Bahia bate novo recorde de internados com casos graves da Covid-19; ocupação de leitos de UTI chega a 88%

A Bahia alcançou, nesta quarta-feira (10), um novo recorde de internados com casos graves da Covid-19. São 1.062 pessoas se tratando em leitos de terapia intensiva, sendo 1.037 adultos e 25 crianças.

Também é inédito o percentual de vagas ocupadas nas UTIs do estado, que chegou a 88%, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

LEIA MAIS

Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro voltam a cobrar reajuste de salário à prefeita Suzana Ramos

(Foto: Ascom/PMJ)

Em fevereiro, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Juazeiro, no norte da Bahia, procuram o Blog Waldiney Passos para informar que estavam insatisfeitos com a gestão da prefeita Suzana Ramos.

Eles reclamavam de falta de informações sobre o recebimento do reajuste salarial ao que teriam direito, pois, segundo os mesmos, já estava constituído.

Segundo os reclamantes, o reajuste fazia parte de um escalonamento de salário iniciado em 2019 e deveria ter sido pago desde o salário de janeiro.

LEIA MAIS

Jaguarari registra mais 12 novos casos de Covid-19 e já soma 1.358 moradores infectados

Jaguarari (BA).

Município com pouco mais de 33 mil habitantes, Jaguarari, situado na região norte da Bahia, a 100 km de Petrolina (PE), também enfrenta aumento no número de contaminações pelo novo coronavírus.

Somente nesta terça-feira (10) foram registrados 12 novos casos de infecção pelo o vírus, chegando a 1.358 moradores que já contraíram a doença. Dez dos novos pacientes são do distrito de Pilar e dois da Sede.

Os casos ativos aumentaram para 37. Setenta e cinco pessoas estão em monitoramento domiciliar e três estão internadas. Vinte e nove pessoas aguardam o resultado dos exames pelo Lacen. Casos curados somam 1.299. O número de óbitos se mantém em 22.

Prefeitura de Petrolina divulga locais de vacinação de idosos com idade entre 78 e 79 anos

(Foto: Ascom/PMP)

Conforme o prefeito Miguel Coelho anunciou na manhã desta quarta-feira (10), em suas redes sociais, Petrolina recebeu mais uma remessa da vacina contra a Covid-19. Com as novas doses, o município vai vacinar, a partir desta quinta-feira (11), idosos com idade acima de 78 anos de idade.

Para evitar aglomeração, o município dividiu a vacinação por faixa etária. Na quinta e sexta-feira serão imunizados os idosos acima de 79 anos, já no sábado e domingo será a vez das pessoas com mais de 78 anos.

LEIA MAIS

Petrolina recebe mais um lote de vacina contra a Covid-19 e amplia vacinação para idosos

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho usou suas redes sociais para informar que nesta quarta-feira (10) Petrolina estará recebendo mais um lote da vacina Coronavac contra a Covid-19 e que por conta disso vai ampliar a faixa etária para o grupo dos idosos.

“Vacinamos 100% dos idosos de 80 anos pra cima, então a partir de amanhã (11), vamos vacinar os idoso com idade a partir de 79 anos pra e na semana que vem vamos começar a vacinar quem tem idade a partir de 78 anos pra cima. Isso está sendo possível porque o Governo do Estado está enviando agora os lotes dessa faixa etária”, informou Miguel.

LEIA MAIS

Prefeitura sanciona lei e Petrolina deve solicitar até 150 mil doses de vacina contra covid

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, na terça-feira (9) o projeto ratificando a presença de Petrolina no Consórcio de Municípios para compra de vacinas contra a covid-19. Após a sanção da lei, a Prefeitura afirma que 150 mil doses devem ser solicitados pela gestão municipal.

LEIA TAMBÉM

Câmara aprova projeto e Prefeitura de Petrolina está autorizada a comprar vacinas contra covid

“A cidade sertaneja deve solicitar até 150 mil doses. As vacinas serão, a princípio, encaminhadas para o Programa Nacional de Imunizações para distribuição equânime entre as cidades brasileiras. Caso o Governo Federal não manifeste interesse, Petrolina poderá comprar diretamente as doses para aplicação entre os moradores do município sertanejo“, diz a assessoria de comunicação do prefeito Miguel Coelho (MDB).

A articulação da Frente Nacional de Municípios é resultado de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que avaliza estados e municípios para compra de imunizantes, caso o Governo Federal não tome frente nas buscas. “Tudo será feito em acordo com o Programa Nacional de Imunizações, portanto, não haverá prejuízo a ninguém. O importante é que todos os municípios estão se unindo para esse esforço coletivo. Quanto mais vacina, mais união e mais agilidade, mais rápido nosso País irá superar a pandemia”, finaliza o prefeito.

Petrolina registra mais dois óbitos por covid; ocupação de leitos segue acima de 90%

Petrolina registrou mais 93 casos de covid-19 na terça-feira (9) e mantém a taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 90%. O boletim divulgado hoje (10) também informa dois novos óbitos, elevando a 218 o número de vítimas fatais.

Novos casos

Dos 93 casos confirmados ontem, 44 são do sexo masculino e 49 do feminina. Os pacientes têm entre três e 88 anos. Em números gerais são 17.358 infectados, 15.049 recuperados (mais 218 curados) e 218 óbitos.

As mortes registradas ontem são de um homem de 82 anos e uma mulher de 81. Ele estava na rede particular e tinha comorbidades; a morte foi registrada no dia 8. Já a mulher estava na rede pública e a morte aconteceu ontem.

LEIA MAIS

Covid 19: mãe e tia do ex-prefeito Julio Lossio deixam UTI e seguem para quarto de hotel em Recife

Na tarde de ontem (9), a mãe do ex-prefeito Julio Lossio, Dona Lúcia Maria Couto Lossio de Macedo, de 75 anos, recebeu alta da UTI e se reencontrou com sua irmã, Carmem Couto Lossio, de 78 anos, que tinha recebido alta da UTI na última segunda-feira (8). De acordo com informações de uma pessoa ligada à família, as duas agora seguem em recuperação no quarto do Hotel.

As irmãs passaram 10 dias internadas na UTI em decorrência da Covid-19.  Julio Lossio, que também é médico, passou todo o período ao lado delas auxiliando a equipe médica.

“Deus pode, Deus quer, estamos vencendo!”, postou Lossio nas redes sociais.

Pernambuco recebe mais 110.800 vacinas contra a Covid-19

Pernambuco recebeu, na noite desta terça-feira (09), mais 110.800 doses de vacina contra a Covid-19, do laboratório Sinovac/Butantan. A nova remessa saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 16h50, em voo da companhia aérea Latam, e foi desembarcada no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 19h40. Com essas doses, será iniciada em todo o Estado a vacinação do público com idade entre 75 e 79 anos, além de finalizar a imunização dos idosos de 80 a 84 anos e dar prosseguimento à vacinação dos trabalhadores de saúde. O Programa Estadual de Imunização encaminhará as remessas, na manhã desta quarta-feira (10), a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), encarregadas de repassá-las aos seus respectivos municípios.

“Esse é mais um passo importante e significativo para o nosso sistema de saúde. Com o novo lote, seguimos firmes na nossa meta de garantir vacinas para os grupos prioritários, na primeira e segunda doses. Ao mesmo tempo, estamos dinamizando o nosso sistema, o que tem permitido a distribuição cada vez mais rápida da vacina para todas regiões e municípios do Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

LEIA MAIS

18 novos leitos de UTI devem ser abertos em Petrolina até a próxima sexta-feira, afirma Miguel Coelho

O prefeito Miguel Coelho informou ontem (09) que o município de Petrolina vai ampliar o número de leitos de UTI passando dos atuais 44 para 54 leitos. Serão 10 novos leitos abertos e contratados no Hospital Pro Matre, em Juazeiro/BA, com a Prefeitura de Petrolina fornecendo os respiradores e monitores, e o Governo de Pernambuco custeando as demais despesas.

De acordo com o prefeito, “até sexta-feira, outros 8 leitos devem ser abertos no Hospital Universitário, com o HU disponibilizando a estrutura e a prefeitura custeando as equipes com os profissionais envolvidos.

“Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos. Somado a isso, solicitei ao Ministério da Saúde o envio de + 40 respiradores e monitores para a nossa cidade”, disse Miguel.

Mas, mesmos com essas novas conquistas, o prefeito deixou claro que todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados.

“O uso da máscara, a higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo necessários para todos, pois se a gente não fizer isso, os leitos podem novamente ficar cheios, colocando mais vidas em risco. É preciso um esforço coletivo. Com a participação de cada um, vamos vencer juntos!”, concluiu.

Veja vídeo:

Brasil tem novo recorde diário de mortes por covid: 1.972

O Brasil bateu, nesta terça-feira (9), mais uma vez um recorde de registros de mortes diárias por covid-19. Dados enviados pelos estados ao Conass (Conselho Nacional de Secretário de Saúde) e ao Ministério da Saúde mostram que foram 1.972 óbitos de ontem para hoje.

O total de vidas perdidas nesta pandemia chega a 268.370. Também foram notificados 70.764 novos casos de covid-19, levando o acumulado a 11.122.429. O Ministério da Saúde estima que 9,8 milhões já tenham se recuperado.

As médias diárias de novos casos e óbitos subiram para um patamar nunca visto desde o início da pandemia no país.

A média móvel de mortes atingiu 1.573 nesta terça-feira, um aumento de 45% em relação ao observado há 14 dias.

Já a média móvel de casos deu um salto de 41,6% na comparação com 23 de fevereiro, chegando a 67.929.

Juazeiro registra 120 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira e mantém taxa de ocupação de leitos de UTI em 97%

(Foto: Divulgação)

Informações divulgadas no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (9) mostram que  taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Juazeiro, para tratamento de pessoas em estado grave por causa da Covid-19 se mantém em 97%. Na rede municipal apenas 1 leito está disponível.

Na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia), o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro  é de 94%, com 8 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Bahia volta a bater recorde de internamentos de pessoas com casos graves da Covid-19

O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a ser batido na Bahia, segundo números do boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta terça-feira (9). No momento, são 1.026 adultos e 25 crianças fazendo tratamento em UTIs disponibilizadas para pacientes com a doença, totalizando 1.051 pessoas.

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva para adultos é de 87%, o número mais alto para o estado desde o início da pandemia, enquanto as UTIs pediátricas encontram-se 69% ocupadas.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeitura de Araripina publica decreto proibindo comercialização de bebidas alcóolicas a partir desta quarta

(Foto: Ascom/PMA)

A prefeitura municipal de Araripina, no Sertão de Pernambuco, baixou decreto nesta terça-feira (9) proibindo a comercialização de bebidas alcóolicas em todo e qualquer tipo de estabelecimento comercial do município. (Leia a íntegra do decreto).

A medida que começa a valer a partir dp meio-dia desta quarta (10) até à meia-noite do dia 18 deste mês, com a possibilidade de prorrogação, é uma tentativa de reduzir a transmissão do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Miguel anuncia abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Uma parceria ente a prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado vai possibilitar a abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em estágio avançado. O anúncio das vagas foi realizado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta terça (9).

Os leitos serão abertos, nesta quarta (10), após negociação direta do prefeito Miguel Coelho com a direção do Hospital Promatre de Juazeiro. A Prefeitura entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores. Já o Governo do Estado custeará as demais despesas. Com as unidades contratadas, Petrolina passa a ter 54 vagas na UTI da covid-19.

LEIA MAIS