Juazeiro registra um óbito e 124 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 124 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (16).

O levantamento mostra que 10.432 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 8.740  já estão recuperados. Os casos descartados somam 20.594. São 1.390 casos ativos do novo coronavírus.

A morte que foi registrada no boletim desta terça-feira é de um homem, de 31 anos, com comorbidades, e ocorreu num hospital da rede privada de Juazeiro. Com isso, o município contabiliza o total de 179 mortes pela Covid-19.

Foram realizados desde o início da pandemia 27.820 testes rápidos pela prefeitura e 1.387 pelo Lacen, em Salvador.

LEIA MAIS

Pernambuco registra maior número de óbitos por Covid-19 desde agosto de 2020

Um dia após o governo do estado decretar nova quaretena, Pernambuco registrou em 24 horas o maior número de óbitos provocados pela Covid-19 desde agosto do ano passado e o segundo maior número de pessoas confirmadas com o vírus desde o início da pandemia no estado.

Ao todo, nesta terça-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 2.482 novos casos da doença e mais 60 mortes causadas pelo vírus.

LEIA MAIS

Novo ministro da Saúde descarta lockdown como política contra Covid-19; e agora Pernambuco?

Novo Ministro da Saúde. (Foto: Reprodução)

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à CNN Brasil que lockdowns são utilizados em situações extremas, mas que não podem ser “política de governo”. Quarto ministro da pasta no governo Bolsonaro, o cardiologista afirmou ainda que, embora não haja um tratamento contra a Covid-19, os “médicos têm autonomia para prescrever”.

Queiroga foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda-feira (15), para ocupar o lugar de Eduardo Pazuello, que sai da pasta em meio a inquérito para apurar se houve omissão do ministro quanto à crise sanitária de Manaus.

LEIA MAIS

Covid: Salgueiro confirma mais um óbito e alcança a marca de 80 vítimas fatais

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, atingiu a triste marca de 80 mortes por covid-19. O óbito mais recente foi registrado no boletim de segunda-feira (15). Trata-se de um idoso, de idade não informada. Ele tinha histórico de comorbidades.

A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o óbito. Ainda ontem Salgueiro confirmou mais 41 casos positivos da doença e 29 curas clínicas. Em números totais, já são 4.164 infectados, 3.870 recuperados e 80 mortes.

Covid-19: Petrolina registra mais um óbito, taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 80%

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI desta segunda-feira (15), reduziu. Após a abertura dos 18 novos leitos, a ocupação está em 87,5%. Dos 72 leitos, 63 estão ocupados. 42 pacientes são de Petrolina e 21 de outras cidades da região.

O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados 111 novos casos da Covid-19. Agora, 17.937 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados continua 15.830, isso representa 88,2% do total.

LEIA MAIS

Brasil pode ter 600 mil mortes por Covid-19, diz médica Ludhmila Hajjar

Em entrevista à Globo News, a cardiologista Ludhmila Hajjar afirmou que, caso o Brasil não mude seus protocolos de atendimentos à Covid-19, o país pode ter até 600 mil mortes.

“O Brasil vai chegar a 500 mil, 600 mil mortes. E ainda teremos sequelas e consequências que não estão sendo pensadas”, disse a médica, que foi sondada para assumir o Ministério da Saúde. Hajjar declinou do convite por “divergências técnicas” com o presidente Jair Bolsonaro. “Os números atuais não refletem ainda no número real de mortes”, alertou a médica

Para ela, o país precisa urgentemente mudar sua política de combate ao coronavírus. “O Brasil precisa de protocolo médico integrado, isso é para ontem”, defendeu.

Primeiras vacinas da Fiocruz serão entregues a partir desta quarta-feira

Previsão é de disponibilizar mais de 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde até sexta-feira, diz instituição

Os primeiros lotes davacina contra covid-19 Oxford/AstraZeneca envasados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) começam a ser entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) a partir de quarta-feira (17).

Segundo comunicado da própria Fiocruz, serão 1,08 milhão de doses — 500 mil na quarta-feira e outras 580 mil na sexta-feira.

LEIA MAIS

Governo da Bahia e Fundo Soberano Russo fecham contrato para compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V

O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril.

Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho, com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”, disse Rui.

LEIA MAIS

Juazeiro já aplicou quase 11 mil doses da vacina contra a Covid-19

O município já aplicou todas as 10.910 doses de vacina contra o coronavírus recebidas pela Secretaria de Saúde.

A vacinação  esta semana, até a chegada de novas doses, está acontecendo apenas para a segunda dose. São postos estratégicos as unidades de saúde do Quidé, Alto da Aliança,  João Paulo II  e Alto da Maravilha. Também estão  com vacinação de idosos contra a Covid-19, as unidades do Dom José Rodrigues, São Geraldo, Vila Jacaré, Jardim Flórida e  CSU.

LEIA MAIS

Após recusa de Ludhmila Hajjar para assumir o Ministério da Saúde, Bolsonaro conversa com o cardiologista Marcelo Queiroga

(Foto: Reprodução)

Depois da recusa da médica Ludhmila Hajjar para assumir o Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conversa, na tarde desta segunda-feira (15) no Palácio do Planalto, com Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e outro cotado para o cargo.

Além de Queiroga, hoje considerado favorito para o posto, o outro nome levado ao presidente para substituir o general Eduardo Pazuello é o do deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), o “Doutor Luizinho”.

LEIA TAMBÉM

Médica diz que sofreu ameaças de morte após ser convidada para assumir Ministério da Saúde

LEIA MAIS

Juazeiro continua com 100% dos leitos para pacientes com Covid-19 ocupados

(Foto: Ascom/PMJ)

Hospitais de Juazeiro estão sem leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, em estado grave. 100% dos leitos para esses pacientes estão ocupados. E o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 96%, com 6 leitos disponíveis.

Os dados foram divulgado no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (15), que informa também que Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 112 novos casos da doença nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Médica diz que sofreu ameaças de morte após ser convidada para assumir Ministério da Saúde

(Foto: Reprodução)

Após ser convidada para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Eduardo Pazuello, a médica Ludhmila Hajjar passou a ser alvo de ataques das redes bolsonaristas. Em entrevista a jornalista Andréia Sadi, das Organizações Globo, ela disse que recebeu ameaças e que tentaram entrar no hotel onde se hospedou em Brasília.

“Nestas 24 horas houve uma série de ataques a mim. (…) Estou num hotel em Brasília, e houve três tentativas de entrar no hotel. Pessoas que diziam que estavam com o número do quarto e que eu estava esperando-os. Diziam que eram pessoas que faziam parte da minha equipe médica. Se não fossem os seguranças do hotel, não sei o que seria…”

LEIA MAIS

Em quatro dias de vacinação Petrolina aplica 100% das doses recebidas para idosos de 75 a 79 anos

(Foto: Ascom/PMP)

Em quatro dias de vacinação a prefeitura de Petrolina vacinou mais de mil idosos com idade entre 75 e 79 anos de idade. A remessa recebida na última quarta-feira (10) corresponde a 12% desta faixa etária, visando garantir a primeira e segunda dose, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde. Todas as doses foram aplicadas, atingindo até a faixa de 78 anos.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o município já vacinou 100% dos idosos acima de 80 anos e de acordo com a chegada do imunizante, essa vacinação será ampliada. A prefeitura de Petrolina também já vacinou todos os trabalhadores de saúde da faixa vermelha, continua com a vacinação dos integrantes da faixa amarela, com médio risco de exposição ao vírus e já está no processo de organização da faixa verde.

LEIA MAIS

Hospital de Campanha de Juazeiro é ampliado para 42 leitos 

(Foto: Ascom)

A área de suporte ventilatório do Hospital de Campanha de Juazeiro foi readequada e o local que era chamado de Sala Vermelha está com 13 pacientes de Covid-19 internados nesta segunda-feira (15). Com isso, após o pedido feito ao Governo do Estado, o número de leitos passou de 30 para 42 no hospital.

A área de suporte ventilatório tem 12 leitos equipados com aparelhos mais importantes para o atendimento a pacientes graves. A Secretaria de Saúde da Bahia cedeu 6 ventiladores mecânicos, remanejados dos municípios de Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes, e o Hospital SOTE de Juazeiro cedeu dois equipamentos.

LEIA MAIS

Cotada para assumir Saúde, Ludhmila Hajjar teria recusado convite

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Favorita a assumir o Ministério da Saúde, a médica cardiologista Ludhmilla Hajjar não aceitará o convite. A informação já circula nos bastidores do Palácio do Planalto. Segundo a imprensa da capital brasileira, a reunião de Hajjar com Jair Bolsonaro (sem partido) no domingo (14) não terminou da forma desejada.

O ponto de divergência são as crenças de Hajjar em certas diretrizes para combater a pandemia, enquanto Bolsonaro tem outras ideologias. Segundo o Poder 360, o presidente falou do uso de cloroquina e dos exageros que vê em medidas restritivas à circulação de pessoas em locais mais afetados pela doença.

Hoje a dupla volta a se reunir e Hajjar deve oficializar a recusa ao convite, pois acredita que tais medidas não são eficazes contra a covid. Enquanto isso, o atual ministro, Eduardo Pazuello negou estar doente e disse aguardar uma decisão de Bolsonaro sobre seu cargo.