Prefeitura de Bodocó implanta barreiras sanitárias fixas nas principais entradas da cidade

(Foto: Ascom/PMB)

Com 6 casos confirmados do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Município de Bodocó implantou barreiras sanitárias fixas nas principais entradas da cidade nesta quinta-feira (21).

A ação integra as medidas de segurança e de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Funcionários do setor de Vigilância em Saúde, com a ajuda de servidores de outras secretarias municipais, estão identificando o fluxo de visitantes e sua origem, fazendo orientações sobre o combate à Covid-19, monitorando o uso de máscaras, fazendo avaliação clínica de condutores e passageiros, identificando casos suspeitos e encaminhando essas pessoas para unidades de saúde, se for preciso.

O período de atuação desta fase seguirá até o próximo dia 05 de junho, podendo ser prorrogada.

De acordo com a atualização do último Boletim Epidemiológico, além dos 6 casos confirmados, o município registra o total de 15 casos notificados sendo que 5 estão em investigação, 4 foram descartados e 5 já tiveram cura clínica diagnosticada.

Depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19, prefeita de Dormentes torna obrigatório uso de máscaras

(Foto: Ascom/PMD)

Com o objetivo de evitar a disseminação do novo Coronavírus em Dormentes e garantir a proteção da população, a prefeita Josimara Cavalcanti baixou um novo decreto municipal instituindo a obrigatoriedade do uso de máscara em todo município. A medida entrou em vigor no fim desta quarta-feira (20), após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade.

De acordo com o decreto, é obrigatório em todo o território do município, a utilização de máscara, mesmo que artesanal, pelas pessoas que tenham que sair de suas casas e circular em vias públicas para exercer atividades ou adquirir produtos ou serviços essenciais. “Estamos pensando na segurança do nosso povo. O ideal é que todos fiquem em casa, mas quem precisar sair, deverá estar protegido”, explica Josimara.

O texto ainda prevê a adoção de poder de polícia e multa para quem descumprir a medida. “Por se tratar de uma nova realidade, inicialmente faremos abordagens educativas, doando a máscara para quem ainda não tem. Queremos que a população tenha consciência de que ao usar a máscara estamos defendendo a nossa vida, dos nossos familiares, amigos e vizinhos”, conclui a prefeita.

Desde o início da pandemia no Brasil, a Prefeitura de Dormentes vem realizando ações de enfrentamento ao vírus, com a higienização de ruas, colocação de pias e sabão no centro da cidade, distribuição de máscaras para os grupos de risco. E a partir desta quinta-feira (21) praças e academias de saúde serão isoladas para garantir que não haja circulação de pessoas, nem aglomerações.

Petrolina poderá adotar o uso da cloroquina para tratamento de casos leves da Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A informação foi dada pelo prefeito Miguel Coelho durante entrevista a uma rádio de Petrolina na manhã desta quinta-feira (21). Segundo o prefeito, o foco do uso do medicamento é nos casos leves, já que o Ministério da Saúde adotou esse novo protocolo em relação a cloroquina.

O Governo Federal liberou recentemente o uso da cloroquina para casos leves  do coronavírus, no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Chamamos os representantes da categoria médica, até porque esse protocolo ajuda a dar uma segurança para os profissionais médicos e até, no máximo segunda-feira, informaremos de que maneira iremos usar esse medicamento”, disse Miguel Coelho.

O prefeito informou ainda que o município já tinha adotado o uso da medicação para casos graves da doença e adotará também para o tratamento de casos com sintomas leves, se assim for o entendimento dos profissionais de saúde da rede municipal.

Secretaria de Saúde de Juazeiro registra três novos casos da Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

No boletim desta quinta-feira (21), a Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais três casos positivos para a Covid-19. Agora são 53 casos confirmados da doença na cidade. As pacientes são do sexo feminino com 28, 32 e 44 anos e duas são profissionais de saúde. Todas estão sem gravidade, em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas pelas equipes de saúde do município. Dois resultados foram obtidos pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador e um por teste rápido.

A SESAU informa ainda que constam 505 notificações para o novo coronavírus em Juazeiro. Deste quantitativo, 324 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 128 permanecem aguardando resultado ou realização de coleta. Dos casos confirmados, 32 são do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Desse total, 24 são profissionais de saúde. O município tem o registro de três óbitos.

LEIA MAIS

Afrânio registra mais um caso positivo de coronavírus

Paciente se contaminou na cidade

A Prefeitura de Afrânio (PE) confirmou mais um caso positivo de coronavírus. A paciente é uma mulher de 37 anos, que apresentou sintomas na semana passada e foi internada no Hospital de Campanha. A coleta aconteceu no dia 13 de maio e o resultado saiu hoje (21).

Com a confirmação do teste ela se torna a primeira pessoa da cidade a se contaminar com o vírus. O primeiro caso era de uma pessoa que estava no Recife há quatro meses fazendo tratamento oncológico. Veja a seguir a nota da Prefeitura:

Pernambuco confirma mais 1.351 casos positivos de coronavírus

O Governo de Pernambuco divulgou no início da tarde os dados preliminares do boletim dessa quinta-feira (21). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) são 1.351 novos casos de coronavírus, dos quais 395 são considerados graves e 956 leves.

Em números gerais Pernambuco soma 23.911 pacientes contaminados pela covid-19. Também foram registradas mais 91 mortes. Com isso o Estado se aproxima de dois mil óbitos. Hoje são 1.925 vítimas fatais. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Petrolina: funcionários do Hospital de Campanha passam por treinamento para atender pacientes

Unidade começará a atender pacientes na próxima semana (Foto: Emerson Leitte/PMP)

O Hospital de Campanha de Petrolina começará a receber pacientes na próxima semana e os profissionais que atuarão na unidade passaram por um treinamento. Eles foram orientados sobre os protocolos nacionais de combate ao vírus na quarta-feira (20).

Além dos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e maqueiros, porteiros e demais integrantes da equipe também foram capacitados sobre como evitar aglomerações e a respeito do atendimento ao público.

“É importante que eles conheçam antecipadamente o local onde vão atuar e também todas as diretrizes de funcionamento do hospital, uso de equipamentos de proteção individual e outras recomendações do Ministério da Saúde“, comenta a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

O Hospital de Campanha foi montado no Monte Carmelo, espaço cedido pela Diocese de Petrolina, no bairro Pedra do Bode. São 100 leitos intermediários disponibilizados aos pacientes. A meta da Prefeitura é inaugurar a unidade na segunda-feira (25).

Governadores se reúnem com Bolsonaro nessa quinta-feira

Paulo Câmara confirmou presença na reunião (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma reunião às 10h dessa quinta-feira (21) colocará governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) frente a frente, mas de forma virtual. Os políticos discutirão a ajuda federal aos estados e municípios durante a pandemia do coronavírus.

Outro ponto é a adoção de critérios científicos para a implementação de medidas de combate ao covid-19. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) que testou positivo nessa semana confirmou presença. Ontem 25 dos 27 gestores se reuniram também de forma virtual para unificar as pautas do encontro.

De acordo com o Palácio do Planalto, além de Bolsonaro outros ministros estarão na reunião. São eles, Braga Netto, Ministro-Chefe da Casa Civil; Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia; Fernando Azevedo, Ministro de Estado da Defesa; Jorge Antonio de Oliveira, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; Luiz Eduardo Ramos, Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; e Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Coronavírus: Trindade, Araripina e Ipubi confirmam novos casos positivos

Todas essas cidades já somam mortes (Foto: Ilustração)

Três municípios do Sertão de Pernambuco contabilizaram mais casos positivos de coronavírus na quarta-feira (20). Araripina, Ipubi e Trindade atualizaram os dados da covid-19 e elevaram os números no Estado, que já soma 22.560 contaminados.

Araripina tem mais seis casos positivos, totalizando 26. A Prefeitura não forneceu detalhes sobre faixa etária, sexo e se há comorbidades. Desse total, 14 pessoas já se recuperaram. Há ainda dois óbitos registrados e sete pacientes em investigação.

Em Ipubi agora são 15 casos positivos, quatro a mais do que o último boletim. Nove pessoas já se recuperaram e o município também soma uma morte. Quatro pacientes permanecem em investigação.

Trindade, que começou a testar os profissionais de saúde, confirmou ontem que cinco deles testaram positivo. Dessa forma, são 38 casos confirmados da covid-19. 16 pessoas já se recuperaram e quatro morreram. 23 pacientes permanecem em investigação.

Paulo Afonso e Sobradinho registram novos casos confirmados de covid-19

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Os municípios baianos de Paulo Afonso e Sobradinho atualizaram os números de casos positivos de coronavírus nos boletins divulgados na quarta-feira (20). Em Paulo Afonso agora são 13 contaminados pelo vírus, sendo um deles pertencente a Rodelas, mas notificado na cidade.

Há ainda 23 pacientes em investigação e outros 192 negativos. Cinco pessoas já se recuperaram e não há nenhum óbito contabilizado em Paulo Afonso.

Em Sobradinho, que passou 14 dias sem novos casos, ontem a Prefeitura confirmou mais dois pacientes infectados. Os pacientes são um idoso de 83 anos – atualmente na UTI do Hospital Regional de Juazeiro – e um outro homem de 69 anos, internado em Sobradinho, com quadro estável.

Sobradinho tem quatro casos positivos, dos quais um já se curou. Sete pessoas permanecem em investigação e 33 testes deram negativo. Não há óbitos.

Secretaria de Saúde de Canudos registra quarto caso confirmado da Covid-19

(Foto: Internet)

Um homem de 46 anos é o quarto caso de coronavírus registrado pela Prefeitura de Canudos, nesta quarta-feira (20). O resultado foi obtido através de teste rápido realizado pela secretaria de saúde.

O paciente é residente de Canudos e chegou ao município no dia 18, após uma viagem ao estado de São Paulo. Apresentou sintomas como dor de garganta, tosse e febre ainda em São Paulo. Ao chegar em Canudos, apresentou perda de paladar.  Apenas nesta quarta-feira (20) resolveu procurar atendimento médico.

LEIA MAIS

Novas barreiras sanitárias são montadas em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Saúde instalou nesta quarta-feira (20), novas barreiras sanitárias com medição de temperatura com termômetro infravermelho em pontos que reúnem um fluxo maior de pessoas na cidade de Juazeiro. Os locais escolhidos foram o ponto das barquinhas, área bancária e terminal de transbordo municipal. Os profissionais estarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h nos locais.

Neste primeiro dia 600 pessoas mediram a temperatura nos três pontos instalados na área central. Estão sendo programadas outras barreiras para a área rural também, contemplando assim os distritos da cidade. Inicialmente serão montadas barreiras fixas na entrada dos distritos de Maniçoba e Itamotinga, além de barreiras volantes pelos demais distritos.

LEIA MAIS

Trinta pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina; número de infectados chega a 165

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta quarta-feira (20), a testagem para detectar Covid-19 em profissionais de saúde da rede municipal. Foram feitos 1.513 testes rápidos nos postos de saúde, com resultados entregues em até 15 minutos após a coleta.

É importante destacar que o protocolo de realização do teste não mudou, o critério continua sendo em pessoas com sintomas gripais, notificadas pela Secretaria de Saúde. Porém, como os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda a testagem. Como os testes foram feitos em profissionais assintomáticos, o objetivo é fazer o levantamento epidemiológico do resultado para a Secretaria de Saúde identificar quantos testarão reagentes mesmo sem sintomas.

Boletim

Além dos profissionais de saúde, as equipes também realizaram 117 testes em pessoas que apresentam sintomas gripais há mais de 10 dias e que já estavam agendadas. De todos os testes realizados nesta quarta-feira, 17 deram positivos (13 mulheres com idades entre 23 e 66 anos e 4 homens com idades entre 25 e 55 anos). Também nesta quarta, o município recebeu 13 resultados positivos, 10 do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e 3 analisados por laboratório particular. São 12 mulheres (com idades entre 26 e 53 anos) e um homem de 36 anos.

Com isso, o total de pessoas infectadas pela Covid-19 em Petrolina subiu para 165. São 119 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 46 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas subiram para 64, com seis óbitos registrados.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 51 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Sistema Fecomércio faz doação de 10 mil protetores faciais para profissionais da rede pública de saúde de Pernambuco

O secretário Alberes Lopes e o secretário executivo de gabinete, Alexandre Campelo, recebem mascaras face shield do vice-presidente do Senac, Milton Tavares.(Foto: Heudes Regis/SEI)

Na tarde desta quarta-feira (20), o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes, recebeu do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE a doação de 10 mil protetores faciais ao Governo de Pernambuco. Os equipamentos foram entregues no Palácio do Campo das Princesas e repassados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), encarregada da distribuição para hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os protetores faciais, também conhecidos como face shields, doados pelo Sistema Fecomércio foram fabricados em acetato, material rígido e transparente, e oferecem mais proteção aos usuários, por cobrirem todo o rosto dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que utilizarão os equipamentos.

Casos do novo coronavírus aumentam em Remanso e Campo Alegre de Lourdes

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

De acordo com os últimos boletins divulgados pelas Secretarias da Saúde, os casos positivos do novo coronavírus tiveram aumento significativo nos municípios de Remanso e Campo Alegre de Lourdes, ambos na região norte da Bahia.

De 14 casos no último fim de semana, a cidade de Campo Alegre registrou nesta terça-feira (19) mais 6 casos positivos e o número chegou a 20 pessoas infectadas, porém 8 delas já apresentam cura clínica. Outros seis suspeitos estão em investigação e trintas casos foram descartados.

Em Remanso que apresentava 7 casos positivos no fim de semana, o número passou para 13 nesta terça-feira (19) e apenas um apresentou cura clínica. 59 casos já foram descartados por testarem negativo, 27 estão em investigação e nenhum óbito foi registrado nas duas cidades.