Com 8 casos confirmados até o fim de semana, o município de Remanso saltou para 13 casos, segundo o boletim divulgado no início da noite desta segunda-feira (18).
A Secretaria de Saúde anunciou mais cinco casos. 3 pacientes são do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Ainda segundo a secretaria, todos apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados por equipes da Saúde do Município.
De acordo com os dados, o município tem agora 93 notificações, 59 casos descartados por testarem negativo para Covid-19, 21 pessoas estão sendo investigadas, 01 já teve cura clínica diagnosticada e não foi registrado nenhum óbito.
A informação foi dada através de vídeo nas redes sociais. Wilker Torres aparece de máscara e diz que o paciente é do distrito de Santana do Sobrado.
Trata-se de um homem, com 33 anos de idade, trabalhador rural em uma das fazendas de Santana de Sobrado, com febre, cefaleia e dores musculares, que teve sua infecção confirmada com um teste rápido no Hospital de Casa Nova.
De acordo com as informações do prefeito, o paciente encontra-se estável, sem necessidade de respirador, isolado e a Secretaria de Saúde já deu início à testagem em todas as pessoas que mantiveram contato com o doente. A fazenda onde ele trabalha abriu todas as dependências, isolou os trabalhadores de sua área e todos estão sendo testados.
Para o Prefeito Wilker Torres, todo o trabalho que está sendo feito pode ser colocado em risco se não houver colaboração da população, reiterando que irá reforças todas as medidas de prevenção que já estão sendo aplicadas no município e estender a checagem por testes rápidos ao maior número possível de pessoas,
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde informa a toda população a confirmação do primeiro caso do Novo Coronavirus (COVID 19) no município.
Trata-se de um paciente do sexo masculino, 33 anos, residente em Santana do Sobrado, trabalhador rural, com histórico de início de sintomas em 10 de maio, com febre, tosse, cefaleia, dor de garganta, e espirros. O teste rápido realizado no hospital em 19 de maio deu resultado positivo.
O paciente encontra-se no momento estável, sem necessidade de suporte ventilatório, e está recebendo alta do hospital. Ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curado. Todas as providências foram tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares.
Solicitamos à população que redobrem os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras. As medidas protetivas são fundamentais para impedir a propagação da doença.
Um estudo feito na Coreia do Sul apontou que os pacientes que já testaram positivo pra o coronavírus semanas após se recuperarem da covid-19, provavelmente não são capazes de transmitir o vírus. A pesquisa foi divulgada no site Bloomberg.
Segundo os pesquisadores do Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças analisaram 285 sobreviventes da Covid-19 que deram positivo para o coronavírus após estarem curados, conforme havia indicado um resultado negativo anterior.
Alguns desses pacientes testaram positivo para coronavírus novamente cerca de 82 dias após serem infectados. Contudo, quase todos tinham anticorpos contra o vírus. Com isso os cientistas concluíram que os re-positivos não espalharam nenhuma nova infecção. Ou seja, quem se contaminou e recuperou não apresenta risco de espalhar o vírus. (Com informações da Veja).
Homem tinha 48 anos e havia sofrido acidente de trânsito (Foto: ASCOM/PMJ)
Assim como Petrolina, Juazeiro (BA) também registrou mais um óbito pelo novo coronavírus nessa terça-feira (19). A cidade soma agora três mortes provocadas pela doença. De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o paciente tem 48 anos e é do sexo masculino.
“A gente infelizmente teve mais um registro de óbito, foi um paciente do sexo masculino de 48 anos. Ele deu entrada no Hospital Universitário diante de um acidente automobilístico. Ele [fez o teste] e positivou para covid”, disse ao programa Viva Bem com Lara Cavalcanti.
Por outro lado, Juazeiro contabilizou mais três curas da doença. Veja o boletim completo de hoje:
A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou nessa terça-feira (19) mais um óbito pelo coronavírus. Com isso, sobe para seis o número de mortes na cidade. A paciente é uma idosa, de 71 anos que faleceu na noite de segunda-feira (18).
De acordo com a Prefeitura, ela passou 15 dias internada no Hospital Universitário (HU), após sofrer uma fratura no fêmur e teve alta há 10 dias. A idosa foi submetida a um teste rápido na segunda-feira. Quatro pessoas da família foram testadas e três deram positivo, inclusive a paciente.
Ela morreu em sua própria residência. O boletim completo da covid-19 será divulgado ao final do dia.
Notícias dão esperança na batalha contra o vírus (Foto: Ilustração)
Enquanto os números de casos confirmados do coronavírus cresce, também sobe o total de pessoas curadas da doença. Três cidades baianas celebraram na segunda-feira (18) a recuperação de pacientes. Em Campo Alegre de Lourdes, de 14 contaminados, oito já se curaram.
A história mais marcante até o momento é de Sheila da Luz Sousa, de 32 anos. Diabética, ela precisou ser internada, posteriormente intubada e conseguiu superar a covid-19. Sheila apresentou os primeiros sintomas dia 21/04, passou por três hospitais e ficou 10 dias em estado grave.
“Os médicos me indicaram continuar em isolamento social, para que eu não corra o risco de pegar o vírus novamente, e é o que eu estou fazendo, e indico para todos, se cuidem”, disse a paciente que já está em casa.
De Curaçá vem outra boa notícia: das 29 confirmações da doença, 27 estão curadas. A cidade tem ainda 23 pacientes em investigação, com sintomas da covid-19. Uauá, que ontem confirmou os dois primeiros casos da doença, hoje (19) informou que o primeiro paciente já está curado.
Município confirmou segunda morte (Foto: Google Street/Reprodução)
O boletim de segunda-feira (18) em Trindade (PE) apresentou um salto nas confirmações de coronavírus. Até domingo (17) eram 21 pacientes contaminados e ontem, esse número subiu para 31. O prefeito Everton Costa informou que cinco novos pacientes são profissionais de Saúde.
A boa notícia é que o número de recuperados também cresceu. No final de semana eram 10 e agora são 14 curados da covid-19. Oito casos permanecem em investigação. Há ainda quatro óbitos.
Parnamirim tem mais um caso
Outra cidade a ter mais pacientes contaminados foi Parnamirim (PE), que confirmou o segundo caso positivo da doença. O paciente é um homem de 55 anos, diabético e que trabalha às margens de uma rodovia federal. Ele teve contato com caminhoneiros e pode ter se infectado durante o trabalho
“Ele foi transferido para um hospital de referência em Ouricuri. O estado de saúde dele é considerado estável“, informou a Prefeitura.
Subiu para 44 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Salgueiro (PE). O único teste positivo – feito no LACEN – de segunda-feira (18) é de um homem, cuja idade não foi informada. Ele está em isolamento domiciliar.
Desse total, 18 já se curaram e há quatro óbitos. Oito casos permanecem em investigação. Ainda ontem a Prefeitura de Salgueiro anunciou medidas mais restritivas que começam a valer nesta quarta-feira (20).
Além de obrigar o uso de máscara – que já é determinação estadual – o prefeito Clebel Cordeiro (MDB) limitou a entrada e saída de veículos ao município. O transporte alternativo deverá funcionar com no máximo 60% da sua ocupação; somente será permitida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade mediante declaração de serviços essenciais.
O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) abriu, nesta terça-feira (19), até o próximo dia 22, processo seletivo para cadastro de reserva para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho.
As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected] O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.
Governador Paulo Câmara. (Foto: Aluísio Moreira /SEI)
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, emitiu uma nota oficial nessa segunda-feira (18) informando sobre seu teste para coronavírus. O gestor estadual confirmou que testou positivo para a Covid-19.
O chefe do Executivo Estadual apresentou apenas sintomas leves e, segundo a nota, vai ficar em isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas. “As atividades do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus permanecem, e o governador Paulo Câmara coordenará o trabalho de forma remota”, diz a nota.
O laboratório americano Moderna informou nesta segunda-feira (18) que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados, o que fez o preço das ações dispararem cerca de 25%.
A vacina da empresa está na vanguarda dos esforços de desenvolvimento de um tratamento para o vírus de disseminação veloz e, na semana passada, recebeu o selo de “aprovação rápida” da agência de saúde dos Estados Unidos para que a revisão regulatória seja acelerada. A Moderna espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.
Atualmente não existem tratamentos ou vacinas aprovados para a covid-19, causada pelo novo coronavírus, e especialistas preveem que uma vacina segura e eficiente pode demorar de 12 a 18 meses.
Em virtude da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Bodocó estabeleceu novas medidas e normas para a realização da Feira do Queijo na cidade.
Nesta segunda-feira (18) a feira contou com a instalação de lavatórios para higienização das mãos; aferição de temperatura; monitoramento para uso obrigatório de máscara, cadastro dos produtores e compradores, como também o isolamento do local para controle do fluxo de veículos.
As ações foram realizadas pela Secretaria de Agricultura, como forma de maior prevenção frente à pandemia.
A Prefeitura de Petrolina confirmou mais 14 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (18). Confirmados através de análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) são dois homens de 33 e 36 anos e uma mulher de 37. Os 11 pacientes confirmados por testes rápidos da prefeitura são 6 mulheres com idades entre 29 e 71 anos e 5 homens entre 18 e 55 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.
Com isso, o total de infectados no município subiu para 124. São 94 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 30 diagnosticados através de exame laboratorial. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram de 41 para 58. Óbitos somam cinco.
SRAG
O boletim da prefeitura aponta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram para 49 em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.
A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) ter obtido resultados “positivos preliminares” na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários. Segundo a empresa, a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam, afirmou a agência de notícias France Presse.
Há atualmente 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas, de acordo com um balanço da sexta-feira (15) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre elas, 8 estão em fase clínica (entre elas, a da empresa Moderna) e 110 em fase pré-clínica (leia mais abaixo sobre o processo de produção de vacinas). No Brasil, começam nesta semana os testes de vacina em animais feitos pelo Incor.
A Secretaria da Saúde de Juazeiro recebeu do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte as novas vacinas contra meningite. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) terá como público alvo adolescentes de 11 e 12 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, os adolescentes em situações de surto da doença são os mais afetados. As vacinas começaram a ser distribuídas nos postos de saúde na segunda-feira (18).
A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, o objetivo d introdução da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para os adolescentes tem como intuito garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C para a população alvo da vacinação e suprir as necessidades de demanda, além de proteger contra o sorogrupo W, considerando a gravidade da doença.
Adolescentes que estejam com febre ou quadro gripal não podem tomar a vacina, bem como mulheres que estejam amamentando. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a vacinação no grupo descrito é para reforço. “A vacinação para proteção da meningite faz parte do calendário nacional de vacinação, a imunização acontece ainda nos primeiros meses de vida da criança. O reforço acontece a partir dos 11 anos de idade. Esta é uma vacina nova, incluindo outros componentes e abrangendo um número maior imunobiológico”, descreveu.
Tatiane ainda ressalta que “esta não é uma campanha de vacinação, é um imuno do calendário normal de vacinação. Solicitamos aos adolescentes de 11 e 12 anos para buscar a partir desta segunda-feira (18), as unidades básicas de saúde para reforço na imunização contra a meningite”, finalizou.