Covid: Petrolina segue com 100% de ocupação e registra mais duas mortes no domingo

Petrolina segue com 100% de ocupação nos leitos de UTI. O boletim de domingo (14) também confirmou mais quatro casos da doença e dois novos óbitos. Agora a cidade soma 17.826 infectados, 15.671 recuperados e 231 mortes.

Novos casos

Dos quatros casos confirmados ontem, todos são do sexo feminino. As pacientes têm entre um mês e 41 anos de idade. Já as mortes listadas no boletim são de um homem com 72 anos, sem histórico de outras doenças. A segunda vítima fatal é uma mulher de 59 anos, também sem comorbidades. Ambos estavam internados na rede pública e morreram no sábado (13).

Ocupação dos leitos

Petrolina segue com 100% dos leitos ocupados. Ou seja, dos 54 disponíveis não há nenhum vago.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.332 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados, três são pardos e um branco;
  • Casos descartados: Até agora, 73.241 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.924 casos ativos do novo coronavírus.

Semana começa com expectativa se governo de Pernambuco adotará medidas restritivas mais duras por causa da covid-19

A semana começa, em Pernambuco, com expectativa se o governador Paulo Câmara vai anunciar medidas mais restritivas em relação à circulação de pessoas, uma das preocupações para conter o avanço da covid-19 no Estado, que já contabiliza 317.528 casos confirmados da doença e 11.383 mortes. No último sábado (13), em pronunciamento divulgado em suas redes sociais, ele destacou que se o cenário seguir piorando poderá, sim, anunciar regras mais rígidas.

“Nosso comitê de enfrentamento à pandemia analisa de forma permanente os números da doença no Estado. Se a situação continuar se agravando, teremos medidas restritivas mais duras nos próximos dias. O momento exige toda cautela e um descuido pode representar uma perda irreparável. E nós queremos vencer essa batalha”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Paulo Câmara prorroga vencimento de ICMS para microempresas e cria programa de recuperação de crédito

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado neste sábado (13.03), novas medidas econômicas com foco nesta fase difícil imposta pela Covid-19. Para ele, o momento atual da pandemia é o pior já experimentado em todo o País. “Temos um quadro que pressiona o sistema de saúde e que causa também impactos severos na economia. Diante disso, anunciamos agora algumas ações para ajudar os setores produtivos – que geram emprego e renda à população – a atravessarem mais esta fase de intensas dificuldades”, afirmou.

A primeira das ações é a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional. A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. Estão enquadrados na medida de benefício fiscal, e terão esse pagamento postergado por quatro meses, microempresas e o microempreendedores.

LEIA MAIS

“Não Pise na Bola”: Diocese de Salgueiro promove campanha de conscientização aos jovens durante a pandemia

“Não pise na bola! Você pode cair em um leito de UTI.” Essa é a mensagem utilizada pela Diocese de Salgueiro (PE) para tentar conscientizar os jovens a não promover aglomerações durante a pandemia. Na ação, o bispo Dom Magnus Henrique Lopes ressalta que o momento é de “curtir em casa”.

A campanha foi lançada na última sexta-feira (12) e reforça a necessidade de respeitar o decreto estadual sobre as medidas mais restritivas, impostas até 17 de março. A própria Diocese lembra que por conta da determinação, as celebrações estão restritas, mas isso não impede os fiéis de acompanharem as missas.

Ontem Salgueiro confirmou mais dois óbitos por covid-19, elevando para 79 o número de vítimas fatais. Desde o início da pandemia já são 4.119 infectados, 3841 recuperados e 23 pacientes em investigação.

Juazeiro registra mais 12 casos por covid; município também tem 100% de leitos ocupados

Assim como Petrolina, Juazeiro (BA) também está com 100% dos leitos de UTI destinados a covid ocupados. No boletim deste domingo (14) a cidade também confirmou mais 12 casos da doença. Juazeiro soma 10.196 pacientes infectados, dos quais 8.130 já estão recuperados. As mortes permanecem em 177. Há ainda 1.889 casos ativos.

Ocupação de leitos

De ontem para hoje a ocupação na rede municipal subiu de 87% para 100%. Já na rede PEBA o percentual é de 98%, com 3 leitos disponíveis.

Vacinação

10.418 doses de vacinas já foram aplicadas, o que representa 95,14% do total de doses. A imunização continua para idosos acima de 72 anos no posto especial do Juá Garden Shopping, das 10h às 16h30, e nas unidades do Quidé, Alto da Aliança, João Paulo II e Alto da Maravilha.

Também estão com vacinação de idosos contra a Covid-19, as unidades do Dom José Rodrigues, São Geraldo, Vila Jacaré, Jardim Flórida e CSU. As UBS’s do Tabuleiro e Itaberaba estarão vacinando todos os dias. Todas as unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Pazuello deve deixar Saúde e governo já tem favorita ao cargo

Pazuello assumiu Saúde de forma interina e foi efetivado no cargo (Foto: José Dias/PR)

Eduardo Pazuello pediu para sair. Segundo O Globo noticiou neste domingo (14), o ministro da Saúde não ficará na pasta e o Governo Federal já tem uma substituta. Nos bastidores o nome da cardiologista Ludhmila Hajar, que foi do Sírio-Libanês e agora está na rede Star, hospitais de elite da Rede D’Or é o mais forte para assumir a Saúde.

Fontes ligadas ao Palácio do Planalto relataram ao jornal que Pazuello teria comunicado a Bolsonaro estar com problemas de saúde e por isso precisará de tempo para se reabilitar. Ainda de acordo com O Globo, a provável saída coincide com o auge da pressão de deputados do Centrão, também pleiteiam mudança no comando da pasta.

Coincidentemente, Ludhmila tinha encontro pessoal marcado com Bolsonaro para a tarde de hoje. Especializada no tratamento de Covid-19, a médica chegou a ser cotada para assumir o ministério quando Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT) deixou o comando da pasta.

Alerta: Petrolina tem 100% dos leitos de covid ocupados e volta a registrar óbitos pela doença

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina neste domingo (14) apresenta números preocupantes. No sábado (13) a cidade voltou a atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI. E também foram registrados mais dois óbitos por covid-19.

Atualização dos números

Ontem não foi registrado nenhum novo caso da doença. Portanto, Petrolina permanece com 17.822 infectados, dos quais 15.671 já estão recuperados. Com mais dois óbitos o município soma 229 mortes desde o início da pandemia.

As vítimas fatais são um homem de 81 anos, com histórico de comorbidades. Ele estava internado na rede pública e morreu na sexta-feira (12). A outra paciente era uma mulher, de 92 anos, também com histórico de outras doenças. Assim como o homem, ela estava na rede pública e morreu na sexta.

Ocupação dos leitos

Todos os 54 leitos disponíveis estão ocupados e Petrolina volta a ligar o sinal vermelho.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.366 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos descartados: Até agora, 73.241 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.922 casos ativos do novo coronavírus.

Drive thru da vacinação acontece neste domingo, em Juazeiro

Idosos com 72 anos ou mais poderão tomar a vacina contra covid-19 em esquema drive thru, neste domingo (14), em Juazeiro (BA). O serviço estará disponível das 8h às 13h, na Rua Barão do Rio Branco, Centro (em frente à Caixa Econômica Federal).

Apenas idosos que ainda não receberam a primeira dose e estejam inseridos no grupo da vez poderão ser vacinados. “Compareçam para esse drive thru porque essas doses vieram para atender esse público de idosos de 72 anos ou mais, que moram em Juazeiro”, convida a coordenadora da Rede Frio, Renata Moreira.

Para receber a primeira dose da vacina o idoso precisa levar comprovante de residência, cartão SUS ou CPF, cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Juazeiro registra mais 25 casos de covid; ocupação dos leitos é de 87%

Mais 25 casos de covid-19 foram registrados em Juazeiro. De acordo com o boletim deste sábado (13), a cidade soma 10.184 pacientes infectados, dos quais 8.130 já estão recuperados.

A Prefeitura não forneceu mais detalhes dos novos positivados. Juazeiro permanece com 177 mortes desde o início da pandemia. Atualmente são 1.877 casos ativos da doença na cidade baiana.

Ocupação de leitos

A ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA chegou a 95% neste sábado e há apenas oito vagas disponíveis. Já na rede municipal são apenas quatro leitos vagos. A ocupação é de 87%.

Imunização

Segundo a Secretaria de Saúde, de 10.910 doses recebidas pela Prefeitura de Juazeiro, 9.910 já foram aplicadas. Isso representa 91,43% do total de doses.

 

Pesquisadores identificam segunda variante da covid no Brasil

Uma nova variante da covid-19 está circulando no Brasil. Ela foi encontrada por pesquisadores do país e o problema já foi comunicado a Rede Corona-ômica, responsável pelo sequenciamento genético do vírus. A informação é da CNN Brasil.

A linhagem encontrada preocupa os cientistas porque ela contém a mutação E484K, na proteína S, a mesma presente nas variantes de preocupação amazônica, britânica e sul-africana. E essas três estão ligadas ao índice maior de transmissibilidade da doença.

Coordenador da Rede Corona-ômica, o virologista Fernando Spilki demonstra preocupação com a possibilidade de a variante ter maior transmissibilidade, mesmo que a incidência da mesma ainda seja pequena. Para ele, o problema é resultado da falta de medidas de controle ao vírus no país.

“O excesso de pessoas nas ruas, as aglomerações, a falta de uso de máscaras provoca esse tipo de reação, o vírus encontra mais hospedeiros. É claro que a vacinação também vai ajudar a evitar que processos como esses ocorram, mas as projeções mostram que os primeiros casos ocorreram entre junho e setembro, um período no qual ainda não havia vacinação disponível”, disse.

Petrolina tem mais dois óbitos por covid; ocupação dos leitos volta a superar 96%

Petrolina encerrou a sexta-feira (12) com mais 163 novos casos de covid-19 e dois novos óbitos. Outro dado preocupante é que a ocupação dos leitos atingiu a marca de 96,3%. Com a atualização de ontem a cidade soma 17.822 infectados, 15.671 recuperados e 227 mortes.

Novos casos

81 dos novos pacientes são do sexo masculino e 82 do feminino. Eles têm entre um e 82 anos. Já os óbitos são de uma mulher e um homem. Ela tinha 71 anos, histórico de comorbidades e estava internada na rede pública. A morte aconteceu ontem.

Já o homem tinha 32 anos, sem outras doenças. O paciente estava internado na rede pública e o óbito aconteceu no último dia 10.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação voltou a subir e chegou a 96,3%. Dos 54 leitos disponíveis, 52 estão com pacientes.29 são de Petrolina e 23 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.412 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 19 são pretos, dois indígenas, 110 pardos, um amarelo, 29 brancos e dois não declararam raça.
  • Casos descartados: Até agora, 73.195 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 1.924 casos ativos do novo coronavírus.

Consórcio Nordeste fecha compra de 37 milhões de doses da Sputnik V e pagará mais barato que Governo Federal

(Foto: AFP)

Os nove estados integrantes do Consórcio Nordeste fecharam a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia pelo Instituto Gamaleya. O anúncio foi feito na sexta-feira (12), pelo governador Rui Costa (PT), em um vídeo postados nas suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

Bahia bate o martelo e compra 9,7 milhões de doses da vacina Russa Sputnik V

Conforme o Blog noticiou ontem, a Bahia deve receber aproximadamente 10 milhões do imunizante. O Governo Pernambuco, que integra o consórcio, apenas se pronunciará sobre a compra neste sábado. “Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas”, disse Costa.

LEIA MAIS

Bahia registra mais de 5 mil novos casos de Covid-19 pela primeira vez em 24 horas

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) notificou, nesta sexta-feira (12), 5.124 novas contaminações pelo novo coronavírus e 101 novos óbitos em decorrência da Covid-19 no estado. Com os elevados índices diários, a Bahia alcança agora a marca de 735.666 casos confirmados e 13.062 mortes pela doença desde o início da pandemia.

O número de novas contaminações puxou para cima a quantidade de casos ativos, que saiu de 20.391 na quinta-feira para 21.051 nesta sexta, conforme o boletim epidemiológico publicado pela Sesab.

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva para adultos na Bahia baixou de 88% para 87% nas últimas 24 horas. Nas UTIs pediátricas, o percentual de vagas ocupadas está em 75%. No total, 1.102 pacientes estão internados com casos graves da Covid-19 no estado, um pouco abaixo do recorde registrado na quinta-feira, de 1.103.

Bahia bate o martelo e compra 9,7 milhões de doses da vacina Russa Sputnik V

O governador Rui Costa (PT) usou suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (12) para anunciar que a Bahia comprou mais de 9 milhões de doses da vacina Russa Sputnik V. O gestor escreveu:

“A fé e a força do povo baiano sempre foram meus guias. Depois de muita luta, fechamos hoje um contrato histórico com o Fundo Soberano Russo para compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. Vencemos mais uma batalha, mas a guerra contra o coronavírus continua. Venceremos!”

LEIA MAIS

Prefeitura vai intensificar vacinação contra a Covi-19 em Casa Nova no final de semana

A Secretaria de Saúde de Casa Nova, cidade da região norte da Bahia, vai fazer plantão neste final de semana para intensificar a  vacinação contra a Covid-19 no município contra a Covid-19.

Haverá postos de vacinação funcionando das 8h ás 13 horas na sede, na Sala de Vacinação e em Santana do Sobrado, Luiz Viana/Tiririca, Ouricuri, Lagoa dos Negros, São Luiz, Pau a Pique, Bem Bom e Lagoa do Alegre.

LEIA MAIS