Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 16 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.013 da Mega-Sena, realizado neste sábado (30). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 16 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 02 – 14 – 21 – 22 – 34 – 44.

46 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.161,69 cada
2.918 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 861,70 cada

Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (2), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Petrobras implementa desconto no diesel a partir desta segunda-feira

(Foto: Sergio Moraes/ REUTERS)

A Petrobras informou, em nota divulgada neste domingo (31), que a partir de segunda-feira (1º) implementará um desconto de R$ 0,3515 por litro nos preços de venda de óleo diesel A, de uso rodoviário.

O desconto aplicado faz parte da subvenção econômica instituída pelo governo federal e é equivalente ao valor fixado pelo Ministério da Fazenda.

O preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,65 para R$ 3,30 por litro. Este valor é 37,4% menor do que o preço praticado em 31 de dezembro de 2022, considerando a inflação no período.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina avança nas obras de requalificação da Avenida das Nações

Com o objetivo de modernizar as vias públicas e melhorar a mobilidade urbana, a Prefeitura de Petrolina executa as etapas finais das obras na Avenida das Nações, uma das principais artérias de tráfego do município.

As intervenções foram divididas em três trechos estratégicos:

Trecho 1: Da Praça da Sementeira ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas;
Trecho 2: Da Sementeira ao cemitério;
Trecho 3: Do Cemitério Municipal Campo das Flores ao Viaduto dos Barranqueiros.

Mudanças na Infraestrutura
O projeto executado inclui a implantação de piso intertravado, construção de novas calçadas, instalação de mobiliário urbano e projeto de paisagismo. Além disso, para otimizar o fluxo de veículos e o acesso à Avenida Fernando de Farias (Estrada da Banana), foram implantados uma nova rotatória e um retorno alongado próximo ao Pátio de Eventos.

Segundo a gestão municipal, o novo padrão urbanístico visa ordenar o espaço público, garantir maior segurança viária para motoristas e pedestres, e acompanhar o planejamento de expansão da infraestrutura urbana da cidade.

Atendimentos por queimaduras crescem 52% em Pernambuco; crianças são as principais vítimas

Acidentes com fogos de artifício podem causar danos irreversíveis (Foto: Crysli Viana/ DP foto)

Durante as festas juninas, os acidentes com queimaduras causadas por fogos de artifício e fogueiras costumam preocupar profissionais da saúde devido ao aumento das ocorrências anualmente. Dados do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital da Restauração (HR), no Recife, apontam que 70 pessoas foram atendidas vítimas de queimaduras durante o período junino de 2025.

O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 46 atendimentos. As internações também cresceram e passaram de 29 para 36 casos, uma alta de 25%. Do total de pacientes atendidos neste ano, 37 eram crianças e 33 adultos.

Segundo o cirurgião plástico Guilherme Sedicias, que atua no tratamento de queimados, a combinação entre curiosidade infantil e o uso inadequado dos fogos de artifício explica boa parte dos casos registrados nesta época do ano.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina leva acolhimento à população do Terras do Sul e zera fila de atendimento psicológico no bairro

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (30) um mutirão de atendimento psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourival Rodrigues Lima Filho. A ação resultou na realização de mais de 90 atendimentos, o que, segundo a gestão municipal, zerou a fila de espera pelo serviço no bairro Terras do Sul.

O objetivo do mutirão foi descentralizar o acesso à saúde mental e aproximar o atendimento especializado dos moradores locais. Durante a manhã, foram oferecidos serviços de acolhimento, escuta qualificada e orientação profissional para pacientes de diversas faixas etárias.

A dona de casa Rosário Souza levou o filho para o acompanhamento e relatou a experiência com o serviço. “Foi uma ação importante para a comunidade. Trouxe meu filho para ser atendido e fomos muito bem recebidos. Os profissionais nos acolheram com atenção e cuidado”, afirmou.

LEIA MAIS

Governo abre inscrição para pagar até R$ 12 mil a projetos com jovens em áreas vulneráveis

Ideia do projeto é promover trabalhos com jovens de 16 a 29 anos (ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

Iniciativa do governo federal busca a promoção da cidadania nessas regiões, para incentivar trabalhos com jovens de 16 a 29 anos

O governo federal abriu inscrições, até o dia 9 de junho, destinadas a projetos voltados para a Plataforma Juventude Solidária. A iniciativa busca ações de promoção da cidadania em territórios vulneráveis.

A ideia é promover trabalhos com jovens de 16 a 29 anos. Os projetos selecionados receberão custeio para despesas necessárias à execução das atividades, no valor de até R$ 12 mil.

Os pagamentos vão ocorrer em seis parcelas mensais de R$ 2 mil. Os coordenadores dos projetos também terão bolsa de até R$ 12 mil (pagos em seis vezes).

As inscrições de organizações e entidades proponentes podem ser realizadas na plataforma oficial integrada ao Brasil Participativo e ao Gov.br.

LEIA MAIS

Garoto de 11 anos é mordido por tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Ataque aconteceu por volta das 13h30 deste domingo (31), na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife

Um menino de 11 anos foi vítima de um incidente com tubarão na tarde deste domingo (31), na Praia de Piedade, localizada em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O caso ocorreu por volta das 13h30, nas proximidades do antigo Hotel Dorisol. A vítima sofreu ferimentos na perna e na mão esquerdas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informou que recebeu o chamado às 13h27. Foram enviadas ao local duas motolâncias, incluindo uma unidade de suporte avançado (UTI móvel). Os primeiros socorros foram realizados ainda na faixa de areia por guardas-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e por uma médica que banhava no local.

Devido à perda de sangue, a vítima apresentou queda severa na pressão arterial. Após a estabilização inicial, a criança foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. Em nota oficial, a assessoria do HR confirmou a admissão do paciente pouco após as 15h, momento em que foi iniciado o atendimento por uma equipe médica multiprofissional.

LEIA MAIS

Esquema milionário para ‘limpar nome’ envolve até juízes

Limpa-nome: esquema de fraude milionário envolve endereços fantasmas e até juízes — Foto: Fantástico/ Reprodução

Quase 83 milhões de brasileiros estão endividados, a metade da população adulta do país. E a taxa média de inadimplência atingiu o maior nível desde 2011.

Os anúncios estão por toda parte e prometem limpar o nome de devedores em tempo recorde. Mas a dívida não é cancelada. Ela apenas some temporariamente dos registros dos órgãos de proteção ao crédito. Como isso é possível? Associações de defesa do consumidor, advogados e juízes estão sendo investigados. O esquema envolve a concessão de liminares suspeitas e se chama “indústria do limpa-nome”.

Uma pesquisa recente mostrou: quase 83 milhões de brasileiros estão endividados, a metade da população adulta do país. E a taxa média de inadimplência atingiu o maior nível desde 2011.

“A gente vai entrar com uma ação judicial. Você vai ter o poder novamente de empréstimo, financiamento, cartão.”

LEIA MAIS

Compesa suspenderá abastecimento de água em Lagoa Grande e Izacolândia para manutenção nesta terça-feira (2)

Parada programada terá início às 8h da manhã e afetará o município de Lagoa Grande e o distrito de Izacolândia, em Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que realizará uma parada programada no Sistema de Abastecimento de Água de Lagoa Grande e Izacolândia, distrito de Petrolina, na próxima terça-feira (2), a partir das 8h.

Segundo a companhia, a interrupção será necessária para a execução de serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) responsável pelo atendimento das duas localidades.

LEIA MAIS

Em giro pelo Sertão, Maria Arraes realiza entregas e recebe apoios expressivos na região.

Deputada federal participou de ações em Serra Talhada, Calumbi, Iguaracy e São José do Belmonte durante o fim de semana

A deputada federal Maria Arraes (PSB) percorreu alguns municípios do Sertão do Pajeú neste último final de semana. A parlamentar cumpriu diversas agendas, que incluíram a entrega de equipamentos, a consolidação de apoios importantes e a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino. Maria, que é pré-candidata a deputada estadual, vem atraindo importantes adesões ao seu projeto político, formando um grupo competitivo e com forte inserção em vários segmentos da sociedade.

Serra Talhada – No município, a deputada acompanhou o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, na entrega de 75 veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, destinados ao transporte de pacientes que realizam tratamento médico em outras cidades.

LEIA MAIS

Prefeitura divulga grupos que irão competir no Concurso Dona Moça de Quadrilhas Juninas de Petrolina

A Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina, divulga a lista das quadrilhas juninas habilitadas para participar do Concurso Dona Moça de Quadrilhas Juninas de Petrolina. O evento integra a programação oficial do São João e tem como objetivo valorizar as tradições nordestinas, incentivando a cultura popular. O concurso será realizado no próximo sábado (6) a partir das 18h no SESC Petrolina.

Ao todo, 10 grupos participarão da competição, reunindo representantes de Petrolina e de cidades dos estados de Pernambuco e Bahia. As quadrilhas habilitadas são: Danado de Bom; Explode Coração; Renascer do Sertão; Balão Dourado e Encanto do Valle. Também integram a disputa grupos de outros municípios, como a Junina Caipiras Aloprados, de Euclides da Cunha (BA); Alegria que Contagia, de Senhor do Bonfim (BA); Sem Limite, de Serra Talhada (PE); Krak’s do Sertão, de Ouricuri (PE) e Xamêgo Bom, de Sobradinho (BA).

As apresentações prometem levar ao público muita animação, criatividade, figurinos marcantes e coreografias que celebram a riqueza cultural do Nordeste. O público não paga nada para acompanhar as apresentações, a entrada no SESC é gratuita.

Ascom

Homem morre e mulher fica ferida após ataque a tiros no bairro Padre Vicente, em Juazeiro

Crime aconteceu na Rua do Trabalhador, na comunidade conhecida como Codevasf, na tarde deste domingo (31); polícia investiga autoria e motivação

Um homem morreu e uma mulher ficou ferida durante um ataque a tiros registrado neste domingo (31), na Rua do Trabalhador, no bairro Padre Vicente, conhecido popularmente como Codevasf, em Juazeiro, no norte da Bahia.

De acordo com informações de moradores da localidade, as vítimas foram surpreendidas pelos disparos. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já a mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade hospitalar da região. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde.

LEIA MAIS

41ª Vaquejada de Petrolina consolida sucesso e entra para a história com recorde de público e grandes disputas

Geraldinho Estrela celebrou o título da categoria Master

A 41ª edição da Vaquejada de Petrolina confirmou mais uma vez sua posição como uma das maiores e mais importantes do Brasil. Realizada no Parque Dr. Geraldo Estrela, a festa reuniu milhares de pessoas ao longo de sua programação e foi marcada pelo sucesso de público, organização, atrações musicais, participação da vaqueirama e premiações que movimentaram competidores de diversas regiões do Nordeste.

Integrando oficialmente o ciclo junino de Petrolina, a vaquejada reafirmou sua importância para a cultura, o turismo e a economia do município. Durante os dias de evento, hotéis registraram elevada ocupação, bares e restaurantes foram movimentados e o comércio local sentiu os reflexos positivos da presença de visitantes vindos de vários estados.

LEIA MAIS

Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para bairros de Petrolina no final de semana

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realizou nesse sábado (30) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, ocorreu das 7h30 às 12h nos bairros Jardim Guanabara, Jardim Guararapes, José e Maria, Novo Tempo, Dom Avelar e Jardim Maravilha, e contou com aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Durante as visitas, os agentes realizaram vistorias completas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Morador do bairro Jardim Guanabara, José Carlos destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho dos agentes de endemias é fundamental para a nossa comunidade. Além de orientar os moradores, eles ajudam a prevenir doenças e a manter os bairros mais seguros. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

Ascom

Morre Angelita Habr-Gama, uma das médicas mais premiadas do Brasil

A médica e pesquisadora Angelita Habr-Gama, referência mundial em coloproctologia e uma das profissionais mais premiadas da medicina brasileira, morreu aos 93 anos. Ela estava internada desde 6 de maio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida na Ilha de Marajó, no Pará, filha dos libaneses Nagibi e Kalil, Angelita Habr-Gama chegou a São Paulo depois da morte do irmão Nader, aos 14 anos, por apendicite supurada. Com medo de que o mesmo acontecesse com os outros filhos, os pais decidiram se mudar e fincar raízes em uma capital. O ano era 1939 e Angelita tinha 6 anos. Aqui, a adolescente Angelita teve de vencer a resistência de Kalil ao decidir prestar Medicina – ele preferia que ela seguisse a carreira de professora. Insistiu e, em 1952, foi aprovada para ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Ao terminar a graduação, enfrentou a desconfiança de alguns dos professores quando decidiu tentar a carreira de cirurgiã. “O chefe que escolhia o pessoal para a residência de cirurgia me falou: ‘são só oito vagas, você vai casar, ter filhos, esquecer a cirurgia e vai ter ocupado a vaga de um rapaz’”, contou em entrevista a Fabiana Cambricoli.

“Eu não aceitei. Disse que eu entrei na faculdade de medicina em oitavo lugar, fui a primeira colocada nos rodízios de internato e que eu tinha o direito de optar pela cirurgia também. O diretor da faculdade ligou para o chefe da seleção e disse que eu podia me inscrever no concurso de residência em cirurgia. Eu fiz o concurso em 1957 e passei em primeiro lugar”, disse na mesma entrevista. Ao ser aprovada, Angelita tornou-se a primeira mulher a fazer residência em cirurgia no Hospital das Clínicas da USP.

Ao fim da residência em cirurgia geral, ela decidiu especializar-se nas operações do intestino e buscou um estágio no Hospital St. Marks, em Londres, único no mundo focado nessa especialidade. Inicialmente, foi rejeitada pelo fato de o hospital só aceitar homens. “Enviei muitas cartas, mandei também cartas de professores meus aqui dizendo que eu era boa mesmo”. Insistiu mais uma vez e foi a primeira mulher a ser admitida na instituição, em 1962.

“Eu insisti e em uma última carta escrevi: ‘Não se preocupem, pois vocês irão gostar de mim. Sou um tipo diferente do que vocês estão acostumados’. Afinal, me aceitaram, arrumei a mala e fui”, relembrou em entrevista à assessoria de imprensa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. De volta ao País, ela retomou seu trabalho no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi a primeira mulher a chefiar o Departamento de Cirurgia. Também atuou para que o Ministério da Educação reconhecesse a coloproctologia como uma especialidade – até então, a área era englobada pela cirurgia digestiva.

Já uma reconhecida cirurgiã, Angelita integrou a equipe que cuidou de Tancredo Neves (1910-1985). Foi ela, a única mulher na equipe médica, que foi dizer à dona Risoleta que não havia mais esperanças, como contou Maria Fernanda Rodrigues ao noticiar o lançamento da biografia da médica, Não, Não é Resposta, escrita por Ignácio de Loyola Brandão.

Em nota divulgada neste domingo, 31, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lamentou a morte de Angelita. “Desde 1980, Angelita Habr -Gama fazia parte do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o que sempre foi motivo de grande orgulho para a instituição e todos os seus colaboradores”, disse o hospital. “Conselho de administração, direção, corpo clínico e assistencial e colaboradores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz estão profundamente consternados com esta perda irreparável para medicina brasileira. Perdemos uma grande profissional e uma colega de quem sempre iremos nos lembrar com respeito, gratidão, carinho e admiração. Nos solidarizamos com a família neste momento de grande dor”, acrescentou.

Reconhecimento internacional – Ao longo dos anos, Angelita acumulou conquistas na carreira: tornou-se professora emérita da FMUSP, membro de várias sociedades médicas, destacada cientista na pesquisa de tratamento do câncer colorretal e detentora de dezenas de prêmios nacionais e internacionais. Trabalhadora incansável, Angelita foi obrigada a parar durante a pandemia de covid-19. Diagnosticada com o novo coronavírus, ela passou 50 dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ao ter alta, contou à jornalista Sonia Racy que pretendia voltar a atender seus pacientes o quanto antes. “Acredito que na semana que vem já terei condições”, disse à época.

Dois anos depois, Angelita foi reconhecida pela Universidade de Stanford como uma das médicas que mais contribuíram para o desenvolvimento da Ciência no mundo. “Esse reconhecimento é um estímulo para os médicos e cientistas brasileiros, é um estímulo para progressão na carreira de outras pesquisadoras”, disse ao jornalista Ítalo Lo Re ao comentar o feito.

No ano seguinte, em 2023, Angelita alcançou outro feito inédito: foi a primeira mulher no mundo a receber a medalha Bigelow, reconhecimento criado pela renomada Sociedade de Cirurgia de Boston, dos Estados Unidos, para laurear cirurgiões com destacada contribuição para o progresso científico e ensino da cirurgia. “Eu sempre trabalhei por gosto e prazer. O sucesso foi uma consequência do gosto e da dedicação ao trabalho. Então, as medalhas vêm, mas não mudam a minha maneira de ser”, disse Angelita na ocasião.

Ao justificar a escolha da brasileira, a Sociedade de Cirurgia de Boston destacou a pesquisa inovadora de Angelita e colegas sobre o uso de químio e radioterapia para o tratamento de câncer de reto sem a obrigatoriedade de posterior cirurgia. O protocolo, criado na década de 1990 pela médica, prevê que, em vez de operar todos os pacientes com esse tipo de tumor, se utilize quimioterapia e radioterapia. Após as intervenções, o paciente é examinado para verificar se a lesão permanece. Se sim ele é operado. Se não, ele segue sendo acompanhado.

O grupo de pesquisa de Angelita descobriu que, em muitos casos, a doença desaparecia e não era necessário realizar uma cirurgia na qual, muitas vezes, era necessário remover o reto e o esfíncter, obrigando o paciente a usar permanentemente uma bolsa de colostomia. A abordagem, portanto, garantia o mesmo resultado aos pacientes que tivessem resposta satisfatória à químio e rádio, mas com grande impacto positivo na qualidade de vida do doente.

Em 2024, o Watch and Wait foi incorporado às novas diretrizes americanas para câncer de reto. Foi a primeira vez que as diretrizes da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês) para tratamento de câncer de reto avançado incluíram contribuições de médicos latino-americanos.

Estadão Conteúdo