UPAE/IMIP de Petrolina orienta sobre volta às aulas e dá dicas de como preparar as crianças para este momento

(Foto: Big Family)

O período de férias está acabando para a maioria dos alunos e a volta às aulas é sempre animadora. Rever os amigos, compartilhar experiências e o cheirinho do material novo, geralmente, são bons motivos para as crianças levantarem cedo da cama. Mas, como nem tudo são flores, especialistas da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP de Petrolina) dão algumas dicas para esse momento.

1º – O principal é preparar a criança para voltar à rotina aos poucos 

“Converse muito com o seu filho, explique a importância dos estudos, fale sobre as novidades que ele vai encontrar na escola e esclareça sobre as novas regras. Tente fazer as crianças dormirem mais cedo nos dias que antecedem ao primeiro dia de aula e esteja disponível para tirar todas as suas dúvidas. Considero esse um bom começo”, pontua a psicóloga Tatyane Torres.

2º –  Prepare bem o lanche

“A boa alimentação é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Uma lancheira saudável contém frutas, sucos e cereais integrais. Tente evitar os alimentos industrializados e que contenham altas taxas de açúcares, sal, conservantes e corantes”, alerta a nutricionista Paola Sousa.

LEIA MAIS

Secretaria Estadual de Saúde se pronuncia sobre falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

(Foto: Internet)

Na manhã de sexta-feira (01) o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre a falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás em Petrolina. A medicação que segundo pacientes e seus familiares está em falta na unidade de saúde, é usada no processo de quimioterapia feito por pacientes com câncer.

LEIA TAMBÉM

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que os medicamentos em falta no Hospital Dom Tomás não são fornecidos pelo SUS. Confira a nota na íntegra:

LEIA MAIS

“1º CERPICS no Parque” acontece nesta sábado em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O projeto de extensão Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPICS), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o 1º CERPICS no Parque, neste sábado (2). O evento vai oferecer, gratuitamente, a toda a comunidade diversas atividades terapêuticas, entre as quais meditação e yoga. As atividades irão acontecer nas arenas 2 e 3 do Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, das 7h20 às 12h.

Além de meditação e yoga, serão oferecidas no evento auriculoterapia, Reiki, grupo de movimento, biblioterapia, cromoterapia, massagem, ventosaterapia, Barras de Access e bioenergética. A partir das 7h30 uma equipe do projeto estará no parque para efetuar as inscrições. Cada modalidade terá uma quantidade limitada de vagas, que  varia de 2 até 35 vagas.

LEIA MAIS

Hospital Universitário realizou mais de 86 mil atendimentos em 2018

(Foto: Ascom HU)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) divulgou, recentemente, os dados de produção da unidade durante o ano de 2018. Somando os serviços de emergência e urgência, consultas ambulatoriais e internamentos, foram 86.626 atendimentos, aumento de 8,1% comparando a 2017.

Os números são expressivos e mostram a evolução do HU-Univasf nesses quatro anos sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que vem investindo na melhoria da infraestrutura física e na modernização do parque tecnológico da unidade. Foram executadas 5.433 cirurgias, destas, 2.613 ortopédicas e 493 neurocirúrgicas, uma média de 452 procedimentos por mês. O número de exames laboratoriais e de imagens ultrapassou 235 mil.

O setor de Urgência e Emergência recebeu 41.325 pessoas. Mais da metade dos atendimentos foram caracterizados como pouco urgentes, chegando a 57,9%, seguido por urgentes, com 20,4%, e os atendimentos muito urgentes representaram 3,7%. O número alto de casos pouco urgentes acolhidos pelo HU é reflexo dos problemas que afetam a Rede PEBA, uma vez que os municípios integrantes à rede não oferecem à população uma assistência eficiente em saúde para os casos de baixa complexidade.

LEIA MAIS

Juazeiro: Hospital Sote anuncia suspensão de cirurgias ortopédicas encaminhadas pelo SUS

Em decorrência do encerramento de contrato entre o Hospital Sote, instalado em Juazeiro (BA) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a unidade de saúde comunicou nesta sexta-feira (01), que desde o dia 07 de janeiro as cirurgias ortopédicas encaminhadas pela Central de Regulação da Rede PE/BA(Pernambuco/Bahia), estão suspensas.

De acordo com o comunicado do Hospital Sote, o encerramento do contrato foi feito “de forma unilateral”, pelo Governo do Estado da Bahia. Ainda de acordo com o hospital “estão garantidas as Revisões e as Reabordagens à todos os pacientes/clientes que realizaram Procedimento Cirúrgico em nossa Unidade.”

A produção do Blog Waldiney Passos entrou em contato com a SESAB para saber os motivos pelos quias a Secretaria de Saúde decidiu encerrar o contrato com o hospital, bem como o que será feito para atender as demandas da população que naturalmente necessitará do serviço. Até o momento não obtivemos resposta.

Órgãos de saúde de Juazeiro e Petrolina definem novo fluxo para internações no Sanatório Nossa Senhora de Fátima

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Saúde de Petrolina (PE) participou de uma reunião convocada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), para esclarecer como será o novo fluxo de atendimento a pacientes que necessitam dos serviços do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado na cidade baiana.

Após decisão da Prefeitura de Juazeiro, o Sanatório passa a receber somente pacientes com indicação médica de internação, regulados através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL).  A partir de hoje (01), o equipamento não atende mais através de demanda espontânea.

Portanto, os pacientes em crise psiquiátrica deverão ser encaminhados para os serviços de urgência do seu município. Após estabilização e avaliação médica, caso a internação não seja necessária, o paciente será encaminhado às demais unidades da rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como CAPS, Unidade Básica ou Ambulatório de Psiquiatria na Policlínica Municipal.

LEIA MAIS

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Hospital Dom Tomás atende pacientes de Petrolina e da rede PEBA (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Hospital Dom Tomás (HDT) é referência no interior de Pernambuco, mas apesar da sua importância a nível local os pacientes em tratamento na unidade estão passando por dificuldades. O Blog Waldiney Passos recebeu denúncias a respeito da falta de medicação de quimioterapia.

De acordo com os denunciantes – familiares de pacientes em tratamento no HDT – o hospital não estaria recebendo medicação suficiente. “Tá faltando medicamento de quimioterapia, tem pouca gente fazendo o tratamento porque está faltando esse medicamento. Várias pessoas estão voltando pra casa sem receber o tratamento. Um funcionário inclusive chegou a confirmar que estava faltando”, relatou a familiar de uma paciente ao Blog.

Em falta

Uma parte dessa medicação seria fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a outra parte, adquirida com recurso das doações recebidas pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI). Os remédios em falta seriam o Tamoxifeno, comprimido entregue a pacientes em pós-quimioterapia e o Taxol, utilizado na quimioterapia injetado na veia do paciente.

Outro lado

Nossa produção tentou desde ontem (31) contato com a coordenação do Hospital para saber o que estaria ocasionando os problemas citados na matéria. Contudo, não conseguimos conversar com ninguém da unidade, apesar de agendarmos dois horários para entrevista via telefone na quinta-feira e hoje (1º).

Também procuramos a secretaria Estadual de Saúde (SES) durante essa sexta-feira. A pasta afirmou estar apurando a situação e em breve se pronunciará oficialmente. Reiteramos que o Blog permanece aberto aos esclarecimentos.

Sesc abre inscrições para aulas de musculação e ginástica multifuncional em Petrolina

(Foto: Arquivo)

A prática de exercícios físicos traz benefícios para pessoas de todas as idades. Muitos estudos demonstram que, mesmo com uma idade mais avançada, é possível que pessoas idosas atenuem a perda de massa e força muscular com treinamentos adequados, melhorando condicionamento físico e saúde mental. Pensando nisso, o Sesc Petrolina abriu inscrições para modalidades de ginástica multifuncional e musculação. Os interessados podem se inscrever no Ponto de Atendimento da Unidade, localizado na Rua Dr. Pacífico da Luz, Nº 618, Centro. Os valores são acessíveis e variam de acordo com o curso escolhido.

Para a modalidade de ginástica multifuncional, o Sesc disponibiliza turmas para jovens a partir de 15 anos de idade e para pessoas idosas. Há opções de aulas duas ou três vezes por semana. Quem deseja ingressar na modalidade de musculação precisa ter a idade mínima de 15 anos. Maiores informações através do contato (87) 38667474.

Para fazer a inscrição, é necessário apresentar cópia de RG, CPF ou Certidão de Nascimento, cópia do comprovante de residência, uma foto 3×4 e efetuar o pagamento de taxa de matrícula. Para os trabalhadores do comércio, de bens e serviços é preciso apresentar o Cartão Sesc atualizado. A avaliação física é obrigatória e os inscritos também devem apresentar um parecer médico.

Casa Nova: secretaria de Saúde destaca ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Alerta inclui outras doenças transmitidas pelo Aedes (Foto: AFP Photo)

Assim como Juazeiro, Casa Nova é outro município do interior listado pela secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre as notificações de casos de dengue em janeiro. De acordo com a pasta, no primeiro mês de 2019 foram notificados dois casos da doença, no entanto, segundo o município, as ações já estão sendo tomadas.

Procurada pela produção do Blog Waldiney Passos, a secretara de Saúde de Casa Nova informou que as equipes de Agente de Combate a Endemias realizam constantemente “visitas domiciliares, tratamento focal dos imóveis inspecionados, trabalhos educativos e eliminação de focos” do mosquito Aedes aegypti, caso sejam encontrados, com o recolhimento de materiais e também utilizando o fumacê.

LEIA TAMBÉM:

Juazeiro: dos três casos de dengue notificados, dois continuam em análise

Governo da Bahia emite alerta a municípios sobre casos de dengue

As ações englobam tanto a sede, quanto os distritos de Pau a Pique e em Bem Bom. Contudo, a pasta não soube informar se os dois casos notificados no começo do ano já foram descartados ou foram confirmados. Em relação aos dados de 2018, nos quatro Levantamentos de Índice Rápido (LIRAa), houve “índice de positividade considerável nos três primeiros”, destacou a Prefeitura.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde registra 191 atendimentos no bairro Santo Antônio em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta quarta-feira (30) o programa Caravana da Saúde nesta promoveu atendimentos especializados e realização de exames para os moradores do bairro Santo Antônio. Esta é a 152ª edição do programa que já realizou mais de 30 mil atendimentos durante três anos.

Com atendimentos na área de cardiologia, endocrinologia, ginecologia, orientações de saúde bucal, exames laboratoriais e eletrocardiograma, esta edição atendeu 191 pessoas. A Caravana da Saúde é um programa que visa diminuir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde tanto na sede quanto nos distritos do município.

LEIA MAIS

Saúde bucal: prefeitura oferta especialidades inéditas em Petrolina

O novo CEO funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, na Rua Antônio Padilha, nº 30, Vila Mocó. (Foto: Ascom)

Os serviços odontológicos ofertados pela Prefeitura de Petrolina (PE) ganharam reforço na última semana com a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo III). O equipamento que oferece procedimentos clínicos especializados e cirúrgicos à população trouxe para Petrolina especialidades que nunca foram ofertadas na saúde bucal no município como a ortodontia preventiva e o tratamento de disfunção temporomandibular (DTM). Além dessas novas duas especialidades, também serão ofertadas no local serviços de prótese dentária.

A coordenadora do CEO, Clara Vasconcelos, explica como funcionarão esses novos procedimentos. “A diferença do CEO TIPO II, para o CEO TIPO III, é que ele oferta duas novas especialidades, ortodontia preventiva, que é um ramo da odontologia que trata crianças e jovens em crescimento e desenvolvimento com aparelho ortodôntico. Já a outra especialidade é o tratamento de disfunção temporomandibular (DTM). As marcações continuam da mesma forma, encaminhadas pelo profissional da unidade básica de saúde”, explica.

O novo CEO está localizado na Rua Antônio Padilha, nº 30, bairro Vila Mocó, próximo ao Estádio Paulo Coelho, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Casa Nova: Ultrassonografia nas UBS elimina fila de espera e garante melhor atendimento

Para cada UBS existe um calendário mensal com datas para agendamento. (Foto: ASCOM)

A Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, anunciou nessa terça-feira (29) que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede do município irão realizar ultrassonografias, descentralizando o serviço que era realizado no Centro de Saúde.

“Descentralizamos o serviço de ultrassonografia para atender à população de cada unidade dos bairros. Havia uma reclamação, principalmente das gestantes, pois centralizávamos [os atendimentos] no Centro de Saúde (SESP)”, disse a secretária.

Nessa terça, a realização de ultrassonografias foi realizada na UBS da Vila Azul com dezenas de pacientes. Para cada UBS existe um calendário mensal com datas para agendamento.

“A usuária para quem foi prescrita ultrassonografia deve procurar sua unidade de bairro, com a guia, cartão do SUS e documento de identidade, para agendar o exame. Esta iniciativa elimina a possibilidade de atraso na realização do exame”, esclarece.

Maria de Lourdes lembra que para o interior, neste início de ano, foram suspensos os mutirões nas localidades e os exames estão sendo agendados na secretaria e realizados no Hospital, mas, por determinação do Prefeito Wilker, já está sendo estabelecido um calendário e vamos retomar os mutirões no interior”.

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos aprovados em processo seletivo

(Foto: Arquivo)

Na tarde desta terça-feria (29) o Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a lista dos candidatos aprovados no processo seletivo na modalidade cadastro reserva, para o cargo de Enfermeiro do Trabalho. Confira:

  • Kise Mota Silva
  • Dolgleani Peixoto
  • Jaqueline Souza Galindo
  • Fabiola Uindiara O. Barreto

UPAE de Petrolina registra mais de 100 mil atendimentos na urgência e emergência em 2018

(Foto: Reprodução/ IMIP)

Na manhã desta terça-feira (29) a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) divulgou os números de balanço do ano passado, que apontam crescimento em alguns dos seus principais serviços.

Vale ressaltar que o bom desempenho da Unidade, consolidado ao longo dos últimos cinco anos, pode ser comprovado de várias maneiras, mas a gestão escolhe o índice de satisfação do usuário como seu melhor avaliador, já que é para o paciente que todo trabalho é voltado. “Quase 70% dos usuários consideram o nosso serviço bom/excelente e esse, sem dúvida, é o nosso melhor número”, garante a coordenadora geral, Graziella Franklin.

UPA 24h (Urgência e Emergência)

Na UPA 24h foram registrados 115.518 atendimentos (em 2017 foram 108.504), sendo 105.889 na urgência e emergência clínica, 6.026 na odontológica e 3.603 no serviço social. Neste setor, ainda foram contabilizados 540.081 procedimentos, divididos entre os serviços de radiologia, laboratório, nebulização, eletrocardiograma, telemedicina, medicação, sutura e curativo.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde chega ao Santo Antônio amanhã

(Foto: Ascom/PMJ)

O programa Caravana da Saúde atenderá nesta quarta-feira (30) a comunidade do Santo Antônio, em Juazeiro. A ação promovida pela secretaria Municipal de Saúde (SESAU) levará ao bairro serviços médicos em diversas especialidades e promoverá a realização de exames.

Quem for ao estande poderá se consultar com médicos na seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, realização de eletrocardiograma, de forma totalmente gratuita. Além disso equipes da secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) estarão com serviços sociais.

Ou seja, os residentes do bairro poderão atualizar o cadastro no Bolsa Família, sem ir a uma unidade do CRAS. Em mais de dois anos a Caravana da Saúde promoveu mais de 30 mil pessoas.