No 1º final de semana com lockdown, PE tem o melhor índice de isolamento social do Brasil

No primeiro dia da quarentena mais rígida em cinco municípios do Estado, Pernambuco alcançou o maior índice de isolamento social do país. O sábado (16) representou uma de 53,8% da população em suas casas, segundo o georreferenciamento feito pela InLoco, muito acima do que os 48% do sábado anterior.

Desde ontem o chamado lockdown está em vigor na capital Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. Pernambuco ficou a frente de estados como Ceará (52.7%) e Amapá (52,7%). Recife teve o maior índice entre as cinco cidade: 62,1%.

O Governador Paulo Câmara (PSB) fez um pronunciamento na tarde desse domingo (17) para celebrar a marca alcançada ontem e agradeceu a população. Confira:

Boletim da SESAU não indica novos casos de covid-19 em Juazeiro

Casos confirmados permanecem em 46 (Foto: ASCOM)

O número de casos positivos de coronavírus em Juazeiro (BA) permanece em 46. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) nesse domingo (17) não aponta novas contaminações em relação ao último sábado (16).

Dos 46 pacientes da covid-19, 28 são mulheres e 18 são homens. 22 são profissionais da saúde. No total, 416 pessoas foram notificadas, 244 exames testaram negativo e outras 126 aguardam resultado. Há ainda dois óbitos.

Também não houve mudanças no quadro de H1N1: são 73 notificações com 18 exames positivos – duas mortes – 28 exames em investigação e 27 já confirmados.

Bahia tem 8.314 casos positivos e 286 pela covid-19

8.314 casos confirmados e 286 óbitos. Esse é o saldo da Bahia no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de sábado (16). A boa notícia é que 2.151 pacientes já recuperaram da covid-19, mas outras 5.877 pessoas seguem monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Para unificar os dados e evitar equívocos a Sesab lançou um sistema integrado, que incluirá também as notificações. Até as 18h de ontem foram contabilizados mais cinco novas mortes: uma mulher de 83 anos, um homem de 39, uma mulher de 80, uma mulher de 54 e outro homem de 79 anos.

Desde a semana passada a Sesab passou a divulgar seus boletins apenas no final da tarde. Os dados desse domingo (17) serão informados ao início da noite.

Salgueiro registra mais seis casos positivos de coronavírus

Os números de contaminados pelo coronavírus em Salgueiro (PE) aumentaram no boletim divulgado pela Prefeitura na noite de sábado (16). Agora são 43 casos positivos, seis a mais do que na sexta-feira (15). Os novos pacientes são cinco homens e uma mulher.

Os resultados foram obtidos através de testes rápidos (três) e do LACEN (três). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, apenas um paciente está em isolamento hospitalar. Nove casos permanecem em investigação e 182 já foram descartados.

Dos 43 positivos, 15 já se recuperaram e há ainda quatro mortes pela covid-19. Veja a seguir o boletim completo de ontem:

LEIA MAIS

Cabrobó e Orocó registram 1º óbitos por covid-19

Os boletins divulgados no sábado (16) pelas Prefeituras de Cabrobó e Orocó (PE) contabilizaram os primeiros óbitos por coronavírus em ambas as cidades. Em Cabrobó, o paciente era o único caso positivo da doença. A Secretaria de Saúde não forneceu mais informações sobre faixa etária e sexo da vítima.

A morte em Orocó é de uma mulher de 67 anos, que veio a óbito no último dia 9, mas o exame do LACEN apenas foi liberado ontem. Ela tinha comorbidades e havia dado entrada no hospital com dor abdominal, tosse e desconforto respiratório.

Além desse óbito, Orocó tem mais um caso confirmado, que já se recuperou da covid-19. Outros dois pacientes permanecem em investigação.

Secretaria da Saúde confirma mais três casos positivos e atualiza lista de bairros com casos confirmados da Covid-19 em Petrolina

Petrolina confirmou mais três casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) neste sábado (16) – todos através de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). São três homens, de 34, 35 e 50 anos, que encontram-se em isolamento domiciliar. Com isso, o número de infectados no município vai a 110; destes, 83 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 27 diagnosticados através de exame laboratorial. Curas clínicas somam 41, com quatro óbitos.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 46 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

LEIA MAIS

SAMU Juazeiro informa restabelecimento da linha 192

(Foto: Ascom)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) informou no início da noite deste sábado (16)  que a linha 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já foi restabelecida.

O número 192 teria apresentado problemas por volta do meio dia de hoje e por a secretaria teria informado um número alternativo para a comunidade.

Juazeiro registra mais dois casos positivos para o novo coronavírus; agora são 46 infectados no município

(Foto: Ascom/PMJ)

Na atualização de dados deste sábado (16), a Secretaria da Saúde informa que mais duas pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 46 casos positivos para a doença. Um paciente é do sexo masculino, tem 53 anos e teve o resultado por meio do Laboratório Central (LACEN), a outra é do sexo feminino, 31 anos e teve o diagnóstico por teste rápido, a mesma é profissional de saúde. Do total de casos confirmados, 28 são mulheres e 18 são homens e, deste quantitativo, 22 são profissionais de saúde.

Para o coronavírus, estão notificadas 411 pessoas, sendo que 239 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 126 estão em análise ou aguardando coleta. O município tem ainda o registro de dois óbitos pela COVID 19. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Bahia registra mais de mil casos de coronavírus em 24h e número chega a 8.128; n° de mortes sobe para 281

A Bahia registrou 1.173 casos de pacientes com coronavírus e 19 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (15), o estado totaliza 8.128 pessoas contaminadas com a Covid-19, com 281 mortes, 19 a mais do que os números apresentados no boletim última quinta (14).

Segundo informações da Sesab, os 19 novos óbitos foram registrados em Salvador, Anagé, Itabuna, Mirante e Simões Filho.

Segundo informações da Sesab, o número de novos casos registrados nas 24 horas não representam o número de pessoas infectadas neste período. Ele se deve a integração das bases de dados com o Ministério da Saúde, em virtude do sistema criado pelo órgão federal desde 27 de março, não ter permitido que os estados tivessem acesso as informações nominais notificadas pelas unidades de saúde diretamente ao Ministério.

O órgão informou que ao longo das duas últimas semanas, o Governo do Estado da Bahia vinha trabalhando no desenvolvimento de um software de integração, tendo sido possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do ministério da saúde e consolida-las de forma confiável.

Secretaria da Saúde de Afrânio anuncia cura clínica do primeiro paciente com o novo coronavírus

(Foto: Arquivo)

O paciente, um jovem de 20 anos de idade, estava internado na cidade do Recife quando contraiu o coronavírus. Na última quinta-feira (14), os médicos informaram que o mesmo estava curado clinicamente da doença.

Em tratamento contra um câncer, o paciente teve o diagnóstico para Covid-19 divulgado no dia 30 de abril e seguiu internado em um hospital da capital pernambucana. Por se tratar de um morador de Afrânio, o caso entrou para as estatísticas do município.

Mesmo sem ter casos de contaminação na cidade, a prefeitura está intensificando os cuidados e anunciou a suspensão da circulação do ônibus que faz a linha Petrolina/Afrânio. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e consequentemente da Covid-19. A prefeitura reforça o apelo de que quem puder, fique em casa e ao sair use máscara.

Cidade de Campo Alegre de Lourdes (BA) registra 14 casos positivos de Covid-19

No boletim atualizado no início da noite dessa sexta-feira (15), a Secretaria da Saúde do Município de Campo Alegre de Lourdes, na região norte da Bahia, na divisa com o Piauí, informou que a cidade já registra 14 casos positivos da doença. Com uma população de cerca de 29 mil habitantes, segundo a última estimativa do IBGE, a velocidade com os casos avançam preocupa as autoridades.

“Agora, mais do que nunca, precisamos precisamos intensificar os cuidados. Use máscara e evite sair sem necessidade”, diz uma mensagem da secretaria no boletim epidemiológico.

Os números mostram que em todo o município são 47 notificações, 28 casos descartados, 5 em investigação, 5 curados clinicamente e 14 casos confirmados. Os bairros mais afetados são: Centro com 9 casos, Farinha Quente 3 casos e Pedro Alcântara com 2 casos.

Brasil pode chegar a 2º país com mais casos de Covid-19 com 14 vezes menos testes que EUA

Em meio à segunda troca de ministros em menos de um mês, o Brasil deve chegar nas próximas semanas ao segundo lugar no número de casos confirmados da Covid-19. O problema é que, mesmo sendo um número alto, o país realizou quatorze vezes menos testes que o primeiro lugar, os Estados Unidos.

Com 330 milhões de habitantes, os EUA adotaram uma política intensa de testes em todo o território nacional, chegando a mais 10,7 milhões de análises concluídas até esta sexta-feira (15). A informação está disponível no site Worldometers, que faz o acompanhamento de dados da doença em todo o mundo.

LEIA MAIS

Última fase de vacinação contra a gripe, em Juazeiro, começa na próxima segunda-feira (18)

(Foto: Ascom/PMJ)

A partir da próxima segunda-feira (18) adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada já podem procurar um posto de saúde de Juazeiro (BA) para se vacinar contra a Influenza. Esse público será contemplado na segunda etapa da terceira fase que vai até 05 de junho. A vacina protege contra as influenzas H1N1, H3N2 e B, mas não protege contra o novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, a vacinação será realizada nos 54 postos de saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam nos dois turnos e na zona rural apenas no período da manhã.  A secretaria  lembra que para imunização é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação, caso não disponha desta última, os profissionais da unidade emitirão na hora. Os professores deverão levar documento para comprovação da profissão.

O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, lembra que “a vacina contra Influenza não protege contra o novo coronavírus e a população precisa manter os hábitos de higiene bem como o isolamento social”, frisou.

Coronavírus: Petrolina registra mais dois óbitos, total agora é de 4 mortos

Petrolina registrou mais 8 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (15). Com isso, o número total de pessoas infectadas na cidade subiu para 107. Dos novos casos, 6 foram através de testes rápidos realizados pela prefeitura e 2 de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Agora, são 83 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 24 diagnosticados através de exames analisados em laboratório.

Os dois novos casos confirmados pelo Lacen são de dois óbitos: o primeiro foi de uma mulher de 44 anos, que estava internada em um hospital da rede privada de Petrolina e faleceu nessa quinta-feira (14). O outro exame confirmou Covid-19 em uma paciente de 68 anos que estava internada no Recife em tratamento oncológico. Ela faleceu no dia 7 de maio, mas o exame só chegou ao município nesta sexta-feira.  Com isso, o número de óbitos pelo novo coronavírus em Petrolina subiu para 4. As curas clínicas também aumentaram, passando de 30 para 41.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não teve mudança nesta sexta-feira. São 45 casos são investigados e 30 descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.