Araripina: prefeito proíbe venda de bebidas alcóolicas e anuncia novo Toque de Recolher

Prefeito falou sobre vacinação e medidas restritivas na cidade

A poucos dias do início da vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Araripina (PE) decidiu apertar o cerco contra a população que insiste em descumprir as medidas restritivas na pandemia. A partir das 12h desse sábado (16) está proibida a comercialização de bebidas alcóolicas em qualquer tipo de estabelecimento comercial.

Outra medida mais rígida da gestão foi a imposição de um toque de recolher a partir das 22h de hoje. O prefeito Raimundo Pimentel (PSL) explicou que a circulação de pessoas está proibida até 5h do dia seguinte. Ambas as imposições valerão até o dia 2 de fevereiro.

“É um esforço final que nós vamos fazer. Foi a medida mais eficaz e impactante. Infelizmente as pessoas continuam se aglomerando e fazer festa”, disse o prefeito que foi reeleito em novembro.

Pimentel também explicou o motivo de ter renovado o decreto de Calamidade Pública. “Tinha vigência desde o dia 1° de janeiro e se estende até 31 de junho, em sintonia com a decisão do Estado de Pernambuco que já havia tomado essa inciativa e fazia necessário que os municípios fizessem isso”, pontuou.

Salgueiro confirma 57º óbito e mais 21 casos de covid

Salgueiro (PE) tem mais 21 casos de covid-19, 41 curas clínicas e mais um óbito por covid-19. Os números são referentes ao boletim de sexta-feira (15).

Em números totais agora são 2.968 infectados, 2.485 recuperados e 57 mortes registradas desde o início da pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura não forneceu detalhes sobre o sexo e faixa etária dos infectados.

O 57º óbito é de um paciente que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele morreu “devido às complicações da doença”, segundo a pasta.

Juazeiro depende dos governos federal e estadual para começar vacinação contra Covid-19

Em reunião por vídeo conferência nesta quinta-feira (14), com 120 prefeitos do Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a vacinação contra a Covid-19 iniciaria em todo o país, ao mesmo tempo, no dia 20 de janeiro, próxima quarta-feira.

Mas os municípios, a exemplo de Juazeiro (BA), dependem da logística dos governos federal e estadual para que as doses da vacina e as seringas cheguem até a cidade. Apesar do ministro garantir que não vai faltar seringas, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa. reconhece que as seringas não serão suficientes e tem uma estratégia para Juazeiro.

LEIA MAIS

Petrolina registra 135 novos casos de Covid-19 e mais 2 óbitos nesta sexta-feira

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria da Saúde de Petrolina nesta sexta-feira (15), registra 135 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 13.558. Os pacientes recuperados agora somam 11.029, isso representa 81,3% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 102 foram confirmados a partir de 732 testes rápidos da prefeitura, os outros 33 registros se deram através de exames laboratoriais. São 84 pessoas do sexo feminino, com idades entre 7 e 89 anos, e 51 do sexo masculino, entre 1 e 63 anos.

LEIA MAIS

Juazeiro: Funcionários do Hospital Promatre continuam com salários atrasados

Funcionários estão com salários atrasados.

Dezenas de funcionários do Hospital Promatre, em Juazeiro (BA), estão sem poder cumprir seus compromissos financeiros porque ainda não receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2020. Alguns, que entraram em contato com o Blog Waldiney Passos, afirmam que que há pendências ainda relativas ao ano de 2017. Segundo os denunciantes, o hospital chega a pagar o salário pela metade e deixa o restante sem pagar.

De acordo com trabalhadores da unidade hospitalar, que não querem se identificar com medo de represárias, essa prática é constante. Nós conversamos com uma fonte dentro do hospital, que informou que o motivo do atraso no pagamento seria a falta de repasse, por parte da prefeitura, das parcelas referentes a atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa fonte confirmou o atraso de salários, mas disse que desconhece o pagamento dos mesmos pela metade.

LEIA MAIS

Bahia contabiliza mais de 5 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas e se aproxima do pico registrado em julho

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.471 casos de Covid-19, segundo maior número desde o início da pandemia. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões. O recorde do número de casos, dentro de 24 horas, ocorreu em 22 de julho, do ano passado, quando foram contabilizados 6.401 casos.

Dos 528.539 casos confirmados desde o início da pandemia, 508.189 já são considerados recuperados e 10.775 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (15), contabiliza ainda 932.654 casos descartados e 130.560 em investigação.

Na Bahia, 38.408 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. De acordo com a Sesab, nesta sexta também foram contabilizados 32 óbitos que ocorreram entre 1º de julho de 2020 e 14 de janeiro de 2021. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.575, representando uma letalidade de 1,81%.

Governo da Bahia diz que Estado está preparado para vacinar mais de 5 milhões de pessoas até maio

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (15) que o plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente.

Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 26 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro registrou 26 novos casos da Covid-19 nesta sexta-feira (15). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde.

O relatório mostra que 8.045 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.566 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.279. São 2.342 casos ativos da doença.

Não foi registrado nenhum óbito no boletim desta sexta, por isso, a cidade de Juazeiro mantém o número 137 mortes causadas por complicações da covid-19. Foram realizados desde o início da pandemia 23.839 testes rápidos e 1.249 pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 44 pacientes, sendo 24 em leitos de UTI e 20 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 76%.

Juazeiro registra 56 casos de covid no boletim de quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) atualizou os números da covid-19 no município. De antemão, o boletim divulgado no início da tarde dessa segunda-feira (15) é referente ao dia de ontem (14).

O atraso na divulgação foi resultado de uma “instabilidade no sistema eletrônico que armazena as ações de controle da covid-19 no município”, informou a pasta.

Em relação aos números, foram confirmados mais 56 casos positivos da doença. Agora Juazeiro totaliza 8.019 moradores foram infectados, dos quais 5.542 já estão recuperados. O número de óbitos permanece em 137.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI é a seguinte: 44 pacientes estão internados, sendo 24 em UTI e 20 em leitos intermediários. O percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 76%.

Confira o Plano Municipal para a Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de Petrolina

Veja os dados do boletim (Foto: Ascom PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou o ‘Plano Municipal para a Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19’. O documento (confira a íntegra ao final da matéria) explica como será a estrutura para recebimento dos imunizantes e o processo de vacinação.

Na quinta-feira (14) o prefeito Miguel Coelho (MDB) já havia dito que a expectativa é começar a vacinação na próxima semana. Segundo a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque o plano foi pensado nos mínimos detalhes.

“Esse é mais um desafio que estamos iniciando. Entendemos que é um momento histórico, em que todos nós estamos ansiosos, porque é uma vacina que salva vidas, e é exatamente por isso, que o processo precisa ser conduzido com muita cautela, cuidado e planejamento. O plano foi pensado para definir nossas estratégias e garantir a qualificação das ações durante todo o processo de imunização, porém, é importante destacar que ele pode ser alterado de acordo com a evolução do processo”, disse.

Confira o plano a seguir:

LEIA MAIS

Bahia tem estoque de 10,2 milhões de seringas e agulhas para vacinação contra a Covid-19

(Foto: Secom/Bahia)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que possui 10,2 milhões de seringas e agulhas em estoque para a vacinação contra o coronavírus (Covid-19).

Adicionalmente, foram adquiridas 19,8 milhões de seringas e agulhas, com a entrega de 4 milhões nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho.

Este quantitativo é mais do que suficiente para a imunização dos grupos prioritários da campanha de vacinação e se contrapõe a informação equivocada do Ministério da Saúde enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirma a Sesab.

Policlínica Regional em Paulo Afonso realiza processo seletivo para contratação de médicos

Policlínica de Paulo Afonso (BA),

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso abrirá inscrições para Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas para médicos do quadro de pessoal da Policlínica da Região de Saúde de Paulo Afonso, situada no município de Paulo Afonso.

O período para a realização das inscrições será entre os dias 20 e 29/01/2021, sendo as inscrições presenciais de segunda a sexta-feira, nos horários das 80h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições por endereço eletrônico: [email protected], serão recebidas até às 23h59 do último dia reservado para inscrições.

LEIA MAIS

Vacinação contra Covid-19 em Juazeiro começa dia 20 de janeiro, garante prefeita

Depois de participar de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (14), a prefeita de Juazeiro Suzana Ramos, anunciou que a vacinação contra a Covid-19, na cidade, começa na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro. O ministro garantiu que a imunização vai ser iniciada, simultaneamente, em todo o país, às 10 horas da manhã, do dia 20.

Nessa primeira fase da campanha, serão vacinados idosos acima de 60 anos que estão em abrigos, profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias. Na segunda fase a população idosa, na terceira fase pessoas com comorbidades e na quarta fase, a população de trabalhadores em atividade.

LEIA MAIS

Bahia registra 4.113 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; casos ativos disparam

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.113 casos de Covid-19 e 3.710 recuperados. Dos 523.068 casos confirmados desde o início da pandemia, 505.398 já são considerados recuperados e 8.127 encontram-se ativos. Nesta quarta-feira (13) eram 7.755 casos ativos.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (14), contabiliza ainda 927.920 casos descartados e 130.682 em investigação. Na Bahia, 38.227 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

LEIA MAIS

Miguel Coelho quer iniciar vacinação contra a Covid-19 na próxima semana

 

Após sair de uma reunião com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, informou que foi acertado um prazo para a aplicação das vacinas em Petrolina já na quarta-feira (20).

O encontro com o ministro da Saúde foi articulado pela Frente Nacional dos Prefeitos, da qual Miguel é um dos vice-presidentes. De acordo com o gestor de Petrolina, Pazuello informou que as vacinas CoronaVac e AstraZeneca já devem ser autorizadas no domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja o vídeo acima.