Vacinação contra gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (24) a vacinação contra a gripe para vários grupos prioritários, como crianças entre seis meses e cinco anos e professores das redes pública e privada.

Também poderão participar da nova fase da imunização gestantes, mulheres que tiveram bebês recentemente, maiores de 60 anos, população privada de liberdade, além de pessoas com doenças crônicas.

Os professores precisam apresentar documento de identificação profissional. As pessoas com doenças crônicas devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Em 2016, 406 mil doses foram aplicadas na capital pernambucana. O Dia D acontecerá em 13 de maio. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B).

Até o dia 25 de março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 280 casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 29 deram positivo para influenza A(H3N2) Sazonal, vírus que faz parte da composição da vacina contra a influenza.

Influenza

É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

OMS pede resposta urgente no combate a hepatites virais

(Foto: Internet)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para o aumento de casos de hepatites virais em todo o mundo. A estimativa da entidade é que 325 milhões de pessoas no planeta vivam com um quadro crônico de infecção viral por hepatite B ou hepatite C – a maioria delas sem acesso a exames que atestem a doença e, portanto, sem tratamento.

“Como resultado, milhões de pessoas estão sob risco de uma progressão lenta para um quadro de doença crônica do fígado, câncer e morte”, destacou a OMS.

LEIA MAIS

Grupo Suicidologia no Vale promove palestra sobre “Jogo da Baleia Azul nesta sexta em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (21) o Grupo Suicidologia no Vale em parceria com o CEPPSI, em seu projeto “Saber Mais Para Fazer Melhor”, promove uma palestra sobre fenômeno social “Jogo da Baleia Azul (Blue Whale)” e do seriado “13 Reasons Why”. O evento é restrito para equipes que exercem atividades práticas em determinados setores da rede de atenção psicossocial no município.

A palestra conta com a presença de profissionais renomados das áreas de saúde, educação, mídia, segurança e de supervisores de estágio e professores da UNIVASF.

O evento acontece às 19h no Campus Petrolina da Univasf.

Segundo mutirão de ortopedia acontece neste sábado em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Neste sábado (2) uma nova edição do mutirão de ortopedia será realizada em Petrolina. O mutirão atenderá 20 pacientes no Hospital Universitário (HU).

A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Saúde de Petrolina com o Hospital Universitário (HU) e na última edição, atendeu 20 pacientes. O mutirão tem o objetivo de reduzir a lista de espera que, desde o ano passado, conta com 105 pacientes.

“Realizamos o primeiro mutirão há duas semanas, com 20 procedimentos, e a nossa proposta é aumentar o número de cirurgias semanalmente. O município está disponibilizando a equipe médica e instrumentadores. Em parceria com o HU, estamos trabalhando para resolver essa demanda ortopédica com celeridade, porém, com muito profissionalismo e competência”, afirma a diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire.

Juazeiro: secretaria apoia “Cirandas Parceiras” em seminário sobre medidas socioeducativas na Câmara de Vereadores

(Foto: blog Waldiney Passos)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro será parceira do “Cirandas Parceiras” na realização do I Seminário sobre medidas socioeducativas do grupo. O evento acontece na próxima quarta-feira (26), das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores.

O “Cirandas Parceiras”, que faz parte da Pastoral da Mulher de Juazeiro, é formado por entidades da rede socioassistencial da saúde e educação do município, entre elas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidade de Saúde da Família, Ronda Maria da Penha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria da Educação.

Segundo os organizadores, a ideia do seminário surgiu das discussões do grupo onde se observou a necessidade de debater melhor o tema. “A proposta tem como finalidade aprofundar o conhecimento sobre a temática e sensibilizar profissionais de instituições que atuam diretamente no atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, declarou Fernanda Lins, Integrante do Grupo.

LEIA MAIS

Termina nesta quinta-feira prazo de inscrição para voluntariado no HDM/Imip em Petrolina

(Foto: arquivo)

Os interessados em participar do projeto de voluntariado do Hospital Dom Malan (HDM/Imip) em Petrolina, tem até amanhã (20) para se candidatar. Os candidatos passarão por um treinamento no dia 26 de abril e devem começar a atuar na semana seguinte, mas ainda não há data definida.

Para participar é preciso comparecer à sala de voluntariado, na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em posse dos originais de CPF, RG e comprovante de residência. É necessário ter, no mínimo, 21 anos de idade e possuir disponibilidade para realizar atividades quatro horas por semana, pela manhã ou tarde, exceto aos sábados e domingos.

Outras informações através do telefone (87) 3202-7027.

Petrolina: Vereador Gilmar Santos afirma que AME do bairro Ouro Preto está sem atendimento por falta de instalação de caixa d’água

(Foto: WhatsApp)

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (18), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilmar Santos (PT) fez uma denúncia afirmando que a unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) Maria do Socorro Gil da Silva, localizada no bairro Ouro Preto, está com dez consultórios sem atendimento por falta de instalação de uma caixa d’água.

A AME atende também os moradores dos bairros Jardim Maravilha e Vale do Grande Rio. Segundo Gilmar, a população do local está sendo prejudicada por falta de serviços básicos como atendimentos odontológicos e exames preventivos

“A AME do Ouro Preto está a quase quatro meses com dez consultórios sem atender a população e olha o motivo: a falta de uma caixa d’água para ser instalada. A caixa está no local e falta apenas a instalação. Há quatro meses a população não tem atendimentos, serviços odontológicos, exames preventivos. Nós chamamos a atenção da Secretaria de Saúde e do Prefeito Miguel Coelho para que a situação seja resolvida”, disse o petista.

Felipe Sampaio assume cargo de secretário de saúde de Salgueiro

(Foto: Divulgação/Ascom)

O enfermeiro Felipe Sampaio, 27 anos, é o novo secretário de Saúde de Salgueiro, o anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), pelo o prefeito Clebel Cordeiro (PMDB), junto com o vice-prefeito Dr. Chico Sampaio.

O novo secretário, assume o cargo em substituição a Dr. Edilton Carvalho. Clebel Cordeiro manifestou total confiança no novo secretário.

“Na saída de Edilton, que foi um grande secretário. Agora teremos um secretário jovem, que conta com a mesma credibilidade, com essa mesma confiança que tínhamos no seu antecessor e que temos nele e na sua equipe. Sabemos que teremos grandes resultados, vamos focar nas metas estabelecidas e melhorar ainda mais os indicadores”, destacou.

O novo secretário de saúde do município tem 27 anos é enfermeiro formado pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau e Pós-Graduado em Saúde do Trabalhador pela Ipessp.

Secretária de Saúde de Petrolina realiza treinamento para a realização de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um treinamento de atualização com cerca de 50 profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) para a realização de testes rápidos para a detecção do HIV/AIDS e Sífilis na atenção básica.

A oficina que ocorre durante todo o dia, tem o objetivo de passar conhecimento teórico e prático em relação ao serviço oferecido no município. A psicóloga, Sâmara Paes, ressaltou a importância do treinamento dos servidores para a eficiência e condução adequada do procedimento.

“É preciso que a equipe esteja formada, com todo o conhecimento em relação a realização do teste, aconselhamento, humanização e, em caso de resultado positivo, encaminhamento para o tratamento. É um momento muito delicado para o paciente. Nós temos casos de pessoas que passam horas sentadas na porta do nosso serviço e não tem coragem, sequer, de fazer o teste, então, imagine nos casos positivos, é preciso saber como conduzir essa situação”, frisou.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde chega posto de saúde do Centro I e II em Juazeiro

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta quarta-feira (19), a 63ª edição da Caravana da Saúde, será realizada no posto de saúde Centro I e II.  O atendimento acontece das 8h às 14h.

A comunidades terá o atendimento de diversas especialidades, como: ortopedia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral e odontologia. Na ocasião, também serão realizados eletrocardiogramas e exames laboratoriais.

Pesquisa revela que obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros

(Foto: Ilustração)

Dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Saúde, revelam que a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros. A população obesa no país passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, nos últimos 10 anos, informou o ministério.

O excesso de peso também cresceu 26,3% no mesmo período. Em 2006, 42,6% dos entrevistados foram considerados com excesso de peso. No ano passado, esse índice foi de 53,8%.

A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou, de fevereiro a dezembro de 2016, 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.

Com informações do G1

Mobilização nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Em 2016, o país registrou a maior incidência dos casos de gripe desde a pandemia iniciada em 2009. (Foto: Internet)

Começa hoje (17) a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário. Cerca de 2,3 milhões de professores de escolas das redes pública e privada devem ser imunizados nos postos de saúde de todo o país.

Nos dias 2 e 3 de maio, os docentes serão vacinados nas escolas. Idosos, trabalhadores do setor de saúde, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A(H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

Cerca de 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde. O Ministério da Saúde espera que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O dia D da mobilização será em 13 de maio.

LEIA MAIS

MC Tróinha é hospitalizado, diz produção

O MC Tróinha foi hospitalizado na noite desse sábado no Recife segundo informa o produtor do artista. Em nota, a produção do MC informa que ele se encontra internado em hospital particular do Recife e que, apesar de não haver diagnóstico preciso, avisa que a agenda de Tróinha deste domingo está mantida.

Devido à internação, segundo a nota, Tróinha, que tem 27 anos, não pode realizar as três apresentações que faria no sábado e que aconteceriam em Gravatá e em Limoeiro. Ainda de acordo com o produtor, o artista, quando se recuperar, anunciará, em vídeo, as novas datas das duas apresentações suspensas.

Fonte FolhaPE

Cuba suspende envio de médicos para o Brasil

(Foto: Ilustração)

Possível descumprimento de termos do acordo de cooperação, levou Cuba a cancelar o envio de 710 médicos para o Brasil, previsto para este mês.  Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Saúde diz que poderá enviar a Cuba uma delegação brasileira para esclarecer os questionamentos do governo cubano.

Segundo o governo cubano, o cancelamento do envio se deu pelo aumento de ações judiciais impetradas por médicos cubanos vinculados ao programa e sua contratação direta pelo Ministério da Saúde, determinada por liminares. Essa situação, segundo o texto do ofício, não estaria em conformidade com o acordo firmado.

A cada três meses, o Ministério da Saúde realiza editais para preencher os postos de trabalho eventualmente vagos no programa. No último edital, para cerca de 1,6 mil vagas, mais de 8 mil candidatos brasileiros se inscreveram para a seleção.

Segundo o Ministério da Saúde, caso necessário, as vagas não preenchidas pela cooperação serão oferecidas nos próximos editais. Os médicos cubanos que chegariam ao Brasil são 600 novos bolsistas e 110 para reposição de profissionais.

Com informações do EBC

Campanha de vacinação contra gripe deve atingir 54 milhões de pessoas

O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. (Foto: Internet)

O Ministério da Saúde lançou hoje (13), em Brasília, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A mobilização começará um pouco mais cedo em relação ao ano passado, tendo início na próxima segunda-feira (17) e se estendendo até o dia 26 de maio.

No período, o Ministério da Saúde estima que 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas em todo o país. Uma das metas é atingir 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Este ano, os professores das redes pública e privada foram incluídos entre os alvos prioritários da campanha.

A partir de segunda, os professores poderão se dirigir aos postos de saúde com o documento de identificação, mas nos dias 2 e 3 de maio a vacinação dos docentes ocorrerá nas escolas. A estimativa do Ministério da Educação é de que 2,3 milhões professores devem ser vacinados.

LEIA MAIS