Campanha da prefeitura reforça combate à hanseníase em Petrolina

(Foto: Ascom)

Com o intuito de conscientizar a população sobre a hanseníase, a Prefeitura de Petrolina (PE), através da Secretária de Saúde, está desenvolvendo uma série de ações durante este mês, em alusão à campanha nacional denominada “Janeiro Roxo”, que visa orientar e oferecer tratamento contra a doença, que é conhecida popularmente como lepra.

As atividades que iniciaram nesta quarta-feira (16), seguem até o final do mês em todas as unidades de saúde do município e contam com palestras, exames dermatológicos, orientação sobre transmissão e tratamento. Essa iniciativa busca conscientizar a população sobre a gravidade da doença, bem como a importância do diagnóstico precoce.

“A desinformação é o maior obstáculo no combate à doença, alertamos a população que ao sinal de manchas claras, róseas ou avermelhadas com ausência e sensibilidade ao calor, frio ou ao tato, que procure imediatamente uma de nossas unidades básicas para realizar exames. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas irreversíveis” explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Novo formato de atendimento da Policlínica Municipal de Juazeiro é definido em reunião com profissionais da saúde

(Foto: Ascom/PMJ)

Na terça-feira (15), a secretária de saúde Fabíola Ribeiro esteve reunida no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde com profissionais que atuam na Policlínica Municipal de Juazeiro (BA). O encontro teve como objetivo apresentação do novo formato de atendimento médico que irá acontecer no município com a abertura da policlínica estadual.

Atualmente os atendimentos especializados acontecem na policlínica municipal que conta com 29 especialidades médicas que atendem a Juazeiro e mais 10 cidades. A inauguração da policlínica estadual em Juazeiro, está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano e todos os atendimentos que são realizados atualmente pelo município serão transferidos para a Policlínica Estadual. A primeira conversa com os profissionais da rede municipal foi para alinhar o fluxo de atendimento, prazo de acompanhamento e até mesmo para os profissionais já orientarem seus pacientes para a mudança ainda neste primeiro semestre.

Através do consórcio em saúde, a Policlínica Estadual irá atender Juazeiro e as 10 cidades da pactuação. Segundo a Secretária Fabíola Ribeiro, a abertura da Policlínica Estadual será um marco para a saúde da região. “Os nossos pacientes serão todos direcionados para a nova unidade estadual. Estamos hoje traçando além dessas informações o reordenamento dos atendimentos especializados em nosso município. Todo o nosso desdobramento é para que essa abertura seja da maneira mais simples e os profissionais que estão atendendo hoje na policlínica municipal, serão reinseridos na rede de saúde de Juazeiro”, pontuou.

Hospital da Univasf investe mais de 9 milhões na aquisição de equipamentos

(Foto: Ascom)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem, desde 2015, recuperando e modernizando o seu parque tecnológico. Somente durante o ano de 2018, foram aplicados pouco mais de 9 milhões e 600 mil reais na compra de equipamentos médico-hospitalares, mobiliário, entre outros. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os investimentos vêm impactando diretamente no atendimento oferecido à população. Os pacientes passaram a ter acesso a tecnologias de ponta e tratamentos disponibilizados exclusivamente pelo HU-Univasf. Nenhuma outra unidade de saúde da região as possui, incluindo as particulares.

O HU-Univasf já possui a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mais moderna e bem equipada da região e, recentemente, o hospital incorporou dois Ciclos Ergômetros Passivos, a um custo de 179 mil reais. Importados da Alemanha, os aparelhos são simuladores de movimento destinados aos pacientes sedados ou com baixo nível de consciência. O objetivo é minimizar as sequelas do coma, já que os pacientes imobilizados na UTI perdem força e massa muscular, bem como acelerar a recuperação e aumentar a rotatividade dos leitos. Apenas três hospitais públicos no Brasil possuem esta tecnologia.

LEIA MAIS

Janeiro também é o mês de conscientização sobre o câncer do colo do útero

(Foto: Internet)

Janeiro também é tempo de falar sobre o câncer do colo do útero, o 3º tumor maligno mais frequente na população feminina e a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, ficando atrás somente do câncer de mama e do colorretal.

Por isso, o coordenador médico do setor de Alto Risco do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Marcelo Marques, faz uma alerta e adere à campanha ‘Janeiro Verde’. “O câncer do colo do útero é facilmente prevenível e depende de políticas públicas eficientes justamente que atuem nessa prevenção”, esclarece.

Esse tumor em questão é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papalomavírus humano – HPV oncogênicos. A infecção genital do HPV é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. “Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido como Papanicolau, e são curáveis quase que na totalidade dos casos. Nessa perspectiva, um simples exame periódico pode afastar a doença”, informa Marques.

LEIA MAIS

Profissionais que trabalham com pessoas idosas participam de capacitação em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Cuidadores, familiares, estudantes e pessoas que trabalham diretamente com o idoso, em Petrolina (PE), podem participar desta terça (15) até sexta-feira (18), do ‘Ciclo de palestras para servidores e profissionais sobre a política do Idoso’. O evento está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, a partir das 10h de cada dia.

“Estamos iniciando o ano capacitando tanto os nossos servidores que trabalham diretamente com este público quanto pessoas que lidam diretamente com ele, como familiares, por exemplo. É de compreensão da gestão e do nosso prefeito Miguel Coelho que para ofertarmos uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos estejamos sempre nos capacitando e ofertando à comunidade o conhecimento necessário para entender os desafios da idade”, explica a secretária executiva de proteção especial e atenção à pessoa idosa,  Ana Carolina Freitas Cavalcanti.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo para os cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem

(Foto: Arquivo)

No período de 16 a 17 deste mês, estará aberto Processo Seletivo na modalidade Cadastro Reserva, para os cargos de Enfermeiro(a) e Técnico(a) de Enfermagem, com experiência em gesso. As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]

O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter
eliminatório e classificatório.

Caravana da Saúde visita Distrito de Mandacaru I nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

O atendimento desta quarta-feira (16) no programa Caravana da Saúde chegará ao Distrito de Mandacaru I, zona rural de Juazeiro. Os moradores dessa comunidade poderão se consultar de forma gratuita com médicos especializados e também realizar o recadastramento no programa Bolsa Família.

Entre os serviços médicos disponíveis amanhã estão consultas com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista, odontólogo. Os pacientes poderão ainda realizar eletrocardiograma e exames laboratoriais.

A parte social cabe a secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). O programa Caravana da Saúde foi criado em 2016 com o objetivo de desafogar as demandas na rede municipal e em quase três anos mais de 30 mil atendimentos foram realizados.

“É um problema de saúde pública”, afirma leitor sobre animais soltos no bairro Atrás da Banca

Animais estariam transmitindo doenças (Foto: Arquivo Pessoal)

A presença de cachorros soltos no bairro Atrás da Banca, região central de Petrolina preocupa moradores e comerciantes já que muitos desses animais aparenta estar doente. Em contato com o Blog um leitor afirma que os cães se aglomeram por trás do supermercado Bom Preço e transitam por um terreno baldio na Orla.

“Eles deitam nas calçadas das casas, trazem doenças e verminoses, carrapatos. É um problema de saúde pública”, relatou a nossa produção. O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina e a secretaria de Saúde nos respondeu que uma equipe irá ao local para recolher os animais.

“Com relação a demanda de cachorro soltos no bairro Atrás da Banca, o Centro de Controle de Zoonoses estará enviando a equipe de veterinários, em um prazo 48h, para avaliar e recolher os animais doentes”, informa a nota. Ainda segundo o CCZ, esse recolhimento pode acontecer antes do prazo.

Mais Médicos: vagas do Norte e Nordeste têm maior índice de desistências

Norte e Nordeste concentram a maior parte das vagas com desistências no programa federal Mais Médicos. Dos 842 postos antes ocupados por profissionais cubanos e agora sem inscritos nos editais do Governo Federal, 85% estão no Norte e 51% no Nordeste.

Amazonas e Pará são os estados mais prejudicados com a falta de médicos e os dados do Ministério da Saúde mostram ainda que, um em cada quatro postos sem inscritos está em distrito sanitário indígena. Elas estão espalhadas no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Por outro lado, nenhuma vaga no Sudeste ficou sem interessado. Já na região Sul, somente 62 vagas no Rio Grande do Sul não tiveram inscritos. Nos locais sem médicos o atendimento está sendo prejudicado, a exemplo de Paragominas, no Pará.

O município tem o maior número de vagas sem inscritos: 240 no total. Segundo o coordenador da Atenção Primária de Saúde do município, Roberto Gomes, a saída dos cubanos do Brasil representa uma perda a ser corrigida apenas quando os novos profissionais ocuparem as vagas. “Contamos que os médicos venham e fiquem no município. Eles fazem parte do nosso planejamento da atenção básica e a população conta com isso”, disse,

Com informações de A Tarde

Casa Nova ganha ambulância do para atender zona rural

(Foto: Ascom/PMCN)

O município de Casa Nova (BA) foi contemplado com uma ambulância que atenderá o interior. O veículo foi entregue pelo governador do Estado, Rui Costa (PT), na sexta-feira (10). O prefeito Wilker Torres esteve presente na solenidade de entrega e agradeceu aos políticos que tornaram possível essa demanda ser atendida.

“Nosso compromisso com a saúde pública vem desde o primeiro momento dessa gestão. Investimos no hospital, na ampliação da cobertura da saúde da família, nas especialidades médicas. Implantamos mutirões que zeraram fila de espera nos distritos e levamos ao interior exames como ultrassonografia. A saúde em Casa Nova é tratada como a primeira prioridade do governo”, disse.

Além de Wilker e Rui estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Tum (PSC), a deputada federal Lídice da Mata e os vereadores Pedrinho da Vanda, Uilian Pereira e Patrick da Astafran.

Dermatologista do IMIP dá dicas de como utilizar o protetor solar de maneira eficaz e segura 

(Foto: Internet)

De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, o uso de protetor solar é muito importante para se proteger do sol. Pensando nisso, o especialista dá algumas dicas de como utilizar o produto de forma eficaz e segura, chamando atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.

Segundo informações do especialista, o protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita liberação de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora.

Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia, por exemplo. É indicado ainda o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros, como aliados ao uso do protetor, esse sempre indispensável.

Dicas para crianças:

– Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de insolação é alto. Até os 6 meses de idade, no entanto, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação.

LEIA MAIS

Mais Médicos: 1.462 profissionais não se apresentaram aos municípios

O Ministério da Saúde divulgou hoje (11) um balanço informando que 1.462 profissionais com registro no Brasil e inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos não se apresentaram nas localidades escolhidas. De acordo com a pasta, apenas 1.087 profissionais se apresentaram aos municípios no prazo definido – entre 7 e 10 de janeiro.

A próxima chamada do programa está prevista para ocorrer nos dias 23 e 24, quando brasileiros graduados no exterior terão a chance de selecionar municípios de alocação pelo site do programa. Nos dias 30 e 31 de janeiro, médicos estrangeiros poderão acessar o sistema e optar por localidades com vagas em aberto.

Fonte: Agência Brasil

Petrolina: salas de vacina estarão abertas neste sábado para atender a população 

(Foto: ASCOM)

Para facilitar o acesso da comunidade ao serviço de vacinação fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Petrolina (PE), através da  Secretaria de Saúde ampliou o atendimento na cidade. Desde o último mês de dezembro ,as salas de vacinas das Unidades Básicas estão abertas à comunidade no segundo sábado de cada mês.

Portanto, neste sábado (12), as salas de vacinas estarão abertas para atendimento ao público das 8h às 12h. A medida oportuniza o acesso à imunização para aquelas pessoas que trabalham durante a semana no horário de funcionamento do serviço de vacinação. “Avaliamos que essa ampliação seria muito importante para a população que precisa se vacinar, mas não consegue comparecer de segunda a sexta-feira às unidades. Com essa ação, pretendemos atingir este público e também qualquer pessoa que precise se vacinar”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Manter o calendário de vacinação em dia é um compromisso de todos, pois,  a imunização muitas vezes é o melhor caminho para se proteger de doenças que, em formas mais graves, podem provocar mortes. “É importante que todo mundo se conscientize da importância da vacinação em todas as idades. Se a pessoa tiver dúvidas se falta alguma vacina, se precisa de alguma imunização, pode procurar a sala de vacina mais próxima”, explica Marlene.

Julho Amarelo: lei institui campanha de combate a hepatites virais

(Foto: Reprodução/Internet)

Foi sancionada nessa sexta-feira (11) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Diário Oficial da União, a lei que institui o Julho Amarelo, mês dedicado ao combate das hepatites virais. A campanha tem caráter nacional e deverá ser realizada nos 26 estados e no Distrito Federal.

A hepatite viral é um problema global, transmitida por um vírus ou uso de remédio, álcool e drogas, provocando inflamação no fígado. Por ser uma doença silenciosa o Ministério da Saúde faz o alerta aos brasileiros, que devem ficar atentos aos sintomas.

Cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras são alguns dos indícios de que o fígado não vai bem e requer atenção médica. As hepatites mais comuns no Brasil são A, B e C.

“Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite”, destaca o ministério.

Com informações de A Tarde

Programa busca incentivar doação de leite materno em Petrolina

Projeto busca criar campanhas educativas a nível municipal (Foto: iStock.com/Getty Images)

As doações no Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina tendem a cair no mês de janeiro, por isso a unidade intensifica o clamor para que mães possam contribuir com o abastecimento e consequentemente, contribuindo com outros bebês atendidos no hospital.

Na tentativa de fortalecer o trabalho do Biama um projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2018 na Câmara de Vereadores de Petrolina. A matéria de autoria do vereador Elias Jardim (PHS) cria o Programa de Doação de Leite Materno.

LEIA TAMBÉM:

Estoque do Banco de Leite do Hospital Dom Malan é considerado crítico, Secretaria Estadual de Saúde reforça importância de doação

O PL nº 105/2018 busca conscientizar a população local, através de campanhas publicitárias e educativas, a importância da doação. É prevista a destinação de orçamento municipal para essa atividade que terá caráter permanente e deve fortalecer o trabalho do Banco de Leite.

LEIA MAIS