Pernambuco: corpos ficam amontoados em cemitério e caso repercute nacionalmente

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma cena registrada por moradores de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, repercutiu nacionalmente e foi destaque no portal UOL. A imagem mostra diversos corpos e ossadas amontados a céu aberto no município. Segundo a população, o fato é recorrente e tem provado indignação da comunidade.

“Sempre tem esses sacos jogados por ali. Não é de hoje. As pessoas chegam para visitar e dão de cara com os corpos em decomposição. Um mau cheiro terrível“, relatou a dona de casa Estela Ribeiro, de 49 anos, que reside no entorno do cemitério.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 155 casos e segue com ocupação dos leitos acima de 90%

O boletim da covid-19 de quarta-feira (17) volta a registrar alta ocupação dos leitos de UTI em Petrolina. Também foram confirmados mais 155 casos de covid-19 e um novo óbito. Com atualização de ontem a cidade soma 18.189 infectados, 16.145 recuperados e 237 mortes.

Novos casos

Dos 140 casos confirmados ontem, 74 são do sexo masculino e 81 do feminino. Os pacientes têm entre quatro meses e 92 anos. A morte 237 morte é de um idoso de 89 anos, com histórico de outras doenças. Ele morreu na quarta-feira, na rede particular de saúde.

Ocupação dos leitos

Petrolina está com 95,8% de ocupação dos leitos de UTI. Ou seja, dos 72 leitos, 69 estão ocupados. 46 pacientes são de Petrolina e 23 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.515 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 17 são pretos, um indígena, 108 pardos, um amarelo e 28 brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 74.723 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.807 casos ativos do novo coronavírus.

Radialista Winston Monteclaro afirma que curou filho usando ivermectina, azitromicina e cloroquina

Uma fala do renomado radialista Winston Monteclaro (Petrolina FM), esquentou ainda mais o debate sobre o uso de protocolos profiláticos no combate à Covid-19. No áudio, o comunicador afirma que, além da vacina, três medicamentos: ivermectina, azitromicina e cloroquina, são eficazes, pelo menos no tratamento em um dos seus filhos que estava com os sintomas da doença a fórmula funcionou.

“É melhor ele morrer eu tentando salvar do que ele morrer e eu não tentar salvá-lo”, afirmou o radialista.

LEIA MAIS

Agnaldo Timóteo é internado após diagnóstico de Covid-19

Após ser diagnosticado com Covid-19 na manhã desta quarta-feira (17), o cantor Agnaldo Timóteo, 84 anos, foi internado na UTI do Hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro, mas respira sem ajuda de aparelhos e está lúcido.

Em um comunicado, a família do cantor avisou o quadro dele e agradeceu ao apoio recebido. Leia na íntegra:

“A família do cantor e compositor Agnaldo Timóteo, 84, informa que hoje pela manhã, Timóteo foi diagnosticado com Covid-19. O cantor encontra-se na UTI do Hospital Casa São Bernardo, Barra da Tijuca, RJ. O boletim médico está sendo transmitido diariamente somente para a família. Uma imensa corrente de fé, está formada, em prol do restabelecimento do seu quadro de saúde! A família agradece o carinho e as orações que vem recebendo de inúmeras pessoas e registra um agradecimento especial para Rede Hospital Casa, que vem dedicando com a máxima excelência, o atendimento prestado ao nosso querido Agnaldo Timóteo.”

Bahia vacina 48,5 mil pessoas e bate recorde de doses aplicadas em um só dia

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Foram vacinados contra o novo coronavírus, nesta quarta-feira (17), 48.500 baianos, o maior número de doses aplicadas em um só dia no estado, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O recorde anterior era do dia 9 de fevereiro, quando 40.507 pessoas receberam o imunizante.

Até o momento, 787.857 pessoas receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entre elas, tomaram também a segunda dose 279.466 baianos, dos quais 6.890 foram imunizados nesta quarta.

LEIA MAIS

Juazeiro registra um óbito e 85 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Arquivo)

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 85 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quarta-feira (17).

O levantamento mostra que 10.517 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 9.038  já estão recuperados. Os casos descartados somam 20.682. São 1.299 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Petrolina vai iniciar vacinação para idosos a partir de 72 anos de idade

A meta da Secretaria de Saúde de Petrolina é vacinar cerca de 4 mil idosos até o próximo domingo (21). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (17), pelo prefeito Miguel Coelho, nas redes sociais. Dando mais celeridade a campanha de vacinação, o município pretende iniciar a imunização dos idosos a partir dos 72 anos.

Para se vacinar, o idoso precisa apresentar foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Idosos acamados receberão a vacina em domicílio.

“Se você ainda não faz parte dos grupos convocados, cadastre-se em vacinacaopetrolina.tisaude.com para ser informado quando chegar a sua vez. Vamos vencer juntos!”, disse Miguel Coelho.

Fique atento aos locais, data e horário da vacinação:

LEIA MAIS

Governadores do Nordeste compram 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Grupo que reúne os nove governadores do Nordeste assinaram na manhã desta quarta (17), o contrato com Fundo Soberano Russo de compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A tarde aconteceu uma agenda do Consórcio Nordeste com o ministério da Saúde para assinatura do termo que disponibilizará as 37 milhões de doses ao plano nacional de imunização. Ou seja, sua distribuição para população brasileira pelo PNI de forma proporcional e igualitária.

O primeiro diálogo se iniciou em agosto do ano passado. No primeiro diálogo havia uma expectativa de R$ 50 milhões de doses, mas na assinatura do contrato ela foi finalizada em 37 milhões de doses. Cada Estado assinou porque na questão jurídica de contrato não é permitido em termos de consórcio e teria que ser feito por cada Estado. Então foi feito por cada estado do Nordeste e juntos totalizaram esses 37 milhões.

LEIA MAIS

Pernambuco ultrapassa 11.500 mortes pela Covid-19 a 1 dia do fechamento das atividades não essenciais

(Foto: Michael Dantas / AFP)

Com o registro de mais 39 óbitos nas últimas 24 horas, Pernambuco chegou, nesta quarta-feira (17), a 11.510 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Os dados são do boletim divulgado nesta quarta pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que registrou também, nessas últimas 24 horas, 2.245 casos da Covid-19.  O número de casos é o segundo maior deste ano em Pernambuco. O maior havia sido registrado nessa terça-feira (16) – nesse dia, o boletim trouxe 2.482.

LEIA MAIS

Covid: o trabalho dos profissionais da saúde no interior em mais de um ano de pandemia

Foto: Go Nakamura/Getty Images/AFP

No dia 26 de fevereiro de 2020 o Brasil registrava o primeiro caso de covid-19. Um ano depois, o cenário se agravou e hoje, diversos estados veem a saúde pública e particular entrando em colapso. São mais de 365 dias de uma guerra contra o inimigo, que é invisível. Na linha de frente estão eles, os profissionais da saúde.

O cansaço é inevitável, afinal, completa-se um ano da guerra sem uma perspectiva positiva no horizonte. A vacina, que trouxe um alento, está longe de alcançar a grande massa. Em meio ao cansaço por conta das medidas restritivas está também a exaustão de quem luta diariamente contra a doença.

Agora, imagine travar essa luta em uma cidade pequena. Essa é a rotina de Mateus Pontes, fisioterapeuta de Bodocó, no Sertão de Pernambuco. Atualmente ele está na coordenação de Vigilância em Saúde do município. “Todo plano de contingenciamento e ações de enfrentamento e controle da pandemia passa por nossa equipe e também atuou na rede particular como fisioterapeuta. Tenho pacientes que sofrearam muito nesse período“, conta ao Blog.

LEIA MAIS

Vacina de Oxford é eficaz contra variante brasileira da covid, aponta estudo

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A vacina de Oxford/Astrazeneca é eficaz contra a P1, variante da covid-19 identificada no Brasil. O resultado foi divulgado nessa semana, após um estudo divulgado no BioRxiv. Deve-se ressaltar que o imunizante é um dos que está sendo utilizado na Campanha Nacional de Imunização.

Os cientistas analisaram amostras de soro de 25 pessoas que receberam a vacina de Oxford e de 25 imunizados com a da Pfizer. Foram observados três cenários: anticorpos induzidos pela vacina, anticorpos produzidos por quem já teve a doença e os chamados anticorpos monoclonais.

O resultado do trabalho – executado por pesquisadores de Oxford e da Fiocruz Amazônia – apontou uma perda de neutralização na comparação com as cepas mais comuns. Por outro lado, o efeito das vacinas não foi comprometido pela nova cepa.

Petrolina registra mais 4 óbitos por covid e volta a ter ocupação dos leitos acima de 90%

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Petrolina voltou a subir. Segundo o boletim de terça-feira (16), divulgado há pouco, o novo índice é de 91,5%. Também foram confirmados mais 120 casos positivos da doença e quatro novos óbitos.

Novos casos

Dos 120 casos confirmados ontem, 54 são do sexo masculino e 66 do feminino. Os novos pacientes têm entre um e 98 anos de idade. Em números totais já são 18.057 infectados, 15.971 recuperados e 236 mortes.

Os óbitos são de três mulheres com 50, 55 e 93 anos; e um homem de 70 anos. Todos estavam internados na rede pública de saúde. O idoso tinha histórico de comorbidades, assim como as mulheres de 50 e 55 anos. A única sem outras doenças era a mulher de 93 anos. As mortes aconteceram nos dias 14 (pacientes com 50 e 55 anos), 15 (idosa de 93 anos) e 16 (idoso de 70 anos).

Ocupação dos leitos

Petrolina segue com alto índice de ocupação dos leitos de UTI. Mesmo com 72 vagas, o município tem ocupação de 91,5%. Em outras palavras, dos leitos totais, 65 estão ocupados: 46 pacientes são de Petrolina e 19 da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.659 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 11 são pretos, 80 pardos, um amarelo, 26 brancos e dois não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 74.039 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.850 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco recebe mais 198.600 doses da vacina CoronaVac

Pernambuco recebeu, às 20h30 desta terça-feira (16.03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Com esse lote, para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Em relação aos profissionais de saúde, que também seguirão sendo imunizados, o Estado chegará à marca de 86% do quadro com essa nova remessa.

“Temos nos empenhado ao máximo em cumprir as metas que estabelecemos, de imunizar com agilidade e segurança os grupos prioritários no Estado. Nosso esquema de logística tem funcionado com muita eficiência na distribuição de todos os lotes recebidos por Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, reiterando que todas as doses recebidas esta noite já serão entregues nesta quarta-feira às gerências regionais de saúde, ficando à disposição dos 184 municípios.

LEIA MAIS

Governador se reúne com prefeitos e pede apoio para o cumprimento da quarentena rígida

O governador Paulo Câmara comandou, ao longo desta terça-feira (16.03), reuniões por videoconferência com prefeitos das quatro macrorregiões de Pernambuco para discutir as principais preocupações e demandas de cada cidade em relação ao enfrentamento da Covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar aos gestores municipais a importância da colaboração de todos no cumprimento das medidas restritivas que começam a vigorar na próxima quinta-feira (18.03), em razão da quarentena mais rígida decretada pelo Governo do Estado para conter o avanço do novo coronavírus.

“Essas reuniões com os prefeitos são fundamentais para que a quarentena tenha sucesso. Durante todo o dia de hoje conversamos e apresentamos um quadro atual e real do sistema de Saúde do Estado. Também ouvimos as demandas e sugestões e definimos estratégias conjuntas para colocar as medidas do decreto em execução. Nossa ideia é voltar o mais rapidamente possível à normalidade e, para isso, dependemos da adesão dos municípios e das pessoas”, disse Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Com 2.841 mortes registradas nas últimas 24h, Brasil supera 280 mil óbitos pela Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde registrou um novo recorde no número de mortos pelo coronavírus. 2.841 pessoas perderam suas vidas para a Covid-19. Os números foram divulgados nesta terça-feira (16), no boletim diário da pasta.

Além disso, o número de mortes superou a casa dos 280 mil e chegou a 282.127 óbitos desde o início da pandemia.

O boletim também confirmou 83.926 novas infecções pelo vírus. O Brasil já registra 11.603.535 de casos confirmados da Covid-19 em todo o território.

O número de recuperados é de 10.204.541

Já é o quarto dia que o Brasil notifica mais de 2 mil mortes em um único dia.