos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e encontram-se efetivamente em funcionamento para compor a rede de assistência à Covid-19 em Petrolina.

A taxa de ocupação dos leitos SUS para o novo coronavírus é de 60%. A boa notícia veio no boletim da Secretaria de Saúde desta terça-feira (30).

Ponto de coleta já realizou mais de 1.300 testes rápidos em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Com o objetivo de intensificar as testagens em pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde implantou no município no dia 11 de maio o ponto de coleta da Covid-19. Esta unidade que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial na Escola Judite Leal Costa, atende pacientes notificados pelos postos de saúde com algum sinal ou sintoma gripal.

Desde a implantação até esta terça-feira (30), o ponto de coleta realizou 1.393 testes rápidos, destes 390 foram casos positivos e 1.003 foram descartados por testarem negativo. São 100 atendimentos por dia.

Os exames são realizados em pacientes que apresentaram algum sintoma gripal e foram notificados pelo posto de saúde do bairro onde residem. O teste rápido é realizado no 10º dia do primeiro sintoma. O ponto de coleta foi montando com o objetivo de intensificar as testagens no município para mapear os casos na cidade e, através das equipes das Unidades Básicas de Saúde, acompanhar os pacientes positivos à doença.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o ponto de coleta é referência para testagem em pacientes considerados sintomáticos, ou seja, que desenvolveram algum sintoma que torna o paciente suspeito. “Juazeiro vem desenvolvendo ações de controle à Covid19 desde antes dos primeiros casos registrados na cidade. O ponto de coleta foi uma dessas ações desenvolvidas para testar os pacientes sintomáticos. Estamos a cada dia intensificando as testagens e assim mapeando os casos na cidade. É uma importante ação do município e que será ampliado a partir desta quinta-feira (02) na cidade”, acrescentou.

SESAU apresenta boletim com 75 novos casos, 21 curas clínicas e lamenta mais um óbito em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (01/07), a Secretaria de Saúde informa que já realizou quase 7,5 mil testes e que está intensificando as ações de testagem no município. Com isso, a secretaria ressalta que nas últimas 24h registrou mais 75 novos casos da COVID 19 em Juazeiro e, com este dado, o município chega a 774 positivos para a doença. Os pacientes têm idades entre 8 e 82 anos, sendo 46 do sexo feminino e 29 do sexo masculinos sendo sete profissionais da saúde e um das forças de segurança.

Neste boletim o município registra ainda a recuperação de mais 21 pessoas, e agora contabiliza 244 curas clínicas. A SESAU lamenta informar mais um óbito, o paciente é do sexo masculino, tinha 43 anos, não apresentava comorbidade e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro. Com mais este registro, o município chega a 29 óbitos pela COVID 19 e outras 44 pessoas estão aguardando resultado ou coleta.

Com a ampliação dos testes rápidos através do ponto de coleta, mapeamento do status imunológico, Vigilância COVID nas comunidades, exames pelo LACEN do município e pelo LACEN de Salvador há o registro de 7.485 testes realizados, sendo 7.118 exames pelo teste rápido e 367 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador.

Dos 744 casos confirmados, 428 são do sexo feminino, 346 do sexo masculino e deste quantitativo, 80 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 467 pessoas em isolamento domiciliar, 34 pacientes internados sendo 19 em leitos de UTI e 15 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

Pernambuco registra mais 847 casos e 65 óbitos do novo coronavírus

(Foto: Internet)

Depois de dois dias registrando menos de 500 casos do novo coronavírus, Pernambuco voltou a ter uma alta nos pacientes infectados. Nessa quarta-feira (1°) foram registrados mais 847 pacientes e 65 mortes provocadas pela covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 705 (83%) são pacientes com sintomas leves e 142 (17%) têm quadro grave. Dessa forma, o estado soma 59.705 pessoas infectadas e 4.894 mortes. Dos óbitos listados no boletim de hoje, há ocorrências datadas ainda de 13 de abril.

Bodocó e Ipubi confirmam mais óbitos por covid-19

Vírus segue se espalhando pelo interior (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Bodocó e Ipubi, no Sertão de Pernambuco, atualizaram o número de óbitos provocados pelo coronavírus nos boletins de terça-feira (30). Em Bodocó foi confirmada a terceira morte. Trata-se de um paciente de 37 anos, com duas comorbidades: cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar.

Ele estava internado em Ouricuri (PE) e morreu no sábado (27). A confirmação veio através de exame, cujo resultado saiu ontem. Bodocó soma ainda 32 pacientes infectado, 15 recuperados, 78 descartados e 50 em investigação.

No município de Ipubi a Prefeitura confirmou a 10ª morte. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o paciente. São 90 casos confirmados, 62 recuperados e três em investigação. O índice de isolamento social caiu de 39% para 34%.