Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 100% em Juazeiro e comércio vai ficar fechado por dois dias

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante reunião por videoconferência com o governador Rui Costa, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e prefeitos da região Norte da Bahia, neste domingo (7), a prefeita Suzana Ramos e o Secretário de Saúde, Fernando Costa, explicaram a gravidade da situação em relação a Covid-19 em Juazeiro e informou que o município já fez a busca de mais leitos hospitalares para a cidade.

Neste domingo a taxa de ocupação de leitos de UTI na região norte da Bahia chegou a 100% e o município de Juazeiro ofereceu a UPA e o Hospital de Campanha para que o Governo do Estado abrisse novos leitos para atender pacientes com Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Juazeiro e mais 19 municípios do norte baiano devem continuar com serviços não essenciais fechados até a manhã do dia 10

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro e mais 19 municípios do norte baiano devem continuar com serviços não essenciais fechados até a manhã do dia 10

(Foto: Arquivo)

Desta segunda (8) até as 5h de quarta-feira (10), apenas os serviços essenciais devem funcionar em 20 municípios das regiões de Juazeiro e Senhor do Bonfim. A ampliação das medidas restritivas foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19 nas regiões. O decreto com as restrições será publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (7). Clique aqui para ler o decreto na íntegra.

As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curacá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina atualiza lista de bairros com casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Petrolina atualizou neste domingo (7) a lista de bairros com casos de Covid-19. Os bairros Centro com 854 casos, Areia Branca com 700, José e Maria com 632 e Cohab Massangano com 631 são as comunidades com maior número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Confira abaixo a relação completa.

Outras informações sobre a pandemia em todo o município:

– 17.115 pessoas já foram infectadas em Petrolina.

– 14.552 pessoas já se recuperaram.

– 211 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

– Casos investigados: 1.342 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.

– Casos descartados: Até agora, 71.043 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 2.352 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI diminui em Petrolina, mas continua acima de 85%

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI deste sábado (6) é de 86,4% da capacidade. Dos 44 leitos disponíveis, 38 estão com pacientes. Desse total, 25 são de Petrolina e 13 pacientes são de outras cidades da região.

O relatório também aponta que foram registrados 22 novos casos da Covid-19 e mais duas mortes em decorrência da doença. Agora, 17.115 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 14.552, isso representa 85,1% do total.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 45 novos casos da Covid-19 neste sábado; taxa de ocupação de leitos de UTI continua acima de 90%

(Foto: Divulgação)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde deste sábado (6) informou que foram registrados 45 novos casos da Covid-19 em Juazeiro nas últimas 24 horas. Com esse número, já são 9.737 moradores infectados desde o início da pandemia, dos quais 7.568 já estão recuperados. O município tem 1.998 casos ativos do novo coronavírus.

Não foram registrados óbitos no boletim deste sábado. Sendo assim, Juazeiro soma o total de 171 registros. Foram realizados desde o início da pandemia 26.785 testes rápidos pela prefeitura e 1.364 pelo Lacen, em Salvador.

LEIA TAMBÉM

“As próximas duas semanas serão as mais críticas”, diz ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde em conversa com Paulo Câmara sobre a Covid-19

Petrolina registra 97 novos casos de Covid-19 e 3 mortes; ocupação de leitos de UTI continua acima de 90%

LEIA MAIS

“As próximas duas semanas serão as mais críticas”, diz ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde em conversa com Paulo Câmara sobre a Covid-19

Paulo Câmara participa de videoconferência com o epidemiologista Wanderson Oliveira. (Foto: Heudes Regis/SEI)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), postou em suas redes sociais, que na manhã deste sábado (6) participou de uma importante reunião, através de videoconferência com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, que por sua vez apresentou ao governador um prognóstico da disseminação da Covid-19 no País para as próximas semanas.

O epidemiologista também avaliou o momento atual da pandemia em Pernambuco e alertou: “As próximas duas semanas serão as mais críticas, serão de alta no número de casos e demandarão um esforço concentrado para manter a assistência à população”, disse Wanderson Oliveira, atual secretário de Serviços Integrados de Saúde no Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM

Petrolina registra 97 novos casos de Covid-19 e 3 mortes; ocupação de leitos de UTI continua acima de 90%

Juazeiro: Sindicato fiscaliza lojas e orienta comerciários sobre o cumprimento das medidas restritivas para frear a Covid-19

LEIA MAIS

Petrolina registra 97 novos casos de Covid-19 e 3 mortes; ocupação de leitos de UTI continua acima de 90%

Os números continuam preocupando as autoridades de saúde de Petrolina, em relação a pandemia do novo coronavírus. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI desta sexta-feira (5) é de 90,90% da capacidade. Dos 44 leitos disponíveis, 40 estão com pacientes. Desse total, 25 são de Petrolina e 15 pacientes são de outras cidades da região.

Foram registrados também 97 novos casos da Covid-19. Agora, 17.093 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 14.552, isso representa 85,1% do total.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro baixa novo decreto com medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus

(Foto: Ascom/PMJ)

O Decreto n° 955/2021, publicado na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial do Município, a prefeitura de Juazeiro mantem as restrições já impostas pelo Governo do Estado, como o toque de recolher e acrescenta outras medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

De acordo com o novo documento, continua restrita a locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, de 03 de março até 01 de abril de 2021. Os bares, restaurantes e congêneres poderão atender presencialmente até às 18h, ficando permitido o delivery de alimentação até às 24h.

LEIA MAIS

Município de Jaguarari registra sete novos casos de Covid-19 e um óbito

Jaguarari (BA).

A cidade baiana que fica localizada na região de Senhor do Bonfim, a 100 km de Petrolina, registou 7e novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (5). Três pacientes são da sede, dois do Distrito Pilar, um da Fazenda Conceição e um do Distrito de Flamengo.

A Secretaria de Saúde já contabiliza 1.327 casos confirmados de coronavírus no município que tem pouco mais de 33 mil habitantes, segundo o IBGE.. Os casos ativos aumentaram para 33. Setenta e cinco pessoas estão em monitoramento domiciliar e três estão internadas. Trinta e sete pessoas aguardam o resultado dos exames pelo Lacen. Casos curados somam 1.274.

O número de óbitos também aumentou e agora são 22 vidas perdidas desde o início da pandemia. A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se solidariza com a família que perdeu seu ente querido em decorrência da Covid-19. A paciente do sexo feminino tinha 75 anos e residia em Pilar. Sofria de Hipertensão Arterial Sistêmica e faleceu no Centro de Covid, em Jaguarari.

OMS diz que Brasil é ameaça para América Latina e o resto do mundo em relação a Covid-19

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom fez um grave alerta ao governo brasileiro durante um entrevista coletiva nesta sexta-feira (5). Segundo ele, se não houver medida de isolamento, o país não conseguirá reduzir o número de casos, mesmo com a vacina.

O chefe da agência fez questão de alertar que, se o Brasil não levar a crise à sério, estará colocando em risco a região latino-americana e outras partes do mundo. “Isso não é sobre o Brasil. Mas sobre a região e todos os demais”, disse.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeita Suzana Ramos volta a frisar que não pretende adotar lockdown no município de Juazeiro

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

A afirmação foi repetida na tarde desta sexta-feira (5) durante uma reunião com representantes de diversos seguimentos da sociedade juazeirense, justamente para tentar encontrar formas de impedir o avanço do vírus sem o fechamento total das atividades econômicas. A gestora já havia explicitado essa intenção durante participação no Jornal da Manhã, da Rede Bahia, no início da manhã de hoje (5). Umas das maiores preocupações é quantidade de leitos de UTI para atender as pessoas infectadas que apresentarem sintomas graves. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, a rede municipal está com 97% dos leitos ocupados. Apenas 1 leito de hospitais públicos de Juazeiro está desocupado.

“Estamos tentando contratar leitos de UTI na rede particular, pleiteamos junto ao Governo do Estado uma ampliação na quantidade de leitos para os hospitais públicos da nossa cidade. Além disso, já conseguimos quatro respiradores emprestados da rede particular para serem usados no Hospital de Campanha. Estamos tomando todas essas providências e não é nossa intenção fazer o fechamento total do comércio, porque entendemos também que o setor está passando por grandes dificuldades. Mas precisamos do esforço de todos, precisamos que a população colabore para que não seja necessário tomarmos decisões mais duras”, frisou Suzana Ramos.

LEIA TAMBÉM

“Não gostaria”, diz Suzana sobre fechamento do comércio de Juazeiro

LEIA MAIS

Grávidas ganham atendimento odontológico no Centro de Parto Normal de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Mulheres grávidas que fazem acompanhamento no Centro de Parto Normal de Petrolina, agora ganham também tratamento odontológico durante o pré-natal. Existem estudos que indicam, que os cuidados com a saúde bucal podem ajudar a evitar nascimentos prematuros e bebês com peso abaixo do normal.

Por isso, a prefeitura de Petrolina passou a investir no acompanhamento odontológico especial no Centro de Parto Normal. Durante o pré-natal é fundamental que seja feita uma avaliação odontológica para que o profissional faça o acompanhamento da gestante.

LEIA MAIS

“Estamos correndo atrás para não faltarem os leitos”, afirma Paulo Câmara

Paulo Câmara em Brasília nesta terça-feira (02).

Paulo Câmara (PSB) foi entrevistado pela TV Globo Recife, na manhã desta sexta-feira (5), e informou que o Governo do Estado já está licitando hospitais de campanha para tratamento da covid-19. “Temos licitações em andamento para novos hospitais de campanha justamente para ter uma retaguarda. Estamos correndo atrás para não faltarem os leitos”, disse o governador.

LEIA TAMBÉM

Em Brasília, Paulo Câmara visita fábrica da Sputnik V e tenta comprar vacinas para Pernambuco

Câmara também foi questionado sobre o fechamento das unidades existentes em 2020. Para ele, a medida foi logística, já que no final de 2020 houve uma diminuição das internações. “Tinha muitos leitos vazios e já tinha o questionamento de por que manter hospitais de campanha abertos”, explicou.

Não houve redução de leitos

Ainda segundo o governador, Pernambuco tem hoje o mesmo quantitativo de leitos que possuía em 2020. Ou seja, o agravamento da crise não por falta de vagas e sim e pelo avanço descontrolado da doença. “Compensamos o fechamento desses leitos dos hospitais de campanha criando estruturas nos próprios hospitais já existentes. Fizemos um trabalho que talvez para o cuidado da pessoa foi mais eficaz e isso está se mostrando agora com a possibilidade de ampliar os leitos que existem”, afirmou.

Seguindo decreto do governador Paulo Câmara, comércio e shopping de Petrolina fecham no final de semana

Além de respeitar o feriado da Data Magna, que comemora a Revolução Pernambucana neste sábado (6), o comércio e o shopping de Petrolina também não funcionarão no final de semana para seguir a determinação do novo decreto do governador Paulo Câmara, que impõe novas medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

Dessa forma, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pelo menos até 17 de março, o comércio do município funcionará das 8h às 20h de segunda à sexta-feira e nos finais de semana funcionam somente serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias e vendas delivery.

O River Shopping adotou o mesmo processo. De segunda a sexta, as lojas funcionarão das 8h as 20h e nos finais de semana todas as lojas estarão fechadas, apenas o supermercado e farmácias poderão abrir. Além do fechamento do comércio, o governo instituiu toque de recolher das 20h às 5h e intensificou a fiscalização nos bares e restaurantes.

Alerta máximo: rede municipal de Juazeiro dispõe apenas de 1 leito de UTI para atender pacientes com Covid-19

(Foto: Arquivo)

Noventa e sete por cento dos leitos de UTI, da rede municipal de Saúde de Juazeiro, para pacientes com Covid-19 estão ocupados. A cidade dispõe apenas de 1 leito desocupado nesta sexta-feira (5). A informação está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município.

O relatório alerta também que hospitais da Rede Peba (hospitais de Pernambuco e Bahia) estão com 89% dos leitos de UTI ocupados. Restam apenas 14 leitos disponíveis.

LEIA MAIS