Covid 19: Primeiro lote de vacinas chega a Petrolina nesta terça, imunização começa assim que o material estiver na cidade

Imagens: Alexandre Justino

Petrolina está prestes a iniciar a vacinação contra o coronavírus. Após se reunir com o comitê de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Miguel Coelho anunciou que o primeiro lote de vacinas chega nesta terça-feira (19) a Petrolina. As doses serão transportadas, na madrugada, pelo Governo de Pernambuco para distribuição aos municípios da região do Vale do São Francisco.

O total de vacinas repassado para Petrolina só será divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça. Mas, segundo o prefeito, assim que o material estiver em Petrolina, será iniciada, imediatamente, a vacinação com prioridade para os profissionais de saúde e pessoas atendidas por abrigos de idosos.

A estrutura de abastecimento, conservação e as equipes de saúde já estão prontas para o início da campanha de imunização em Petrolina. “Independente de quantas doses chegarem, vamos começar a vacinação imediatamente. Começaremos pelos profissionais de saúde e idosos das casas de acolhimento. É uma boa notícia que renova nossa esperança e mostra que o planejamento de Petrolina está no rumo certo para que possamos vencer juntos esse vírus”, disse o prefeito após a reunião.

VEJA VÍDEO!

 

“Dormentes está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19”, diz prefeita Josimara Cavalcanti

(Foto: Ascom)

Depois de reunião com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do município, a prefeita Josimara Cavalcanti e a vice-prefeita Corrinha, afirmaram que Dormentes está preparado para iniciar a vacinação contra o novo coronavírus.

“Recebemos seringas e agulhas do Governo do Estado e já contamos com duas câmaras frias com capacidade de armazenar mais de 10 mil doses! Estamos finalizando também o nosso plano de imunização, que deve contar com vacinação porta a porta, drive-thru, horário estendido nas unidades básicas e capacitação dos nossos profissionais da saúde”, destacou Josimara.

LEIA MAIS

Jaguarari registra 7 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira

Jaguarari (BA).

Com os novos registros, o município do norte do estado da Bahia, chegou a 1.177 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 1.139 já são considerados curados da doença. 15 pessoas já morreram em Jaguarari em decorrência de complicações da Covid-19.

Dos novos infectados, cinco moram no Distrito de Pilar, um no povoado de Juacema e um na sede do município. Sete pessoas aguardam resultado dos exames pelo Lacen e 47 pessoas estão em monitoramento domiciliar. O número de casos ativos subiu para 24.

Bolsonaro volta a lançar desconfiança sobre a Coronavac e prega tratamento precoce

(Foto: Internet)

Ignorando o que dizem autoridades de saúde em todo o mundo, inclusive a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a insistir no “tratamento precoce” contra a Covid-19.

“Não desistam do tratamento precoce. Não desistam, tá? A vacina é para quem não pegou ainda. E esta vacina que está aí é 50% de eficácia. Ou seja, se jogar uma moedinha para cima, é 50% de eficácia. Então, está liberada a aplicação no Brasil”, disse Bolsonaro a apoiadores em vídeo compartilhado pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) em seu canal no Telegram, aplicativo de mensagens que virou queridinho da direita nos últimos dias.

Um de seus apoiadores perguntou ao presidente se a vacina seria obrigatória. Bolsonaro pôs em dúvida a eficiência da Coronavac, vacina que está sendo utilizada no início da imunização no Brasil e que, junto com a vacina de Oxford, teve uso emergencial autorizado pela Anvisa no domingo (17).

“No que depender de mim, não será obrigatória. É uma vacina emergencial, 50% de eficácia. É algo que ninguém sabe ainda se teremos efeitos colaterais ou não”, afirmou.

Com informações da Folhapress

Avião que levará doses da Coronavac para Bahia atrasa e só deve chegar depois das 22h

O avião que vai transportar as doses da vacina Coronavac para Salvador, para ser distribuída aos municípios, deveria pousar no aeroporto da capital baiana às 18 horas, mas segundo o governo do estado, o Ministério da Saúde alterou três vezes o horário de saída da aeronave e agora só deve pousar em solo baiano às 22h05.

O secretário da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, afirmou em uma rede social que estará pessoalmente no local para recepcionar as doses do imunizante contra a Covid-19 da Oxford/Astrazeneca, produzidas em parceria com o Instituto Butantan.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco registra 322 casos e 11 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h

LEIA MAIS

Bahia registra 2.548 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.548 casos de Covid-19 e 3.582 recuperados. Dos 540.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 519.660 já são considerados recuperados e 10.993 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza ainda 937.543 casos descartados e 131.297 em investigação. Na Bahia, 38.642 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

De acordo com a Sesab, 29 óbitos que ocorreram entre 21 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021 também foram registrado no boletim de hoje. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.667, representando uma letalidade de 1,79%.

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos para Juazeiro na rede PEBA chega a 87%

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (18), informa que 87% dos leitos destinados para Juazeiro na rede PEBA, que é formada por hospitais de Pernambuco e Bahia, estão ocupados. De acordo com o documento, são 33 pacientes internados regulados somente pela rede municipal de Juazeiro, sendo 24 em leitos de UTI e 09 em leitos intermediários.

Nas últimas 24 horas, Juazeiro registrou 20 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e mais uma morte em decorrência da doença.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga Plano de Vacinação contra a Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

Depois de uma reunião realizada nesta segunda-feira (18), entre o Secretário de Saúde, Fernando Costa e a equipe técnica da secretaria, a prefeitura de Juazeiro divulgou como vai funcionar a vacinação contra a Covid-19 no município.

De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde, a central da rede de frios, freezers e caixas térmicas estão prontos para o armazenamento. Será o ponto de distribuição para as unidades de vacinação e as unidades volantes. No total, o município possui 28 postos de saúde na sede e 26 na zona rural, mas nesta primeira fase, a estratégia é concentrar a aplicação em 15 polos por toda a cidade.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 322 casos e 11 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (18), 322 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 33 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 289 (90%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 241.409 casos confirmados da doença, sendo 30.343 graves e 211.066 leves.

LEIA TAMBÉM

Vacinas devem chegar a Pernambuco na noite desta segunda-feira

“O importante é que comece hoje”, afirma Pazuello sobre vacinação no país

Também foram confirmados 11 óbitos, ocorridos entre os dias 3 de dezembro de 2020 e esse domingo (17). Com isso, o estado totaliza 10.031 mortes pela Covid-19.

https://twitter.com/governope/status/1351218533460549634?s=20

Vacinas devem chegar a Pernambuco na noite desta segunda-feira

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

O Governo de Pernambuco vai iniciar nesta segunda-feira (18) a distribuição das mais de 270 mil doses da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus, aos municípios assim que cheguem ao Estado. A previsão é que essas doses iniciais sejam recebidas em Pernambuco às 19h40 de hoje, de acordo com informações da Superintendência do Ministério da Saúde.

Em 24 horas, as doses deverão chegar às 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES), responsáveis por encaminhar as vacinas aos postos de saúde dos municípios. A ação de distribuição envolve uma operação com cinco mil profissionais do efetivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo servidores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar.

LEIA MAIS

Vacinação: Petrolina faz levantamento nominal para imunizar grupo prioritário

Dias após divulgar o Plano Operacional para o processo de imunização contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Petrolina iniciou a execução do cronograma de ações previstas. Ainda aguardando a chegada das doses da CoronaVac, a pasta está levantando nominalmente os grupos prioritários, como os profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades.

LEIA TAMBÉM

“O importante é que comece hoje”, afirma Pazuello sobre vacinação no país

Quem está à frente dessa ação são os Agentes Comunitários de Saúde. Com a lista nominal a Secretaria de Saúde quer ter um melhor controle sobre quem deve ser imunizado inicialmente. “Estamos trabalhando para finalizar esse levantamento e, com isso, assim que a vacina chegar, vamos enviar as doses já com o nome de cada pessoa que faz parte dos primeiros grupos. O trabalho está sendo feito via Unidades Básicas de Saúde pelos próprios agentes comunitários que já fazem esse acompanhamento diário nas residências”, explica a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

LEIA MAIS

“O importante é que comece hoje”, afirma Pazuello sobre vacinação no país

Ontem a Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac e da AstraZeneca (Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A segunda-feira (18) começou com a cerimônia da entrega simbólica das primeiras doses da CoronaVac. A ação coordenada pelo Governo Federal marca o início oficial da campanha nacional de imunização. Entretanto, desde a tarde de ontem o Governo de São Paulo já imuniza profissionais da saúde.

LEIA TAMBÉM

“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população”, afirma Miguel Coelho

URGENTE: por unanimidade Anvisa aprova uso emergencial das vacinas contra a covid-19

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a expectativa é que os estados comecem a receber as doses enviadas pelo Governo Federal ainda nessa segunda, no turno da tarde. Nesse primeiro momento as doses foram distribuídas de forma proporcional.

“Fica combinado que a gente distribui tudo hoje e começa [a vacinação] ao final do dia, em princípio, às 17h. A gente marca não antes das 17h, mas se alguém tiver delongas, faz parte da missão“, disse o ministro. “Quem puder, começa às 18h, mas o importante é que comece hoje, ao final do dia. Esse é nosso combinado”, continuou Pazuello.

LEIA MAIS

Covid-19: Pernambuco ultrapassa marca de 10 mil óbitos

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou mais 482 casos de covid-19 no domingo (17). 89,6% das notificações são de casos leves, de acordo com o boletim. E também foram confirmadas mais 27 óbitos.

Com a atualização de domingo Pernambuco soma 241.087 pacientes infectados, 205.719 recuperados e superou a marca de 10 mil mortes. Agora são 10.020 óbitos provocados pela doença. O boletim dessa segunda-feira (18) deve ser divulgado no início da tarde.

Bodocó encerra domingo sem novos casos de covid-19

(Foto: Ascom)

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Bodocó (PE) não registrou novos casos de covid-19 no domingo (17). Isso significa que a cidade soma 1.206 pacientes infectados. A boa notícia é que mais duas pessoas estão curadas e Bodocó se encaminha para a marca de 1 mil curas.

Atualmente são 990 recuperações clínicas da doença. Também não foram registradas novas mortes (14 no total desde o início da pandemia) e mais quatro testes foram descartados após dar negativo.

Secretaria de Saúde de Petrolina atualiza números da covid

Petrolina registrou mais 15 casos de covid-19 nesse domingo (17) e um novo óbito. Com a atualização de hoje a cidade soma 13.615 infectados. As curas clínicas totalizam 11.056 estão recuperadas. Agora são 165 mortes.

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, os novos infectados são sete pessoas do sexo feminino e oito do masculino. Eles têm entre quatro e 51 anos. Já o óbito é de uma mulher de 67 anos, com histórico de comorbidades. Ela morreu nesse domingo, em um hospital da rede pública.

A ocupação de leitos hoje é de 56,60%. Ou seja, dos 53 leitos disponíveis, 30 estão ocupados, sendo 19 pacientes de Petrolina e 11 de outras cidades da região.