Agentes comunitários de saúde orientam sobre prevenção a Covid-19 e dengue na cidade de Curaçá (BA)

(Foto: Ascom)

A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) em bairros com famílias em situação de vulnerabilidade como o Minha Casa Minha Vida e Casas Populares. Parte da diretoria do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde distribuiu máscaras de tecido e fez orientações com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e consequentemente conter o avanço de contaminação da Covid-19.

A ação faz parte das ações do sindicato da categoria para contribuir com a prevenção contra a doença que já vitimou 29 pessoas no município de Curaçá, em relação a Covid-19. Desse total, 27 já tiveram cura clínica diagnosticada. Apenas 2 continuam ativas, mas ambas em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas por equipes da Secretaria de Saúde do Município.

Governo reincorpora cubanos ao Mais Médicos; BA recebe 41 profissionais em 30 municípios

Um grupo de médicos cubanos será reincorporado ao programa Mais Médicos para o Brasil. A lista com os nomes e cidades de destino foi  publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

A Bahia vai receber 41 médicos que vão trabalhar em 30 localidades do estado: Acajutiba, Alagoinhas, Camaçari, Casa Nova, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Gongogi, Ilhéus, Inhambupe, Ipirá, Itaguaçu da Bahia, Itaparica, Jaguarari, Jeremoabo, Malhada, Manoel Vitorino, Monte Santo, Morro do Chapéu, Salvador, Santa Cruz Cabrália, São Félix do Coribe, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Serrolância, Tucano, Urandi, Uruçuca e Wenceslau Guimarães, além do Distrito Sanitário Especial Indígena.

Além da Bahia, foram beneficiados Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.

No mês de março o Ministério da Saúde informou que 7.167 médicos já haviam se inscrito no edital do Mais Médicos para o Brasil aberto para reforçar as equipes de saúde em função da epidemia do novo coronavírus, lembra reportagem da Agência Brasil. A previsão anunciada foi de que até cinco chamadas seriam feitas.

A pasta havia estimado um total de R$ 1,4 bilhão em investimentos, e que esses profissionais poderão atuar em mais de uma unidade de saúde, o que deverá ser organizado pelas respectivas secretarias de saúde.

Pernambuco bate triste recorde e confirma mais 120 mortes pela Covid-19 em 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (18), 642 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Também foram confirmados laboratorialmente 124 óbitos. O aumento no número de mortes nesta segunda foi motivado pelo atraso na informação sobre os resultados dos hospitais da rede privada. Os óbitos do boletim de hoje ocorreram entre os dias 18 de abril e 17 de maio. O estado totaliza 1.640 mortes pela Covid- 19.

Entre os confirmados hoje, 400 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 242 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 20.094 casos já confirmados, sendo 10.103 graves e 9.991 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Parnamirim (PE) confirma mais um caso positivo para Covid-19

(Photo by KARIM SAHIB / AFP)

Um homem de 55 anos de idade, é a mais nova vítima da Covid-19 no município de Parnamirim, em Pernambuco. Além de diabético, ele trabalhava às margens de uma BR e tinha contato com caminhoneiros e motoristas que passam com frequência pelo local.

O paciente foi transferido para um hospital de referência em Ouricuri (PE) e o estado de saúde do mesmo é considerado estável.

A Secretaria de Saúde de Parnamirim está investigando ainda outro caso suspeito da doença. O paciente apresenta sintomas leves e está em casa n isolamento domiciliar.

Município do Cedro, em Pernambuco, confirma primeiro caso de Covid-19

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Por meio de teste rápido, a Secretaria de Saúde do Cedro, no Sertão de Pernambuco identificou o primeiro caso da Covid-19. Trata-se de um homem de 33 anos de idade, que apresentou sintomas moderados da doença após viagem por locais onde já tinham casos confirmados da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente encontra-se em bom estado, sem sintomas graves e sendo internado nos leitos de retaguarda da Unidade Mista de Saúde.

Os familiares foram orientados a ficarem em isolamento domiciliar, sendo monitorados  pela equipe da Secretaria de Saúde Municipal, que está tomando todas a providências necessárias.

A gestão municipal reforça que todas as pessoas devem tomas todos os cuidados que já estão sendo orientados, como, ficar em casa o máximo que puder, lavar as mãos com água, sabão e álcool gel,  evitar aglomerações e só sair de casa se for extremamente necessário.

Capim Grosso confirma mais um caso de covid-19

A Secretaria de Saúde de Capim Grosso (BA) confirmou hoje (18) mais um caso positivo de coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 41 anos de idade. Ele é residente do bairro Novo Oeste e testou positivo nessa segunda-feira.

O paciente tem quadro estável e encontra-se em isolamento domiciliar, mas segue monitorado pela equipe da vigilância epidemiológica do município. Com os dados de hoje, são 13 pacientes contaminados pelo vírus, dos quais três vieram a óbito.

Veja a seguir o boletim dessa segunda-feira:

LEIA MAIS

Juazeiro terá toque de recolher de 22h às 5h a partir desta terça-feira

O prefeito Paulo Bomfim anunciou durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira (18) mais medidas de enfrentamento ao coronavírus. A principal delas é a implantação de um toque de recolher. Tal medida passará a vigorar a partir desta terça-feira (19), das 22h às 5h.

“Apenas os serviços essenciais irão funcionar nesses horários, que são as farmácias, as unidades de saúde e os deliverys que já têm esse trabalho de entrega. O objetivo é evitar a circulação em massa. A orientação que foi dada e todos entenderam é que não temos o objetivo de prender ninguém. As abordagens serão educativas“, pontuou o gestor.

Enfrentamento ao vírus

A partir de quarta-feira (20) serão montados pontos para aferir a temperatura corporal da população urbana. Esse método também será aplicado nos distritos rurais, inclusive com uma unidade móvel. “Já temos vários profissionais de saúde sendo treinados para que a gente atinja a maior quantidade de munícipes“, disse Bomfim.

Coronavírus: Belém do São Francisco confirma cura de paciente 

(Foto: Internet)

A semana começou com uma boa notícia em Belém do São Francisco (PE). O primeiro e único paciente que testou positivo ao coronavírus está curado. A informação foi confirmada no boletim divulgado pela Prefeitura na noite de domingo (17).

O paciente testou positivo no dia 14, através de teste rápido, que somente é feito após sete dos primeiros sintomas aparecerem. Esse intervalo se faz necessário, já que é o tempo para o corpo humano produzir os anticorpos ao vírus.

Ele estava em isolamento domiciliar, mas com sintomas gripais leves. Belém do São Francisco ainda soma quatro casos descartados e outros dois em investigação.

Senhor do Bonfim confirma mais cinco casos de coronavírus

Subiu para seis o número de casos confirmados do novo coronavírus em Senhor do Bonfim (BA). Mais cinco pessoas testaram positivo, através de testagem rápida, ainda no sábado (16). Os pacientes estão em isolamento domiciliar e seguem sendo observadas pelas equipes de vigilância epidemiológica.

LEIA TAMBÉM

Senhor do Bonfim: prefeito critica manifestações violentas contra paciente que testou positivo para covid

1º caso confirmado de covid em Senhor do Bonfim foi importado de Petrolina

Vale destacar que o primeiro registro da doença na cidade foi de um homem que esteve em Petrolina e apresentou sintomas gripais no retorno a Bonfim. Em uma live no final de semana, o prefeito Carlos Brasileiro (PT) explicou que os boletins diários sofreram alterações com base nas diretrizes do Estado.

Por orientação do Governo do Estado, ele começou a distribuir os testes rápidos que até então nós não tínhamos. O governador comprou e chegou para nós 3.500 e a gente começou a fazer esses trabalhos, primeiramente com os profissionais de saúde“, disse.

Confira a seguir o boletim completo divulgado na noite de domingo (17):

LEIA MAIS

Número de pacientes recuperados da covid em Trindade sobe para 10

Cidade tem 10 curados e 4 óbitos (Foto: Google Street/Reprodução)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Trindade (PE) no domingo (17) trouxe uma boa notícia. Dos 21 casos positivos, 10 já se recuperaram. Isso representa uma alta em relação ao sábado (16), que apresentava apenas sete curados. Há ainda quatro óbitos confirmados.

Até ontem Trindade somava 120 notificações da covid-19, das quais 87 já haviam testado negativo e 12 permanecem em investigação. Através das redes sociais o prefeito Everton Costa orientou os trindadenses que apresentarem sintomas gripais.

“Pacientes que apresentarem os sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, perca do olfato, falta de ar ou dores pulmonares devem procurar as unidades de saúde; Hospital Municipal, UPA 24h, PSF’s e Vigilância Sanitária localizada na Secretaria de Saúde, procurar as unidades para investigação“, destacou o gestor.

Mais de 3 mil gestantes e professores são vacinados em esquema de ‘drive thru’ em Petrolina

Gestantes e professores de Petrolina foram vacinados no último sábado (16), por meio do sistema drive thru, como parte da terceira e última etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Montada pela prefeitura em dois pontos da cidade – um na Avenida da Integração e outro no bairro Vila Eulália -, a estratégia conseguiu imunizar 3.153 pessoas.

A vacinação em sistema drive thru – em que não é necessário sair do veículo para receber as doses – faz parte das ações do município no sentido de diminuir o risco de transmissão de infecções respiratórias, evitando aglomerações nos postos de saúde.

LEIA MAIS

Prefeitura confirma óbito por Covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina confirmou um óbito por Covid-19 neste domingo (17). Trata-se do paciente de 76 anos, que por um equívoco na data de nascimento, foi anunciado neste sábado (16) que tinha 56. Ele fazia tratamento oncológico e estava internado na UTI Covid do Hospital Universitário (HU) desde o último dia 11.

Com isso, o número de mortes pelo novo coronavírus em Petrolina subiu para cinco. O total de infectados é 110, enquanto as curas clínicas somam 41.

Petrolina fecha domingo sem novos casos de covid-19

Assim como Juazeiro (BA) Petrolina encerrou o domingo (17) sem mudanças no boletim do coronavírus. O município segue com 110 casos confirmados da doença, os mesmos do último sábado (16).

Pacientes recuperados totalizam 41. Petrolina soma ainda quatro óbitos pela covid-19. Dos 110 testes positivos, 83 vieram dos rápidos obtidos pela Prefeitura e 27 através do LACEN, na capital Recife.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, também não houve alteração em relação a SRAG. A cidade permanece com 46 casos em investigação, dos quais 30 já foram descartados. Há nove positivos e um óbito.

Pastoral da Criança denuncia impedimento de pesquisa sobre impacto da covid-19 em Juazeiro

Pesquisa busca conhecer impactos da covid-19 em 133 cidades (Foto: CDC/Unsplash)

A Pastoral da Criança emitiu uma nota denunciando o impedimento de uma pesquisa sobre os impactos do novo coronavírus em Juazeiro (BA). O levantamento é realizado pela Universidade Federal de Pelotas em 133 municípios do país, mas mesmo aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), os pesquisadores encaram dificuldades na cidade baiana.

“Apesar dessa pesquisa ser extremamente importante e realizada por uma equipe séria e comprometida, em algumas cidades, os pesquisadores têm tido dificuldades com a população e com autoridades, apesar do apoio do Ministério da Saúde”, destaca a Pastoral.

Além de Juazeiro, a pesquisa acontece em Irecê e Paulo Afonso (BA); Petrolina e Serra Talhada (PE). Veja a seguir a nota da Pastoral:

LEIA MAIS

Pernambuco registra mais 964 casos de coronavírus

PE tem mais recuperados do que mortos (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou há pouco o boletim desse domingo (17), com dados atualizados do coronavírus. São 964 novos casos confirmados da doença e 55 óbitos. Também foram contabilizadas 45 curas.

De acordo com a SES, dos 964 novos registros, 455 são graves e 519 leves. Ao todo Pernambuco já soma 19.452 casos positivos. Em relação aos 55 óbitos, 33 foram de homens e 22 de mulheres. No quadro geral são 1.516 mortos pela covid-19.

Quanto as curas, com as 45 novas recuperações, o Estado chegou a 2.969 pessoas com alta hospitalar. O boletim completo pode ser conferido no link a seguir: Boletim Covid-19 PE.