Pernambuco registra 1.412 novos casos e 27 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (14), 1.412 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 84 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.328 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 237.453 casos confirmados da doença, sendo 30.101 graves e 207.352 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina não registra mortes por Covid-19 nessa quarta

Também foram confirmados 27 óbitos, ocorridos entre os dias 28 de novembro de 2020 e essa quarta-feira (13). Com isso, o estado totaliza 9.946 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

SES-PE rebate Ministério da Saúde e afirma ter estoque de seringas

(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Um documento assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello informa que sete estados não têm estoque suficiente de seringas e agulhas para início da campanha de vacinação contra a covid-19. Entre eles está Pernambuco.

Ainda constam na lista Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Santa Catarina. O documento foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (13). Mas uma nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alega que o quantitativo de seringas e agulhas do Estado é “mais do que suficiente para a imunização dos grupos prioritários”.

“Apesar de o fornecimento do imunizante e dos insumos para aplicação serem de responsabilidade do Governo Federal, o Governo de Pernambuco antecipou a compra de seringas e dispõe de 3,9 milhões de unidades em estoque“, diz o Governo do Estado.

LEIA MAIS

Saúde: Faculdade de Juazeiro promove consultas gratuitas na área de Gastroenterologia

Consultas acontecerão em três datas (Foto: Ascom/Estácio)

Quem precisa de atendimento médico na especialidade de gastroenterologia tem uma ótima oportunidade para receber as orientações de um profissional. Nesta sexta-feira (15) a Faculdade Estácio de Sá, em Juazeiro (BA) está promovendo uma ação gratuita e seguindo todos os protocolos sanitários em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

As consultas também acontecerão nos dias 18 e 25 de janeiro, realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a instituição, alunos da Estácio serão os responsáveis pelos atendimentos, sob a supervisão dos docentes. A gastroenterologia identifica doenças como gastrite e úlcera gástrica, refluxo, cálculo na vesícula, síndrome do intestino irritável, hepatite, doença inflamatória intestinal, pancreatite, entre outras.

Como solicitar atendimento

Para ser consultado basta procurar a recepção do hospital, localizado na Av. São João, 365, bairro Jardim Florida, Juazeiro – BA. Outra opção é realizar o agendamento via Central de Marcação de Consultas do Hospital São Lucas pelos números: (74) 3614 -2002 e (87) 98102 0404 (WhatsApp).

“Esses atendimentos continuarão a ser realizados nos meses subsequentes com a ampliação de mais especialidades médicas, como reumatologia, ginecologia, cirurgia pediátrica, pequenas cirurgias, neurologia e dermatologia”, explica o médico e coordenador do curso de Medicina da Estácio – Juazeiro, Alvaro Pacheco.

Pernambuco proíbe a utilização de som em espaços públicos e estabelecimentos comerciais a partir desta sexta-feira

Proibição terá validade de 30 dias (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Diante das constantes cenas de aglomeração, o Governo de Pernambuco determinou a proibição de música ao vivo, paredões e até mesmo orquestras pelo prazo de 30 dias. A medida passa a valer já nesta sexta-feira (15) e inclui até mesmo músicas em espaços públicos, como as praias.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco registra 1.492 novos casos e 30 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h

“A partir da próxima sexta-feira iremos proibir por 30 dias a utilização de som de qualquer natureza em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, inclusive no comércio de praia porque isso tem contribuído para aglomerações. Qualquer tipo de som, seja paredões ou orquestras”, justificou o secretário de Saúde, André Longo em coletiva de imprensa realizada na tarde de quarta-feira (13).

LEIA MAIS

Salgueiro registra mais um óbito por covid-19 e se aproxima de 3 mil infectados

Pelo segundo dia consecutivo a cidade de Salgueiro (PE) registrou óbito pela covid-19. Na quarta-feira (13) a Secretaria de Saúde confirmou a 56ª morte.

Mais uma vez a pasta não forneceu informações sobre sexo e faixa etária do paciente. Também foram confirmados mais seis casos positivos e Salgueiro atingiu a marca de 2.925 infectados.

Por outro lado, mais 19 pessoas foram classificadas como recuperadas e Salgueiro contabiliza 2.420 curas clínicas.

Até o momento há 428 pacientes em recuperação,  58 em investigação. Esses últimos aguardam resultado dos exames laboratoriais.

Vacinação começará ao mesmo tempo em todos os estados, diz ministério

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira (13), durante coletiva de imprensa, que a vacinação contra a covid-19 deverá começar simultaneamente em todos os estados do país. Segundo o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, os imunizantes devem ser distribuídos assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) validar o uso emergencial.

A reunião da Anvisa que vai bater o martelo sobre os pedidos do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceira com o consórcio Astrazeneca/Oxford, será realizada no próximo domingo (17). 

LEIA MAIS

Jaguarari registra 5 novos casos de Covid-19

Jaguarari (BA).

O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Saúde de Jaguarari, cidade da região norte da Bahia, traz cincos novos registros de infecções pelo novo coronavírus.

Dos novos infectados, dois moram na sede do município e três nos Distrito de Pilar. Agora, a cidade acumula 15 casos ativos. Ao todo, a Secretaria de Saúde calcula 1.160 casos confirmados.

Trinta e oito pessoas estão em monitoramento domiciliar e seis aguardam o resultado dos exames pelo Lacen. Os números de casos curados somam 1.133. 15 pessoas já morreram no município em decorrência da doença.

Ministro da Saúde quer iniciar vacinação contra Covid-19 na próxima semana, diz jornal

(Foto: CDC/Unsplash)

O ministro do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, pretende dar início à vacinação contra a Covid-19 no Brasil na próxima terça-feira (19). De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, um evento no Palácio do Planalto vai marcar a abertura da campanha de slogan “Brasil imunizado, somos uma só nação”. A cerimônia ainda não foi confirmada, e está sendo discutida pela pasta.

O plano, ainda segundo o Estadão, é aplicar o imunizante em uma pessoa idosa e em um profissional de saúde durante o evento.

Além disso, por motivos políticos, o evento também pretende impedir que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), protagonize a primeira foto de alguém sendo vacinado no País, já que o estado pretende iniciar a imunização no dia 25 de janeiro.

Secretaria de Saúde de Petrolina se manifesta sobre suspensão de refeições para servidores cedidos ao Hospital Universitário

(Foto: Ascom/Sindsemp)

Na última segunda-feira (11), funcionários do município cedidos ao Hospital Universitário (HU) de Petrolina foram surpreendidos com a notícia de que não teria mais direito as refeições fornecidas pela unidade hospitalar, mesmo trabalhando um plantão de 12 horas seguidas.

Para não deixar os funcionários sem se alimentar, já que por lei ninguém que está em plantão, pode se ausentar do hospital, o Sindicato dos Servidores municipais de Petrolina (Sindsemp) comprou as refeições e entregou aos servidores municipais, no horário reservado ao almoço.

LEIA MAIS

Bahia registra 3.094 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.094 casos de Covid-19 e 2.111 recuperados. Dos 518.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 501.688 já são considerados recuperados e 7.755 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13) contabiliza ainda 907.587 casos descartados e 123.404 em investigação. Na Bahia, 37.935 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde de Juazeiro atualiza números da Covid-19 com 23 novos casos da doença

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, nesta quarta-feira (13), confirmou mais 23 novos casos da Covid-19 no município. O relatório mostra que 7.963 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.538 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.149. São 2.288 casos ativos da doença.

Não foi registrado nenhum óbito no boletim desta terça-feira, por isso, a cidade de Juazeiro mantém o número 137 mortes causadas por complicações da covid-19. Foram realizados desde o início da pandemia 23.747 testes rápidos e 1.241 pelo Lacen em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 44 pacientes, sendo 24 em leitos de UTI e 20 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 76%.

Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre férias e licença de servidores

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro enviou nota a imprensa, esclarecendo sobre férias e licença de servidores. Confira a seguir a integra da nota.

Nota de esclarecimento

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro vem através de nota esclarecer as medidas que estão sendo adotadas para as férias e licenças dos profissionais de saúde do município. As férias desses profissionais não estão suspensas e as gerências das unidades de saúde poderão começar com a programação normal a partir da segunda quinzena de janeiro.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as férias dos servidores deverão ser de quinze dias, respeitando as escalas de enfermeiros, médicos e dentistas para que nenhuma unidade fique sem profissional.

Em relação à licença prêmio acumulada, a programação será elaborada ainda neste primeiro semestre de 2021. A Secretaria de Saúde está avaliando a relocação de pessoal para atender férias e licenças.”

Pernambuco registra 1.492 novos casos e 30 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (13), 1.492 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 93 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.399 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 235.730 casos confirmados da doença, sendo 30.017 graves e 205.713 leves.

LEIA TAMBÉM

Boletim da prefeitura atualiza dados da pandemia de covid-19 em Petrolina

Dormentes não registra novos casos de Covid-19

Também foram confirmados 30 óbitos, ocorridos entre os dias 1º/12/2020 e 12/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 9.919 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Reunião define estratégias da vacinação contra a covid em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

Uma reunião promovida pela Superintendência de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) reuniu os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O encontro de terça-feira (12) serviu para debater as diretrizes da vacinação contra a covid-19.

Após a reunião ficou determinado que os profissionais de cada UBS serão os responsáveis por levantar a quantidade de idosos por área e elaborar a vacinação prioritária. Tais dados deverão ser apresentados até a próxima semana. Os agentes de saúde deverão quantificar esses dados até a próxima semana, determinou a Prefeitura.

“Nós temos um quantitativo de idosos no sistema da Secretária de Saúde, mas temos também as áreas descobertas em Juazeiro, que são os novos residenciais, e dentro dessas áreas nós precisamos identificar essa população”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Marília Andrada.

Outro ponto da reunião foi a questão das salas de vacina. “Estamos avaliando as salas, para ver como estão funcionando as unidades, porque recebemos nessa gestão unidades com falta de pessoal, falta de material, como equipamentos de proteção individual para os profissionais, que estamos providenciando”, finalizou Andrada.

Salgueiro registra mais um óbito por covid-19

Salgueiro (PE) chegou a marca de 55 mortes pela covid-19. A morte mais recente foi registrada no boletim de terça-feira (12). Trata-se do 55º óbito. A Prefeitura não forneceu informações sobre sexo e faixa etária do paciente.

Também ontem a Secretaria de Saúde confirmou 20 novos casos. Dessa forma Salgueiro contabiliza 2.919 infectados. As curas clínicas somam 2.401 (38 a mais do que na segunda-feira).

Há ainda 62 pacientes em investigação. Eles aguardam resultados de exames para saber se estão ou não com a covid-19.