Bahia registra 2.965 novos infectados e 54 novas mortes por Covid em 24 horas

(Foto: ASCOM/SESAB)

Nas últimas 24 horas 2.965 baianos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus e 54 morreram devido a Covid-19, de acordo com o boletim desta sexta-feira (3) da Secretaria da Saúde (Sesab). Desde o início da pandemia o estado contabilizou 82.314 infectados pelo vírus e 2.001 mortes causadas por ele.

Até a quinta-feira (2), a Bahia tinha 79.349 casos confirmados desde o início da pandemia, e 1.947 óbitos.

O número de pessoas recuperadas da Covid-19 no estado é de 54.987, segundo a secretaria da Saúde. Enquanto 25.326 seguem em acompanhamento e são considerados casos ativos.

As confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.986,24), Gandu (1.897,97), Ipiaú (1.569,55), Uruçuca (1.447,44) e Itabuna (1.291,61).

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta sexta-feira (03)

Dos 908 casos confirmados em Juazeiro, 498 são do sexo feminino, 410 do sexo masculino e deste quantitativo, 92 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 570 pessoas em isolamento domiciliar, 32 pacientes internados sendo 15 em leitos de UTI e 17 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

Descrição de pacientes de Juazeiro internados:

UPA: 8 leitos com respiradores, 2 pacientes internados, com 25% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, 6 com pacientes internados, com 50% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 0 pacientes na UTI e 7 pacientes em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 6 pacientes de Juazeiro na UTI e 3 em leitos intermediários.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI.

Hospital Espanhol – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI.

Hospital Neurocardio – Petrolina: 2 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI SUS e 2 em leitos intermediários privado.

Hospital Memorial – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS.

Unidade de Atendimento Pediátrico de Juazeiro: 1 paciente em leito intermediário público.

Juazeiro registra 69 novos casos da Covid-19, 23 curas e mais uma morte nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta sexta-feira (03), a Secretaria da Saúde informa que quase 8 mil testes já foram realizados em Juazeiro, e por intensificar as testagens o número de casos confirmados e descartados vêm aumentando. Neste boletim, a secretaria ressalta que nas últimas 24h registrou mais 69 novos casos da COVID 19 e, com este dado, o município chega a 908 positivos para a doença.

Os pacientes têm idades entre 12 e 66 anos, sendo 34 do sexo feminino e 35 do sexo masculino, sendo sete profissionais da saúde e um das forças de segurança. Os resultados foram obtidos 65 por teste rápido e quatro pelo LACEN de Salvador.

O município registra ainda nesta atualização a recuperação de mais 23 pessoas e agora contabiliza 275 curas clínicas. A SESAU lamenta informar mais um óbito de paciente do sexo masculino, 60 anos, tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica e estava internado no Hospital Regional de Juazeiro. Com mais este registro, o município chega a 31 óbitos pela COVID 19, e outras 10 pessoas estão aguardando resultado ou coleta.

Com a ampliação dos testes rápidos através do ponto de coleta, mapeamento do status imunológico, Vigilância COVID nas comunidades, exames pelo LACEN do município e pelo LACEN de Salvador há o registro de 7.929 testes realizados, sendo 7.544 exames pelo teste rápido e 385 pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador.

Dos 908 casos confirmados, 498 são do sexo feminino, 410 do sexo masculino e deste quantitativo, 92 são profissionais da saúde. A Secretaria ressalta que tem 570 pessoas em isolamento domiciliar, 32 pacientes internados sendo 15 em leitos de UTI e 17 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

Mototaxistas de Uauá recebem kit alimentação e de proteção contra o novo coronavírus

(Foto: Ascom/PMU)

A Prefeitura de Uauá, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (02), a entrega de kits de higiene e proteção à Covid-19 e kits de alimentos para os mototaxistas do município.

A ação visa ajudar as famílias dos profissionais que tiveram atividades afetadas pelas consequências da pandemia. Mais de 30 mototaxistas foram beneficiados na ação governamental.

Ao ser contemplado com os kits, o mototaxista André Paixão parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. “Em nome de todos os mototaxistas quero agradecer ao prefeito e toda sua equipe. E que continue assim sempre pensando na gente, ajudando. Estamos agradecidos de todo coração”, exaltou André.

O kit de higiene contém máscaras, um sabonete e álcool em gel. Já o kit alimentar, que faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), é composto por produtos adquiridos da Agricultura Familiar, como forma de valorizar os produtores rurais do município.

Em Juazeiro novos Pontos de Testagem da Covid-19 começam a funcionar 

Tiveram início nesta quinta-feira (2), os atendimentos nos novos Pontos de Testagem que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde, implantou nos postos dos primeiros dez bairros de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária Fabíola Ribeiro, em visita ao posto do Maringá acompanhou a entrega do primeiro kit de testes da COVID-19.

Além da unidade do Maringá, as unidades básicas de saúde de outros nove bairros passam a contar com Pontos de Testagem, onde serão realizadas as notificações, o agendamento e os testes: Santo Antônio, Dom Thomaz, Dom José Rodrigues, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Angari, Centro I e Alto da Maravilha.

“Estamos descentralizando a testagem, trazendo o serviço aqui para as comunidades, para que a população seja atendida próxima ao seu domicílio e não precise se deslocar para o Ponto de Coleta do bairro Maria Gorete. E não vamos parar nessas dez unidades, pois a nossa meta é ampliar ainda mais o número de pessoas testadas e assim continuar realizando as ações necessárias para conter a pandemia em nossa cidade, tendo com foco maior salvar vidas”, assegura o prefeito Paulo Bomfim.

O atendimento nos pontos de testagem obedecerá aos mesmos critérios do Ponto de Coleta da Escola Municipal Judite Leal Costa no bairro Maria Gorete. Os pacientes com 10 dias de sintomas gripais procuram o posto de saúde para ser notificado e, de acordo com a avaliação do médico, têm o teste rápido agendado.

Além do Ponto de Coleta do bairro Maria Gorete, as unidades da zona rural também já estão realizando a testagem. E para se somarem aos dez que começaram nesta quinta-feira as atividades na cidade, ao longo do mês de julho serão anunciados mais Pontos de Testagem em outros bairros de Juazeiro.

Diretor médico da UPA em Juazeiro testa positivo para o novo coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde informa que nesta sexta-feira (03), o diretor médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), José Carlos Tanuri Júnior, testou positivo para o novo coronavírus. O mesmo está afastado dos seus serviços técnicos da unidade, encontra-se em isolamento domiciliar, sem gravidade e será monitorado pelas equipes de saúde do município.

Desde o início das confirmações pela COVID 19 até o último boletim divulgado nesta quinta-feira (02), o município tem o registro de 85 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus. Do total de casos infectados no município, 839 casos foram confirmados, representando pouco mais de 10% são profissionais de saúde.

A maioria é de técnicos (as) de enfermagem, enfermeiros (as) e médicos (as). Estes profissionais são linha de frente e estão em contato direto com casos confirmados nas unidades referências para COVID 19 em Juazeiro.

Os pacientes que têm resultados com indicadores de transmissão tem afastamento por 14 dias das atividades, os que apresentam o vírus e não estão mais transmitindo têm afastamento no período de 7 dias. Em ambos os casos, os pacientes devem se manter em isolamento domiciliar e o acompanhamento é realizado preferencialmente por telefone pela equipe de saúde da família do posto de saúde referência do paciente.

 Dormentes intensifica fiscalização contra bares e outros serviços não essenciais

(Foto: Ascom/PMD)

Para atender os dormentenses de forma rápida e eficaz, a Prefeitura de Dormentes criou, em parceria com as polícias Civil e Militar, o Núcleo de Combate a Propagação da Covid-19. O núcleo inicia suas atividades nesta sexta-feira (3), atendendo denúncias e tirando dúvidas da população, através do WhatsApp, 24 horas por dia.

O Núcleo funciona através do número (87) 98153.1658 e tem como objetivo atender denúncias de aglomerações em bares, estabelecimentos não essenciais e/ou em residências. “Todas as denúncias dirigidas ao nosso núcleo serão encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Dormentes, onde serão devidamente investigadas. Se comprovado o descumprimento do decreto estadual/municipal, haverá responsabilização criminal por conduta ilícita descrita por desobediência ou infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, explica o escrivão de Polícia Civil, Alysson Antonio Soares da Silva.

A prefeita Josimara Cavalcanti, reforça que o momento deve ser união. “Estamos trabalhando desde o início da pandemia, realizando medidas de ampliação do atendimento, orientando a população, distribuindo máscaras, fazendo os testes… Agora, mais do que nunca precisamos que todos os dormentenses atuem de forma sincronizada para evitar a proliferação dessa doença, seja ficando em casa, cuidado da higiene e também denunciando as atividades que vão contra as medidas adotadas e determinadas em decretos pela gestão municipal”, ressalta Josimara.

Polícia Civil lança canal para denúncia de bares funcionando durante pandemia em Dormentes

Visando endurecer a fiscalização contra a população que não está respeitando o isolamento social em Dormentes (PE), a 217ª Circunscrição de Polícia Civil criou um núcleo para atender denúncias referentes a bares e estabelecimentos comerciais não essenciais abertos.

O número (87) 98153-1658 é de WhatsApp e está disponível 24 horas. As denúncias do “Dormentes em Alerta” são anônimas e serão repassadas ao núcleo de combate à propagação da covid-19 no município. Os casos serão investigados pela Polícia Civil e se houver a comprovação do descumprimento aos decretos estadual e municipal, o proprietário será punido criminalmente.

“A comprovação da prática de descumprimento do decreto estadual/municipal acarretará responsabilização criminal por conduta ilícita descrita por desobediência ou infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, orienta a PC.

Pernambuco confirma mais 1.243 casos positivos e 100 mortes do novo coronavírus

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa sexta-feira (3), mais 1.243 novos casos de covid-19 e 100 mortes. Com isso já são 62.362 pacientes infectados e 5.068 óbitos registrados desde o início da pandemia do coronavírus, no mês de março.

Novos registros

Dos casos confirmados hoje, 1.114 (90%) são leves e 129 (10%) foram classificados como graves. Em relação às mortes, 67 (77%) ocorreram entre 4 de maio até 29 de junho. Outras 33 (33%) são dos últimos três dias. O boletim completo será divulgado ao final do dia, incluindo também as curas clínicas.

Coronavírus: Salgueiro deve endurecer quarentena a partir da próxima semana

Apesar das curas, prefeito ainda se mostra preocupado com crescimento de casos positivos

Salgueiro (PE) está próximo de alcançar a marca de 100 pacientes recuperados do novo coronavírus. Contudo, a Prefeitura já analisa retomar a quarentena mais rígida. Isso porque apenas nessa semana foram registrados 30 novos casos positivos, elevando para 153 o número de pacientes infectados.

Desse total, 98 estão clinicamente curadas. Há ainda 18 pessoas em investigação e nove mortes, desde o início da pandemia da covid-19. Na manhã dessa sexta-feira (3) o prefeito Clebel Cordeiro (MDB) participou de uma live e comentou que apesar da boa notícia, Salgueiro ainda não conseguiu controlar a disseminação do vírus.

“Nessa noite não consegui dormir, hoje de manhã cedo falei com o secretário de Saúde do Estado, André Longo. Quando vi 30 casos, foi o maior desde março até hoje. A maior semana que teve e isso nos preocupou. A culpa não é do comerciante, é do irresponsável que está indo pra rua“, disse.

Decisão conjunta

De acordo com o prefeito, o Governo de Pernambuco deverá, a partir de segunda-feira (6) definirá o rumo da quarentena no município em conjunto com a gestão municipal. “Já conversei com o doutro Longo e o governo do Estado deve tomar medidas a partir de segunda ou terça-feira, porque precisamos tomar medidas em conjunto. Nada mais justo do que tomar em conjunto e que possa ser mais atendida pela Polícia Militar e o comerciante“, conclui.

Dormentes quer ampliar taxa de moradores submetidos a testes rápidos da covid-19

As ações de enfrentamento ao novo coronavírus foram intensificadas pela Prefeitura de Dormentes (PE) nessa semana. Listada entre as cidades que mais testa sua população, a Secretaria de Saúde quer ampliar o índice de moradores já analisados durante a pandemia da covid-19.

Atualmente dos cerca de 18 mil habitantes, 8,35% já foram submetidos a testes. “Quanto mais pessoas testadas, melhor é a definição do cenário epidemiológico obtido pela cidade e mais segurança para a nossa população”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Perfil epidemiológico

Os testes servem não apenas para indicar a disseminação do vírus, mas também para contribuir com o trabalho da Vigilância Epidemiológica para elaboração do perfil dos pacientes infectados. Tiveram prioridade os servidores da saúde e do comércio.

“Temos ainda cerca de 1.500 testes rápidos disponíveis aqui na cidade e previsão de compra nas próximas semanas. Sabemos que quanto mais testes realizados, mais casos serão confirmados, e isso é importante para que o paciente receba o tratamento adequado e impeça a circulação do vírus para mais pessoas”, pontua a prefeita, Josimara Cavalcanti.

Juazeiro: Rei Momo de 2018 morre vítima de covid-19

Rei momo estava com covid-19

Josalan Gomes, Rei Momo do Carnaval de Juazeiro (BA) em 2018 morreu na noite de quinta-feira (2), vítima da covid-19. Ele tinha 28 anos e estava internado em um hospital de Petrolina. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, emitiu uma nota de pesar.

“A Prefeitura Municipal de Juazeiro lamenta o falecimento do ex Rei Momo da cidade, no ano de 2018, Josalan Gomes. A alegria de Josalan durante toda aquela festa de Momo foi algo que jamais será esquecido, alegria e espontaneidade. Eleito democraticamente, Josalan soube bem desempenhar sua função“, diz a nota.

Juazeiro tinha 839 casos positivos do novo coronavírus, 252 recuperados, 30 óbitos e 25 pacientes em investigação, aguardando resultado da coleta.

Moreilândia registra 1º óbito por coronavírus

O município de Moreilândia, no Sertão de Pernambuco, confirmou o primeiro óbito por covid-19 no boletim de quinta-feira (2). De acordo com a Prefeitura, o paciente era do sexo masculino e tinha 44 anos.

Ele tinha histórico de viagem, estava internado no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri e veio a óbito na última segunda-feira (29), mas o exame laboratorial apenas foi liberado ontem.

O prefeito Eri (PSDB) pediu ajuda da população para que a cidade avance no combate ao novo coronavírus. “É com muita tristeza que venho afirmar o primeiro óbito por coronavírus em nosso município. Gostaria de no momento pedir a vocês que permaneçam em casa, não saiam sem usar uma máscara. É uma grande contribuição da parte de vocês ajudar a gente nesse isolamento, que não tem sido fácil“, afirmou.

Até ontem Moreilândia tinha 81 casos notificados dos quais 15 foram confirmados. Seis já estão recuperados e há ainda outro 18 pessoas em investigação.

Secretaria da Saúde de Petrolina registra mais 45 novos casos de Covid-19 e ultrapassa o número de mil pessoas infectadas no município

O boletim que atualiza os dados do novo Coronavírus em Petrolina reforça, nesta quinta-feira (2), uma boa notícia: a Secretaria de Saúde registrou mais 20 curas, totalizando 482 recuperados. Dando continuidade à intensificação dos testes rápidos pelo município, foram realizados 377 testes, com 37 novos casos.

Dos testes, são 23 pessoas do sexo feminino com idades entre 03 e 67 anos e 14 do sexo masculino entre 19 e 75 anos. A secretaria ainda confirmou 8 resultados positivos de exames laboratoriais: são 5 pacientes do sexo masculino, entre 42 e 66 anos, e 3 do sexo feminino de 28, 36 e 45 anos.

Com esses 45 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.014 casos da Covid-19 – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 786 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 228 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Como não houve novos óbitos, a cidade continua com 26 registros.

Bahia chega a 79.349 infectados e 1.947 mortes pela Covid-19

(Foto: ASCOM/SESAB)

O estado da Bahia registrou nas últimas 24 horas 2.864 novos infectados pelo coronavírus e 45 novos registros de mortes causadas pela doença. As informações constam no boletim atualizado da Secretaria da Saúde (Sesab) desta quinta-feira (2). Desde o início da pandemia foram contabilizados 79.349 casos confirmados na Bahia, sendo que 53.334 já são considerados recuperados, 24.068 encontram-se ativos e 1.947 tiveram óbito confirmado.

Até o dia anterior, a quarta-feira (1º), o estado somava 76.485 casos confirmados desde o início da pandemia e 1.902 mortes.

A Sesab informa que as confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.986,24), Gandu (1.897,97), Ipiaú (1.569,55), Uruçuca (1.447,44) e Itabuna (1.291,61).

O boletim epidemiológico indica que 80.085 casos permanecem em investigação.