Bahia confirma 3.041 casos de covid no boletim desse domingo

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou nesse domingo (17) mais 3.041 casos de Covid-19 (+0,6%),  3.902 recuperados (+0,8%) e 32 mortes. Em números totais já são 537.772 pacientes infectados, 516.078 recuperados e 9.638 óbitos.

12.056 pacientes encontram-se ativos. O boletim de hoje também contabiliza ainda 937.144 casos descartados e 131.001 em investigação. Em relação aos óbitos apresentados nesse domingo eles aconteceram entre 22/07/2020 a 16/01/2021.

56,54% das mortes ocorreram no sexo masculino e 43,46% no sexo feminino. O boletim completo pode ser conferido aqui ou no site da Sesab.

“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população”, afirma Miguel Coelho

17 de janeiro pode ser considerado como o Dia D da vacinação contra a covid-19. Hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford. Imediatamente o prefeito Miguel Coelho (MDB) afirmou que Petrolina está pronta para imunizar o grupo prioritário.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: por unanimidade Anvisa aprova uso emergencial das vacinas contra a covid-19

“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população, e tão logo as doses cheguem à nossa cidade, vamos aplicá-las seguindo as fases do plano de imunização. Com fé em Deus, isso acontecerá na próxima quarta, dia 20. Viva a ciência! Viva o SUS! Vamos vencer juntos!”, escreveu nas redes sociais.

LEIA MAIS

URGENTE: por unanimidade Anvisa aprova uso emergencial das vacinas contra a covid-19

Por unanimidade os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram, nesse domingo (17), o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca. A reunião que decidiu positivamente a favor dos imunizantes começou às 10h e se estendeu até 15h22.

Inicialmente o corpo técnico da Anvisa já havia feito um parecer sobre as duas vacinas, que no Brasil são produzidas pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e Fiocruz (Oxford). Os diretores votaram um a um e por volta de 14h50 já havia uma maioria de 3×0 a favor do uso emergencial.

Romison Mota, Cristiane Rose, Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa e Alex Machado foram os cinco diretores responsáveis pela decisão. Nas justificativas alguns destacaram a importância da ciência, criticaram a propagação de um suposto tratamento precoce e elogiaram o trabalho dos jornalistas durante a pandemia com a criação do Consórcio dos Veículos de Imprensa.

O último voto ficou por conta do diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres. “Me dirijo ao cidadão brasileiro que agora nos assiste para lembrar que a imunidade de vacinação leva um tempo para se estabelecer. Mesmo vacinado, siga o distanciamento e o uso de máscaras. Confie nas vacinas que a Anvisa certifique, se vacine“, afirmou.

Juazeiro registra 11 casos de covid nesse domingo

Juazeiro começa a semana com mais 11 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesse domingo (17), agora são 8.075 pacientes infectados, dos quais 5.566 já estão recuperados.

O número de óbitos não sofreu alteração. Ou seja, permanece em 137. Já os casos ativos atualmente soma 2. 372. O boletim de hoje também atualiza os dados sobre ocupação dos leitos de UTI.

A taxa de ocupação permanece em 76%. Isso significa dizer que há 42 pacientes internados, sendo 23 em leitos de UTI e 19 em leitos intermediários.

Área técnica da Anvisa recomenda autorização da CoronaVac e da vacina de Oxford

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

Após quase duas horas desde o início da reunião desse domingo (17), os membros da área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendaram a aprovação de uso emergencial da CoronaVac, a vacina apresentada pelo Instituto Butantan e produzida em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que a eficácia da Coronavac é de 50,39%, porcentual em linha com o anunciado pelo Instituto Butantan (50 38%).

Isso significa que, de cada cem pessoas vacinadas que tiverem contato com o vírus, 50,39% não vão manifestar a doença graças à imunidade conferida pela vacina, pelas contas da agência. O cálculo da eficácia geral leva em conta a análise de todos os casos de covid-19 registrados entre os voluntários dos testes clínicos.

Por volta de 12h40 os técnicos também deram aval para a vacina de Oxford/AstraZeneca, no Brasil produzida em parceria com a Fiocruz. Depois das recomendações do setor técnico, os cinco diretores da Anvisa vão decidir se aprovam ou não o uso emergencial dos imunizantes.

Atualizado às 12h45

Confira os bairros de Petrolina onde há casos confirmados de covid-19

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina atualizou, no boletim de sábado (16), a lista dos bairros onde há casos confirmados do novo coronavírus. O Centro está na liderança, sendo a única localidade com mais de 600 registros da doença.

LEIA TAMBÉM

Petrolina encerra a semana com mais 42 casos de covid

Em seguida aparece a Areia Branca e Cohab Massangano. Confira a lista dos bairros com mais casos confirmados desde o início da pandemia:

LEIA MAIS

Covid-19: Salgueiro confirma 58º óbito no boletim de sábado

Salgueiro concluiu a semana com mais um óbito provocado pelo novo coronavírus. No boletim de sábado (16) a Secretaria de Saúde registrou a 58ª morte.

Somente nessa semana que passou foram três novas mortes. A pasta não forneceu detalhes sobre o paciente infectado. Também foram confirmados mais dois casos positivos e a cidade soma 2.970 registros da doença.

Não houve novas curas clínicas. Portanto, o total de pacientes recuperados é de 2.485. Outras 26 pessoas estão em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Reunião da Anvisa avalia uso emergencial de vacinas contra a covid

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Domingo, 17 de janeiro de 2021. A data de hoje pode marcar um importante passo no combate a covid-19 no Brasil. Logo mais às 10h a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa os pedidos de uso emergencial de dois imunizantes: a vacina de Oxford/AstraZeneca e a CoronaVac.

A decisão está nas mãos de cinco integrantes da diretoria colegiada do órgão serão os responsáveis por tomar a decisão. Todos foram nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro. A reunião de hoje será transmitida ao vivo e pode ter duração média de cinco horas.

Os diretores vão analisar os pareceres elaborados por três áreas técnicas, que levam em conta três pontos: registro de medicamentos, certificação de boas práticas de fabricação e farmacovigilância de medicamentos (monitoramento do produto no mercado).

Romison Mota, Cristiane Rose, Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa e Alex Machado são os diretores responsáveis pela decisão. Caso haja alguma sinalização positiva, a vacinação contra a covid pode começar já nesta semana, levando em conta os grupos prioritários.

Petrolina encerra a semana com mais 42 casos de covid

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou mais 42 casos de covid-19 no boletim desse sábado (16). Após a atualização a cidade chega a marca de 13.600 pacientes infectados.

Desse total, 11.056 já estão recuperados, o que representa uma taxa de 81,3% de curados. A boa notícia é que hoje não foram computados óbitos e Petrolina continua com 164 mortes.

Dos novos casos registrados hoje, 41 foram confirmados através de testes rápidos e o outro através de exame laboratorial. Os pacientes são 28 pessoas do sexo feminino e os demais do masculino.

Esses infectados têm entre cinco e 71 anos. Ademais, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 58,49%. De 53 leitos disponíveis, 31 estão ocupados, sendo 21 com pacientes da cidade.

Confira o boletim completo a seguir:

LEIA MAIS

Covid: boletim desse sábado é o segundo com maior número de confirmações na Bahia

A Bahia registrou mais 5.832 casos de covid-19 nesse sábado (16). Isso representa uma alta de 1,1% em relação ao boletim de sexta-feira (15). No balanço da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), os dados de hoje se consolidam como o segundo dia com maior número de confirmações desde o início a pandemia, no mês de março de 2020.

O primeiro lugar no ranking negativo permanece em 22/07/2020, quando foram computados 6.401 casos. Segundo os dados divulgados no final desse sábado (16), mais 3.987 pacientes estão recuperados (+0,8%) e foram contabilizados mais 31 óbitos.

“Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões”, destaca a Sesab.

Cenário da Bahia

534.371 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 512.176 já são considerados recuperados e 12.589 encontram-se ativos. Em relação aos óbitos confirmados hoje, há casos de 01/08/2020 até 15/01/2021. 56,56% das mortes ocorreram no sexo masculino e 43,44% no sexo feminino.

Hospitais da Ebserh recebem pacientes de Manaus

Primeiros pacientes chegaram na sexta-feira (Foto: Divulgação)

O caos em Manaus resultou na transferência de vários pacientes com covid-19 a hospitais federais. E diversas unidades da Rede Ebserh estão dando suporte no tratamento. Entre eles, o da Universidade Federal do Piauí e da Federal do Maranhã.

Entre a tarde e noite de sexta-feira (15), 21 pacientes chegaram de Manaus. Vale lembrar que a Ebserh é a mesma administradora do HU da Univasf. Entretanto, a unidade petrolinense não chegou a receber os infectados de Manaus.

“As pessoas internadas, tanto em Manaus quanto nos outros locais, terão todo o atendimento necessário e tudo o que for possível será feito para que voltem bem para suas casas”, disse o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira.

O Ministério da Educação (MEC) já prepara outras unidades da Ebserh. São elas Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal (RN), no Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoas (PB), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG/Ebserh), no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC/Ebserh), em Fortaleza (CE), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife (PE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL/Ebserh), em Maceió (AL).

Juazeiro registra mais 19 casos de covid no boletim de hoje

Mais 19 casos de covid-19 foram registrados no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) nesse sábado (16). Os números levam em conta as últimas 24 horas.

No total a cidade contabiliza 8.064 pacientes infectados, dos quais 5.566 já estão recuperados. O número de mortes é de 137. Já os casos ativos somam 2. 361 casos.

Atualmente a taxa de ocupação de leitos na Rede PEBA é de 76%. Ou seja, 41 pacientes estão internados nas unidades, sendo 22 na UTI e outros 19 em leitos intermediários.

Primeiro LIRAa de 2021 aponta baixo risco para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Petrolina

Secretária executiva pede manutenção dos cuidados (Foto: Ascom PMP)

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 aponta índice de 1,0% em Petrolina. Em outras palavras isso significa que atualmente a cidade tem baixo risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O LIRAa de janeiro foi apresentado pela Secretaria de Saúde na última sexta-feira (15) e considera dados obtidos em estabelecimentos comerciais e residenciais de bairros. No levantamento foram observados os maiores graus de contaminação nas seguintes localidades:

  • Condomínio Summer Ville
  • Condomínio Sol Nascente
  • Park Jatobá 1
  • Novo Horizonte
  • Henrique Leite
  • Idalino Bezerra
  • Rio Jordão
  • Cidade Universitária
  • Condomínio Alphaville
  • Área Militar
  • Vila dos Ingás
  • Loteamento Eduardo
  • Condomínio Ecospa
  • Condomínio Buona Vitta
  • Loteamento Santa Bárbara
  • Loteamento Padre José de Castro

Eles obtiveram índice de 2,3%. Apesar dos dados considerados satisfatórios, a secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro pede firmeza dos petrolinenses. “Estudos apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão dentro dos domicílios. E são encontrados em depósitos como vasos, garrafas, pratos de plantas, bebedouros de animais, entre outros. As ações de controle das arboviroses continuam sendo intensificadas pelos agentes de Combate às Endemias, mas é preciso reforçar o alerta aos moradores para a eliminação de possíveis focos em suas residências“, explica.

SES-PE confirma mais 1.450 casos de covid nesse sábado

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.450 casos de covid-19 nesse sábado (16) e outros 29 óbitos. Com a atualização desse sábado o Estado soma 240.605 pacientes infectados e 9.993 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o boletim, 83 (6%) dos casos registrados hoje são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.367 (94%) são de casos leves. Já os óbitos aconteceram entre os dias 20/07/2020 e 15/01/2021. O boletim completo será informado ao final do dia.

Governo Federal solicita doses da CoronaVac

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

Entre idas e vindas sobre as vacinas contra o novo coronavírus, o Governo Federal solicitou na sexta-feira (15) seis milhões de dose da CoronaVac ao Instituto Butantan. O órgão paulista respondeu positivamente e confirmou ao Ministério da Saúde que cederá o imunizante.

Esse é mais um capítulo na novela “vacinação no Brasil”. Vale destacar que a CoronaVac vem sendo constantemente criticada pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partida), que desdenhou dos dados apresentados pelo Butatan em relação à eficácia do imunizante.

No entanto, após falhar na aquisição de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzida na Índia, o Ministério da Saúde se viu obrigado a recorrer ao Butantan. A CoronaVac é desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e chegou a ser apelidada pelo grupo do presidente Bolsonaro de “VaChina”.

O próximo passo na novela é a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acontece neste domingo (17). A expectativa é pelo anúncio da liberação ou não das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca.