Juazeiro: Somente profissionais da saúde serão vacinados contra Covid-19

Prefeita Suzana Ramos assina protocolo de recebimento das primeiras doses da vacina coronavac.

O secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa, afirmou, durante o evento que marcou a chegada da vacina contra a Covid-19 e a sua primeira aplicação, que os profissionais de saúde terão prioridade para receberem as doses do imunizante. Ao todo, a cidade baiana recebeu 2.548 doses da vacina.

Segundo o gestor, “a princípio serão os profissionais de saúde que estão na linha de frente porque eles estão em maior risco. Dependendo da quantidade de doses que ainda está para chegar é que a gente vai ampliar tanto os profissionais de saúde que trabalham em outras áreas como para os idosos acima de 75 anos e indígenas”, disse.

Ainda de acordo com Fernando, não é possível afirmar quais serão as outras linhas de prioridade, pois é necessário saber quantas doses irão chegar para definir essa programação. “Nós vamos aguardar ou está dizer quantas doses vão chegar para que a gente possa programar as outras linhas de prioridade”, afirmou.

Covid-19: Primeira vacinada em Juazeiro é enfermeira

A primeira pessoa a receber a vacina contra o Covid-19 em Juazeiro (BA) foi a enfermeira Enilde Pereira Campos. Ela estava atuando no hospital de campanha da cidade, criado para tender casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus.

Enilde, que representou todos os profissionais de saúde que serão vacinados, disse estar lisonjeada por essa vitória contra a doença. “Estamos na linha de frente e sabemos a gravidade da doença em si do vírus em si e agora temos uma arma para lotar bem de frente contra o coronavírus”, disse.

Pernambuco confirma 1.635 casos e mais 28 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (19), 1.635 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 41 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.594 (97,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 243.044 casos confirmados da doença, sendo 30.384 graves e 212.660 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: evento no Hospital de Campanha marcará início da vacinação contra a covid

Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos entre os dias 15/08/2020 e 17/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.059 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Vacinas recebidas por Juazeiro são insuficientes para vacinar público previsto para a 1ª fase

(Foto: Ascom/PMJ)

Em material divulgado a imprensa na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que precisaria de pelo menos 15 mil doses da vacina contra a Covid-19, para imunizar o público preconizado pelo Ministério da Saúde nesta primeira fase, mas o município só recebeu 2.548 doses.

O número está muito abaixo da necessidade para atender todo o público alvo da primeira etapa, ou seja, trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos acima de 60 anos que vivem em abrigos, asilos, casa de acolhimento, população indígena aldeada, a prioridade de acordo com o plano, são os profissionais de saúde.

LEIA MAIS

Primeiras vacinas contra a Covid-19 são aplicadas na Bahia

(Foto: Secom)

Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma indígena do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. O governador Rui Costa acompanhou a imunização histórica, que aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19).

A vacinação se inicia apenas algumas horas depois da chegada de 376.600 doses da Coronavac no estado. “É uma emoção grande. Quase um ano que estamos nessa luta, com a população sofrendo, pessoas perdendo seus entes queridos, e hoje, após meses de muito trabalho, começamos a enxergar a luz no fim do túnel”, afirmou o governador.

LEIA MAIS

Confira os polos de vacinação contra a covid-19 em Juazeiro

Doses da CoronaVac já estão em Juazeiro (Foto: Ascom PMJ)

A primeira vacina contra a covid-19 em solo juazeirense será aplicada às 15h dessa terça-feira (19), em uma solenidade no bairro Angary. As primeiras doses do imunizante desembarcaram no município durante a madrugada e durante a manhã a Secretaria de Saúde informou os polos de vacinação. Confira:

  • UBS Alto da Aliança
  • UBS Santo Antônio
  • UBS João Paulo II
  • UBS Itaberaba
  • UBS Tabuleiro
  • UBS Centro de Saúde III – Angary
  • UBS Dom Tomaz
  • UBS Vila Jacaré
  • UBS Palmares
  • UBS João XXIII
  • UBS Caic (Piranga I e II, Argemiro e Codevasf)
  • UBS Alagadiço
  • UBS Alto da Maravilha
  • UBS Dom José Rodrigues
  • UBS Mairi
  • Drive Thru – Região central da cidade
LEIA MAIS

Wilker Torres cita revolta com Governo Federal pelo repasse de poucas doses da CoronaVac

Prefeito falou sobre vacinação contra a covid

Apesar da expectativa pelo início da imunização, o município de Casa Nova (BA) receberá apenas 370 doses da CoronaVac e faltará imunizante aos profissionais da saúde. A informação foi dada pelo prefeito Wilker Torres (PSB) em uma live realizada na noite de segunda-feira (18) e ele repudiou o alarde feito pelo Governo Federal em relação à vacina.

Wilker contou aos casanovenses que há mais de oito mil seringas e agulhas já adquiridas. Mas por inoperância do Governo Federal a cidade está desassistida. Vale lembrar que o estoque da CoronaVac produzida em São Paulo foi solicitada pela União que organizou a logística de distribuição das doses.

LEIA TAMBÉM

“O importante é que comece hoje”, afirma Pazuello sobre vacinação no país

Durante a live o prefeito não escondeu sua decepção de ter menos de 500 doses, que separadas em duas doses darão 185. “Chega a ser revoltante você chegar hoje e eu falar aqui para vocês que a vacina não dá para vacinar todo os funcionários do hospital. Se você juntar o Hospital Municipal, o Hospital de covid e os PSFs, nós temos 1.002 pessoas que fazem a saúde e só podemos imunizar 185 pessoas”, pontuou.

LEIA MAIS

SES abre seleção simplificada para médicos em Pernambuco

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu as inscrições até o dia 21/01 para o processo seletivo que visa preencher 828 vagas a profissionais que atuarão na linha de frente no combate à covid-19. A seleção oferta vagas em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do estado.

A seleção tem etapa única, via análise curricular. A estimativa da SES é divulgar o resultado preliminar no dia 28/01 e o final em 03/02. O período para interpor recursos é em 29/01. Ao todo são ofertadas 258 vagas a médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio.

Os profissionais aprovados serão contratados por um período de até seis meses, podendo ser prorrogado por até dois anos.

Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a vacina contra a covid em Dormentes

Eles são o grupo prioritário 1 da campanha (Foto: Ascom PMD)

Os profissionais de saúde serão os primeiros vacinados em Dormentes, Sertão do São Francisco. Na segunda-feira (18) a Secretaria de Saúde concluiu a primeira fase do Plano Municipal de Imunização da Covid-19 e estabeleceu como grupo prioritário 1 quem está na linha de frente no combate à doença.

“O número de doses desta primeira fase foi limitado para todo o Estado. A expectativa é de que Dormentes receba apenas 30% das doses neste primeiro momento, então vamos priorizar a imunização dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, explicou a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Os profissionais da saúde receberão duas doses, assim como os demais pacientes do grupo prioritário. Entretanto, a continuidade da imunização depende da quantidade de doses enviadas aos municíios. “A previsão é de que mais doses sejam liberadas em breve pelo Governo Federal, com isso vamos ampliando os grupos, sempre respeitando as orientações do Ministério da Saúde”, destacou a secretária.

Petrolina: evento no Hospital de Campanha marcará início da vacinação contra a covid

Hospital de Campanha no Monte Carmelo foi escolhido como palco da vacinação (Foto: Ascom PMP)

A estimativa da Prefeitura de Petrolina é iniciar a imunização contra a covid-19 no público alvo ao final da tarde dessa terça-feira (19). Um ato simbólico está agendado para 17h, no Hospital de Campanha do Monte Carmelo, no bairro Jatobá e a cerimônia será aberta apenas à imprensa.

A primeira pessoa a receber a vacina será um profissional da saúde. Após a imunização dos primeiros pacientes, o prefeito Miguel Coelho (MDB) concederá uma coletiva, respeitando todos os protocolos da pandemia.

As primeiras doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac desembarcaram em Pernambuco na noite da última segunda-feira (18). Na sequência o carregamento seguiu ao interior, entretanto ainda não foi informado o quantitativo destinado a Petrolina.

Família de paciente com covid denuncia descaso na UPA de Petrolina; unidade esclarece situação

Despreparo e negligência médica. Esse são alguns adjetivos listados por uma família de Petrolina que hoje está infectada pelo novo coronavírus. O alvo das críticas é a UPA, local no qual o chefe da família procurou atendimento após manifestar uma forte dor de garganta, no dia 30 de dezembro de 2020. Contudo, posteriormente foi liberado sem testagem ou qualquer atendimento mais amplo (exames para verificar sua saúde) na unidade.

Poucos dias após os sintomas da covid-19 se manifestaram com mais força e o resultado foi o seguinte: a esposa, o filho que é uma criança de colo e os sogros também pegaram a doença. A esposa do paciente – todos serão mantidos em sigilo para garantir a privacidade da família – relata que o problema em toda situação aconteceu na UPA.

Ela acompanhou o companheiro que estava com dor garganta no dia 30/12, mas os sintomas já estavam se manifestando desde o dia 28/12. Chegando na unidade o paciente foi submetido a triagem que constatou o nível de oxigênio em 95, enquanto a responsável médica informou que atenderia apenas quem estivesse com 94 ou menos.

“Receita” prescrita na UPA

Mesmo assim o paciente aguardou atendimento na unidade e voltou para casa com apenas a recomendação de medicamentos a tomar, casos o sintoma persistisse. Ela considera “negligência”, porque diante da não realização de qualquer teste no esposo, os sintomas se agravaram e toda família se infectou.

Para completar, a receita entregue na UPA indicando a medicação foi escrita a mão pelos profissionais de saúde, conforme mostra a imagem ao lado.

Testagem confirmou contaminação de toda família

A família então notificou o município, que providenciou a testagem da família e confirmou a contaminação de todos. Eles seguem em isolamento, no entanto os sintomas do esposo voltaram a se agravar no último sábado.

LEIA MAIS

Salgueiro supera 3 mil casos confirmados de covid-19

O boletim de segunda-feira (18), divulgado pela Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) representou a superação de 3 mil casos confirmados na cidade.

Ontem foram realizados 230 testes, dos quais 63 deram positivo. Com isso agora há 3.034 infectados. Segundo a Saúde, dos novos registros, seis já apresentavam anticorpos.

Também foram confirmados mais 82 curas clínicas e não há novos óbitos na cidade. Há ainda mais 19 pacientes aguardando resultados dos exames.

Juazeiro inicia vacinação contra a covid na tarde dessa terça-feira

(Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

As doses da CoronaVac destinadas a Juazeiro já chegaram a cidade na madrugada dessa terça-feira (19) e a vacinação do primeiro juazeirense está marcado para às 15h, no bairro Angary. O escolhido é um profissional da saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o Governo da Bahia destinou 2.548 doses.

Idosos acima de 75 anos, idosos em casas de abrigo, profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias serão os primeiros contemplados com o imunizante. As primeiras vacinas serão aplicadas no Centro de Saúde III, com a presença da prefeita Suzana Ramos (PSDB).

Nesse primeiro momento a Sesau quer concentrar as doses em 15 polos por toda a cidade. Enquanto as novas doses não chegam, a pasta reforça a necessidade de manter os cuidados na pandemia e respeitar as medidas sanitárias, como distanciamento e uso de máscara.

Projeto da Univasf faz doação de máscaras para servidores da área social de Petrolina

(Foto: Ascom)

A doação realizada nesta segunda-feira (18), contemplou servidores municipais de Petrolina que trabalham na área social. Foram doadas 100 máscaras de acetato pelo Projeto Escola Verde e Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Sem vacina para todos ainda, o uso da máscara ainda é um dos meios de proteção mais eficazes contra o novo coronavírus e o projeto Escola Verde já produziu cerca de 2 mil delas desde o início da pandemia, em março, quando os trabalhos começaram com estudantes da Univasf, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade de Pernambuco (UPE).

As ‘máscaras-escudo’ foram produzidas pelos alunos e agora vão contribuir com a proteção dos servidores. O Programa Escola Verde é reconhecido pelo Ministério da Educação para promoção da Educação Ambiental formal e informal, em diferentes espaços e contextos, por adesão voluntária de professores, gestores, estudantes, comunidades e demais instituições públicas e privadas.

Petrolina registra mais uma morte e 177 novos casos da covid-19

00

O boletim epidemiológico da covid-19 desta segunda-feira, dia 18, registra 177 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas  agora é de 13.792. Os pacientes recuperados agora somam 11.223, isso representa 81,4% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 119 foram confirmados a partir de 345 testes rápidos da prefeitura, os outros 58 registros se deram através de exames laboratoriais. São 95 pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 meses e 84 anos, e 82 do sexo masculino, entre oito e 86 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia seguem em anexo.

Petrolina registrou hoje mais uma morte. Trata-se de uma mulher, de 63 anos, com histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital particular aqui da cidade e morreu no dia 17 deste mês. Até agora, 166 pessoas já morreram desde o começo da pandemia aqui no município.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 62,26%. Dos 53 leitos disponíveis, 33 estão ocupados, sendo 21 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.