Vice-prefeito de Casa Nova acompanha vacinação de idosos contra a Covid-19

(Foto: Ascom/PMC)

O vice-prefeito Benedito de Santana (PP) esteve presente, nesta semana, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Santana do Sobrado, a maior do município, para acompanhar a vacinação em idosos com idade a partir de 70 anos.

“Sabemos que a ansiedade era muito grande para se vacinar. Graças a condução do prefeito Wilker Torres, estamos cada vez mais ampliando nossos postos e, por conta de um esforço do governador, estamos recebendo mais doses”, pontuou.

LEIA MAIS

Doentes renais em tratamento de hemodiálise serão os próximos a serem vacinados em Juazeiro contra a Covid-19

Dr. Pedro Alcântara, gestor do NRS, entregando nova remessa de vacina em Juazeiro.

O município de Juazeiro recebeu neste sábado (20), mais 4.770 doses de vacina contra a Covid-19. Com essa nova remessa, será possível aplicar a primeira dose em pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunização.

A vacinação também continua em idosos que moram na zona rural e tem mais que 70 anos de idade, e em idosos que moram na sede com idade acima de 72 anos, todos em primeira dose. Para esse público, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que recebeu 3.860 doses. Nessa 1ª Fase, também está sendo aplicada a segunda dose em trabalhadores da saúde e idosos. São 910 doses.

LEIA MAIS

Leitos de UTI para tratamento da Covid-19 continuam com 100% de ocupação em Juazeiro

Todos os leitos de UTI dos hospitais de Juazeiro, para tratamento da Covid-19, continuam ocupados e nos hospitais da rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) existem apenas 6 leitos disponíveis para pacientes de Juazeiro, ou seja, 96% de ocupação.

As informações estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado neste sábado (20), que informa ainda que foram registrados 35 novos casos e mais um óbito nas últimas 24 horas. Agora, o município já soma 10.748 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 9.532 já estão recuperados. 1.031 casos do novo coronavírus continuam ativos.

LEIA MAIS

Araripina registra 45 novos casos e a 75ª morte por Covid-19 no último boletim

(Foto: Ascom/PMA)

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Araripina, informa que o município do Sertão do Araripe pernambucano, registrou 45 novos casos de Covid-19 e 1 óbito em decorrência da doença. Agora são 75 vidas perdidas desde o início da pandemia em março de 2020. Não foram divulgadas informações detalhadas sobre a pessoa que faleceu.

Os relatórios apontam que até o momento 4.493 pessoas foram contaminadas pelo novo coronanavírus em Araripina. 4.235 tiveram curas clínicas e outras 200 continuam em investigação.

Segundo o blog do Roberto Araripina, no Sertão do Araripe já foram registradas 248 mortes decorrentes do novo coronavírus. Sendo 75 em Araripina, 49 em Ouricuri, 33 em Ipubi, 31 em Trindade, 28 em Exu, 20 em Bodocó, 07 em Santa Filomena, 04 em Santa Cruz e 02 em Moreilândia.

Pernambuco inicia vacinação de quilombolas e idosos acima de 70 anos

(Foto: Heudes Regis/SEI)

Depois de receber na manhã deste sábado (20), um novo lote com 172 mil doses da vacina Sinovac/Butantan que, por orientação do Ministério da Saúde, devem ser utilizadas apenas como primeira dose, o governo de Pernambuco resolveu utilizá-las para imunizar os idosos com idade entre 70 e 74 anos e garantir o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde.

O Estado também recebeu 36 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que serão utilizadas como primeira dose na imunização de povos e comunidades quilombolas tradicionais.

LEIA MAIS

Bahia recebeu neste sábado a maior carga de vacinas contra a Covid-19 já recebidas pelo estado

(Foto: SESAB)

A nova remessa chegou ao aeroporto de Salvador por volta das 9 horas da manhã deste sábado (20), em um vôo comercial. São ao todo 441.200 doses, sendo 263.200 fabricadas pelo Butantan e 178.000 pela Fiocruz. Este é o nono envio que chega ao estado.

Com esta carga, a Bahia totaliza 2.039.600 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

LEIA MAIS

Preocupação: Dos 72 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Petrolina, 70 estão ocupados

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, em Petrolina, voltou a aumentar nesta sexta-feira (19) e chegou a 97,2%. Dos 72 leitos, 70 estão ocupados. 50 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região.

A informação está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município, que informa também que foram registrados 194 novos casos da Covid-19. Agora, 18.492 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados atinge 16.488, isso representa 89,2% do total.

LEIA MAIS

Covid-19: Idosos com idade acima de 72 anos serão vacinados neste fim de semana em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Quinze postos de vacinação irão funcionar neste final de semana, em Petrolina, para atender idosos com idade a partir de 72 anos. Apenas uma pessoa deve acompanhar o paciente ao ponto de vacinação contra a Covid-19 para evitar aglomeração.

O plano de aceleração da vacinação, que iniciou na última quarta-feira (17), deve beneficiar mais de 4 mil idosos na faixa dos 72 a 76 anos.

LEIA MAIS

Vacinação de idosos com mais de 75 anos acontece em seis polos, em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A vacinação de idosos em Petrolina continua nesta sexta-feira (19). As equipes da Secretaria de Saúde estão nos seis polos previamente definidos desde 8h, aguardando quem tem mais de 75 anos. Mas atenção, os contemplados hoje devem apresentar um documento com foto, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Os pontos de vacinação são:

  • Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz – bairro Alto do Cocar;
  • Igeprev – Centro;
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) –  bairro José e Maria;
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – bairro João de Deus;
  • Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – bairro Cohab Massangano (CAIC);
  • Serviço Social da Indústria (SESI).

Petrolina possibilita o agendamento através de uma plataforma eletrônica: vacinacaopetrolina.tisaude.com. Ao realizar o cadastro, que dura menos de cinco minutos, o cidadão poderá escolher o local e o horário em que receberá a primeira dose do imunizante.

Petrolina confirma mais 109 casos de covid; ocupação dos leitos segue em 95,8%

Petrolina segue com taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 95%. O boletim de quinta-feira (18) também registrou mais 109 casos positivos de covid-19. Agora o município soma 18.298 pacientes infectados, 16.279 recuperados e 237 mortes.

Novos casos

Dos 109 casos confirmados ontem, 47 são do sexo masculino e 62 do feminino. Os pacientes têm entre dois e 82 anos. As informações complementares acerca dos infectados estão ao final do texto.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação continua em 95,8%. Isso significa que, dos 72 leitos, 69 estão ocupados: 48 pacientes são de Petrolina e 21 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 2.046 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados oito são pretos, um indígena, 70 pardos, um amarelo, 27 brancos e dois não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 75.126 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.782 casos ativos do novo coronavírus.

Resultado do 2ª LIRAa aponta baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Petrolina

O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, aponta um índice de infestação de 0,8%. De acordo com o Ministério da Saúde o dado é satisfatório e classifica o município em baixo risco para o surto.

Os bairros que registraram os maiores índices de infestação foram Terras do Sul e José e Maria com 4,1%. Com 3,7%, aparecem os bairros Novo Tempo; Cond. Mais Viver São Francisco; Cond. Mais Viver Grande Rio; Cond. Mais Viver; Cond. Vinhedos; Cond. Vila Real; Cond. Vila Verde; Lot. Vale Dourado; Vila Esperança; Pedra Linda; Morada Nova e Antônio Cassimiro.

LEIA MAIS

Petrolina já aplicou mais de 20 mil doses da vacina contra o novo coronavírus

A Prefeitura de Petrolina já aplicou mais de 20 mil doses da vacina contra a Covid-19. Desse total, cerca de 14 mil foram de primeira dose e mais de 6.500 pessoas, que compõem os grupos prioritários da primeira fase, já estão com ciclo vacinal completo, após a aplicação da segunda dose. Neste momento, estão sendo imunizados os trabalhadores de saúde e idosos acima de 72 anos.

Para os trabalhadores de saúde, o município classificou por grupos, de acordo com o risco de exposição ao vírus, alto, médio e baixo. A Secretaria de Saúde está com uma equipe volante, vacinando seguindo as listas enviadas pelas instituições com a identificação de cada trabalhador.

LEIA MAIS

Pernambuco supera a marca de 2.400 leitos para atender à população

Coletiva com o secretário André Longo – Foto: Heudes Regis/SEI 

Ontem (18.03), primeiro dia de quarentena rígida em todo o Estado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço dos mais recentes esforços do Governo de Pernambuco no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em coletiva de imprensa online, ele destacou como uma das principais estratégias a ampliação recorde de leitos dedicados exclusivamente aos pacientes suspeitos ou confirmados com a doença. Hoje, Pernambuco superou a marca de 2,4 mil leitos, sendo 1.324 de UTI, efetivamente abertos para atender à população.
 
“A velocidade de abertura de novas vagas de terapia intensiva em Pernambuco é recorde. Desde a última segunda-feira, foram mais de 73 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. Para se ter uma ideia, desde o início do mês de março, abrimos 303 novas vagas. Esse número representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração. E é 15 vezes maior que o número de leitos de UTI que tínhamos em todos os hospitais de campanha estaduais desativados no ano passado”, pontuou André Longo.

LEIA MAIS

Bahia bate mais um triste recorde e registra 153 mortes por Covid-19 em 24h; número é o dobro do pico da 1ª onda

A Bahia registrou 153 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme o boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). É o maior número de óbitos notificados pelo estado no período de um dia, superando o recorde anterior, de 137, registrado no último dia 26 de fevereiro.

A quantidade de mortes notificadas nesta quinta também é mais que o dobro do recorde alcançado durante a primeira onda de contaminação, no ano passado. No dia 24 de agosto de 2020, a Sesab registrou 76 mortes em 24 horas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro oferece serviços gratuitos para pacientes com infecções sexualmente transmissíveis

O programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) de Juazeiro funciona no Centro de Saúde III, no bairro do Angary, para atender a população com suspeita de doenças sexualmente transmissíveis e acompanhamento dos casos positivos.

“Aqui a demanda é espontânea. Ou seja, qualquer pessoa que necessite pode procurar atendimento. O paciente é testado, e se o resultado for positivo, nossa equipe fará todo o acompanhamento, passando pelo aconselhamento sobre prevenção com o uso de preservativo e não compartilhamento de objeto perfuro-cortante, a exemplo do alicate de unha. Ele é encaminhado para a triagem, com enfermeiros e médicos especialistas do serviço”, explica a gerente do programa IST/AIDS e hepatites virais, Laís Ferrari dos Santos.

LEIA MAIS