Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos testa positivo para Covid-19

(Foto: Diego Galba/VG)

Depois que o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), testou positivo para Covid-19 e anunciou isso na última segunda-feira (18), novos casos apareceram no Palácio do Campo das Princesas, onde o chefe do Executivo estadual e auxiliares vinham atuando na linha de frente do combate à Covid-19. Nesta quarta-feira (20), segundo pessoas próximas, quem testou positivo foi a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

Ela, inclusive, estava prestes a participar da reunião do Fórum de Governadores, junto com o secretário da Fazenda, Décio Padilha, na manhã desta quarta-feira (20), quando teve conhecimento do resultado do exame. Avisou a Décio, então, que não mais poderia cumprir a agenda e Décio, então, participou da videoconferência em nome do governador.

LEIA TAMBÉM

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, testa positivo para coronavírus

Ainda no último domingo, Luciana participou de reunião ao lado de Paulo Câmara e de outros secretários, no Palácio do Campo das Princesas, em torno do monitoramento da “quarentena em cinco municípios” de forma presencial. Agora, assintomática ela permanece em isolamento domiciliar.

Nesta terça-feira (19), testaram positivo no governo, o secretário de Saúde, André Longo, e o chefe de Gabinete do governador, Milton Coelho.

Juazeiro chega a 50 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (20), a Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais um caso positivo para a COVID 19. Agora são 50 casos confirmados da doença na cidade. O paciente é do sexo masculino, tem 44 anos, teve o diagnostico por meio do teste rápido, está em isolamento domiciliar sem gravidade e sendo acompanhado pelas equipes de saúde municipal. A Secretaria também informa que mais uma paciente positiva com a doença teve cura clínica, sendo a mesma uma mulher idosa de 78 anos.

A SESAU informa ainda que constam 475 notificações em Juazeiro. Deste quantitativo, 302 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 123 permanecem aguardando resultado ou realização de coleta. Do total de casos confirmados, 29 são do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Desse total, 22 são profissionais de saúde. O município tem o registro de três óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados.  Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde e, por isso, registra o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Juazeiro também solicita à população para que siga as orientações e medidas adotadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. Higienize as mãos, só saia de casa em situação de necessidade ou urgência, use máscara e mantenha o distanciamento padrão de segurança.

Boa notícia: Curaçá celebra recuperação de todos pacientes contaminados pelo coronavírus

Outros 24 casos seguem em investigação (Foto: Internet)

Em meio a tantas notícias de casos confirmados e mortes pelo coronavírus, a boa nova vem de Curaçá (BA). Todos os 29 pacientes contaminados pelo vírus estão curados. A informação foi confirmada e celebrada pela Prefeitura no boletim de terça-feira (19).

A cura clínica acontece quando o paciente chega ao 14º dia sem sintomas da doença. “A estabilização do quadro de positivos se deu devido às medidas adotadas pela Gestão Municipal, pelo isolamento social orientado pela Secretaria de Saúde e pelo monitoramento das equipes envolvidas no acompanhamento dos pacientes“, pontuou a Prefetiura.

Por outro lado, Curaçá tem ainda 24 casos em investigação. O município não registrou, até o momento, mortes pela covid-19.

Pernambuco registra mais 1.318 novos casos de coronavírus

Foram mais 83 mortos (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou mais 1.318 casos de coronavírus, totalizando 22.560. No boletim dessa quarta-feira (20) a pasta informou ainda mais 93 óbitos. Dos novos casos positivos, 518 são graves e 800 foram classificados como leves.

Com mais 93 óbitos, Pernambuco chega a 1.834. Não foram informadas as recuperações. O boletim completo será veiculado ao final do dia.

Lagoa Grande confirma mais três casos positivos de covid-19

Cidade tem quatro casos confirmados (Foto: Ascom/PMLG)

Lagoa Grande (PE) registrou mais três casos positivos de coronavírus. Segundo o boletim divulgado na terça-feira (19) agora são cinco pacientes infectados e um óbito confirmado. A Prefeitura, no entanto, não forneceu detalhes sobre essas pessoas contaminadas.

Os resultados vieram através de testes rápidos. Outros 12 testes já foram descartados e mais uma pessoa está em investigação, com sintomas gripais. Veja o boletim completo de ontem:

Dormentes registra primeiro caso positivo de coronavírus

A Prefeitura de Dormentes, no Sertão do São Francisco, confirmou hoje (20) o primeiro caso positivo de coronavírus. O paciente está em isolamento domiciliar e vem sendo monitorado pela equipe de vigilância epidemiológica do município.

O sexo e idade do paciente não foram informados. De acordo com a secretária de Saúde, Talita Mirele, o quadro dele é estável. “Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. A pessoa é residente de Dormentes, está em isolamento social e vem sendo monitorado desde o primeiro momento, assim como familiares que tiveram contato com o paciente”, disse.

Com o primeiro caso positivo a cidade intensificou as ações preventivas. Nessa semana a Prefeitura distribuiu máscaras gratuitamente nas unidades de saúde e fiscaliza as entradas de Dormentes.

Após celeuma sobre óbito por covid-19, secretário de Saúde de Orocó afirma que diagnóstico é feito pelo LACEN

Município registrou primeiro óbito no final de semana (Foto: Reprodução/Internet)

A notícia de um óbito pelo coronavírus em Orocó, Sertão de Pernambuco, provocou um alvoroço na cidade. Parte da população questionou a veracidade do diagnóstico, especialmente após a família da paciente apresentar uma falha no resultado do LACEN.

LEIA TAMBÉM

Cabrobó e Orocó registram 1º óbitos por covid-19

A morte da idosa de 67 anos aconteceu no dia 9 de maio, mesma data da coleta feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Contudo no exame do LACEN, a coleta conta no dia 11.  Para esclarecer o fato, o Blog Waldiney Passos entrevistou o secretário de Saúde de Orocó, Ricardo Ferraz, que explicou toda situação.

Procedimento padrão

“Essa paciente veio a óbito no dia 09/05. Ela chegou com queixa de dor no abdômen, foi medicada pela equipe que estava de plantação. Duas horas depois ela foi evoluindo com cansaço, fadiga e veio a óbito. A gente é orientado pela Secretaria Estadual [SES-PE] que o paciente que vem a óbito com esses sintomas que faça a coleta e envie o LACEN“, destacou o secretário.

LEIA MAIS

Salgueiro confirma mais seis casos e soma 50 contaminados pela covid-19

Município teve mais seis casos positivos (Foto: Arquivo)

Mesmo com as medidas restritivas anunciadas pela Prefeitura na segunda-feira (18), Salgueiro (PE) somou mais seis casos positivos de coronavírus no boletim de ontem e chegou a 50 pacientes contaminados pelo vírus. Os novos infectados são três homens e três mulheres.

Eles foram diagnosticados através de testes rápidos. Os pacientes encontram-se estáveis e apenas um está no isolamento hospitalar. Por outro lado, a boa notícia é que quatro pessoas também se recuperaram da doença. No total, 22 pessoas já se curaram.

Salgueiro soma ainda mais quatro óbitos pela covid-19. Outros 12 pacientes permanecem em investigação por apresentarem sintomas da doença.

 

Coronavírus: Araripina registra 2º óbito; Ouricuri tem mais um caso positivo da doença

Araripina (PE) confirmou no boletim de terça-feira (19) mais um óbito provocado pelo coronavírus. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre o paciente. A cidade soma 20 casos confirmados da doença, 14 recuperados e 4 ainda em investigação.

Em Ouricuri (PE) a Prefeitura confirmou mais um caso positivo da doença. Agora são 12 pacientes contaminados, com um óbito provocado pela covid-19. O município soma dois pacientes em investigação e oito recuperados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), até ontem eram 21.242 casos positivos da doença, com 3.043 curas e 1.741 óbitos.
⠀⠀⠀⠀⠀

Polícia Militar realiza barreira sanitária em Santa Maria da Boa Vista

Policiais Militares da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, em apoio a funcionários da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde Santa Maria da Boa Vista (PE) que em continuidade a Operação COVID-19, realizaram barreiras sanitárias no município.

Os motoristas que transitavam pela cidade foram submetidos a medições de temperatura corporal e orientações. Até esta quarta-feira (20), Santa Maria da Boa Vista tem registrado dois casos confirmados para o novo coronavírus.

Após governador, secretário e chefe de gabinete testam positivo para coronavírus

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

O secretário estadual de Saúde, André Longo, de 48 anos, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, de 55 anos, testaram positivo para a Covid-19. As informações foram divulgadas pela assessoria do governo estadual através de nota oficial nessa terça-feira (19).

Os dois se submeteram ao exame na segunda-feira (18), depois que o resultado positivo do teste feito pelo governador Paulo Câmara foi divulgado.

André Longo apresenta apenas sintomas leves e Milton Coelho está assintomático. Ambos permanecerão em isolamento domiciliar e comandando suas pastas de maneira remota.

Bolsonaro ironiza diagnóstico de Covid-19 do governador Paulo Câmara

Como de costume, o presidente da República Jair Bolsonaro evitou mais uma vez falar com a imprensa e somente conversou com apoiadores do Governo em frente ao Palácio da Alvorada no fim da manhã desta terça-feira (19). Questionado sobre o diagnóstico positivo para a Covid-19 do governador do Estado Paulo Câmara, Bolsonaro respondeu em tom irônico “governadores de esquerda estão liberando a cloroquina agora”.

Vale ressaltar, que o uso da cloroquina não é recomendado pelas autoridades sanitárias, pois não foi comprovada a eficácia do medicamento no tratamento da Covid-19. O uso do medicamento inclusive tem sido motivo de conflitos no Governo Bolsonaro e foi uma das divergências que levaram à saída de Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Brasil registra 1.179 mortes por Covid-19, recorde para um único dia

(Foto: Internet)

O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (19) os números mais altos de casos e novas mortes por Covid-19 para um único dia no país. De acordo com a pasta, são 1.179 mortes e 17.408 novos casos registrados da doença.

Ao todo, são 17.971 mortos pela Covid-19 no Brasil, com 271.628 casos confirmados. Outras 106.794 pessoas se recuperaram após contraírem o novo coronavírus. Ao todo, 146.863 pacientes estão em acompanhamento.

Os casos contabilizados de um dia para o outro não necessariamente ocorreram nas 24 horas anteriores, já que os resultados de testes podem demorar dias ou até semanas para chegar.

O número de mortes “em investigação”, aguardando testes laboratoriais para identificar ou não a Covid-19, subiu 50% em um dia, de 2.277 para 3.319. Casos sejam confirmados como relacionados ao coronavírus, esses óbitos são registrados e integrarão as estatísticas oficiais dos próximos dias.

Estado com o maior número de casos, São Paulo tem 65,9 mil casos e 5,1 mil mortes, seguido pelo Ceará (28.112 casos e 1.856 mortes), o Rio de Janeiro (27.805 casos e 3.079 mortes), o Amazonas (22.132 casos e 1.491 mortes) e Pernambuco (21.242 casos e 1.741 mortes).

Petrolina chega a 135 casos positivos do novo coronavírus

Petrolina confirmou mais 11 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (19). Através de análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) são três casos: dois homens de 29 anos e uma mulher de 37. Os 8 pacientes confirmados por testes rápidos da prefeitura são 4 mulheres com idades entre 24 e 42 anos e 4 homens entre 29 e 42 anos. Todos estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves, sendo acompanhados pela equipe de saúde da rede municipal.

Com isso, o total de infectados no município subiu para 135. São 102 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 33 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas são 58, com seis óbitos registrados.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim não apresenta alterações. São 49 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Pernambuco registra 1.148 novos casos de Covid-19 e 101 óbitos

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foram confirmados, nesta terça-feira (19), 1.148 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Também foram confirmados laboratorialmente 101 óbitos. Ontem foram notificados 642 casos novos e 124 óbitos. A explicação de ontem e de hoje para o número alto de mortes é o acúmulo causado por atraso de resultados na rede privada.

Entre os confirmados hoje, 397 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 751 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 21.242 casos já confirmados, sendo 10.500 graves e 10.742 leves.

Com as novas mortes, o estado totaliza 1.741 mortes pela Covid- 19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.