Ruy Wanderley confirma desistência de candidatura a deputado estadual

Vereador disse que decisão foi pensada por ele, sem interferências políticas (Foto: Blog Waldiney Passos)

No retorno à Casa Plínio Amorim depois do recesso de julho, o vereador Ruy Wanderley (PSC) confirmou sua desistência das eleições 2018. No início do ano o edil era cotado para ser um dos nomes no grupo do prefeito Miguel Coelho a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

LEIA TAMBÉM:

Líder da situação, Aero Cruz afirma que relatório responsável por identificar rombo no IGEPREV será apresentado aos vereadores

Vereador Gilmar Santos volta a cobrar do Executivo mais valorização para artistas locais

Fala de cantor no FIG ainda repercute na Câmara de Vereadores de Petrolina

Mas no decorrer do primeiro semestre o cenário foi se modificando e Ruy que era líder da situação deixou o posto, que hoje é ocupado por Aero Cruz (PSB). Utilizando a Tribuna, Ruy confirmou sua decisão. O anúncio já era esperado, tendo em vista que desde as primeiras horas na sessão de hoje (7) corriam nos bastidores que o vereador faria um pronunciamento oficial na sessão.

LEIA MAIS

Após ter candidatura a governadora rifada, Marília será candidata a deputada federal

Após ter confirmada a retirada de sua candidatura ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT) será candidata a deputada federal, segundo o site do jornalista Edmar Lyra.

LEIA TAMBÉM

Decisão do diretório nacional prevalece e Marília é vetada pelo PT

A petista poderia entrar com uma ação judicial, contudo, a neta de Arraes decidiu não confrontar a decisão do partido anunciada na convenção nacional do PT nesse sábado (04).

Com a consolidação do seu nome no estado, Marília tem muita chance de se eleger e ocupar uma vaga na Câmara do Deputados.

Lucinha Mota é confirmada como candidata a deputada estadual pelo PSOL

Antes de discursar, o público presente respeitou um minuto de silêncio em homenagem a Beatriz.

Nesse sábado (04), o PSOL confirmou a candidatura de Lucinha Mota, mãe da garota Beatriz, para deputada estadual. O anunciou aconteceu durante a convenção do partido.

No seu discurso, Lucinha falou sobre sua luta em defesa dos direitos de Beatriz após o crime que chocou toda a região do Vale do São Francisco. A mãe da garota destacou as dificuldades da Polícia Civil para dar andamento às investigações devido à falta de estrutura.

LEIA TAMBÉM

Convenção do PSOL vai confirmar Lucinha Mota como candidata a deputada estadual

“A primeira vez que eu fui em uma delegacia foi para prestar depoimento. Eu me deparei com uma estrutura precária, profissionais sem qualificação técnica, agentes tendo que dividir um computador para trabalhar. Eu perguntei a meu marido: ‘Essa polícia que vai resolver o caso de Beatriz?”, disse Lucinha.

Lucinha afirmou ter escolhido o PSOL após ter feito um estudo sobre o perfil de cada político do partido. “É esse perfil de político que o nosso Brasil precisa para a gente mudar esse cenário de corrupção”, disse.

Marília se manifesta por meio de nota e afirma que “esperança não se negocia”

(Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco)

As pretensões de Marília Arraes (PT) em disputar as eleições de outubro em Pernambuco tiveram mais uma resposta negativa. Na noite da sexta-feira (3) o PT Nacional inviabilizou novamente a candidatura da vereadora recifense, aprovando a aliança com o PSB.

Mesmo com a decisão, Marília segue firme em seu posicionamento. Ainda na noite de ontem a executiva nacional indeferiu o recurso apresentado pelo PT de Pernambuco por 57 votos a 29. Em nota, a petista afirmou não ter ido a São Paulo para negociar e se recusou a desistir.

LEIA TAMBÉM:

Marília Arraes tem candidatura rifada novamente pelo Diretório Nacional do PT

Marília relembrou as dificuldades enfrentadas pela sua pré-candidatura e frisou sua força nas pesquisas eleitorais do estado. Ela termina a nota afirmando que “esperança não se negocia”. A convenção do PT estadual está marcada para amanhã (5).

Leia a nota de Marília Arraes:

LEIA MAIS

Marília Arraes tem candidatura rifada novamente pelo Diretório Nacional do PT

Mesmo após mostrar força em convenção, PT nacional decide rifar candidatura de Marília

Um dia após convenção que decidiu manter a candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo estadual – com 230 votas a favor e 20 contra –, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) rifou novamente a candidatura da vereadora do Recife nessa sexta-feira (03). Marília já havia tido sua candidatura indeferida na quarta-feira (1º).

LEIA TAMBÉM

Marília Arraes reafirma sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco

Contrariando diretório nacional, PT-PE mantém candidatura de Marília Arraes

O partido mantém a aliança com o governador Paulo Câmara (PSB) nas eleições em Pernambuco. A decisão coloca o senador Humberto Costa (PT) em busca da reeleição na chapa do Chefe do Executivo Estadual.

Marília, que não deve acatar a decisão, poderá recorrer à Convenção Nacional do PT que acontece neste sábado (04). Há, ainda, a possibilidade da vereadora recorrer à justiça sobre o caso.

Contrariando diretório nacional, PT-PE mantém candidatura de Marília Arraes

Marília Arraes (PT-PE)

O diretório do Partido do Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) decidiu manter a candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes (PT) ao governo estadual. A decisão foi formalizada em convenção realizada nesta quinta-feira (2), no Praia Hotel, Zona Norte da capital. Dos 251 delegados presentes na plenária, 230 foram a favor, 20 contra e houve apenas uma abstenção.

“Finalmente, nós tivemos a oportunidade de mostrar o que é que a base de Pernambuco quer. São 300 delegados que representam todos os liados do PT, mostra que quando se constrói uma ideia, seja ela uma candidatura, seja ela um projeto, da base, a gente tem muito mais consolidação. Mostra efetivamente qual é a melhor tática, a melhor aliança, que é com o povo”, disse Marília no discurso.

LEIA MAIS

Gabriel Menezes confirma nome para disputa na ALEPE

Vereador Gabriel Menezes – PSL. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gabriel Menezes (PSL) confirmou, durante convenção estadual do seu partido, seu nome para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O evento aconteceu nesse final de semana em Recife, capital pernambucana.

Gabriel já havia feito um discurso em tom de despedida nas últimas sessões do primeiro semestre deste ano na Câmara Municipal de Petrolina. Na oportunidade, agradeceu aos companheiros de oposição.

Sobre a candidatura a deputado estadual, Gabriel disse querer fazer de Petrolina um lugar melhor. “Nos ombros, a enorme gratidão ao povo de Petrolina e a vontade de fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor. Avançaremos com coragem, retidão, respeito às pessoas e, sobretudo, muita fé em DEUS”, disse.

Deputado Sílvio Costa acredita em candidatura de Marília Arraes

Marília Arraes e Sílvio Costa. (Foto: ASCOM)

O deputado estadual e pré-candidato ao Senado por Pernambuco Sílvio Costa afirmou ter “certeza de que Marília Arraes será candidata”. Segundo Sílvio, a candidatura da vereadora do Recife “não pertence mais ao PT. Pertence ao grande desejo de mudança que está na alma e nos corações do valente povo pernambucano”.

Ainda de acordo com o parlamentar, o PSB não tem votos na “Executiva Nacional, muito menos no Diretório Nacional do PT, para fazer a coligação nacional com o Partido dos Trabalhadores”.

Sílvio afirmou que o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio estariam em Brasília “procurando a Executiva Nacional do PT para tentar ‘detonar’ a candidatura de Marília Arraes”. O deputado assegurou que “eles [o governador e o prefeito] não vão impedir a legítima candidatura da vereadora”.

Odacy Amorim retira pré-candidatura ao governo do estado e afirma que vai concorrer à Câmara Federal

Odacy vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Por meio de nota, o deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) retirou a sua pré-candidatura ao governo do estado de Pernambuco. Segundo o parlamentar, a busca agora é por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Com a decisão de Odacy, Marília Arraes – que já era cotada para disputar o cargo para governadora pelo PT – fica com o caminho aberto para uma eventual candidatura. Contudo, a grande possibilidade de o partido fechar uma aliança com o PSB pode atrapalhar os planos da vereadora do Recife.

Na nota, Odacy afirma que deve seguir o que for decidido pelo PT. “esse é um momento que demanda unidade do PT de Pernambuco em qualquer das alternativas de táticas eleitorais que ao final for adotada, seja a candidatura própria que sempre defendi, ou seja a aliança que vem sendo tentada pela direção nacional do PT”, disse o parlamentar.

Contrário a Gilmar Santos

De certa forma, o pronunciamento do deputado contrariou as afirmações do vereador de Petrolina Gilmar Santos (PT) que negou apoio a um possível acordo entre PT e PSB no estado e descartou essa ideia de unidade do partido defendida por Odacy em caso de aliança.

“Quanto a uma possível aliança com esses setores, principalmente PSB de Pernambuco, que assumiu um compromisso com o golpe, a gente vai manter o máximo de distância, inclusive para manter a nossa coerência”, afirmou Gilmar.

Confira a íntegra da nota

Como é do conhecimento de todos no PT e na sociedade, acredito bastante no protagonismo e na missão do nosso partido nessas eleições e, sobretudo, no papel do presidente Lula, como candidato preferido da maioria do povo brasileiro, cuja liderança e força tem conseguido derrotar a manipulação e a perseguição política sem precedentes que está sofrendo.

Com essas posições, tenho feito a defesa da candidatura própria do PT ao Governo do Estado e por isso me coloquei à disposição do partido para essa disputa. Além disso, sou defensor da inocência de Lula, do seu direito à liberdade e da sua candidatura vitoriosa à presidente da república. Considero que essa é uma prioridade do povo brasileiro e pernambucano, do PT e do país e, nessa condição, deve orientar o nosso posicionamento partidário em todo o Brasil e, naturalmente, em Pernambuco.

LEIA MAIS

Marília Arraes realiza coletiva para falar sobre disputa ao Governo do Estado

Marília Arraes mostra força e deve confirmar nome para concorrer ao Governo do Estado pelo PT.

A vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT), convocou a imprensa para uma entrevista coletiva às 11h desta terça-feira (19) Recife Praia Hotel, que fica na capital pernambucana. Marília falará sobre a viabilidade da sua candidatura, que, segundo sua assessoria, “entra numa nova fase”.

Com a força da pré-candidata, que é considera um trunfo eleitoral do PT, confirmada através de pesquisas, o partido – que cogitava rifar Marília para fechar aliança com o PSB – se vê acuado para confirmar o nome da vereadora para concorrer ao Governo do Estado.

Marília Arraes empareda Humberto Costa e Odacy Amorim

Marília Arraes (PT), vereadora da cidade do Recife, Pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo PT / Foto: Waldiney Passos

A divulgação da pesquisa encomenda para consumo interno do PT deixou o senador Humberto Costa (que pleitei a reeleição) e o deputado Odacy Amorim (que coloca o nome como pré-candidato ao governo do estado) com as barbas de molho.

Humberto disse que só acreditava na viabilidade da candidatura de Marília através de pesquisa, a consulta veio e não só comprovou a viabilidade da candidatura própria do Partido dos Trabalhadores como apontou o nome de Marília sendo o preferido do eleitorado pernambucano, claro que os números refletem apenas o momento eleitoral, mas serviu para fazer com que Humberto jogasse a toalha e afirmasse que não vai mais se opor a esta possibilidade.

Para Odacy Amorim as únicas opções diante deste cenário são: torcer para que a executiva nacional defina uma aliança com o PSB que possa refletir no apoio a candidatura à reeleição do governado Paulo Câmara e com isso pleitear uma vaga de vice na chapa majoritária ou concorrer a uma vaga de deputado federal já que não retira em hipótese nenhuma a candidatura de sua esposa Dulcicleide Amorim a uma vaga na Assembleia Legislativa (ALEPE).

Caso a candidatura de Marília Arraes seja mesmo confirmada no encontro dos delegados, que foi adiado do próximo domingo (10) para o final de julho, os projetos pessoais de Humberto e Odacy caem por terra e ambos vão ter que escrever na cartilha da vereadora.

Em Petrolina, senador Humberto Costa reafirma que PT continua trabalhando na candidatura de Lula

Senador cumpriu agenda política no Sertão nesse fim de semana (Foto: Reprodução/Instagram)

Em visita ao Sertão do estado, o senador Humberto Costa (PT) concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog Waldiney Passos na manhã desse domingo (22). O líder do PT no Senado Federal falou sobre o cenário nacional para as eleições de outubro, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua busca pela reeleição.

Antes de Petrolina, Costa visitou Granito, Parnamirim, Salgueiro e Serra Talhada. Durante a semana o senador esteve em Curitiba, para averiguar as condições nas quais Lula está cumprindo a pena determinada pelo juiz federal Sergio Moro.

“O objetivo era averiguar as condições de lá onde ele está, as condições para a execução da decisão judicial. O lugar que ele está é bastante adequado, ele está em situação de privacidade, o único problema que a gente identifica é o isolamento a que ele está submetido porque só são permitidas apenas as visitas dos familiares e dos advogados.”, comentou o senador que é membro da Comissão dos Direitos Humanos.

LEIA MAIS

Isaac Carvalho anuncia saída do governo e candidatura a deputado federal

Paulo Bomfim e Isaac, que deixará cargo de assessor. (Foto: Internet)

O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho anunciou nessa quarta-feira (04) que deixará o cargo de assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro. Isaac esteve à frente do cargo desde março de 2017 após convite do prefeito Paulo Bomfim. Em cumprimento à legislação eleitoral, a desincompatibilização será oficializada nesta quinta-feira (05).

Isaac afirmou que vai se dedicar à pré-candidatura a deputado federal atendendo a uma solicitação do diretório estadual do PC do B. Além disso, o ex-prefeito ressaltou que está apto a concorrer a qualquer cargo público. Isaac garantiu que acompanhará o prefeito durante a visita do governador Rui Costa a Juazeiro.

“Mas antes disso, no dia da despedia como servidor da Prefeitura, cumprirei agenda administrativa acompanhando o prefeito Paulo Bomfim durante visita do Governador Rui Costa, que estará em Juazeiro inaugurando obras, assinando a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional, entre outras importantes pautas”.

O ex-prefeito falou ainda sobre a nova caminhada rumo ao Congresso Nacional e sobre como ajudará a região se eleito. “Juazeiro e demais municípios do norte baiano sentem a necessidade de uma representação no cenário político nacional com foco no desenvolvimento regional. E essa é uma preocupação que sempre tive desde quando era prefeito, pois sei que a região só terá um crescimento sustentável quando isso acontecer de forma integrada”, destacou.

Vereador Gilmar Santos decide apoiar Sinézio Rodrigues para deputado estadual

Depois de contestar a pré-candidatura do deputado Odacy Amorim ao governo do Estado, o vereador Gilmar Santos declara abertamente seu apoio a um pré-candidato a deputado estadual da cidade de Serra Talhada, o vereador daquele município Sinézio Rodrigues. Em carta aberta, Gilmar justifica a sua decisão afirmando se tratar de uma pessoa que representa a coerência e compromissos de um candidato com as lutas sociais.

Confira a íntegra do texto:

Para a Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco: Sinézio Rodrigues me representa

Há quem vote em candidatos a cargos eletivos porque esse/a é seu amigo, parente, correligionário, partidário, integrante da mesma igreja, assistente, padrinho político, residente do seu bairro ou município, falante, simpático, de “fácil” relação com tudo e com todos. Aqui se oferece grandes riscos da razão ser atropelada pelas conveniências e a política ser transformada em promotora do atraso.

Há, também, quem vote em candidatos com base nesses critérios:  a história, coerência e compromissos do candidato com as lutas sociais; sua visão e projetos para o desenvolvimento do município, estado ou país; seu compromisso com um partido que organiza e representa a luta da maioria da população, formada por trabalhadores e trabalhadoras. Dessa forma acreditamos que a política se afirma enquanto instrumento de transformação da sociedade.  É com base nesses critérios que decidimos apoiar e construir a candidatura do companheiro Sinézio Rodrigues.

Nascido em 1973, na fazenda Carnaúba, município de Serra Talhada, filho de trabalhadores rurais, Sinézio está na luta social desde os anos 80.  Em 1986, aos treze anos, quando ainda nem tinha direito ao voto, Sinézio se envolve na política pela 1ª vez: sobe em palanque e apoia a candidatura de Miguel Arraes a Governador. Aos 16 anos votou para presidente pela 1ª vez e dedicou seu voto a Lula. Naquele ano, 1989, filiou-se ao PT.

Em 1991, eleito Coordenador do Grupo de Mobilização Estudantil Secundarista (GME), inicia sua luta pela melhoria da educação. Em 1994, ingressa na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, no curso de matemática. Comprometido com a luta estudantil, em 1996 eleito presidente do Diretório Acadêmico.

Em 1993, tornara-se Presidente do diretório municipal pelo voto direto dos filiados, mandato que já exerceu por mais três vezes. Em 2004, atendendo solicitações de eleitores, movimentos sociais e da Articulação de Esquerda, tendência interna do PT a qual integra, Sinézio foi candidato a vereador. Na ocasião foi o mais votado do PT, faltando poucos votos para assumir o mandato. Chegou à 1ª suplência da Casa Joaquim de Souza Melo.

Em 2007, Sinézio Rodrigues, juntamente com um grupo de trabalhadores da educação, fundaram o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada ─ SINTEST ─ do qual foi eleito presidente e reeleito em 2009 e 2012. Atualmente exerce a diretoria de relação intersindical, formação política e imprensa do sindicato. 

Em 2012, o povo de Serra Talhada consagrou essa caminhada, outorgando ao cidadão Sinézio Rodrigues com o mandato de vereador, sendo reeleito vereador em 2016. No seu segundo mandato, o vereador Sinézio Rodrigues, é líder do PT na Câmara Municipal, membro da executiva municipal do PT e membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Ao longo da sua trajetória, Sinézio participou ativamente de várias lutas políticas e sociais, coordenando movimentos e campanhas alinhadas com a luta do povo. Defensor intransigente da classe trabalhadora, Sinézio Rodrigues é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, representando a tendência petista Articulação de Esquerda, da qual é fundador e militante há 25 anos.

A trajetória política de Sinézio me representa e é coerente com a forma como penso a política e penso o Partido dos Trabalhadores: crítico, combativo e comprometido com a organização e lutas da classe trabalhadora. Nas lutas sociais e na Articulação de Esquerda aprendemos a defender esses valores e práticas. O mandato de vereador de Sinézio, em Serra Talhada, tem muito haver com a forma como desenvolvemos o mandato coletivo em Petrolina: lutamos, organizamos, acolhemos, animamos, aprendemos e ensinamos com o povo.

Petrolina, Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó, Ouricuri, Trindade, Salgueiro, Serra Talhada e tantos outros municípios dos sertões pernambucanos, vivem sob o domínio de oligarquias, marcados pela concentração de renda para grupos privilegiados e as desigualdades que excluem e marginalizam a maior parte da população de direitos e dignidade. Superar essas mazelas e assumir novas perspectivas de desenvolvimento com inclusão social e maior distribuição de renda depende, também, de candidatos com trajetória comprometida com as lutas populares. Nesse sentido, Sinézio me representa.

Em tempos de profunda crise de credibilidade da política e de um estado governado pelo pior governador da nossa história, não temos dúvida, Pernambuco, os municípios do sertão e o PT, só têm a ganhar com a força, coragem e capacidade desse grande companheiro.  Em sintonia com a pré-candidatura da companheira Marília Arraes e na defesa do direito do presidente Lula se candidatar, Sinézio contribui para que o PT retome o seu protagonismo na luta por um PE e um sertão pernambucano mais justo, mais igual, com menos assistencialismo, menos coronelismo e mais políticas públicas!   Adelante, camarada!

Gilmar Santos vereador pelo Partido dos Trabalhadores

Candidatura de Lucas Ramos a deputado federal é vista com reserva por alguns parlamentares

O colunista político da capital, Edmar Lyra destacou na coluna política desta segunda-feira (15) que alguns colegas do deputado estadual Lucas Ramos consideram uma eleição arriscada do deputado a concorre uma vaga na câmara federal.

Confira:

Risco – A candidatura de Lucas Ramos a deputado federal está sendo vista  com reserva por alguns colegas deputados, que consideram uma eleição arriscada. Há quem diga que ele deveria renovar o mandato em vez de entrar numa aventura para federal.

O fato é que em Petrolina e região serão candidatos Fernando Filho, Adalberto Cavalcanti e Gonzaga Patriota, o que pode prejudicar a entrada de Lucas em Brasília.

34567