Pernambuco registra 1.770 novos casos e 39 mortes nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20), 1.770 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 53 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 são leves. Agora, o estado totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves.

LEIA TAMBÉM

Bahia registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 em últimas 24h

Juazeiro registra 47 novos casos de Covid-19 e dois óbitos nas últimas 24 horas

Também foram confirmados 39 óbitos, ocorridos entre os dias 30 de novembro de 2020 e essa segunda (18). Com isso, o estado totaliza 10.098 mortes pela Covid-19.

Bahia registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 em 24h

(Foto: ASCOM/SESAB)

Nas últimas 24 horas, foram registrados 4.991 casos de Covid-19 e 4.864 recuperados. Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados e 10.529 encontram-se ativos.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na tarde desta quarta-feira (20), contabiliza ainda 943.352 casos descartados e 136.001 em investigação. Na Bahia, 38.809 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

De acordo com a Sesab, também foram contabilizados 31 óbitos que ocorreram entre 11 de agosto de 2020 e 19 de janeiro de 2021. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.728, representando uma letalidade de 1,77%.

Noruega investiga mortes de idosos que receberam vacina da Pfizer contra Covid-19

As autoridades de saúde da Noruega tentam tranquilizar população e afirmaram que não há vínculo entre a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 e a morte de 33 idosos que receberam a 1ª dose do imunizante. País registrou 33 óbitos em pessoas com mais de 75 anos desde o início da imunização, o que provocou questionamentos sobre efeitos adversos; autoridades de saúde afirmam que pacientes já eram frágeis e portadores de doenças graves.

Importante frisar, que não é mesma vacina que está sendo aplicada no Brasil.

De acordo com informações de médicos noruegueses, os efeitos colaterais da vacina da Pfizer são raros e geralmente leves. Mas eles podem incluir febre e náuseas, o que pode ser perigoso em pacientes muito doentes e frágeis.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 47 novos casos de Covid-19 e dois óbitos nas últimas 24 horas

Mais duas mortes e mais 47 novos casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no município de Juazeiro. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (20).

Com os novos infectados, já são 8.176 moradores contaminados desde o início da pandemia, dos quais 5.634 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.539. São 2. 402 casos ativos da doença.

LEIA MAIS

Jaguarari iniciou vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira

(Foto: Ascom/Jaguarari)

Um ato simbólico realizado na manhã desta quarta-feira (20), na Praça Alfredo Viana, marcou o início da vacinação contra o novo coronavírus no município de Jaguarari, cidade do norte da Bahia, na região de Senhor do Bonfim. A primeira a ser imunizada foi a técnica de enfermagem, Amélia Silva Santos Braz, de 55 anos, que tem 37 anos de carreira e há 24 anos atua no Hospital da cidade.

“Foi uma honra. Eu não esperava. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e, segundo, ao Seu Antônio (prefeito) por ter sido convidada para ser a primeira a ser vacinada. Tudo isso é, para mim, mais um incentivo para trabalhar com honra e sinceridade”, declarou Amélia.

LEIA MAIS

Idosa de 104 anos é a primeira moradora de abrigos de Petrolina a ser vacina contra Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Começou nesta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 em moradores de abrigos permanentes de Petrolina (PE). Dona Elvira de Jesus, 104 anos de idade, foi a primeira de milhares de idosos que serão imunizados na cidade. Além dela, cerca de 200 idosos atendidos em casas de longa permanência receberão doses da CoronaVac.

A vacina também será aplicada nas cuidadoras e demais funcionários de seis instituições de longa permanência nesta quarta-feira. Em seguida, as equipes da Secretaria de Saúde, retomam a imunização dos profissionais da saúde.

LEIA MAIS

Bodocó planeja imunizar profissionais da saúde conforme disponibilidade de vacinas da CoronaVac

Vacina chegou ontem em Bodocó (Foto: Ascom PMB)

Assim como diversos municípios do interior, a população de Bodocó (PE) recepcionou com muita festa as primeiras doses da CoronaVac, na tarde de terça-feira (19). Esse primeiro lote será destinado aos profissionais da saúde, os quais atuam na linha de frente no combate à doença.

LEIA TAMBÉM

Wilker Torres cita revolta com Governo Federal pelo repasse de poucas doses da CoronaVac

Segundo a Prefeitura, 469 unidades do imunizante foram disponibilizados pelo Governo Federal. Isso representa 30% do necessário para vacinar todos os trabalhadores. Por conta do pouco estoque a secretária de Saúde, Lidiane Nobre explicou como será feita a imunização.

“Ressaltamos a todos dos grupos prioritários da etapa 1 que a cobertura de vacinação que consta no plano publicado pelo município será ofertado gradativamente conforme a disponibilidade de vacinas”, destacou.

Secretário de Saúde de São José do Egito toma vacina da CoronaVac sem integrar grupo prioritário

Secretário não é do grupo de risco (Foto: Reprodução)

A terça-feira (19) foi de muita festa em todo interior de Pernambuco pela chegada das primeiras doses da CoronaVac. Mas enquanto há municípios sem o quantitativo necessário para imunizar o grupo prioritário, em São José do Egito o secretário de Saúde burlou as regras e se vacinou.

Paulo Jucá não integra os grupos prioritários. Mesmo assim foi flagrado como um dos primeiros a receber o imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac. A Rádio Jornal noticiou que a cidade foi contemplada com apenas 540 doses.

LEIA MAIS

“A gente vai usar o planejamento para garantir a segunda dose nesse lote”, afirma Miguel Coelho

Primeiro passo foi dado na luta contra a covid (Foto: Ascom PMP)

Uma cerimônia marcou o início da vacinação contra a covid-19 em Petrolina. A primeira imunizada é uma profissional da saúde e as equipes da Secretaria de Saúde do município seguirão com os trabalhos nessa quarta-feira (20). Segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB), nesse momento inicial a prioridade é garantir as duas doses ao grupo prioritário.

“Iniciamos com os trabalhadores da saúde. Hoje vamos iniciar o grupo de idosos que estão em abrigos e asilos. A gente precisa continuar com toda cautela até atingir a imunização de rebanho”, disse o prefeito que foi entrevistado no programa Super Manhã da Rádio Jornal.

O Governo Federal repassou doses insuficientes para imunizar todos os integrantes do grupo prioritário. Porém, o gestor afirmou que não há risco de os imunizados ficarem sem a segunda dose. “A gente não pode correr o risco de fazer a aplicação da primeira e não ter a segunda dose. A gente vai usar o planejamento para garantir a segunda dose nesse lote e nos próximos que a gente for fazer [o pedido]“, destacou.

LEIA MAIS

Covid-19: Araripina inicia vacinação de público alvo

Enfermeira foi a primeira vacinada (Foto: Ascom PMA)

A primeira imunizada contra a Covid-19 no município de Araripina (PE) foi uma profissional da saúde. Irmã Regina Maria de Sá, de 80 anos foi durante 32 anos a diretoria do Hospital e Maternidade Santa Maria. A segunda contemplada foi a técnica de enfermagem Maria Alessandra Fernandes, de 54 anos.

Ambas foram vacinadas na terça-feira (19) e a imunização do grupo prioritário seguirá nessa quarta-feira (20). Terão prioridade os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia serão vacinados. A segunda dose deve ser aplicada nos próximos 30 dias, para garantir a imunização.

Médico por formação, o prefeito Raimundo Pimentel (PSL) aplicou as primeiras vacinas e se disse emocionado. “Neste dia histórico, Araripina inicia sua campanha de vacinação contra a Covid-19. A esperança se renova em nossos corações e agora faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vacinar os araripinenses. Vamos cumprir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e continuar em alerta com as medidas de prevenção”, destacou.

Salgueiro confirma 59º óbito por covid-19

Mais um óbito por covid-19 foi registrado na cidade de Salgueiro (PE). Até o momento a Secretaria de Saúde não forneceu informações sobre sexo e faixa etária desse que é a 59º morte.

O boletim de terça-feira (19) também confirmou mais 21 resultados positivos da doença e Salgueiro totaliza 3.055 pacientes infectados. Também foram registradas mais 33 curas clínicas.

Salgueiro crava exatos 2.600 recuperados e tem mais 26 pacientes em investigação. Esses últimos estão aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Juazeiro registra 34 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Juazeiro registrou 34 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde dessa terça-feira (19).

O relatório mostra que 8.129 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.619 já estão recuperados. Os casos descartados somam 16.476 São 2. 372 casos ativos da doença.

O município contabiliza 138 óbitos causados por complicações da Covid-19. Foram realizados desde o início da pandemia 24.097 testes rápidos e 1.263 pelo Lacen em Salvador.

LEIA MAIS

Pernambuco: fotógrafo viola regras de vacinação e recebe dose contra Covid-19 em Jupi

Em uma atitude irresponsável e antipática, um fotógrafo da cidade de Jupi, interior de Pernambuco, aparece em imagens recebendo uma das doses da vacina contra Covid-19 que deveria ser aplicada somente em profissionais da saúde, que estiveram na linha de frente contra a doença durante toda pandemia. Ele não integra os grupos prioritários de imunização.

Identificado como Guilherme, o fotógrafo, em entrevista à Rádio Jornal, admitiu que havia recebido a vacina e afirmou não ter coragem de tomar a segunda dose. No entanto, posteriormente, ele negou ter recebido o imunizante e pediu que o assunto fosse esquecido. Ele e a secretária de saúde foram afastados dos seus cargos, segundo a prefeitura.

MPPE abre investigação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirmou que recebeu a denúncia de que não só o cidadão em questão, mas também a secretária de Saúde de Jupi, tomaram a vacina sem fazer parte do grupo prioritário. “Estamos investigando porque ainda não temos a certeza de que  eles não fazem parte do grupo prioritário, mas provavelmente não fazem”, disse a promotora de Jupi, Adna Vasconcelos.

“Nossa meta é vacinar 100% da população petrolinense”, diz Miguel Coelho

O prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, esteve presente no evento que marcou a chegada das doses da vacina Coronavac para combater a Covid-19 no município. Além dele, a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, profissionais de saúde, vereadores e a imprensa estiveram no local.

Segundo o prefeito, a meta agora é vacinar 100% da população. No entanto, para que a cidade obtenha um resultado de combate ao coronavírus satisfatório, seria necessário imunizar 70% dos cidadãos.

Miguel apoio a vacinação e disse acreditar que o momento é de deixar a ignorância de lado e ser racional. “Está na hora de a gente dar um basta na ignorância e dar espaço para a razão. A vacina é segura, a vacina tem o que o Brasil e o mundo têm de melhor por trás, que são nossos cientistas, academia da medicina da biotecnologia e de tantas outras áreas técnicas que se dedicaram e conseguiram fazer o que o mundo nunca fez antes”, disse.

O chefe do Executivo ressaltou que assim como a cidade foi referência no combate à doença, será referência na vacinação. “Petrolina é a cidade que tem a menor taxa de mortalidade de todo Nordeste. Petrolina, assim como foi referência de combate ao coronavírus, vai ser referência na vacinação. Nossa meta é vacinar 100% da população”, afirmou.

Secretária de Saúde, que é enfermeira, aplica primeira vacina contra Covid-19 em Petrolina

Petrolina inicia vacinação contra Covid-19.

Petrolina acaba de ter a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19. Depois de Juazeiro, foi a vez da cidade pernambucana iniciar sua campanha de vacinação. A primeira dose foi aplicada pela própria secretária de Saúde do município, Magnilde Albuquerque, em Edineide Souza, técnica de enfermagem, de 37 anos, que atua na linha de frente desde o início da pandemia.

Com isso, os cidadãos petrolinenses podem comemorar a chega da vacina contra a Covid-19. Ao todo, foram enviadas, nesta terça-feira (19), 7.900 doses. No entanto, na próxima quinta-feira (21), a cidade irá receber mais 800 doses da vacina, totalizando 8.500 doses.

LEIA MAIS