“Janeiro Branco”: psicóloga da UPAE/IMIP de Petrolina explica origem da campanha

(Foto: Internet)

“Todo ano a vida oferece 365 dias em branco para que possamos escrever ou reescrever uma nova história. O mês de janeiro nos traz uma sensação de começo e isso passa pela reorganização de planos, metas, objetivos e dos próprios sentimentos. É um quadro pronto para ser desenhado, sem os velhos conceitos e tabus. Uma excelente chance para pensarmos sobre o que nos faz bem e sobre o que já não nos cabe mais”, diz a psicóloga da UPAE/IMIP de Petrolina (PE), Tatiany Torres.

É com essa introdução que a profissional começa a sua reflexão sobre o “Janeiro Branco” – campanha nacional que alerta sobre a saúde mental e emocional. Nas palavras do também psicólogo e idealizador da campanha, Leonardo Abrahão, o mês de janeiro foi o escolhido por predispor (em termos culturais e simbólicos) as pessoas a pensarem sobre suas vidas em diversos aspectos. “E isso contribui significativamente com a saúde mental”, acredita Tatiany.

LEIA MAIS

Jovem morre no HDM quatro dias após dar à luz; hospital afirma que paciente retornou à unidade em estado gravíssimo

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malam, em Petrolina (PE), Elaine Ramila de Oliveira Menezes, teve sua primeira entrada registrada no serviço no dia 05 de janeiro. Ainda segundo o hospital, a jovem chegou à unidade já em trabalho de parto avançado. 20 minutos após a sua chegada, o parto foi realizado por via normal.

Na noite de ontem (9), a notícia da morte de Elaine se espalhou pelas redes sociais. Natural de Cabrobó (PE), a jovem deu à luz a uma menina no dia 05 e janeiro como relatou a ASCOM do hospital, e teve alta no dia 06. Segundo o HDM, a jovem eras hipertensa crônica, mas saiu do hospital apresentando um quadro de saúde com boa evolução, estável, pressão arterial adequada e exames complementares realizados.

Depois que recebeu alta, Elaine voltou para Cabrobó. Passados três dias, a jovem retornou para o HDM, em estado grave, como relata a ASCOM do hospital, por meio de nota:

“Elaine retornou ao HDM/IMIP no dia 09 de janeiro, vindo de ambulância de Cabrobó (seu município de origem), sem o acompanhamento de um médico (apenas de uma enfermeira). Ela chegou em estado gravíssimo e apresentou parada cardiorrespiratória imediatamente após a entrada na emergência.  A equipe de saúde tentou reanimá-la por 40 minutos, sem sucesso“.

A nossa equipe de reportagem não conseguiu contato com a família da jovem, reiteramos que o espaço está aberto, caso familiares queiram se pronunciar sobre o fato. Em nota, o HDM informou que “solidariza-se com a família e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos relativos a assistência prestada pelo hospital.”

Verão: Prefeitura alerta população sobre cuidados com o mosquito Aedes aegypti em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com a chegada dos dias mais quentes, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chygungunya aumenta em decorrência das altas temperaturas, que facilitam a eclosão dos ovos. Apesar da redução de 83% dos casos no ano de 2018, a prefeitura de Petrolina (PE) alerta sobre a importância de redobrar a atenção, principalmente, com recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

Qualquer local que acumule água parada, como vasos de plantas, latas, caixas d’ água mal tampadas, pneus, calhas e até mesmo uma tampa de garrafa, pode virar um criadouro do mosquito. De acordo com a gerente de Endemias, Rânmilla Castro, a principal arma no combate ao Aedes aegypti, é a conscientização da população.

LEIA MAIS

Cristália e Nova Descoberta são contempladas com ambulâncias

(Foto: Ascom/PMP)

A espera de uma década chegou ao fim e agora os moradores dos distritos de Cristália e Nova Descoberta, zona rural de Petrolina têm ambulâncias para atendê-los. Os veículos foram entregues na noite de quarta-feira (9) pelo prefeito Miguel Coelho.

As ambulâncias atenderão a comunidade que agora pode contar com esse serviço de urgência. Durante a solenidade de entrega o prefeito destacou seu compromisso com a saúde. “Quando assumi o governo, a ambulância mais nova tinha mais de 260 mil km rodados. Vários postos de saúde estavam fechados no interior e faltavam médicos e dentistas. Eu sei que muita coisa ainda precisa ser feita, mas as pessoas, principalmente no interior e nas comunidades, sabem que agora existe um compromisso de levar a saúde para perto de quem estava abandonado e garanto que muito mais vai ser feito para superar o enorme desafio que encontramos na saúde pública”, disse.

Foram investidos R$ 1,3 milhão para aquisição de 13 veículos, verba adquirida mediante emenda parlamentar do deputado Fernando Filho. O recurso integra a plataforma de ações “Petrolina Cuida”.

Estoque do Banco de Leite do Hospital Dom Malan é considerado crítico, Secretaria Estadual de Saúde reforça importância de doação

Atualmente, no estoque do Hospital Dom Malan há apenas 2 litros de leite. (Foto: ASCOM)

Considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano, o leite materno é a bebida que contém todos os ingredientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de funcionar como um fator de proteção para doenças. Ele também é um importante aliado na redução do óbito infantil, da fome, da desnutrição e dos quadros alérgicos que podem ser apresentados pela criança.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, para meninas e meninos prematuros ou de baixo peso, o leite materno se torna ainda mais indispensável. Por isso, os quatro hospitais do estado de Pernambuco que contam com bancos de leite convocam as mães para realizar esse gesto de solidariedade. O apelo é ainda mais urgente após as festas de fim de ano, e durante o período de férias, já que normalmente, os estoques reduzem. É importante reforçar que não há quantidade mínima estabelecida para doação.

Atualmente, a situação mais crítica é do Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina (PE). No estoque, há apenas 2 litros de leite, praticamente o consumo de um único dia. No Jesus Nazareno (HJN). Além das doações, as unidades estimulam as mães das crianças a fazerem a ordenha do insumo para os seus bebês. As unidades também apoiam as mulheres em suas dificuldades no processo de amamentação.

Como doar

As mães interessadas em doarem seu leite excedente devem entrar em contato com o Hospital Dom Malan, via ligação telefônica, através do número (87) 3202.7000. É possível retirar a bebida na própria unidade ou combinar a busca na casa da doadora.

Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao fogo. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos.

Prefeito Miguel Coelho entrega novas ambulâncias para o interior de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho entrega, na noite desta quarta-feira (09), duas novas ambulâncias exclusivas para os moradores de Cristália e Nova Descoberta, zona rural de Petrolina (PE). Às 18h30, a solenidade ocorre na comunidade de Cristália. Às 20h30, o prefeito entrega a outra ambulância na região de Nova Descoberta.

Com essa entrega, a frota da Prefeitura passa a contar com 14 veículos para atendimento da saúde, sendo 13 ambulâncias e uma van. O volume representa um avanço significativo já que, no início da gestão, apenas um carro estava à disposição para o transporte de pacientes.

A entrega dos equipamentos faz parte das ações da plataforma “Petrolina Cuida”. A iniciativa é voltada para melhorar a saúde pública na área urbana e interior da cidade por meio de investimentos em obras, abertura de postos de saúde, mutirões de exames e cirurgias entre outras medidas.

SUS oferece novo tratamento para pacientes com degeneração da retina

(Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde informou ter ampliado o tratamento oferecido a pacientes com degeneração macular relacionada à idade por meio da oferta do medicamento antigiogênico e do exame de tomografia de coerência óptica. Segundo a pasta, ambas as incorporações são importantes para o diagnóstico precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central.

Os dois novos procedimentos devem atender pacientes a partir dos 60 anos, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade. O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. A proposta é detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.

Sobre a doença

LEIA MAIS

Aulões de verão agitam manhãs de domingo do River Shopping

(Foto: Ascom)

Para quem quer combinar bem estar e diversão e ainda aprender os passos dos hits que estão bombando na estação mais quente do ano, o River Shopping dá uma força. Trata-se do projeto”Aulões de Verão”, que vai ser realizado nos domingos de janeiro e no primeiro domingo de fevereiro, sempre a partir das 9h30, na Praça de Alimentação do River.

A atividade é gratuita, não sendo necessária a inscrição prévia para participar. O primeiro encontro ocorre neste domingo (13) e vai ser comandado pelo professor Matheus Corcino. Os próximos aulões vão trazer os professores Alice Dantas (20/01), David Santana (27/01) e Danilo Alves (03/02).

Profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina dão dicas para começar o ano com hábitos saudáveis

(Foto: ASCOM)

Todo início de ano é  momento de refletir e estabelecer metas. Mas, algumas, permanecem apenas nos caderninhos. Porém, melhorar a alimentação e iniciar a prática de exercícios físicos, para ter uma melhor qualidade de vida, são planos que não podem ser adiados, já que são essenciais para ter saúde.

Pensando nisso, os profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE) dão dicas para começar o ano com hábitos saudáveis e, principalmente, utilizando os serviços públicos ofertados pelo município, através das academias da saúde e das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), que ofertam à população, dentro das Unidades Básicas de Saúde, treinamento funcional; aula de zumba; ginástica aeróbica; pilates; além de orientação nutricional e grupos de apoio.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde incia ações de 2019 no bairro Tabuleiro

(Foto: ASCOM)

Os moradores do bairro Tabuleiro, em Juazeiro (BA) serão os primeiros contemplados na Caravana da Saúde de 2019. Nesta quarta-feira (9) as equipes da secretaria de Saúde (SESAU) estarão na comunidade ofertando consultas com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista e dentista.

A comunidade poderá ainda realizar exames laboratoriais e de eletrocardiograma, bem como atualizar o cadastro do Bolsa Família na Caravana da Cidadania, da SEDES.

O Programa Caravana da Saúde foi criado em 2016 e contabiliza mais de 30 mil atendimentos em 148 edições, conseguindo zerar demandas acumuladas na SESAU.

“Janeiro Roxo”: campanha de combate à hanseníase é reforçada no primeiro mês do ano

(Foto: Internet)

Durante o mês de janeiro, também chamado de “Janeiro Roxo” , a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), junto com o Departamento de Hanseníanse e a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), promovem campanhas e ações educativas para a população, reforçando o compromisso em controlar a doença, oferecendo diagnóstico e tratamento corretos.

As campanhas têm o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção à hanseníase e do tratamento adequado, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico precoce da doença. Após perceber os sintomas, é importante que se busque o tratamento adequado, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a hanseníase

LEIA MAIS

Prefeitura leva ações de cuidado animal à zona rural de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Neste mês de janeiro, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses estará realizando no dia 25 de janeiro, mais uma edição do projeto ‘CCZ Móvel’, que acontecerá na comunidade de Pedrinhas, ofertando os serviços de vacinação antirrábica e orientações clínicas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, após o sucesso da campanha de vacinação realizada no ano passado, o órgão vai priorizar os locais que não foram atendidos, a sua maioria na área rural. “Já iniciamos o ano com diversos projetos. Entre eles, vamos modificar a nossa forma de trabalho dentro do CCZ Móvel, a partir de agora, vamos fazer um trabalho de porta em porta na zona rural visando melhores resultados, mais segurança para o animal e mais comodidade para a população que não precisa se deslocar para um ponto fixo”, destacou.

Segundo a Graziella Correia, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais.  Além da vacinação antirrábica, em cães e gatos, os veterinários realizarão um trabalho de conscientização e informações educativas sobre zoonoses.

I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco está com inscrições abertas

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Fenomenologias do Vale do São Francisco (Fenovale), que vai acontecer no Auditório da Biblioteca Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no período de 30 de maio a 1º de junho. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Pesquisa em Fenomenologia (NEPFEE), pelo Laboratório de Estudos Transdisciplinares (Letrans) e pelo Núcleo de Estudos em Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE), da Univasf.

As inscrições são feitas através do Sistema de Gestão de Eventos e o primeiro lote custa de R$70,00 a R$150,00, a depender do grau de formação do participante. Após realizar o pagamento da inscrição, o comprovante deverá ser enviado para o e-mail [email protected], dentro do prazo de 48 horas. Já a submissão de trabalhos deve ser feita  seguindo as normas estabelecidas no site. As apresentações serão orais e os trabalhos submetidos deverão estar em formato de relato de pesquisa ou relato de experiência e se enquadrar em algum dos cinco eixos temáticos, que são: Fenomenologia e produção de conhecimento; Corpo, corporeidade e movimento; Clínica Fenomenológica; Fenomenologia em contextos sociais e Fenomenologia e Educação. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail [email protected] até o dia 20 de março.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta sobre aumento de trotes ao SAMU durante férias escolares 

(Foto: Ilustração)

Neste início de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina (PE) faz um alerta: durante as férias escolares o número de trotes na central de atendimento aumenta, e embora a média de ligações falsas tenha caído nos últimos meses do ano passado, a preocupação continua.

De acordo com a coordenadora do SAMU de Petrolina, Cristiane Nunes, o objetivo do órgão é diminuir, cada vez mais, as chamadas falsas. “A nossa meta é sempre diminuir a quantidade dos trotes recebidos, então, precisamos continuar as ações educativas, para que as pessoas se conscientizem que esse tipo de atitude pode comprometer uma vida”, ponderou.

LEIA MAIS

Mais Médicos: brasileiros devem se apresentar a partir desta segunda-feira (7)

Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar aos municípios a partir de hoje (7). De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo para apresentação vai até a próxima quinta-feira (10).

Médicos que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município onde trabalharia, que fica encarregado de comunicar a desistência ao governo federal.

LEIA MAIS