Bodocó registra primeiros casos positivos de Covid-19

(Foto: Prefeitura de Bodocó)

Até esta quinta-feira (14), o município de Bodocó (PE) contava apenas com casos suspeitos do novo coronavírus, mas nesta sexta-feira (15) veio a notícia que ninguém gostaria de divulgar. A secretaria da saúde informou que os exames de três pacientes deram positivo para a Covid-19.

A pasta no entanto, não informou se as pessoas contaminadas são do sexo masculino ou feminino, ou se estão internadas. Informou apenas que o município tem mais 7 casos suspeitos e 2 descartados.

Triste recorde: Brasil chega a mais de 14 mil mortos neste 15 de maio

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

No dia em que o ministro da saúde, Nelson Teich, pediu demissão, o Brasil chegou a um número nada honroso para um país que luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Foram registradas 14.455 mortes provocadas pela Covid-19 e 212.198 casos confirmados da doença em todo o país até esta sexta (15), segundo levantamento do G1, portal de notícias das Organizações Globo, junto às secretarias estaduais de saúde. Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste.

O balanço do Ministério da Saúde divulgado ontem (14) informou 13.993 mortos e 202.918 casos.

PE registra mais 621 casos de coronavírus e 83 mortes

São mais 83 mortes em PE (Foto: Ilustração)

Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE- nessa sexta-feira (15) indicam 83 novas mortes e 621 novos pacientes contaminados pelo coronavírus. Com isso o Estado já soma 16.209 casos positivos e 1.381 óbitos.

Desses novos registros, 349 são considerados graves e os outros 272, leves. Na quinta-feira (14) foram 687 novos registros e 74 mortes. O número de recuperados ainda não foi liberado. O boletim completo será publicado ao final do dia pela pasta.

 

URGENTE: Ministro da Saúde, Nelson Teich pede exoneração do cargo

Nelson Teich não é mais ministro da Saúde do Brasil. Ele pediu exoneração nessa sexta-feira (15), antes mesmo de completar um mês na pasta. O Governo Federal confirmou a demissão em uma breve nota divulgada à imprensa e convocará uma coletiva ainda hoje.

“O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração nesta manhã. Uma coletiva de imprensa será marcada nesta tarde“, afirma a nota do Governo. Teich substituiu Luiz Henrique Mandetta, que já havia se desentendido publicamente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as ações federais durante a pandemia da covid-19.

Nessa semana Teich foi pego de surpresa em uma coletiva ao saber que Bolsonaro autorizou a reabertura de academias sem consultar a pasta. Outro ponto de divergência foi o uso da cloroquina, que Teich recomendou calma, mas o presidente insiste ser a cura do coronavírus.

Salgueiro chega a 37 casos confirmados de coronavírus

São 37 infectados, 15 curados e 4 mortes (Foto: Divulgação)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de quinta-feira (14) trouxe mais cinco casos confirmados de coronavírus. Um teste foi realizado no LACEN e os demais, através de testes rápidos do município.

Os pacientes são três do sexo feminino e dois do masculino. Uma das mulheres está em isolamento hospitalar e  os demais, em isolamento domiciliar. Salgueiro tem ainda 15 curados e quatro mortes provocadas pelas covid-19. Das 231 notificações, 179 testaram negativo e 15 ainda estão em investigação:

Bahia: Sobradinho e Paulo Afonso confirmam mais casos positivos de covid-19

Sobradinho (BA) atualizou para dois o número de casos confirmados do novo coronavírus, registrando também a primeira cura da doença. Segundo o boletim divulgado na noite de quinta-feira (14), o paciente está no Rio de Janeiro (RJ), mas com endereço na cidade baiana.

LEIA TAMBÉM

Sobradinho confirma 1º caso positivo de coronavírus

Ele testou positivo no dia 29 de abril e teve a cura clínica declarada. O paciente atualmente reside no RJ, porém, seus familiares em Sobradinho estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. A cidade soma seis testes negativos, dois positivos e dois em investigação.

Já em Paulo Afonso, o número de casos subiu para 11, dos quais cinco já se curaram. Um dos testes positivos é de Rodelas (BA), mas foi notificado em Paulo Afonso. Há ainda 40 suspeitas e 142 testes negativos.

 

Coronavírus: Belém do São Francisco confirma 1º caso; Trindade chega a 19

Belém do São Francisco: paciente tem sintomas leves (Foto: Internet)

Assim como Lagoa Grande, Belém do São Francisco (PE) confirmou, na quinta-feira (14), seu primeiro caso de coronavírus. O paciente foi submetido a um teste rápido, depois de apresentar sintomas como tosse e perda de apetite, e o resultado deu positivo para covid-19.

O paciente está em isolamento domiciliar e tem sintomas leves. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre faixa etária e se há alguma comorbidade. A cidade tem quatro casos já descartados e um ainda em análise.

Trindade tem mais um caso confirmado

A Prefeitura de Trindade, na região do Araripe, atualizou para 19 o número de casos confirmados da covid-19. Desse total, sete já se recuperaram e quatro morreram. O município tem 88 notificações, 13 em investigação e 56 casos descartados.

 

Teste confirma 1º óbito por covid-19 em Lagoa Grande

Morte estava sob investigação (Foto: Ascom PMLG)

Lagoa Grande (PE) confirmou na noite de quinta-feira (14) a primeira morte pelo coronavírus. O óbito já estava sob investigação e ontem o LACEN liberou o resultado do exame, atestando o primeiro registro da covid-19 na cidade. A vítima era um homem que precisou ser hospitalizado em outro município.

Ele tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde. “Infelizmente nós tínhamos um óbito que estava sendo investigado , foi recolhido o material para análise e hoje tivemos a informação que testou positivo para covid-19. Lagoa Grande registra o primeiro caso“, comentou o prefeito Vilmar Cappellaro.

De acordo com o prefeito, todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa estão sendo acompanhadas pelas equipes de vigilância epidemiológica. Ele pediu que a população colabore com a prevenção. “Que as pessoas tenham consciência do perigo e das consequências que isso traz à população“, finalizou.

Pernambuco receberá testes para diagnóstico de Covid-19 doados pela Petrobras

(Foto: Michele Cattani/AFP)

Um lote de 6 mil testes para diagnóstico de Covid-19 será doado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco. Esses testes fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos EUA, anunciados em 24 de março, e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fez os repasses para cada estado. No mês passado, o estado já havia recebido 6 mil testes.

Os testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus.  

LEIA MAIS

Atendimentos da UBS do Mandacaru serão feitos no Antônio Cassimiro nesta sexta

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina informou, nessa quinta-feira (14), que os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mandacaru serão suspensos nesta sexta-feira (15). O motivo é que a equipe de manutenção da prefeitura fará o conserto de uma tubulação de água que se rompeu e ainda irá realizar alguns reparos na estrutura da unidade.

Para não prejudicar os pacientes, a Secretaria de Saúde transferiu os atendimentos desta sexta-feira para a UBS Maria de Lourdes, que fica no bairro Antônio Cassimiro, comunidade vizinha. Após a conclusão dos trabalhos nesta sexta, será feita a limpeza da unidade para restabelecer todos os serviços na próxima segunda-feira (18).

Vacina para Covid-19 nem existe ainda e já gera disputas entre países e empresas

(Foto: CDC/Unsplash)

Antes mesmo de existir, a vacina para a Covid-19 tem gerado desentendimentos entre países e empresas e também grupos contrários à obrigatoriedade de vacinas no mundo. Há estudos para o desenvolvimento de vacinas nos Estados Unidos e na China, e esses dois países têm se acusado de um tentar espionar a pesquisas.

A França e a União Europeia protestaram contra uma farmacêutica que afirmou que daria prioridade aos EUA na eventual distribuição de vacinas.

LEIA MAIS

Petrolina registra seis novos casos positivos da Covid-19 nesta quinta-feira (14)

A Prefeitura de Petrolina realizou 56 testes rápidos para Covid-19 nesta quinta-feira (14) e confirmou três casos positivos. Dois desses casos (mulheres de 16 e 51 anos) já são considerados curados clinicamente, enquanto uma paciente de 39 anos continua sendo monitorada. Também nesta quinta-feira, o Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen-PE), enviou três resultados positivos para Covid-19. São duas mulheres 33 e 39 anos e um homem de 34. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de infectados vai a 99. São 77 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 22 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. As curas clínicas também aumentaram para 30. Óbitos somam dois.

Nesta quinta-feira, Petrolina registrou a morte de uma mulher de 44 anos, que estava internada em um hospital da rede privada e foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o laboratório do governo do estado.  A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 45 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Em teste, professor de Oxford diz que vacina contra Covid-19 pode estar pronta em junho

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Centenas de pessoas na Inglaterra foram vacinadas em um teste para encontrar uma maneira de combate ao novo coronavírus. Segundo o portal Uol, a informação foi divulgada pelo professor de medicina da Universidade de Oxford, Sir John Bell, em entrevista ao programa “Today”, da Rádio 4 da BBC. O médico disse que o desafio será a produção em grade escala, caso o resultado seja positivo.

“Também queremos garantir que o resto do mundo esteja pronto para fazer esta vacina em larga escala para chegar às populações dos países em desenvolvimento, por exemplo, onde a necessidade é muito grande”, contou. A previsão é que os resultados dos testes estejam disponíveis em junho.

O teste contra a Covid-19 começou a ser feito em voluntários humanos no fim de abril, por uma equipe de pesquisadores da universidade.  Uma equipe do Imperial College também deve começar testes em humanos no próximo mês. Enquanto a vacina de Oxford tem o objetivo de estimular o sistema imunológico usando um vírus da gripe comum, o Imperial College usará gotículas de líquido para transportar o material genético necessário para a corrente sanguínea.

Gestantes e professores podem ser vacinados no sistema ‘drive thru’ neste sábado em Petrolina

(Foto: Ascom/ PMP)

Gestantes e professores serão vacinados contra a gripe por meio do sistema ‘drive thru’ neste sábado (16), em Petrolina. A ação tem como objetivo evitar aglomerações nos postos de saúde, por isso a prefeitura resolveu adiantar a vacinação dos professores, que só ocorreria a partir da próxima segunda-feira (18).

As aplicações acontecerão das 8h às 17h, em dois pontos do município: Avenida da Integração (em frente à loja Lúcia Gomes, bairro São José) e na Avenida Dayse Kelly (avenida principal da Vila Eulália). Serão disponibilizadas 5 mil doses.

Para realizar a imunização é preciso comprovação. Grávidas devem levar a caderneta da gestante e os professores precisam apresentar a carteirinha de identificação profissional ou declaração da instituição onde trabalham. É recomendado o uso de máscara.

Como não é preciso descer do carro para se vacinar, essa ação também diminui o risco de transmissão de infecções respiratórias. Essa terceira e última fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe seguirá até o dia 5 de junho. A partir do próximo dia 18, além dos professores, também serão vacinados nos postos de saúde adultos de 55 a 59 anos e demais públicos das outras fases da campanha. A vacina não tem efeitos contra o novo coronavírus.

Mais uma pessoa testa positivo para o novo coronavírus em Juazeiro; agora são 41 infectados no município

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na atualização de dados desta quinta-feira (14), a Secretaria da Saúde informa que mais uma pessoa foi diagnosticada com a Covid-19 em Juazeiro. Agora, o município registra 41 casos positivos para a doença. A paciente é do sexo feminino, tem 36 anos e é profissional de saúde, a mesma teve resultado por meio do teste rápido. Do total de casos confirmados, 26 são mulheres e 15 são homens. Deste quantitativo, 21 são profissionais de saúde.

Para o coronavírus, estão notificadas 384 pessoas, sendo que 222 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 121 estão em análise ou aguardando coleta. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.