Juazeiro: dos três casos de dengue notificados, dois continuam em análise

(Foto: Salmo Duarte/Agencia RBS)

As notificações de casos de dengue na Bahia preocupam o Governo do Estado, tanto que na última semana a secretaria de Saúde (Sesab) emitiu um alerta a 55 municípios para que intensifiquem o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti e capacitem as equipes de saúde básica.

No interior do Estado, Casa Nova, Campo Alegra de Lourdes, Curaçá, Jacobina, Juazeiro e Remanso são alguns dos municípios listados pela Sesab. O Blog Waldiney Passos entrou em contato com todos as prefeituras mencionadas, em busca de informações sobre o combate ao mosquito da dengue e somente a de Juazeiro nos retornou.

LEIA TAMBÉM:

Governo da Bahia emite alerta a municípios sobre casos de dengue

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde (SESAU), os trabalhos de combate ao mosquito da dengue acontecem diariamente, com visita domiciliar, orientações aos moradores. “O trabalho também é de equipar os Agentes de Combates as Endemias para que o combate aos focos seja feio com mais precisão”, disse a pasta através de nota.

LEIA MAIS

Petrolina conquista reconhecimento nacional por serviços voltados à Saúde Bucal

(Foto: Ascom)

Os serviços de saúde bucal ofertados pela prefeitura, em Petrolina (PE), se destacam novamente, e dessa vez, em âmbito nacional. É que está acontecendo em São Paulo uma reunião da Associação Brasileira de Odontologia, do projeto ‘Um Sorriso do tamanho do Brasil’, do qual Petrolina faz parte e foi destaque como o município pernambucano que mais desenvolveu ações no projeto, que entrega kits bucais para crianças de 0 a 13 anos. Somente no ano passado, mais de nove mil crianças foram contempladas.

Durante a manhã desta segunda-feira (28), a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira, foi chamada para relatar aos demais municípios como aconteceu o Dia D do Sorriso do Tamanho do Brasil em Petrolina. O trabalho foi bastante elogiado e reconhecido como um dos mais atrativos para as crianças. O evento aconteceu no último dia 14 de novembro, no Parque Josepha Coelho, e contou com teatro de fantoches, orientações de nutricionista e técnicas de restauração atraumática (ART).

LEIA MAIS

Kits de combate ao Aedes Aegypti são entregues aos Agentes de Combates às Endemias em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta segunda-feira (28), o Prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) entregou aos Agentes de Combates às Endemias (ACE’s) de Juazeiro os 77 kits encaminhados pelo Governo do Estado da Bahia para a intensificação dos trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, Zika, Chikugunya e febre amarela.

O  kit dengue para os agentes de endemias é composto por material pessoal para auxiliar o agente na coleta, identificação do local e registro do dado, como também por materiais essenciais para a identificação da larva. Os componentes do kit dengue são: uma bolsa, lápis, cola, borracha, caixa de giz de cera, caderno capa dura, uma prancheta, lixas, uma escala métrica, duas pescas lavas de água limpa e água suja, lã de aço, algodão, três conexões, uma concha, uma lanterna, uma picadeira, uma bacia, além de tubitos, tampas de tubitos, pipetas e peras.

LEIA MAIS

Juazeiro registra casos de acidentes com animais peçonhentos, SESAU orienta população sobre cuidados

O período de calor e férias escolares é uma mistura perigosa, tendo em vista que o aparecimento de animais peçonhentos tende a crescer. Em Juazeiro (BA) a secretaria Municipal de Saúde (SESAU) registrou três acidentes com escorpiões, aranhas e lagartas somente nos 25 primeiros dias do ano e fez um alerta a comunidade.

“É importante que os moradores estejam sempre atentos, busquem isolar frechas de portas, mantenham os ralos de asa fechados, não acumulem lixo ou joguem entulho em locais impróprios, mantenham os quintais limpos. Os cuidados começam de maneira individual, mas também são coletivos”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Ações como evitar jogar lixo em terrenos baldios é um dos meios de prevenção. Na cidade baiana somente em 2017 foram registradas 34 ocorrências por picada de escorpião e em 2018 o número saltou para 85. Em caso de picadas Tatiane dá algumas orientações.

“É importante lavar o local com água e sabão e buscar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência para os cuidados com um profissional. Se o fato ocorrer no final de semana é preciso buscar um dos serviços de saúde 24h no município. Outro ponto importante é prestar atenção às características do animal e na hora do atendimento com o médico descrever como era o animal, isso facilita para o profissional saber a gravidade e qual a medicação apropriada”, concluiu.

UPAE e HDM reforçam importância da prevenção à hanseníase

(Foto: Ilustração)

De acordo com informações divulgadas recentemente pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, o estado é o 8º com mais notificações de novos casos de hanseníase, quando se leva em conta a população geral. Na faixa etária de até 15 anos, Pernambuco fica em 3º lugar nacional.

O mesmo boletim também aponta que houve uma queda de cerca de 10% no aparecimento de novos casos entre 2017 e 2018, além de uma redução de 30% com relação ao público infanto-juvenil. Mas, esses números ainda estão longe do ideal, principalmente entre crianças e adolescentes.

A hanseníase é uma doença traiçoeira, que chega sem alardear e se instala no corpo com lentidão, podendo deixar sequelas emocionais, além de físicas. Por isso, as pessoas devem procurar o serviço de saúde ao primeiro sinal de aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

LEIA MAIS

Mutirão de ortopedia continua até domingo, no Hospital Regional de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

De sexta-feira até este domingo (27) o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realiza um mutirão de ortopedia. O objetivo da ação é diminuir a procura pela especialidade e melhorar a qualidade do atendimento aos moradores de 52 municípios assistidos pela unidade.

Durante esse final de semana a equipe ortopédica está realizando um mutirão de cirurgia ortopédica que permite ao paciente ter todas as fases de seu tratamento, a partir da entrada no hospital. O ortopedista com especialização em pé e tornozelo, Gabriel de Albuquerque destaca a importância dessa ação.

“A rede PEBA tem um número elevado de pacientes que necessitam realizar  cirurgias ortopédicas, então, com a realização de nossos mutirões estamos conseguindo reduzir esse número de forma significativa. Neste final de semana a equipe de ortopedia está envolvida estaremos em realizar um número maior  de cirurgias”, disse.

3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Juazeiro é realizado dentro da programação do “Janeiro Branco”

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria Municipal da Saúde em parceira com a UNIVASF realizou quinta-feira (24), o 3º Fórum Intersetorial de Saúde Mental e reuniu os vários dispositivos de saúde do município que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como Atenção Primária e Especializada, Centros de Referência de Assistência Social, UPA, SAMU, Promotoria, Núcleo Regional de Saúde entre outros. O objetivo é discutir os fluxos de cuidado dos usuários em sofrimento psíquico.

O evento contou com a participação de profissionais da rede de atenção básica e especializada, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do município, representantes da secretaria de saúde do Estado da Bahia e do Estado de Pernambuco, além da Promotora de Justiça da área de saúde e deficiência da Comarca de Juazeiro, Rita de Cássia.

Todas as discussões dentro da programação do “Janeiro Branco”, mês de cuidados e atenção com a saúde mental, são voltadas especificamente para a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde em serviços como SAMU, UPA e Hospital Materno Infantil. Além disso, contempla os profissionais da área de segurança a exemplo dos profissionais da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Polícia Militar da Bahia e também para os Agentes de Portaria.

LEIA MAIS

Balanço 2018: HDM/IMIP de Petrolina registra aumento em todos os atendimentos e serviços 

(Foto: Arquivo)

Há quase dez anos o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) aceitou o desafio de atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas, de mais de 50 municípios, e ser a referência em alto risco materno-infantil para a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA). Desde então, a unidade hospitalar vem se superando nas suas lutas diárias. Prova disso é que o número de atendimentos e serviços vem aumentando gradativamente.

De acordo com os dados do balanço de 2018, os atendimentos de urgência e emergência saltaram de 111.757 em 2017 para 115.208 no ano passado. O número de partos também aumentou e chegou a 7.173, com uma média de quase 600 por mês; a oferta de consultas ambulatoriais passou de 83.419 para 86.837 em um ano; e o número de cirurgias de urgência e eletivas fechou em 6.322.

LEIA MAIS

Governo da Bahia emite alerta a municípios sobre casos de dengue

Alerta inclui outras doenças transmitidas pelo Aedes (Foto: AFP Photo)

Somente nos primeiros 18 dias de janeiro a Bahia registrou 400 casos de dengue, 94% a mais do que o mesmo período de 2018 (204). Os números fizeram a secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitir alerta a 55 municípios, entre eles Casa Nova, Curaçá e Juazeiro, cidades próximas a Petrolina.

Na quinta-feira (24) a Sesab emitiu um comunicado alertando aos municípios sobre como proceder nos casos de arbovirores – incluindo a Zika e Chikungunya. As gestões deverão “mobilizar equipes para medidas de prevenção”, “fortalecer e alinhar a comunicação entre as equipes de atenção à saúde, vigilância epidemiológica e controle vetorial” e “monitorar semanalmente os casos”.

Capacitação dos profissionais

Ainda segundo a nota emitida pelo Governo da Bahia, os profissionais da saúde deverão ser capacitados, para aperfeiçoar o diagnóstico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Aqui na região, além de Casa Nova, Curaçá e Juazeiro outros municípios estão na lista de alerta: Campo Alegre de Lourdes, Jacobina e Remanso.

Ações

Nossa produção procurou as prefeituras mencionadas e estamos aguardando informações sobre o plano de combate ao Aedes que cada gestão adotará. Contudo, não conseguimos estabelecer contato com as Prefeitura de Curaçá, Jacobina e Remanso.

LEIA MAIS

Petrolina: com novo Centro de Especialidades Odontológicas, cobertura em saúde bucal é ampliada

A estimativa e que a unidade permita um aumento no atendimento em mais de 3 mil procedimentos por dia. (Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nessa quinta-feira (24), o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Petrolina (PE). A nova unidade especializada, que fica na Vila Mocó, marca o processo de melhorias implantadas na área de saúde bucal do município.

O novo CEO foi entregue durante solenidade com a participação das equipes odontológicas e pacientes que já receberam atendimento no primeiro dia de funcionamento da estrutura.

O Centro de Especialidades tem sete consultórios e oferecerá procedimentos clínicos e cirúrgicos como canal, tratamento de gengivas, ortodontia preventiva (aparelho para os dentes) e implante de próteses dentárias.

Além disso, o equipamento terá dois tipos de atendimento nunca ofertados na saúde bucal municipal: ortodontia preventiva para crianças de até 10 anos e especialista em disfunção temporomandibular (DTM).

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos convocados para processo seletivo, prova acontece nesta sexta-feira

(Foto: ASCOM)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a lista de candidatos convocados para participar de processo seletivo para o cargo de Técnico de Enfermagem. A prova acontece nesta sexta-feira (25) às 07h30.

Candidato Convocados

  • Emile ananda Silva dos Santos
  • Tereza Alves Ferreira
  • Yasmym Stephanie Lorscheyder Souza Lima
  • Juliana Sousa Carvalho Matos
  • Maria Luiza Moura da Silva
  • Ariádia de Cassia Vasconcelos Barbosa
  • Allana Alves Lima Lacerda
  • Elves Presley de Oliveira Fernandes Junior
  • Rosineide da Silva Siqueira

Novo CEO vai ampliar média de atendimentos da saúde bucal em Petrolina, afirma prefeito

Prefeito celebrou nova unidade em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

A saúde de Petrolina ganhou um reforço na manhã dessa quinta-feira (24), com a inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do tipo 3. O CEO conta com sete unidades odontológicas e ofertará duas novas especialidades: Ortodontia Preventiva para crianças até 10 anos e especialista em Disfunção temporomandibular (DTM). Haverá ainda o serviço de prótese.

A solenidade contou com a presença de secretários, da vice-prefeita Luska Portela, vereadores da cidade, pacientes e do novo secretário-executivo de Esportes, Ferson. A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque destacou o avanço da saúde na atual gestão. “Quando a gente chegou só tinha um CEO e ele estava fechado e a gente conseguiu avançar a passos largos na saúde bucal”, disse.

Compromisso

O prefeito Miguel Coelho agradeceu o empenho de toda a equipe e reafirmou seu compromisso com a saúde. “A gente não pode considerar que esses gastos na saúde sejam despesa, pelo contrário porque a gente está cuidando das pessoas em primeiro lugar”, finalizou.

O novo CEO está localizado na Rua Antônio Padilha, número 30, Centro da cidade, próximo ao Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho e da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A expectativa é elevar o atendimento mensal na saúde bucal em três mil com o Centro inaugurado.

Policiais militares de Juazeiro participam de programação em alusão ao “Janeiro Branco” 

(Foto: Ascom/PMJ)

Na última terça-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro(BA), através da Gerência de Educação Permanente e Humanização, iniciou a formação de suporte e atendimento às pessoas com doença mental. O primeiro grupo a participar da atualização foi a Polícia Militar da Bahia. O cronograma de atividades faz parte do calendário de ações sobre o “Janeiro Branco”, mês de cuidados e atenção com a saúde mental.

O encontro com a PM-BA teve um discurso inicial sobre humanização e ações de como reconhecer, trabalhar e agir em casos de contato ou conhecimento sobre pessoas com transtornos mentais. Também foram repassados para a equipe de segurança pública os serviços de saúde municipal que estão aptos a receber estas pessoas para acompanhamento e tratamento devido.

LEIA MAIS

HDM/IMIP Petrolina realiza nova entrega de doações à Casa de Apoio Santo Expedito

(Foto: Ascom)

A equipe do Hospital Dom Malan/IMIP realizou, na terça-feira (22), mais uma entrega de donativos à Casa de Apoio Santo Expedito em Petrolina (PE). A ação ainda faz parte do Natal Solidário, que no mês passado entregou 3,7 toneladas de alimentos não perecíveis e material de higiene/limpeza ao estabelecimento filantrópico, destinado a acolher acompanhantes de várias cidades da região, que estão com pacientes em internamento nos hospitais de Petrolina.

Neste segundo momento a equipe fez a entrega de quase 60kg de proteína (entre frango, carne e outros). De acordo com a fundadora e coordenadora da casa, Leodete Pires (Dona Léa), a estimativa é de que a doação de dezembro consiga abastecer a casa por seis meses. “Como estou aqui dentro consigo gerenciar bem os mantimentos e esticar a feira”, contou sorridente e otimista.

O Hospital Dom Malan já ajuda a Casa de Apoio há alguns anos. “Desde o início do nosso Natal Solidário escolhemos essa instituição para receber os donativos. Primeiro pelo belo trabalho que realizam, segundo porque eles nunca negaram um acompanhante que mandamos para lá. A casa de Dona Léa é tão generosa quanto o seu coração”, ressalta a coordenadora da campanha, Kátia Cilene.

LEIA MAIS

Psicóloga do HDM/IMIP pontua cuidados com saúde mental da mulher e da criança

(Foto: Arquivo)

Neste “Janeiro Branco”, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) traz como foco a saúde mental de crianças, grávidas e puérperas. Para isso, a psicóloga Ralliny Soares pontua os principais pontos ligados a este público. “O período de gestação e puerpério é uma fase de grande incidência de transtornos psíquicos, sendo este um momento importante de acolhimento e promoção de cuidado em sua saúde mental. Dessa forma, visa-se prevenir adoecimentos futuros ligados a ansiedade e depressão pós-parto”, disse.

De acordo com a literatura, estudos mostram que as alterações psicológicas, nestes casos, dependem muito de fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante. Mas, a rede de apoio à sua volta é determinante para a promoção da sua saúde emocional.

“Muitas vezes a mulher sente que deixa de existir enquanto indivíduo. Então, o mais importante é lembrar que ela também deve ser cuidada, não só o bebê. Acredito que o acompanhamento profissional correto, amor e a paciência sejam a chave”, esclarece. Transtornos psicológicos não tratados na gravidez podem ser causa, inclusive, de baixo peso, prematuridade e reação maior da criança ao estresse.

LEIA MAIS