As doações no Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina tendem a cair no mês de janeiro, por isso a unidade intensifica o clamor para que mães possam contribuir com o abastecimento e consequentemente, contribuindo com outros bebês atendidos no hospital.
Na tentativa de fortalecer o trabalho do Biama um projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2018 na Câmara de Vereadores de Petrolina. A matéria de autoria do vereador Elias Jardim (PHS) cria o Programa de Doação de Leite Materno.
LEIA TAMBÉM:
O PL nº 105/2018 busca conscientizar a população local, através de campanhas publicitárias e educativas, a importância da doação. É prevista a destinação de orçamento municipal para essa atividade que terá caráter permanente e deve fortalecer o trabalho do Banco de Leite.
Recompensa a doadora
De acordo com o texto é prevista uma recompensa a mãe que doar leite ao Biama. “Muito pode ser feito para ampliar a base de doadoras e também o volume de leite humano doado. Neste sentido, propomos medida que irá facilitar a doação de leite materno pelas trabalhadoras: a concessão de 1 (um) dia de afastamento por mês à trabalhadora que doe leite materno e a condição de doadora deve ser atestada por banco oficial de leite”, destaca o edil na justificativa do projeto.
O projeto foi aprovado por 19 votos a zero e conforme destaca o Artigo 46 da Lei Orgânica Municipal, o “decorrido o prazo de dez dias úteis, o silêncio do Prefeito importará sanção” pelo presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB). Nossa equipe apurou, no entanto, que o PL ainda não foi publicado no Diário Oficial de Petrolina.
Como doar
As mães interessadas em doar seu leite excedente devem entrar em contato com o Hospital Dom Malan, via ligação telefônica, através do número (87) 3202.7000. É possível retirar a bebida na própria unidade ou combinar a busca na casa da doadora.