Caravana da Saúde estará na Vila Jacaré nesta quarta-feira em Juazeiro

(Foto: Divulgação/Ascom PMJ)

O programa Caravana da Saúde que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames vai atender nesta quarta-feira (23), os moradores do bairro Vila Jacaré em Juazeiro (BA). Entre as especialidades médicas estão: cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, além da realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.

Parceiro das caravanas desde o início, a Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) toda semana realiza a atualização do Bolsa Família na própria Unidade de Saúde. De 2016 até o momento mais de 30 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e demandas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro.

Novo Centro de Especialidades Odontológicas será inaugurado nesta quinta-feira em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Mais um grande salto para a saúde bucal de Petrolina (PE): além dos recursos no valor de R$ 306 mil anunciados pela prefeitura na última semana, o município irá inaugurar, através da plataforma Petrolina Cuida, um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo 3). O espaço localizado na Rua Antônio Padilha, n° 30, será inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho na próxima quinta-feira (24), às 08h30. Serão sete novos consultórios odontológicos e duas novas especialidades nunca ofertadas na saúde bucal municipal: Ortodontia Preventiva para crianças até 10 anos e especialista em Disfunção temporomandibular (DTM).  Haverá ainda o serviço de prótese.

O CEO é a unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas unidades básicas de saúde, que encaminham o usuário quando há necessidade de algum especialista. Em Petrolina, atualmente, funciona um CEO Tipo 2,  que foi reaberto em 2017 pelo prefeito Miguel Coelho. São cinco consultórios odontológicos que fazem atendimento especializado na cidade, como serviços de endodontia, periodontia, atendimento a pacientes especiais, crianças e cirurgias.

“Quando chegamos em 2017 percebemos que Petrolina já comportava um CEO tipo 3, então, além de reabrir e reestruturar o que já tinha, fizemos um projeto, enviamos para o Ministério da Saúde, que aprovou, e o prefeito Miguel Coelho buscou recursos em Brasília. Conseguimos o valor de R$ 120 mil que é enviado pelo Ministério para a implantação do CEO, porém, a prefeitura também entra com recursos próprios, para reforma do local, compra de equipamentos, contratação de especialistas e aquisição de material de consumo”  destaca a coordenadora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira.

Secretárias da Saúde de Juazeiro e Petrolina se reúnem para alinhar serviços prestados nos dois municípios

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretária de Saúde de Juazeiro (BA) Fabíola Ribeiro recebeu nesta segunda-feira (21) a Secretária de Saúde de Petrolina (PE) Magnilde Albuquerque e representantes da SESAU de Petrolina.  O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações que acontecem em ambas as cidades para um detalhamento e conhecimento técnico do que as cidades coirmãs estão realizando no Vale do São Francisco.

A secretária de Petrolina colocou em discussão assuntos como as ações  e incentivos para os agentes  de endemias, funcionamento da Central de Regulação em Juazeiro, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cobertura vacinal e estratégias  adotadas, agendas de consultas nas Unidades Básicas  de Saúde (UBS) e o acolhimento de demanda espontânea.

Já Juazeiro trouxe para o encontro, a discussão acerca do Programa de Melhoria  do Acesso e da Qualidade na Atenção  Básica  (PMAQ), regulação  de leitos no Hospital Clínica Nossa Senhora  de Fátima com integração da rede psicossocial Juazeiro-Petrolina, alta e reinserção de pacientes na RAPS – a partir de 1º/02 o sanatório passará a ser serviço de portas fechadas para demanda espontânea com internamento mediante regulação. Na parte de vigilância sanitária a pauta foi instalação de processos administrativos, processo de multa, instâncias julgadoras e apoio jurídico.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro convoca candidatos para para participar de processo seletivo

(Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (21), o Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a lista de candidatos convocados para participar de processo seletivo para o cargo de Farmacêutico. A prova acontece na terça-feira (22) às 13h.

Candidatos convocados

LEIA MAIS

Em nota, SESAU afirma estar adotando providências sobre caso de negligência do SAMU

(Foto: ASCOM)

Mais cedo o Blog Waldiney Passos mostrou uma denúncia feita pela família de Pedrina Delmondes Santos, de 38 anos. Ela foi atropelada na noite de sábado (19) em Juazeiro, mas teve o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) negado.

Procurada pela nossa equipe a Prefeitura de Juazeiro se manifestou através de nota. A secretaria de Saúde (SESAU) informou que “iniciou apuração interna sobre o ocorrido” e que de pronto “foi possível verificar que não havia ausência de macas no momento em que transcorreu o fato”.

LEIA TAMBÉM:

Mulher é atropelada em Juazeiro, mas SAMU nega atendimento alegando falta de maca

Ainda de acordo com a SESAU, a pasta está tomando providências cabíveis “para apuração de responsabilidades e, caso seja constatada a negligência, irá proceder às devidas sanções” contra a servidora que atendeu a ocorrência. Pedrina Santos segue internada no Hospital Universitário de Petrolina, após ter sido socorrida por populares.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Mulher é atropelada em Juazeiro, mas SAMU nega atendimento alegando falta de maca

Populares acionaram SAMU que negou serviço (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A família de Pedrina Delmondes Santana, de 38 anos está revoltada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro. Na noite de sábado (19) ela foi vítima de um atropelamento no bairro João Paulo II, próximo ao residencial Brisa da Serra.

Populares tentaram ajudar Pedrina, ligando para o SAMU. No entanto, a atendente informou que não seria possível socorrer a vítima porque não havia maca disponível. De acordo com a família de Pedrina, após quase 1 hora de espera comunitários resolveram levar Pedrina até o Hospital Universitário de Petrolina.

“Eu exijo que o poder público olhe mais pelas pessoas. Levaram ela de carro próprio, pessoas que viram a situação dela jogada ao chão agonizando”, disse a nossa produção. O momento no qual a comunidade tenta acionar o SAMU foi registrado em vídeo, confira a seguir:

https://youtu.be/urPviBKEZ3A

Outro lado

Nossa equipe procurou o HU em busca de informações atualizadas a respeito de Pedrina. De acordo com a unidade, Pedrina foi acolhida no HU no domingo (20) com uma fratura exposta na tíbia. “A paciente passou por uma cirurgia e permanece internada para a equipe médica acompanhar a sua evolução clínica”, informa a nota.

O Blog também entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro, questionando quantas ambulâncias do SAMU prestam atendimento a comunidade baiana. Até o momento não tivemos retorno. Reiteramos que o espaço do Blog está aberto para os devidos esclarecimentos.

Ovos deverão ter identificação individual para ser comercializados em Pernambuco

(Foto: Getty Images)

O famoso carro do ovo que circula pelas ruas de Petrolina e outros municípios pernambucanos pode ser afetado com o Decreto nº 47.015/2019 assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e sancionado no Diário Oficial do Estado no último sábado (19).

O decreto “regulamenta o trânsito e o comércio de ovos no âmbito do Estado de Pernambuco” e prevê no Artigo 1º  a implantação de um “sistema de identificação individual dos ovos produzidos no Estado de Pernambuco, que consiste no processo de identificação que permite a rastreabilidade dos mesmos, desde a procedência até a comercialização”.

Será possível ainda comercializar ovos em unidade “desde que a embalagem e forma de comercialização sejam aprovadas previamente pelo serviço de inspeção oficial, nos termos a serem disciplinados em portaria do Presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro”.

Quanto ao produto nos supermercados, o decreto prevê a venda de ovos em caixas, conforme a legislação federal e estadual já vigente. Somente estará proibida a venda de ovos sem identificação individual.

OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019

Obesidade infantil preocupa OMS (Foto: Agência Brasil)

Surtos de doenças preveníveis por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo, além de impactos à saúde causados pela poluição, pelas mudanças climáticas e pelas crises humanitárias. Estes são alguns dos itens que integram a lista das 10 principais ameaças à saúde global em 2019, divulgada nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade pretende colocar em prática um novo plano estratégico, com duração de cinco anos, com o objetivo de garantir que 1 bilhão de pessoas a mais se beneficiem do acesso à saúde e da cobertura universal de saúde; e estejam protegidas de emergências de saúde.

De acordo com a OMS, essas são as questões que vão demandar mais atenção da organização e de seus parceiros neste ano:

Poluição do ar e mudanças climáticas

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que nove em cada 10 pessoas respiram ar poluído todos os dias. Poluentes microscópicos podem penetrar nos sistemas respiratório e circulatório, danificando pulmões, coração e cérebro, o que resulta na morte prematura de 7 milhões de pessoas todos os anos por enfermidades como câncer, acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares e pulmonares.

Doenças crônicas não transmissíveis

Dados da entidade mostram que doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo – o equivalente a 41 milhões de pessoas. Isso inclui 15 milhões de pessoas que morrem prematuramente (entre 30 e 69 anos), sendo que mais de 85% dessas mortes prematuras ocorrem em países de baixa e média renda.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Casa Nova afirma que Vigilância Sanitária não encontrou irregularidades e hospital se manterá aberto

(Foto: Ascom)

Na última sexta-feira (18), uma notícia dando conta de que uma série de irregularidades havia sido apontada por uma Vistoria da Vigilância Sanitária do Estado da Bahia,realizada no Hospital Municipal de Casa Nova, se espalhou pelas redes sociais e blogs da região.

De acordo com a informação, a vistoria tinha decretado a interdição da sala de raio de X, cozinha, lavanderia, além de notificar a falta de medicamentos na unidade hospitalar. Ainda segundo a nota de autoria anônima, o Hospital Municipal da cidade seria fechado, a partir de uma denúncia feita pelo Ministério Público.

A Secretaria de Saúde de Casa Nova, por meio de nota assinada pela Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, e pela Diretora do hospital, Viviane Brito, confirma a realização da vistoria, mas desmente todas as informações da “falsa nota”.

“A notícia não contém uma só palavra de verdade. Não houve denúncia no Ministério Público local. O Promotor Fernando de Assis Rodrigues e a Promotora Alice Curvelo Tavares de Sá, confirmam que não houve denúncia e recomendam um desmentido público imediato.”

LEIA MAIS

Núcleo Regional de Saúde começa a distribuir ‘kits dengue’ em 10 cidades da região norte da Bahia

(Foto: Ascom/NRS)

O Núcleo Regional de Saúde da região norte da Bahia começou a distribuir os kits dengue nas cidades de Juazeiro, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Curaçá, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, e Uauá.  A ação tem como objetivo equipar os agentes de combate às endemias de cada localidade com materiais que possam auxiliar no trabalho de busca e prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.

Além dos ‘kits dengue’, estão sendo enviados aos municípios repelentes, cadernetas e fichas para as gestantes. Para o recebimento dos repelentes foram utilizados alguns critérios epidemiológicos, como a não notificação e nem comprovação de casos de Zika e nem Síndrome Congénita/ microcefalia e, as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Canudos e Uauá por não apresentarem essas notificações não recebem os repelentes. Ao todo, estão sendo distribuídos nas cidades da região norte mais de 20 mil repelentes e 5.400 cadernetas e fichas para as gestantes.

LEIA MAIS

Após ampliação do serviço, prefeitura recebe recursos para saúde bucal de Petrolina

Serviço de Saúde Bucal em Petrolina tem melhorado constantemente.

A prefeitura de Petrolina anunciou a chegada de recursos do Governo Federal, no valor de R$ 305 mil, para a aquisição de equipamentos odontológicos. Os recursos devem melhorar o acesso da população ao serviço. Vale lembrar que em apenas dois anos, o prefeito Miguel Coelho conseguiu colocar mais 12 equipes de dentistas e técnicos na cidade.

Além disso, a reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é a unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas unidades básicas de saúde, demonstra a melhora significativa nos serviços de saúde bucal.

LEIA MAIS

“Toda Sexta tem Obra”: Reforma da extensão de UBS na zona rural será entregue nesta sexta-feira

(Foto: Divulgação/Ascom)

A primeira entrega do programa Toda Sexta tem Obra de 2019 acontece nesta sexta-feira (18) às 17h no povoado de Periquito no Distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro (BA). A gestão municipal irá entregar a extensão da Unidade Básica de Saúde do Nh3 completamente reformada e equipada. Por solicitação dos moradores da localidade, os atendimentos médicos acontecem na própria comunidade e agora terá uma unidade reformada e completamente mobiliada.

No processo de reforma foi realizada troca de reboco, telhado, revisão da parte elétrica, pintura e o espaço ganhou também mobílias e equipamentos novos para que a comunidade tenha mais conforto no atendimento médico. Durante os dois anos de gestão, o Prefeito Paulo Bomfim já entregou 11 unidades de saúde na sede e também nos distritos.

Projeto de Pesquisa da Univasf oferece aulas de pilates para idosos em Petrolina

(Foto: Internet)

O projeto de pesquisa ‘Pilates aplicado ao Envelhecimento’, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEFF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está selecionando idosos com idade a partir de 60 anos para fazer aulas de pilates. São disponibilizadas 60 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 31 de janeiro.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível na portaria do Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Univasf em Petrolina (PE), no horário de 7h às 21h50, de segunda a sexta-feira. Posteriormente, a equipe do projeto entrará em contato com os candidatos para agendar uma reunião explicativa. Após a conversa, se o idoso desejar participar do projeto, irá responder um questionário para realizar um rastreio cognitivo.

LEIA MAIS

Equipe do SAMU de Juazeiro participa de treinamento realizado pela SEGESP

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), através do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT) realizou esta semana um treinamento sobre os aspectos legais e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro (BA).

O treinamento aconteceu no auditório do SAMU e contou com a participação de mais de 40 servidores. Além do treinamento, os servidores receberam da Secretaria de Saúde, alguns EPI’s e novos instrumentos de trabalho. As Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs) receberam máscara com filtro, óculos de proteção, botas e luvas. Os profissionais da Unidade de Suporte Básico receberam tensiômetro, estetoscópio, termômetro, oxímetro e glicosímetro.

LEIA MAIS

Leitor flagra cães soltos próximo a hotéis da Orla, Prefeitura afirma que CCZ fará recolhimento dos animais

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

No início da semana o Blog mostrou uma reclamação de moradores do bairro Atrás da Banca, sobre a presença de cães que estariam colocando em risco a saúde da comunidade. Nessa quinta-feira (17) nossa produção foi novamente procurada pelo leitor Dácio Quirino.

Ele é morador do Atrás da Banca e flagrou um grupo de cães correndo soltos nas proximidades da Orla, nos arredores dos hotéis. Além de assustar a população eles podem transmitir doenças. “Hoje pela manhã dezenas de cachorros soltos, causando doenças. Chamamos atenção do centro zoonoses”, relatou à nossa produção.

Procurada pelo Blog a Prefeitura informou que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retornará ao bairro e fará o recolhimento dos animais soltos em até 48 horas.