Pernambuco supera marca de 2 mil mortos por covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco na sexta-feira (22) confirmou mais 1.840 casos positivos de coronavírus e 132 mortes. Com esses novos números o Estado chegou a 25.760 infectados e tem 2.057 óbitos.

No balanço da pasta, em 12 dias o total de mortes dobrou. Dos novos casos confirmados ontem, 432 são considerados graves e 1.417 leves. Por outro lado a boa notícia é que mais 185 pacientes estão recuperados, somando 4.361 pessoas curadas em Pernambuco.

Dos 132 óbitos confirmados ontem, 72 são de pacientes do sexo masculino e 60, do sexo feminino, que morreram entre o dia 1º de maio e a quinta-feira (21). Eles tinham idades entre 8 e 93 anos de idade.

Casos positivos do novo coronavírus aumentam em mais de 100% na cidade de Sobradinho (BA) em 15 dias

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

Os casos do novo coronavírus, na cidade de Sobradinho (BA), passaram de 4 para 9 em menos de 15 dias. O anúncio foi feito em redes sociais no início da noite desta sexta-feira (22) pelo prefeito Luiz Vicente Berti. Veja o vídeo.

Das cinco novas pessoas com testagem positiva, 04 são da mesma família. A Secretária de Saúde alerta os moradores da Quadra S 19 para redobrarem os cuidados em função da proporção de casos confirmados nesta região. Diante dessa realidade, a gestão municipal faz um apelo a comunidade para que mantenha o distanciamento social, a higienização das mãos, fique em casa e se precisar sair para alguma necessidade, use máscaras.

Petrolina se aproxima dos 200 casos positivos do novo coronavírus

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina na noite desta sexta-feira (22), apresentou 11 novos casos da Covid-19 no município do sertão pernambucano. São cinco homens (entre 42 e 59 anos) e 5 mulheres (entre 31 e 49 anos), testados através de testes rápidos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) também enviou um exame com resultado positivo. Trata-se de uma mulher, de 28 anos. Nenhum dos pacientes está internado.

Com esses 11 novos casos, o total de infectados no município subiu para 190. São 138 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 52 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas aumentaram para 68, com seis óbitos registrados.

LEIA MAIS

Casa Nova registra 7 casos positivos do novo coronavírus e prefeito decreta toque de recolher em Distrito com 6 casos

Wilker Torres, prefeito de Casa Nova (BA).

Em live realizada na noite desta sexta-feira (22), o prefeito Wilker Torres, do município de Casa Nova (BA), na região norte do estado da Bahia, anunciou o registro de 7 casos do novo coronavírus. 6 destes pacientes, trabalham em fazendas de produção de frutas no Distrito de Santana do Sobrado. O outro paciente pertence ao quadro de funcionários da rede municipal de saúde.

O prefeito também anunciou toque de recolher no Distrito de Santana das 22h às 4h30 do dia seguinte. Decretou também o fechamento da feira livre do Distrito e da Sede do Município, fechamento dos comércios não essenciais do dia 25 a 31 de maio e suspensão de cultos religiosos presenciais. Ficam abertas a lojas de defensivos agrícolas, lojas de rações, lojas de peças de veículos, supermercados, padarias e açougues.

Secretaria da Saúde de Dormentes adota cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19

(Foto: Ascom/PMD)

A Prefeitura de Dormentes (PE) anunciou nesta sexta-feira (22) que, resolveu adotar a orientação do Ministério da Saúde e vai adotar o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19.

Seguindo as instruções do documento intitulado “Orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, lançado pelo Ministério da Saúde no dia 20 de maio de 2020, e considerando que o Conselho Federal de Medicina autorizou recentemente a prescrição médica da Cloroquina e da Hidroxicloroquina, em condições excepcionais para o tratamento da COVID-19 (PROCESSO-CONSULTA CFM nº 8/2020 – PARECER CFM Nº 4/2020). Será ofertado aos pacientes positivos, com sintomas leves, de forma gratuita, medicações como: Sulfato de Hidroxicloroquina, Azitromicina,  Ivermectina e Paracetamol ou Dipirona, em casos de febre ou dor.

Os medicamentos serão adotados após minuciosa análise médica e expressa autorização do paciente, que receberá toda a orientação necessária sobre os efeitos colaterais e a ausência de evidências sólidas de que o tratamento possa ter efeito de cura da Covid-19. Pensando na segurança do paciente e da população, o acompanhamento médico será realizado em domicílio para evitar o contato com outros pacientes.

Petrolina faz mutirão de testes rápidos da Covid-19 em mais de 300 servidores da Segurança Pública

(Foto: Jonas Santos)

Na linha de frente das ações de enfrentamento à Covid-19 estão os profissionais que atuam na Segurança Pública Municipal. Em Petrolina, são mais de 300 servidores que se expõem ao risco todos os dias para garantir a segurança da população e, neste momento, também são essenciais no enfrentamento ao inimigo invisível, o novo coronavírus.

Eles atuam de diferentes formas, como em fiscalizações, patrulhas e segurança de patrimônios públicos, por exemplo. Atenta à necessidade de cuidar dos servidores, nesta sexta-feira (22) a administração municipal realizou testes rápidos para diagnóstico da doença nesses profissionais.

LEIA MAIS

Exército continua ações de combate ao coronavírus em Petrolina

Trabalhos continuam em Petrolina (Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia do novo coronavírus o Exército Brasileiro está atuando na higienização de espaços públicos. Na tarde de quinta-feira (21) os soldados do 72 Batalhão Integrado Motorizado (BIMTZ) estiveram na Delegacia da Mulher e na FUNASE, para garantir a limpeza dos locais.

LEIA TAMBÉM

Exército de Petrolina faz desinfecção da Delegacia do Ouro Preto

Exército e PM se unem para fazer limpeza do Terminal Rodoviário de Petrolina

Os soldados estão utilizando toda a proteção individual necessária e atuam na limpeza tanto da parte interna, quanto externa. Antes eles já estiveram no Terminal Rodoviário de Petrolina, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, e na Delegacia da Polícia Civil do bairro Ouro Preto.

Até a noite de quinta-feira (21) Petrolina tinha 179 casos confirmados de covid-19, com seis mortes já registradas. O município já tem transmissão comunitária do vírus, por isso é importante manter o isolamento e utilizar máscara de proteção ao sair de casa.

Senhor do Bonfim registra 1º óbito por coronavírus

Mais um município do interior baiano registrou morte pelo novo coronavírus. Senhor do Bonfim informou no boletim de quinta-feira (21) o óbito de um idoso de 75 anos. Ele é o primeiro paciente a morrer em decorrência da covid-19 na cidade.

O idoso estava internado em um hospital da rede particular desde 16 de maio, com sintomas gripais. Ele tinha comorbidades as quais agravaram o caso. No dia 19 ele sofreu uma piora no quadro clínico e morreu. O teste foi feito nessa mesma data, mas o resultado somente divulgado ontem.

Senhor do Bonfim tem ainda 17 casos confirmados, 314 descartados e quatro recuperados. O primeiro caso positivo da cidade se contaminou em Petrolina, após uma viagem para acompanhar a esposa no Hospital Universitário.

Araripina, Ouricuri e Trindade registram mais casos positivos de coronavírus

Vírus se interioriza cada vez mais (Foto: Ilustração)

Os casos confirmados do novo coronavírus no Sertão do Estado não param de crescer. Mais três cidades registraram alta nos boletins de quinta-feira (21). Em Araripina a Secretaria de Saúde confirmou mais três pacientes contaminados.

Agora são 29 contaminados, com 17 curados e duas mortes. Em Trindade os números saltaram de 38 para 41, com 17 recuperações e quatro óbitos.

Ouricuri também contabilizou mais um caso positivo. A cidade tem 13 contaminados, oito recuperados e há um óbito registrado.

Salgueiro e Ipubi atualizam números de óbitos da covid-19

Ipubi e Salgueiro confirmaram na quinta-feira (21) mais mortes pelo coronavírus. Agora Ipubi tem dois óbitos e Salgueiro cinco. A Prefeitura de Ipubi não forneceu detalhes do paciente. O município tem 16 casos confirmados, dos quais 11 já estão recuperados.

Já a quinta vítima fatal em Salgueiro é um homem de 51 aos, sem histórico de comorbidades e que havia testado positivo no último dia 13. Ele veio a óbito ontem. A Secretaria de Saúde também confirmou mais sete casos, elevando para 59 os registros positivos. Quatro pacientes são homens e três mulheres. Apenas uma dessas pessoas está em isolamento hospitalar, os demais permanecem em casa.

Bairros com casos confirmados

A Prefeitura de Salgueiro também informou a lista de bairros onde há pacientes contaminados. No total, são 14, com o Nossa Senhora Aparecida em primeiro lugar. Confira a lista a seguir:

LEIA MAIS

Casa Nova: Segundo caso de COVID 19 é em profissional da saúde

Wilker Torres, prefeito de Casa Nova (BA).

Apesar de toda a prevenção e cuidado exigido aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus na cidade de Casa Nova-BA, a segunda pessoa detectada com infecção é do sexo feminino, profissional de saúde, 38 anos, residente na sede.

A comprovação veio através de teste rápido com resultado positivo. A paciente mantém-se estável e ficará em isolamento domiciliar até estar totalmente curada, informa a Secretaria de Saúde, com todas as providências “tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares”.

A existência de um novo caso confirmado reforça a argumentação do Prefeito Wilker Torres em defesa do isolamento social e o acerto da ampliação das medidas protetivas determinadas pelo Decreto 694/2020, datado de 20/05.

Em nota, a Secretaria de Saúde reitera o pedido para que “a população redobre os cuidados de prevenção, evite sair às ruas, mantenha-se em isolamento e reforce a importância do uso das máscaras”.

A íntegra da nota:

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde informa a toda população a confirmação do segundo caso do Novo Coronavirus (COVID 19) no município.

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 38 anos, residente em Casa Nova, profissional de saúde, assintomática. O teste rápido foi realizado hoje e deu resultado positivo.

A paciente encontra-se no momento estável e ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curada. Todas as providências foram tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares.

Solicitamos à população que redobrem os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras. As medidas protetivas são fundamentais para impedir a propagação da doença.

Petrolina recebe mais 10 mil testes rápidos para mapear avanço da Covid-19

A Prefeitura de Petrolina recebeu o terceiro lote com 10 mil testes rápidos para identificação de novos casos de coronavírus (covid-19) no município. Isso representa um avanço ainda maior para poder testar mais pessoas que apresentam sintomas gripais e que estão sendo notificadas pela Secretaria de Saúde.

O teste de anticorpos atesta a presença do vírus em até 10 dias depois dos sintomas. Para a realização deste tipo de teste rápido, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 15 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.

A Prefeitura de Petrolina adquiriu no total 35 mil testes rápidos, dos quais 17,5 mil já chegaram. A expectativa é de que o quarto lote com mais 17,5 mil kits chegue na próxima semana.

Brasil tem novo recorde diário de mortes pela Covid-19

Nesta quinta-feira (21), foram registrados 1.188 novos óbitos em decorrência da doença provocada pelo Sars-CoV-2

O Brasil registrou, nesta quinta-feira (21), um novo recorde diário de mortes em decorrência da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Foram 1.188 óbitos registrados no boletim oficial do Ministério da Saúde, subindo o total de vítimas no País para 20.047. Antes, o maior número diário de óbitos havia sido 1.179, do dia 19 de maio.

Foram contabilizados ainda mais 18.508 casos de infecção pelo Sars-CoV-2 com diagnósticos laboratorial. Agora, o País já soma 310.087 pessoas expostas ao vírus com confirmação oficial.

Mais 48 respiradores chegam à Bahia para reforçar luta contra o coronavírus

(Foto: AXEL HEIMKEN / POOL / AFP)

Mais 48 respiradores chegaram ao Aeroporto Internacional de Salvador, no início da tarde desta quinta-feira (21), em um voo comercial da Latam. Fabricados na China, os equipamentos foram adquiridos pelo Estado e serão utilizados na montagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na capital e no interior.
A carga chega menos de 24 horas depois de outra remessa, composta por 159 equipamentos do mesmo tipo, desembarcar no aeroporto, na noite desta quarta-feira (21).

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi acompanhar de perto a chegada do material. “Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso pode significar a preservação de, pelo menos, 96 vidas. Não descansaremos até que todos os respiradores necessários para abrir os mais de 600 leitos de UTI previstos nas ações de combate à pandemia”, afirmou.

Essas máquinas serão utilizadas na abertura de leitos nos centros exclusivos de tratamento da Covid-19 montados pelo Estado em Salvador, na Arena Fonte Nova, Couto Maia e nos hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio e também em unidades hospitalares do interior, a exemplo do Hospital do Oeste, em Barreiras, e Costa do Cacau, em Ilhéus, além de outras unidades contratadas pelo governo baiano em todo o território estadual.

Testes rápidos confirmam mais 14 casos do novo coronavírus em Petrolina

Nesta quinta-feira (21) a Secretaria da Saúde de Petrolina realizou 251 testes e 9 deram positivos. São 6 mulheres com idades entre 33 e 48 anos e 3 homens entre 38 e 60 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) também enviou 5 resultados positivos de testes realizados em 3 mulheres (de 42, 28 e 54 anos) e 2 homens de 37 e 42 anos. Totalizando 14 casos positivos para a Covid-19. Apenas um dos pacientes está internado.

Com isso, o total de pessoas infectadas pela Covid-19 em Petrolina subiu para 179. São 128 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 51 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas subiram para 66, com seis óbitos registrados.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 52 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.